O que significa dizer que as bactérias são seres unicelulares e procariontes?

Os organismos unicelulares e multicelulares diferenciam-se pela quantidade de células presentes em seu corpo.

Os seres vivos são formados por células, com exceção dos vírus, organismos acelulares (sem células). Essas células podem estar isoladas ou em grupos, nos quais cada célula desempenha uma função específica para garantir a sobrevivência do organismo. A quantidade de células presente no corpo de um organismo vivo é o critério utilizado para definir um organismo como unicelular ou multicelular.

Organismos unicelulares

Denominamos de organismos unicelulares aqueles seres formados por apenas uma célula. Essa célula não necessita de outra para sobreviver, sendo capaz, sozinha, de locomover-se, alimentar-se e, até mesmo, algumas vezes, reproduzir-se.

A maioria dos organismos unicelulares apresenta reprodução assexuada, ou seja, um único organismo é capaz de produzir descendentes. Nas bactérias, por exemplo, é possível perceber a divisão de um único organismo em dois, um processo chamado de fissão binária, bipartição ou cissiparidade.

Os organismos unicelulares podem ser procariontes ou eucariontes. Denomina-se de organismo procarionte aquele que possui material genético disperso no citoplasma, ou seja, não possui núcleo verdadeiro. Já os eucariontes são aqueles que apresentam o material genético envolto por uma dupla membrana, a membrana nuclear. Como exemplo de organismos unicelulares procariontes, podemos citar as bactérias; como exemplo de eucariontes, podemos citar os protozoários.

Podemos diferenciar ainda os organismos unicelulares em autotróficos e heterotróficos. Organismos autotróficos são aqueles que são capazes de produzir seu próprio alimento por meio de processos como a fotossíntese. Já os heterotróficos necessitam de outro organismo vivo para retirar os nutrientes necessários para a fabricação de energia. Como exemplo de autotróficos, podemos citar as algas; como exemplo de heterotróficos, podemos citar os protozoários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Organismos multicelulares

O que significa dizer que as bactérias são seres unicelulares e procariontes?

Os animais são organismos multicelulares

Os organismos multicelulares ou pluricelulares são aqueles que possuem uma grande variedade de células, que atuam em conjunto para garantir a sobrevivência do ser vivo. Como exemplo de organismos multicelulares, podemos citar todos os animais e plantas.

Os organismos multicelulares são eucariontes e podem ser autotróficos ou heterotróficos. As plantas são exemplos de organismos multicelulares autotróficos, e os animais são exemplos de seres multicelulares heterotróficos.

No que diz respeito à reprodução, organismos multicelulares podem reproduzir-se de diferentes formas. O homem, por exemplo, apresenta uma reprodução sexuada, uma vez que há envolvimento de gametas. Já as abelhas podem reproduzir-se por partenogênese, um tipo de reprodução assexuada.

Resumindo

Seres unicelulares: Organismos com corpo formado por uma única célula.

Seres multicelulares: Organismos com corpo formado por mais de uma célula.

O que significa dizer que as bactérias são seres unicelulares e procariontes?

Bactérias são microrganismos vivos unicelulares e procariontes que fazem parte do Reino Monera. Algumas causam doenças, mas muitas são importantes para o equilíbrio ecológico. Neste resumo vamos te explicar o que são as bactérias e muito mais!

Neste artigo sobre o que são bactérias, você encontrará todos os tópicos abaixo, com explicações e exemplos detalhados. 

Se quiser, clique em um tema para ir diretamente ao conteúdo:

  • O que são Bactérias?
  • Estrutura das Bactérias
  • Citoplasma
  • Membrana
  • Locomoção
  • Nutrição
  • Reprodução
  • Tipos de Bactérias: Cocos, bacilos, espiraladas, vibriões
  • Funções e Importância das bactérias
  • Doenças bacterianas
  • Nós conectamos você à faculdade!

Microbiologia é um dos temas que caem em praticamente todas as edições do Enem. Que tal praticar questões de provas anteriores com o Simulado Enem do Beduka? Ele é totalmente gratuito e utiliza o método TRI de correção!

Bactérias são seres vivos unicelulares (constituídos somente de uma célula) e procariontes, isto é, não possuem membrana nuclear envolvendo seu material genético. Elas são as principais representantes do Reino Monera.

Algumas bactérias são causadoras de doenças, no entanto, existem outras que possuem grande importância ecológica. As fixadoras, por exemplo, participam do ciclo do nitrogênio, e há também as decompositoras.

Você sabe o que são bactérias? Entender esse tema é essencial para se sair bem na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM e outros vestibulares. Aproveite para testar os seus conhecimentos com os exercícios sobre Bactérias!

Estrutura das Bactérias

O que significa dizer que as bactérias são seres unicelulares e procariontes?

Citoplasma

Como dito anteriormente, as bactérias são seres procariontes, ou seja, têm seu material genético disperso no citoplasma. Isso significa que ele não está envolto por membrana nuclear.

O material genético é constituído por uma molécula circular de DNA chamada nucleóide, e, em algumas bactérias, pode-se encontrar outras moléculas adicionais de DNA chamadas plasmídeos.

Os plasmídeos são estruturas que ajudam a defendê-las da ação de antibióticos, pois possui genes resistentes. No citoplasma também estão presentes inúmeros ribossomos, que produzem proteínas.

Confira o resumo de Citologia para entender melhor essas questões celulares.

Membrana e Parede Celular

A célula bacteriana é revestida pela membrana plasmática, que delimita o citoplasma.

Além disso, há uma camada mais externa chamada de parede bacteriana, que impermeabiliza a célula contra entrada de água por osmose e não a deixa estourar.

Essa parede celular é constituída por uma rede de peptídeos ou lipídios ligados a polissacarídeos, chamada de LPS.

Em algumas bactérias também pode-se encontrar mais externamente uma outra camada chamada cápsula.

Essa estrutura protege a bactéria da desidratação e da fagocitose (defesa contra bacteriófagos e auxílio na fixação às células de hospedeiros).

Locomoção das Bactérias

A locomoção das bactérias ocorre, em sua maioria, através do batimento flagelar (ou simplesmente flagelo). Eles são longos filamentos constituídos de fibrila.

Estruturas anexas como pelos ou fímbrias (também chamada de pili), também podem auxiliar na locomoção.

  • São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

Nutrição das Bactérias

A grande maioria das bactérias é heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento e se nutrem de substâncias produzidas por outros seres vivos.

No entanto, existem algumas que podem produzir seu próprio alimento (autótrofas). Elas podem ser:

O que significa dizer que as bactérias são seres unicelulares e procariontes?

  • Aeróbias: Precisam de oxigênio para produzir seu alimento;
  • Anaeróbias facultativas: podem viver com ou sem oxigênio;
  • Anaeróbias obrigatórias: morrem na presença de oxigênio.

Reprodução das Bactérias

As bactérias se reproduzem de forma assexuada, principalmente por divisão binária. Nessa divisão, o cromossomo é duplicado e a célula se divide ao meio, dando origem à dois novos seres iguais.

Esse processo acontece de forma extremamente rápida, motivo pelo qual a sua proliferação em infecções acontece rapidamente.

Outro modo é um processo chamado de esporulação, que acontece quando a bactéria está submetida à condições críticas, como a falta de água e nutrientes.

A célula bacteriana se envolve de uma camada extremamente espessa e interrompe o seu metabolismo, originando o endósporo, que é capaz de viver em total inatividade por muitos anos.

Classificação: Tipos de Bactérias

As bactérias podem ser classificadas de acordo com o seu formato. São eles:

Cocos

  • Cocos: formato esférico ou oval;
  • Diplococos: Dois cocos unidos;
  • Tétrades: Quatro cocos em conjunto;
  • Sarcina: Oito cocos agrupados formando uma espécie de cubo;
  • Estreptococos: Cocos agrupados em cadeia;
  • Estafilococos: Cocos agrupados em formato de cacho de uvas.

O que significa dizer que as bactérias são seres unicelulares e procariontes?

Bacilos

  • Bacilos: possuem formato de bastão ou cilíndrico (curto ou longo);
  • Diplobacilos: dois bacilos unidos;
  • Estreptobacilos: Bacilos agrupados em cadeia;
  • Cocobacilos: possuem formato de um bacilo menor, semelhante ao coco.

O que significa dizer que as bactérias são seres unicelulares e procariontes?

Espiraladas

  • Espiraladas: possuem formato de espiral;
  • Espirilos: em forma de espiral que possuem estrutura rígida e se deslocam através de flagelos;
  • Espiroquetas: em formato espiral que são mais flexíveis e que se deslocam através de contrações citoplasmáticas.

O que significa dizer que as bactérias são seres unicelulares e procariontes?

Vibriões

  • Possuem formato semelhante a uma vírgula.

Importância e funções das bactérias

Nem todas as bactérias são vilãs, pelo contrário, algumas são verdadeiras heroínas! Neste tópico vamos listar as funções e importâncias das bactérias, e no último falaremos das doenças.

  • São muito importantes nas indústrias alimentícias como a produção de Yakult (lactobacilos) e na transformação do leite em coalhada, além dos ácidos liberados essenciais para produção de queijos.
  • Atuam no ciclo do nitrogênio fazendo com que o N atmosférico possa ser utilizado pelas plantas.
  • Usadas na Engenharia Genética e Biotecnologia para a síntese de várias substâncias, entre elas a insulina e o hormônio de crescimento.
  • Importantes para digestão dos alimentos que ingerimos, estas vivem no trato digestivo e produzem vitaminas essenciais à saúde.
  • As bactérias decompositoras permitem a decomposição da matéria orgânica morta, colaborando na reciclagem de diversos elementos.
  • Colaboram com a produção de etanol, biocombustíveis  e até vacinas e antibióticos  
  • Podem ser utilizadas em ambientes poluídos para recuperar o local, como na contaminação por metais pesados. Esse processo é chamado de biorremediação.
  • Elas atuam na decomposição de matéria orgânica morta, contribuindo para o ciclo da vida no planeta e o fornecimento de nutrição para solos e plantas. Isso pode ser feito de forma aeróbica ou anaeróbica.

Doenças Bacterianas

Como nem tudo são flores, existem vários tipos de doenças causadas por bactérias. O fato de serem causadas por bactérias não significa que o modo de transmissão seja igual.  

Cada doença bacteriana possui sua própria forma de contágio, podem depender de hospedeiros intermediários e distintos tratamentos. Podem ser alimentares, sexuais ou respiratórias…

Vejamos as doenças bacterianas mais conhecidas:

  • Cárie
  • Pneumonia
  • Tuberculose
  • Meningite
  • Tétano
  • Leptospirose
  • Peste Bubônica (Peste negra)
  • Sífilis
  • Gonorreia
  • Cólera
  • Hanseníase (Lepra)
  • Botulismo
  • Tifo
  • Coqueluche
  • Difteria

Se gostou do nosso artigo sobre o que são bactérias, confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Continue lendo para descobrir a oportunidade perfeita que temos para você!

Nós conectamos você à faculdade!

Quer entrar em uma das melhores universidades do Brasil e ainda economizar dinheiro?

Nós conectamos você à faculdade com Beduka Bolsas. Nesse programa, você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana!

É isso mesmo! Essa é a sua chance de fazer a faculdade dos seus sonhos pagando pouco. São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!

  • Garanta sua bolsa de estudos aqui

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso resumo sobre o que são bactérias!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

O que significa dizer que as bactérias são seres unicelulares e procariontes?

São seres unicelulares e procariontes?

Os organismos unicelulares podem ser procariontes ou eucariontes. Denomina-se de organismo procarionte aquele que possui material genético disperso no citoplasma, ou seja, não possui núcleo verdadeiro. Já os eucariontes são aqueles que apresentam o material genético envolto por uma dupla membrana, a membrana nuclear.

O que quer dizer unicelular procarionte?

Procarionte é um organismo unicelular simples que não possui compartimentalização membranosa dos seus produtos intracelulares, ou seja, não apresenta compartimentos dentro da célula (metabólitos dispersos no citoplasma), nem núcleo verdadeiro (cromossomo disperso no citoplasma).