O que você sabe sobre a transformação das paisagens naturais da Europa Ásia e Oceania?

O que você sabe sobre a transformação das paisagens naturais da Europa Ásia e Oceania?

Detalhamento

População e espaço no continente asiático: o uso da terra e a relação com suas características físico-naturais (solos férteis – grande produtora de alimentos, baixa mecanização, agricultura concentrada nas planícies)

Comentários

Sua participação é muito importante.

Arquivos da aula

Detalhes

Curso: Ensino Fundamental
Componente: Geografia
Série: 9º ano
Ano Letivo: 2022
Data Realização: 20/04/2022

Compartilhe

Aulas relacionadas

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

Os aspectos naturais da Europa caracterizam-se pela relativa diversidade de suas paisagens, embora o continente apresente uma pequena área territorial.

O continente europeu é um dos menores continentes da Terra, sendo maior somente do que a Oceania. Sua área é de 10,5 milhões de km², maior que o Brasil apenas em dois milhões de km². Além disso, o continente, no que se refere à sua localização, é quase uma península ou extensão da Ásia, o maior dos continentes terrestres depois da Antártida. Os aspectos naturais da Europa, no entanto, apresentam uma grande diversidade tanto em suas formas de relevo quanto em sua biosfera e clima.

O relevo da Europa é caracterizado pela grande predominância de áreas planas, com baixas altitudes, em vastas planícies. Mas isso não significa que não haja nesse continente um conjunto de regiões com elevadas altitudes. Os Alpes, situados ao norte da Península Itálica, formam as principais cadeias montanhosas da Europa, onde, inclusive, localiza-se o Monte Branco, com 4.810 metros de altitude. O ponto mais alto, no entanto, é o Monte Elbrus, um vulcão extinto situado na Cordilheira do Cáucaso, na Rússia.

O que você sabe sobre a transformação das paisagens naturais da Europa Ásia e Oceania?

Monte Elbrus, o ponto mais alto da Europa, com 5.642 metros acima do nível do mar

Por situar-se em uma das faixas temperadas da Terra, o clima da Europa é caracterizado pela predominância de médias e baixas temperaturas, com relativo grau de umidade e muita influência da altitude e da continentalidade. Em geral, áreas mais altas e/ou com maiores latitudes costumam apresentar as mais gélidas condições climáticas da região. Os tipos climáticos existentes são o de montanha, o temperado continental, o temperado oceânico, o mediterrâneo e o subpolar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na maioria das áreas da Europa, as quatro estações são bem definidas, com verões muito quentes e invernos rigorosos. Aliás, é por causa disso que se convencionou dividir o ano em quatro estações, refletindo a visão eurocêntrica das ciências, haja vista que tal divisão não é completamente aplicável a todas as partes do mundo.

Embora o continente não apresente uma grande extensão territorial, há uma grande variedade de tipos de vegetação, com destaque para a Floresta Temperada, que foi quase que totalmente desmatada; a Taiga (coníferas), ao sul da Escandinávia; as Estepes, situadas na zona de clima temperado, com o predomínio de gramíneas; a Floresta Mediterrânea, na porção sul do continente; e a Tundra, nas zonas polares.

O que você sabe sobre a transformação das paisagens naturais da Europa Ásia e Oceania?

Paisagem da Taiga, na Rússia

O relevo da Europa foi um dos fatores que influenciaram o desenvolvimento das sociedades antigas em diversas regiões do continente. A grande quantidade de penínsulas e de saídas para mares e oceanos possibilitou muitos contatos com povos de outros continentes, mesmo em tempos muito antigos. Além disso, os divisores de águas e as montanhas, além das áreas subpolares inóspitas, contribuíram para o isolamento ou o pouco contato entre alguns povos pré-modernos.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

 Paisagem natural é uma porção visível do espaço formada prioritariamente por elementos típicos da natureza. Esse tipo de paisagem é caracterizado por possuir pouca ou nenhuma intervenção antrópica. Logo, a paisagem natural é o contrário da paisagem cultural, tipo paisagístico formado por objetos transformados pelo homem, como as cidades.

As paisagens naturais e culturais podem ser estáticas ou dinâmicas. O Brasil, apesar de seu extenso cenário natural, possui poucas regiões compostas totalmente por paisagens naturais. São exemplos de porções do espaço geográfico brasileiro formadas por paisagens naturais as áreas de preservação permanente e as reservas indígenas.

Saiba mais: Demarcação de terras indígenas — a importância dessa proteção e os conflitos relacionados a ela

Resumo sobre paisagem natural

  • A paisagem natural é formada basicamente por elementos físicos que sofreram pouca ou nenhuma intervenção antrópica.

  • A definição de paisagem natural é cada vez mais complexa mediante a ampliação da ocupação humana no espaço natural.

  • As áreas que sofreram intervenções humanas em diferentes níveis são formadas pelas chamadas paisagens naturais.

  • A paisagem estática é um conceito atrelado à fragmentação do espaço e indica a análise de uma pequena porção geográfica.

  • A paisagem dinâmica considera maior amplitude da análise geográfica referente à ação de variáveis físicas e humanas.

  • São exemplos de paisagem natural partes das regiões oceânicas do globo e zonas pontuais dos desertos.

  • O Brasil possui um espaço geográfico amplamente modificado. Logo, as paisagens naturais no país apresentam grande restrição espacial.

O que é paisagem natural?

A paisagem natural é formada por um conjunto de elementos com pouca ou nenhuma intervenção antrópica. Portanto, esse tipo de paisagem, formada pelos componentes naturais do espaço, é contrária à chamada paisagem cultural. A paisagem natural é composta prioritariamente por áreas que possuem baixíssima intervenção antrópica no meio, como florestas bem conservadas e regiões desérticas não povoadas. As paisagens naturais mantêm, no geral, aspectos físicos bem preservados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as diferenças entre paisagem natural e paisagem cultural?

A diferença primária entre as paisagens natural e cultural é o grau de intervenção antrópica no meio. A paisagem natural apresenta baixo nível de modificação no ambiente natural, ou seja, conserva os aspectos físicos do meio. Já a paisagem cultural é caracterizada pela transformação do espaço mediante a ação humana, em especial a partir do desenvolvimento das atividades produtivas. A paisagem cultural, em razão da modificação empreendida pelo homem no espaço, também recebe o nome de paisagem humanizada ou modificada.

Atualmente, por causa do avanço da ocupação humana e do desenvolvimento das atividades econômicas, a paisagem cultural é predominante no planeta. Por sua vez, a paisagem natural tornou-se restrita a pequenas porções da superfície terrestre, geralmente regiões isoladas, que são predominantemente despovoadas e com condições naturais inóspitas.

O que você sabe sobre a transformação das paisagens naturais da Europa Ásia e Oceania?
As cidades são um exemplo clássico de paisagem cultural.

Paisagem estática e paisagem dinâmica

Os conceitos de paisagem estática e dinâmica são complexos e envolvem diversas concepções de espaço e paisagem nos estudos geográficos. Nesse sentido, pode-se afirmar que a paisagem estática está atrelada a uma visão mais fragmentada da Geografia, voltada para a análise unidimensional de determinado elemento paisagístico, seja ele natural ou cultural. Portanto, uma paisagem composta por formação rochosa e uma paisagem formada por um conjunto de prédios são consideradas estáticas. Porém, torna-se necessário destacar que, ao longo do tempo, esses ambientes também são modificados, tanto pelos elementos naturais quanto pela ação humana.

Já a paisagem dinâmica está relacionada aos estudos mais modernos da Geografia e tem como premissa a interação entre os aspectos naturais e culturais paisagísticos. Desse modo, a paisagem dinâmica é um conceito geográfico mais amplo, que envolve diferentes percepções do espaço. São consideradas, nesse tipo de paisagem, a movimentação e a transformação do ambiente no tempo e no espaço. A ocorrência de enchentes e suas consequências e a derrubada de estruturas urbanísticas são exemplos de paisagens dinâmicas.

Exemplos de paisagem natural

A paisagem natural envolve prioritariamente aspectos do meio físico.Portanto, é um tipo paisagístico formado por pouca ou nenhuma intervenção antrópica. Nesse contexto, há o predomínio de paisagens naturais em localidades com condições geográficas adversas, como os pontos extremos do planeta. O continente Antártica é um exemplo desse cenário, uma vez que suas condições climáticas impedem a fixação da população, assim como o desenvolvimento de diversas atividades econômicas.

Também destacam-se como exemplos de paisagem natural grandes áreas oceânicas, regiões desérticas desabitadas, florestas tropicais e temperadas preservadas, entre outros. Logo, são porções do espaço geograficamente isoladas, que não estão integradas à lógica econômica mundial e por consequência, às redes de fluxo planetárias. Quanto a uma pequena escala, torna-se difícil enumerar exemplos de paisagens naturais, uma vez que a proximidade com o espaço humanizado implica na transformação destas, mesmo que em menor nível, por meio da atuação de fatores que vão desde a influência da poluição até a construção de cidades.

O que você sabe sobre a transformação das paisagens naturais da Europa Ásia e Oceania?
Em regiões inóspitas e despovoadas, como a Antártica, há o predomínio de paisagens naturais.

A paisagem natural brasileira

O espaço geográfico brasileiro é caracterizado pelo elevado grau de transformação antrópica, principalmente na porção Centro-sul do Brasil. Sendo assim, há um número cada vez menor de paisagens naturais no território brasileiro. O avanço da ocupação humana, desde o período da colonização até o presente, marcado pela expansão das atividades produtivas, marcou a transformação do espaço natural brasileiro em paisagens culturais.

Atualmente, mesmo regiões naturais parcialmente preservadas, como a Amazônia e o Pantanal, sofrem com o fenômeno da expansão da fronteira agrícola e da especulação imobiliária. A ocorrência de queimadas e desmatamento, por exemplo, contribuem ativamente para a transformação desses espaços naturais em culturais. Portanto, há forte pressão sobre as paisagens naturais brasileiras, que marca um contexto histórico de formação do país, desde tempos passados.

O quadro natural brasileiro é constituído por um gama de paisagens, marcadas pela elevada biodiversidade e ampla oferta de recursos ambientais. Os domínios morfoclimáticos brasileiros (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mares de Morros, Mata de Araucária e Pradarias), além das zonas de transição paisagística, marcam a diversidade do espaço geográfico nacional. Porém, conforme dito acima, grande parte desse espaço já foi transformado pelas atividades produtivas a partir da intervenção humana, sendo formadas assim paisagens culturais.

Entretanto, ainda há poucas mas significativas áreas de vegetação natural no Brasil, particularmente nas regiões mais isoladas do país, como o extremo norte da Floresta Amazônica e partes do sertão da Caatinga. Os parques nacionais, áreas de preservação permanente e reservas indígenas também são exemplos de porções do espaço brasileiro que ainda conservam elementos da paisagem natural.

Leia também: Vegetação do Brasil — o conjunto diverso de espécies de plantas que compõem a paisagem natural do país

Exercícios resolvidos sobre paisagem natural

Questão 1

(UFT 2012) As antigas comunidades tinham uma escala local e proeminentemente natural de organização. Cada cultivo, cada habitação e cada roupa do vestuário expressava essas características, ao tempo que as reforçava. Daí vinham os traços da cultura e os elementos formadores de suas representações. Da casa de madeira das áreas de florestas, vinha o sentido do efêmero, e da casa de pedra das áreas de clima árido o de perenidade, traduzindo-se o material de construção numa noção de tempo e numa metafísica. Paisagem e comunidade assim se confundem.

MOREIRA, Ruy. O PENSAMENTO GEOGRÁFICO BRASILEIRO: as matrizes de renovação. São Paulo: Contexto: 2009. p. 126. (Adaptado).

A complexidade existente entre espaço e cultura revela que

A) as representações culturais das antigas comunidades se caracterizavam pela influência recebida de processos endógenos e exógenos.

B) as técnicas de cultivo das antigas comunidades se estruturavam pelos diferentes níveis de territorialidades impostas pelo espaço natural local.

C) a organização da vida social nas antigas comunidades se dava pela relação estabelecida entre a comunidade e a paisagem local.

D) as condições oferecidas pelas instituições políticas e econômicas determinavam a ordenação da vida social, cultural e comunitária nas antigas comunidades.

E) os hábitos e os vestuários presentes em cada comunidade antiga eram determinados pelas noções de gêneros.

Resolução:

Alternativa C

O papel da paisagem é primordial na concepção das atividades humanas, uma vez que os elementos naturais fornecidos pelo meio conferem contribuição importante ao desenvolvimento das atividades produtivas. Esse cenário é ainda mais forte em comunidades antigas e tradicionais, que mantêm proximidade com a paisagem natural.

Questão 2

(UEFS 2011) O meio, ou paisagem, natural de uma área é formado de elementos da natureza que interagem naquele lugar, ou seja, que são interdependentes. Os seres humanos, ao ocupar esse espaço, se relacionam com esses elementos: clima, estrutura geológica e relevo, solo, vegetação e fauna originais e hidrografia.

VESENTINI, 2004. p. 302.

A partir da informação e dos conhecimentos das inter-relações dos fatores bióticos e abióticos da paisagem, é correto afirmar:

A) As variações do tempo, em qualquer lugar do globo, podem ser rápidas e inesperadas, e o homem procura adaptar-se a essas alterações.

B) O relevo de uma região é formado, essencialmente, pelo clima e pelos solos desse lugar.

C) A presença de vegetação exclusivamente natural (sem interferência humana) é muito comum e pode ser encontrada em qualquer parte da superfície terrestre, principalmente nas áreas de grande adensamento populacional.

D) As atividades agrícolas anuais e o aumento das safras dependem, basicamente, da sucessão dos climas.

E) A capacidade nutricional de um solo depende fundamentalmente de suas propriedades físicas e químicas, não sendo influenciada pela presença de matéria orgânica.

Resolução:

Alternativa A

A paisagem modifica-se ao longo do tempo, seja por meio da ação de elementos naturais, como a chuva e o vento, seja pela intervenção antrópica, por meio da modificação do espaço. Essas variações são constantes, de diferentes ritmos, e marcam a adaptação do homem ao espaço geográfico. 

O que você sabe sobre a transformação das paisagens naturais na Europa Ásia e Oceania e sobre impactos socioambientais?

Essas mudanças são provenientes das mais diversas atividades econômicas, tecnológicas e industriais. Os impactos socioambientais que aconteceram nesses continentes são desmatamentos, aumento do nível das águas dos oceanos, degradação do solo e redução da biodiversidade.

O que você sabe sobre a transformação das paisagens naturais na Oceania?

As transformações das paisagens naturais da Europa, Ásia e Oceania passaram por um grande processo de alteração devido ao processo de urbanização e ampliação das áreas agrícolas, o que promoveu grandes transformações socioambientais nesses continentes.

Quais foram as transformações das paisagens da Europa?

Nos últimos anos a Europa sofreu com grandes incêndios florestais, principalmente na porção sul do continente (Portugal, Espanha, Grécia e Itália), para grande parte da sociedade esses acidentes naturais são causados pelas temperaturas altas e pela aridez do clima.

Como é a paisagem natural da Ásia?

O relevo da Ásia abriga todas as formas existentes. As cadeias de montanhas que se destacam são a Cordilheira do Himalaia, ao sul da China; os Montes Urais, que se estendem no sentido norte-sul e separam a Ásia da Europa no território da Rússia; e as montanhas localizadas na região do Cáucaso.