O que significa responsabilidade social e qual sua importância?

A responsabilidade social é um fator determinante para as pessoas conseguirem conviver de forma mais empática na sociedade. Isso é essencial na hora de estabelecer relacionamentos e lutar por causas sociais.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você entender o que é responsabilidade social e a importância de agregar esse conceito no seu dia a dia. Ficou interessado? Então, confira agora mesmo. Boa leitura!

  • O que é responsabilidade social?
  • Qual a importância da responsabilidade social?
  • Tipos de responsabilidade social
    • 1. Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
    • 2. Responsabilidade Socioambiental (RSA)
    • 3. Responsabilidade Social Individual (RSI)
  • Exemplos de ações de responsabilidade social das empresas
  • Exemplos de ações de Responsabilidade Social na Uninassau
  • O que é Política de Responsabilidade Social?
  • Dúvidas frequentes sobre responsabilidade social

A responsabilidade social é basicamente a ética aplicada nas relações, seguindo o propósito de contribuir para uma sociedade mais justa. 

As pessoas, por meio desse pressuposto, devem estar disponíveis para apoiar causas sociais e ações que promovam o bem-estar de todos. Isso garante o fortalecimento dos ideais para transformar a realidade de forma positiva.

Apesar de ter um forte apelo para o ambiente corporativo, a responsabilidade social é importante para contribuir com diversos grupos sociais. 

Dessa forma, se propõe a oferecer um relacionamento ético e transparente com públicos distintos, seja qual for o segmento em que a ação está  enquadrada. 

De modo geral, isso significa que as vertentes específicas dessa responsabilidade e seus impactos na sociedade têm o mesmo objetivo, apesar das diferenças contextuais, como veremos a seguir.

A seguir, destacamos 4 tipos de responsabilidade social para você entender como funcionam esses segmentos divididos por áreas específicas. Confira:

A responsabilidade social no ambiente corporativo permite que a empresa humanize suas práticas e enxergue além do crescimento financeiro.

Nesse viés, consegue potencializar os vínculos profissionais com os funcionários, fornecedores e acionistas. 

Além disso, passa a ser reconhecida também como uma empresa que se preocupa com o seu público externo e com o bem-estar dos que nela confia.

2. Responsabilidade Socioambiental (RSA)

Esse tipo de responsabilidade está centrado no meio ambiente, e visa promover medidas sustentáveis para a população tornar-se mais responsável ambientalmente. 

Dessa forma, permite uma interação mais harmônica das pessoas com os espaços que as permeiam, garantindo assim a preservação do meio ambiente e o apoio às causas ambientalistas.

Essa responsabilidade é parte integrante dos indivíduos, ou seja, ações individuais convertidas em bons hábitos e boas práticas. 

Ao desenvolver essa responsabilidade diariamente, as pessoas conseguem entender melhor seu papel na sociedade e a importância dos seus atos para os outros indivíduos, prezando sempre pela harmonia coletiva.

Para evidenciar as boas práticas que os indivíduos podem fazer em prol da sociedade, listamos a seguir alguns exemplos de ações que representam a responsabilidade social individual. Veja agora mesmo:

  • apoiar projetos sociais;
  • realizar trabalhos voluntários;
  • desenvolver ações de caridade;
  • evitar desperdícios;
  • apoiar políticas sustentáveis;
  • pensar nas pessoas ao seu redor.

Por meio dessas ações, as pessoas podem potencializar várias medidas para contribuir de forma positiva com a sociedade.

As empresas quando se comprometem com seu público interno e externo, desenvolvem ações que garantem uma responsabilidade social em diversos níveis organizacionais. Listamos a seguir algumas dessas medidas:

  • preocupação com o impacto ambiental;
  • ações de voluntariado;
  • apoio às minorias;
  • implementação de programas de capacitação;
  • desenvolvimento de ações de saúde;
  • doações para instituições sociais. 

De modo geral, as empresas que se preocupam em ter essa responsabilidade com as pessoas estão sempre prontas a apoiar diversas causas sociais.

A Uninassau promove projetos sociais que se preocupam com a inclusão e o apoio às minorias, de modo a democratizar a educação e as boas práticas. 

Nesse sentido, listamos essas ações com foco na responsabilidade social que essa instituição de ensino garante. Confira: 

  • Projeto Bike Sem Barreiras;
  • Projeto Praia Sem Barreiras;
  • Projeto Circo Social;
  • Projeto Mãe Esperança.

Todas essas ações listadas refletem a responsabilidade que a Uninassau tem com a sociedade, de modo a contribuir para o fortalecimento das causas sociais. 

Esse termo se enquadra nas instituições que têm um compromisso com a responsabilidade social, pois garantem que sejam elaborados treinamentos e capacitações para que as pessoas possam se comprometer também.

Em síntese, esse conceito é inserido para servir de um guia às organizações, implementando medidas diárias que possibilitem o bem-estar de todos. 

Gostou deste conteúdo? Siga nossos perfis nas redes sociais e nos acompanhe de perto. Estamos no Instagram, Facebook, TikTok e no LinkedIn!

  1. Quais são os pilares da responsabilidade social?

    Os pilares da responsabilidade social giram em torno do desenvolvimento e apoio social, econômico e ambiental. Esses elementos são fundamentos que baseiam a maioria das ações com intuito de contribuir para a sociedade.

  2. Quais são as principais certificações socioambientais?

    Dentre as principais estão o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), GBC Casa, GBC Condomínio, GBC Zero Energy além do selo Procel PBE Edifica e do Selo Casa Azul da Caixa. 

  3. Para que foram criadas as certificações socioambientais?

    As certificações socioambientais foram criadas para identificar práticas que se relacionam à gestão de energia, de resíduos, redução do uso da água e educação. 

  4. O que é responsabilidade social interna e externa?

    A responsabilidade social interna se concentra no público interno da empresa, ou seja, seus funcionários e respectivos dependentes. Já a responsabilidade social externa é direcionada para a comunidade mais próxima da empresa ou no ambiente em que ela está inserida  

  5. O que é ser uma pessoa socialmente responsável?

    Uma pessoa socialmente responsável é aquela que está sempre disposta a auxiliar a sociedade, tendo reconhecimento do seu papel social e de como as boas práticas coletivas são úteis para melhorar o ambiente onde vive.

O que é responsabilidade social e sua importância?

Responsabilidade social, também conhecida pela sigla RS, é um conceito que define as práticas voluntárias das empresas para o seu meio social, ou seja, ações que beneficiam de algum modo a sociedade, seja de maneira externa, com a arborização de uma praça, ou interna, com um curso de capacitação profissional, por ...

Qual é a importância de ter responsabilidade?

Pessoas responsáveis não adotam um comportamento porque ele é certo, adota porque ele faz bem para suas vidas. A responsabilidade nos traz a consciência de que é preciso assumir a culpa pelos nossos fracassos e não apontar o dedo para outras pessoas sempre que algo de errado acontece.

O que é responsabilidade social e exemplos?

A responsabilidade social para empresas é quando as organizações adotam posturas, ações e comportamentos que visam o bem-estar do seu público, tanto interno (funcionários, colaboradores e investidores), quanto externo (clientes e consumidores finais).

Qual é a responsabilidade social?

Responsabilidade social é um conjunto de práticas que beneficiam o meio social. Ações que uma pessoa ou empresa adotam e trazem algum benefício à sociedade. Pode ser através de proteção ao meio ambiente, educação da comunidade local, incentivo à prática esportiva ou mesmo pequenos gestos no dia a dia.