O que você consegue aprender sobre o que é programa de aprendizagem?

O Programa Jovem Aprendiz é uma forma de contratação criada a partir da Lei de Aprendizagem, de 2000. O objetivo do programa é estimular a contratação de jovens de 14 a 24 anos que estejam estudando ou tenham concluído o Ensino Médio.


O Programa Jovem Aprendiz também surgiu com a proposta de capacitar jovens e oferecer uma fonte de renda no período de aprendizado. O jovem precisa estar matriculado em uma escola e frequentar um curso de capacitação dentro da área 

de atuação.


A lei que rege a contratação do menor aprendiz, prevê que todos os estabelecimentos têm a obrigação de empregar um número de jovens aprendizes que corresponde de 5% a 15% do seu quadro de funcionários. O menor aprendiz deve frequentar o ensino regular e a instituição profissional conveniada com a empresa, trabalhando assim meio período.

Aprender uma profissão conciliando estudos e prática é uma excelente oportunidade para que o jovem ingresse no mercado de trabalho. Dessa forma, ao se formar o jovem já possui uma experiência e uma formação básica profissional.

Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho

Inserir o jovem no mercado de trabalho, por vezes não é uma tarefa fácil. Isso por que o jovem em busca do seu primeiro emprego não possui experiência e muitas vezes também não possui qualificações.


A inclusão no mercado de trabalho deve proporcionar aprendizado, autonomia e desenvolvimento profissional. Encarar o mercado de trabalho tendo alguns cursos de qualificação podem preparar melhor o jovem para a vida profissional.


Historicamente, no Brasil, os jovens têm mais dificuldade de conseguir um emprego e são os primeiros a serem considerados em caso de demissão. Mas, por que isso acontece? A causa é quase sempre a mesma, a falta de experiência na função executada.


Ensinar uma profissão não é tarefa fácil e demanda da empresa comprometimento e paciência para contribuir com a evolução do jovem aprendiz. Com as taxas de desemprego em alta, o diferencial para ingressar no mercado de trabalho pode ser os cursos profissionalizantes e de capacitação profissional.

Se Preparando para o Mercado

O que você consegue aprender sobre o que é programa de aprendizagem?

Se você almeja conseguir sua primeira oportunidade de emprego, deve se pegar preso entre ter experiência para conseguir um emprego e ter emprego para conseguir experiência. 


Qual a melhor forma de ingressar no mercado de trabalho? O jovem aprendiz gera oportunidades de emprego e capacitação profissional, permitindo que o jovem consiga aprender e trabalhar ao mesmo tempo.


Ter em mãos um currículo bem elaborado é uma excelente forma de ingressar no mercado de trabalho, mesmo sem experiência, no currículo você pode listar suas competências, participações em palestras, habilidades e cursos de capacitação profissional.


Não se esqueça que a melhor forma de se preparar para o mercado é estudando! O jovem aprendiz por exemplo, exige que o candidato esteja matriculado no ensino regular e faça um curso de capacitação em uma escola conveniada a empresa.

Você está preparado para ser Jovem Aprendiz?

Se o jovem aprendiz é uma iniciativa de ensino e capacitação, eu preciso de uma formação básica para me inscrever?! Sim e não.

Apesar de você não precisar de qualquer experiência prévia para se tornar um jovem aprendiz, você precisa possuir conhecimento básicos para exercer qualquer função profissional.


Cursos de formação básica como informática e habilidades gerais, podem te deixar um passo mais perto de conquistar sua vaga como jovem aprendiz.

Além disso algumas empresas de grande porte avaliam suas habilidades e competências para entrar em seus programas de jovem aprendiz.


O atual mercado de trabalho é muito concorrido e cursos, palestras e capacitações básicas, fazem toda a diferença no seu currículo. Apesar de gratuito, o programa de jovem aprendiz possui uma seleção de candidatos dentro de cada empresa.

Jovem Aprendiz: como funciona o programa.

O programa Jovem Aprendiz é um projeto do governo federal idealizado para incentivar as empresas a desenvolverem programas de aprendizado para jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos.


A implementação do programa é uma iniciativa de responsabilidade do RH da empresa. O programa possui algumas regras previstas pela Lei da Aprendizagem, nº10.097/00.


O contrato de aprendizagem exige anotação na carteira de trabalho e Previdência Social, matrícula do jovem e frequência escolar regulares e inscrição em programa de capacitação técnico-profissional.


O jovem aprendiz contratado receberá pelo menos um salário mínimo e pode ficar inscrito no programa por até dois anos. O horário da jornada de trabalho não pode coincidir com os horários das aulas ou atrapalhar o rendimento escolar do jovem.


Para se inscrever é preciso ficar atento a abertura de vagas por parte das empresas, que costuma ocorrer uma vez ao ano. Após o período máximo de permanência no formato de trabalho como jovem aprendiz, o jovem poderá ser contratado formalmente pela empresa, ficando a critério da mesma.

Quais Empresas buscam o Jovem Aprendiz?

O que você consegue aprender sobre o que é programa de aprendizagem?

Qualquer empresa formal pode adotar o programa de jovem aprendiz, atualmente os setores que mais contratam são a indústria e o varejo. Empresas de médio e grande porte são obrigadas a terem de 5% a 15% do quadro de funcionários preenchidos por aprendizes.

Empresas de grande porte principalmente na área de vendas e varejo, costumam ter planos de carreira para seus jovens aprendizes. Assim ele pode iniciar de uma função simples e ir subindo de cargo enquanto estuda, possibilitando um  aprendizado mais completo para o jovem.

O plano de carreira aliado ao jovem aprendiz também permite que o estudante se desenvolva profissionalmente, buscando áreas de seu interesse, cursos complementares e uma formação profissional.

Para as grandes empresas é extremamente vantajoso desenvolver um profissional dentro da sua empresa, que irá conhecer todos os processos e possui capacitação para executá-los.

Cursos que vão te Ajudar a Conseguir uma Vaga

As altas taxas de desemprego entre jovens aliada a falta de experiência e qualificação, tornam o mercado pouco competitivo do ponto de vista empresarial. Dessa forma os programas de aprendizado perdem a força e o desenvolvimento profissional diminui.

Para ingressar em um programa de jovem aprendiz também é preciso estar preparado, as vagas nas grandes empresas são sempre concorridas e você não vai querer ficar de fora deste processo seletivo.

Construir uma carreira em uma grande empresa começando como menor aprendiz, pode abrir diversas portas profissionais e oportunidades de aprendizado para o jovem.

Mesmo após aprovado no processo seletivo de jovem aprendiz, continuar desenvolvendo suas habilidades é fundamental para o seu processo de crescimento.

Confira uma Lista com 4 Cursos que vão te Ajudar a Conseguir uma Vaga:

1 - Informática: completo e profissionalizante, tudo que você precisa para ingressar com qualificação no mercado de trabalho.

2- Auxiliar Administrativo: nele você aprenderá sobre o funcionamento básico de uma empresa, passando pelos principais setores.

3- Inglês: aprender um idioma é quase uma obrigação no cenário atual, inicie o quanto antes seus estudos de línguas e comece um passo à frente no mercado de trabalho.

4- Excel: enriqueça seu currículo tornando-se expert em uma ferramenta essencial no mercado de trabalho.

Não sabe por onde começar? Comece conversando com quem entende do assunto, além de diversos cursos profissionalizantes para o mercado de trabalho, a Fleek oferece um programa interno de indicação para vagas de emprego.

Com qualificação e informação você vai conquistar seu primeiro emprego como jovem aprendiz, antes do que imagina! Alcance seu sucesso com os cursos da Fleek.

Menor Aprendiz: Processo Seletivo.

O processo seletivo para se tornar jovem aprendiz pode ser diferente de empresa para empresa, mas fique atento a alguns passos básicos que podem ocorrer em todos os processos.

A primeira etapa de seleção é a inscrição com seus dados básicos e análise do seu currículo. Mesmo que você não possua experiência no mercado de trabalho, liste suas habilidades e qualificações.

Se você for selecionado para uma entrevista individual é bem provável que alguém faça contato telefônico, neste momento demonstre interesse pela vaga e responda com vigor.

Além da entrevista individual, empresas de grande porte podem incluir em seu processo seletivo um teste de redação e dinâmicas em grupo. Prepare-se para todas elas com calma e pesquise o histórico da empresa, assim como o seu setor de atuação.

Não fique inseguro por sua falta de experiência, afinal o programa jovem aprendiz tem como foco o desenvolvimento profissional de jovens em busca de uma capacitação.

Listamos aqui 3 Dicas que podem te Ajudar a Construir seu Currículo:

1 - Comece com suas informações pessoais como nome, endereço, telefone, e-mail, pense que esse cabeçalho é o seu cartão de visitas.

2- Destaque sua formação acadêmica e extra curricular como cursos, palestras, estudos de idiomas, etc.

3- Mencione suas habilidades e competências, acrescente experiências como trabalho voluntário, intercâmbio e outros se for o caso.

Fique atento a erros ortográficos e peça algum familiar ou professor para te ajudar a corrigir possíveis erros. Não exagere nas informações pessoais e não invente informações que não são reais.

Driblar o nervosismo pode ser a tarefa mais difícil durante um processo seletivo, por isso prepare-se! Leia sobre a empresa e processos anteriores, faça pesquisas sobre o setor e treine as etapas que você se sente mais inseguro.

Tem medo de ser avaliado por redação? Treine em casa com leitura e textos curtos até se sentir confiante. Não sabe o que falar para o entrevistador? Responda as perguntas que ele fizer com sinceridade, você pode treinar com alguém ou de frente para o espelho.

A inscrição é o primeiro passo para iniciar sua jornada como jovem aprendiz, foi selecionado para o processo seletivo? Agora começa a parte divertida! Foco no seu objetivo.

Comece hoje mesmo a trilhar seu caminho de sucesso com a Fleek, estude do seu jeito, onde e quando quiser. Na Fleek você tem apoio do professor, conteúdo completo, treinamentos e ainda conta com direcionamento para o mercado de trabalho.

O que você entende sobre o programa de aprendizagem?

O Programa de Aprendizagem é um gerador de oportunidade que inclui os jovens no universo do trabalho e os capacita para atividade no ambiente organizacional. Também contribui para as empresas que têm a oportunidade de desenvolver mão de obra qualificada (BRASIL, 2000).

O que eu espero de um programa de aprendizagem?

O Programa Jovem Aprendiz é apontado por muitos jovens como a principal forma de adquirir experiência profissional e investir nos estudos ao mesmo tempo, uma vez que oferece um salário que pode auxiliar nos custos com cursos ou uma faculdade, por exemplo.

Qual a importância do programa de aprendizagem?

A aprendizagem cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para a empresa, pois dá preparação ao iniciante para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo corporativo.

Quais os benefícios do programa de aprendizagem?

17 jun 7 benefícios do jovem aprendiz para a empresa.
Cumprir a Lei da Aprendizagem. ... .
Promover a responsabilidade social empresarial. ... .
Abrir espaço para a inovação. ... .
Aumentar o reconhecimento da sua empresa no mercado. ... .
Desenvolver profissionais para a sua empresa. ... .
Formar uma equipe mais plural..