O que significa progesterona baixo na mulher?

A progesterona baixa implica fertilidade reduzida em mulheres. Seus sintomas são variados e quase sempre estão associados a distúrbios do ciclo menstrual ou sistema reprodutivo; seus valores dependem da fase da vida da mulher e podem ser aumentados.

O que significa ter progesterona baixa? Para responder a essa pergunta, é preciso primeiro saber que a progesterona é um hormônio esteroide, produzido pelas mulheres, mesmo que esteja presente em indivíduos do sexo masculino, mas em quantidades menores.

De um modo geral, se uma mulher tem progesterona baixa, isso significa que suas chances de engravidar são significativamente reduzidas.

De fato, esse hormônio está intimamente ligado à concepção, criando as condições mais favoráveis ​​para uma futura gravidez.

O hormônio é produzido no corpo lúteo, na placenta e nas glândulas suprarrenais. Mas para determinar seus valores, são necessários exames de sangue.

Sintomas

O que significa progesterona baixo na mulher?

Foto: Freepik

Os principais sintomas associados à progesterona baixa são:

  • Ganho repentino de peso (não devido à nutrição excessiva)
  • Ondas de calor
  • Ansiedade
  • Ataques de pânico
  • Corrimento vaginal
  • Enxaqueca frequente
  • Inchaço generalizado
  • Dor na mama
  • Colesterol alto
  • Dor nos músculos
  • Constipação

As causas da progesterona baixa podem ser encontradas no distúrbio do ciclo menstrual de uma mulher, por esse motivo é muito mais comum em mulheres na menopausa, mas pode estar presente se houver patologias.

De fato, devido a algumas disfunções, é mais frequente ter baixos níveis de progesterona, como especificamente, se você sofre de disfunções da tireoide ou da hipófise, se tem insuficiência nos ovários, se sofre de pré-eclâmpsia ou amenorreia.

Além disso, pode ocorrer progesterona baixa após um aborto e gravidez extrauterina.

Causas

A progesterona pode baixar no período pré-menopausa, no qual podem ocorrer irregularidades menstruais, amenorreia e ciclos de sangramento.

Mas outras causas podem contribuir para níveis mais baixos do hormônio:

  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Estresse;
  • Alterações de peso e/ou disfunção ovariana causada pela obesidade;
  • Disfunções que afetam glândulas como tireoide, hipotálamo ou hipófise;
  • Tumores das glândulas adrenais ;
  • Tumor dos testículos em homens.

Em casos de baixos níveis de progesterona, os medicamentos com progesterona são usados na forma de comprimidos, cremes e soluções injetáveis.

Esses medicamentos podem causar diversos efeitos colaterais e, por isso, recomenda-se tomá-los somente sob prescrição e supervisão médica e respeitar as doses prescritas e recomendadas.

Progesterona baixa: o que isso implica?

O que significa progesterona baixo na mulher?

Foto: Freepik

Um valor de progesterona baixa leva a menos fertilidade para a mulher, porque esse hormônio tem a tarefa de tornar o útero adequado para conter um embrião.

Inicialmente, a progesterona atua no colo do útero, preparando o endométrio para engravidar. A segunda fase ocorre após a concepção, pois nessa fase será produzida pela placenta, que terá a tarefa de garantir o desenvolvimento do feto.

Assim, durante o último estágio da gravidez, seus níveis começarão a diminuir. Como você pode entender, se você tiver baixa progesterona, será muito difícil para uma mulher engravidar e se ela conseguir, poderá haver complicações, porque a placenta não seria capaz de fornecer a contribuição correta para o crescimento do feto.

Progesterona baixa perto da ovulação

O que significa progesterona baixo na mulher?

foto: Freepik

Se os níveis de progesterona permanecem estáveis ​​(ou seja, não aumentam e não diminuem de acordo com as diferentes fases do ciclo menstrual ), significa que:

  • A ovulação não ocorreu, então o ciclo foi anovulatório;
  • Ciclos menstruais não são regulares.
    Se essas situações se repetirem, podem causar dificuldades na concepção e/ou infertilidade.

Progesterona baixa na gravidez

No início da gestação, a dosagem permite verificar o correto funcionamento da placenta e a saúde do feto. Como regra, o exame é realizado em conjunto com a medição da gonadotrofina coriônica humana (hCG).

Nos estágios iniciais da gravidez, a baixa progesterona pode ser indicativa de gravidez ectópica e/ou o risco de aborto.

Como aumentá-la

O que significa progesterona baixo na mulher?

Foto: Freepik

Os valores de progesterona baixa podem voltar ao normal, especialmente se você quiser engravidar.

Assim, isso é possível através da ingestão de determinados medicamentos, chamados progestágenos.

Assim, dependendo da presença e do nível desse hormônio, o médico prescreverá a terapia que pode ser realizada com:

  • Injeções;
  • Comprimidos;
  • Aplicação de creme.

O uso de um ou mais desses métodos ficará a critério do ginecologista, que poderá avaliar o caso específico, também em relação à sua idade e ao quadro clínico geral.

Mas é extremamente importante lembrar, finalmente, que o estado psicológico influencia muito o desejo de ter um filho.

Para as mulheres que são incapazes de completar uma gravidez ou que não conseguem iniciá-la, o desejo geralmente se torna obsessão.

Esse estado perene de ansiedade e nervosismo inevitavelmente transborda sobre o organismo e seus níveis sanguíneos, não criam a condição ideal para a concepção.

Como medir a progesterona?

O que significa progesterona baixo na mulher?

Foto: Freepik

A dosagem de progesterona é realizada em uma amostra de sangue colhida na veia de um braço, geralmente no 21º dia do ciclo menstrual (cerca de uma semana antes da menstruação).

Assim, o sangue é coletado em tubos contendo um anticoagulante que mantém a amostra líquida.

  • Para realizar a amostragem, o paciente deve descobrir o braço.
  • Em seguida, o enfermeiro passa uma bola de algodão embebida em álcool na área e, após encontrar a veia adequada, insere a agulha de uma seringa.
  • Por fim, o paciente sente um leve formigamento completamente suportável por apenas alguns segundos.

Para submeter-se à coleta, o jejum não é necessário, uma vez que a ingestão de alimentos ou bebidas não afeta a dosagem de progesterona.

No entanto, se além do hemograma, for necessário realizar outros testes de jejum (como a determinação de açúcar no sangue ou colesterol), será necessário ir ao laboratório com o estômago vazio.

Assim, para a interpretação dos resultados de progesterona baixa, é necessário relatar informações sobre a última menstruação ou semana de gravidez.

Mas tomar medicamentos para estrogênio e progesterona (algumas pílulas contraceptivas, terapia de reposição na gravidez) pode afetar os resultados.

Você sabia que a progesterona (“hormônio feminino”) está presente nos testículos dos homens?

Esse hormônio é classicamente chamada de hormônio feminino, mas também é produzida em pequenas quantidades pelas células de Leydig, que são encontradas nos testículos, onde parece estar envolvida na produção de esperma.

No homem, a dosagem pode ser prescrita caso haja suspeita de doenças adrenais específicas.

O que acontece quando a progesterona está baixa?

A progesterona baixa dificulta a gravidez, pois o endométrio não é adequadamente preparado, levando a falhas na implantação do embrião. Além disso, a falta desse hormônio aumenta os riscos de gravidez ectópica, abortos de repetição e partos prematuros.

O que causa progesterona baixa em mulher?

Algumas condições, como prolactina elevada (um hormônio que induz a produção de leite), hipotireoidismo ou síndrome dos ovários policísticos (SOP), podem originar uma ovulação rara ou ausente, o que levaria a níveis baixos de progesterona (11).

O que fazer para aumentar o nível de progesterona?

Como aumentar os níveis de progesterona naturalmente?.
Tomar chá de cúrcuma, de tomilho ou orégano;.
Aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina B6, como bife de fígado, banana ou salmão;.
Tomar um suplemento de magnésio, com orientação de um nutricionista;.
Preferir alimentos com elevada quantidade de proteína;.