O que significa quando o olho do bebê está Remelando?

Acordar logo de manhã, ver remela amarela no olho do bebê e se preocupar… quem nunca? Pais de primeira viagem e também as experientes, não se preocupem! Vamos ver neste artigo como fazer a higiene corretamente e até mesmo os sinais de alerta para problemas da visão infantil.

A primeira coisa que pode vir à mente é que essa secreção nos olhos seja consequência de uma conjuntivite. Como a conjuntivite é uma doença muito comum, é natural pensar que exista apenas um tipo. Comecemos por aí.

Como identificar conjuntivite em criança?

Primeiro, temos de entender que existem causas distintas para conjuntivite, podendo esta ser bacteriana, viral ou alérgica. Na maioria dos casos, será necessário uso de medicação, embora não haja imediatamente riscos graves à saúde, alguns quadros podem agravar levando a algo mais sério.

Por isso, ao identificar espessa remela amarela no olho do bebê, olhos colados, olhos avermelhados, muita coceira, entre outros; uma visita ao oftalmo ou pediatra se faz indispensável. 

Veja aqui um guia completo de como identificar a conjuntivite em criança.

Ainda assim, há inúmeras causas para remela, algumas delas podem acarretar sérios problemas para visão infantil. Algumas delas são de razões naturais e outras podem ser por causa de uma gripe ou resfriado, ou até mesmo a obstrução do canal lacrimal.

Como fazer a higiene dos olhos do bebê corretamente

Razões naturais

O mais comum é que algumas mamães estranham o bebê ter mais remela que os adultos. Mas isso é perfeitamente normal.  Nestes casos, a remela será branca e fluida. 

A forma de limpar é com água morna no rosto do bebê sem nenhum tipo de sabonete, também pode ser usado soro fisiológico ou água morna (depois de fervida).

Pequenas lesões

Os bebês costumam mexer muito as mãozinhas e levá-las aos olhos. Se ocorrer de passar a unha, pode levar o bebê a lacrimejar muito e ficar com os olhos avermelhados, o que pode ser confundido com conjuntivite em criança. No entanto, o problema desaparece conforme a dor passa e a lesão se recupera. 

Aqui também se aplica a receita básica da água morna e/ou soro fisiológico. Se o bebê estiver lacrimejando muito, por dias, leve-o ao médico para verificar a gravidade da lesão.

Canal lacrimal obstruído

Este problema, que afeta a visão infantil de recém-nascidos, tende a normalizar quando o bebê completa 1 ano de idade. Até lá, o indicado é massagear pressionando o canto interno do olho sempre no sentido do canto do olho para fora. 

Também se indica limpar o excesso de secreção com gaze molhada (uma para cada olho) e também fazer uma compressa com soro fisiológico. Este cuidado também serve para limpar a secreção no caso da conjuntivite em criança.

Outra dica importante é manter o nariz sempre limpo, pois isso pode contribuir para obstrução do canal, favorecendo proliferação de bactérias, o que poderia levar ao aparecimento de ramela amarela no olho do bebê

Na dúvida, ou nos sinais de alerta, consulte um oftalmologista

Além dos sintomas já discorridos aqui neste artigo e nos linkados, é importante que não se recorra a receitas caseiras para tratar problemas que podem parecer sérios, isso pode pôr em risco a saúde do seu bebê, como alerta a notícia do Correio Brasiliense, de 2010.

No caso citado, a mãe passou leite materno nos olhos do bebê que tinha canal lacrimal obstruído, o que, além de não limpar, piorou a situação causando uma infecção.

Lembrando que receita caseira é diferente de cuidados caseiros, estes são bem especificados e apoiados pela comunidade médica e podem ser consultados nas fontes confiáveis, como o da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, para os casos de conjuntivite alérgica.

O que significa quando o olho do bebê está Remelando?

O que fazer quando os olhos do bebê Remelando?

Alguns cuidados podem auxiliar com os olhos do bebê remelando:.
Passar água morna e/ou fazer compressa com um algodão..
Passar colírios para olho seco ou colírios antibióticos, de acordo com recomendação..
Limpar bem óculos e lentes de contato (se for o caso trocar as lentes também!) que a criança utiliza..

O que pode ser remela nos olhos do bebê?

Nessa fase bastante sensível, os olhos dos bebês costumam reagir mais do que o normal diante do contato com vírus ou bactérias, formando as remelas. Assim, se o seu bebê apresenta muita secreção nos olhos, mas ela for sempre de cor clara e fluida, não há motivo para preocupação.

Quanto tempo o olho do bebê pode ficar Remelando?

Normalmente essa pequena falha se resolverá sozinha em até um ano de idade. As lágrimas servem para manter a umidade dos olhos e geralmente são escoadas por um canal na direção do nariz.

O que pode ser quando o olho fica Remelando?

A remela no olho é uma condição bastante comum, especialmente pela manhã ao acordar, no entanto, quando produzida em excesso, principalmente durante o dia, com cor e consistência diferente do normal, pode indicar inflamações ou infecções no olhos, como a conjuntivite ou blefarite, por exemplo.