Óculos que enxerga através da parede

Engenheiros elétricos do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) desenvolveram minúsculos geradores de imagens que podem ser usados para equipar smartphones e fazê-los ver através de objetos sólidos.

Segundo informações do TGDaily, os chips geram e irradiam ondas em terahertz - que ficam em uma faixa de comprimento de onda entre as micro-ondas e o infravermelho - que podem penetrar em uma série de materiais sem o dano ionizante dos raios-x.

Os pesquisadores dizem que, incorporado em dispositivos portáteis, ele poderia ser usado para uma série de finalidades, desde a segurança nacional até mesmo para games. Eles afirmam que "esse chip permitirá uma nova geração de sensores extremamente versáteis".

Na verdade, o uso da digitalização em terahertz não é novidade. A polícia de Nova York, por exemplo, já utiliza para procurar armas. No entato, a maioria dos sistemas existentes hoje envolvem instalações de lasers volumosos e caros, que por vezes exigem temperaturas muito baixas.

A equipe do Caltech contou com uma mãozinha da IBM para projetar chips de silício que operam na frequência dos terahertz e não custam caro. A equipe de desenvolvimento do projeto diz ainda que a nova tecnologia possui sinais mil vezes mais fortes do que as existentes no mercado, e também podem ser dinamicamente programadas para apontar em uma direção específica.

Durante os testes, os pesquisadores conseguiram utilizar com sucesso seu scanner para revelar uma lâmina escondida dentro de um pedaço de plástico.

Um novo óculos do exército americano, chamado de IAVS (Integrated Augmented Vision System) permite ver através das paredes.

O Sistema Integrado de Visão Ampliada não só permite ver através das paredes, como também é possível enxergar na escuridão, ter uma visão aérea de um lugar, sem mesmo ter que deixar o solo e também sobrepor informações em tempo real.

Sobre o IAVS, o óculos do exército americano

Os óculos cobrem o campo de visão do soldado e conta com um sistema de sete câmeras, que captam imagens em diversas e inusitadas situação.

O sistema das sete câmeras é posto justamente sobre as lentes do óculos, permitindo todas as funcionalidades do dispositivo.

Os óculos possibilitam que os soldados tenham uma visão em 360º do que está ocorrendo ao se conectar aos sistemas de câmeras externas de veículos blindados do exército.

Possibilidades de uso

Com tantas funcionalidades, existem diversas possibilidades de uso do dispositivo, como por exemplo:

  • o óculos mostrar um mapa de um local, mostrando onde estão as forças aliadas e os inimigos;
  • conectar imagens da câmera de um drone que está diante de um campo de batalha;
  • visão da câmera na luneta de um rifle, possibilitando que o soldado dispare sem precisar deixar sua cobertura;
  • ver através das paredes, identificado inimigos e não sendo necessário se expor para obter informações;
  • entre diversas outras possibilidades.

Um entusiasta do óculos foi o sargento Philip Bartel, da Equipe de Combate da Brigada Stryker 1-2, que pertence ao exército dos Estados Unidos.

“Agora, os soldados não terão que se pendurar para fora de veículos em situações perigosas, tentando obter informações sobre o que está acontecendo”

Futuro do dispositivo

O exército norte-americano deseja investir cerca de US$ 1,1 bilhão para adquirir 40 mil unidades do dispositivo.

As 40 mil unidades desejadas pelo exército são capazes de serem distribuídas para cada soldado norte-americano que atue em uma linha de frente.

No entanto, a expectativa é que não haja tantos gastos com o óculos do exército, por conta do congresso dos Estados Unidos, que reduziu o orçamento de compra em 20%.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução Internet

Óculos que enxerga através da parede
O IAVS pode dar aos soldados visão noturna e sobrepor à imagem informações em tempo real, como um mapa do local onde estão com a posição de forças aliadas e inimigos. Imagem: Defende Visual Information Distribution Service / U.S. Army

Um novo equipamento sendo testado pelo exército dos EUA pode dar aos soldados no campo de batalha “superpoderes” como a capacidade de enxergar na escuridão absoluta, ver através de paredes ou mesmo ter uma visão aérea de um local sem ter que deixar o solo.

Batizado de IAVS (Integrated Augmented Vision System, Sistema Integrado de Visão Ampliada), ele consiste em óculos que cobrem o campo de visão do soldado e um sistema de sete câmeras montado sobre as lentes, capaz de captar imagens sob as mais diversas condições.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Óculos que enxerga através da parede
Soldados equipados com o IAVS dentro de um veículo de combate Stryker. Imagem: Defende Visual Information Distribution Service / U.S. Army

Os óculos podem se conectar ao sistema de câmeras externas de veículos blindados, como os Bradley ou Stryker, permitindo que os soldados a bordo tenham uma visão em 360º de tudo o que acontece no exterior e vejam “através das paredes” do veículo sem que tenham que se expor.

Da mesma forma, podem mostrar o mapa de um local, imagens da câmera de um drone sobrevoando o campo de batalha ou a visão de uma câmera na luneta de um rifle, permitindo que um soldado faça um disparo sem que tenha que deixar a cobertura.

Óculos que enxerga através da parede
O IAVS pode dar aos soldados visão noturna e sobrepor à imagem informações em tempo real, como um mapa do local onde estão com a posição de forças aliadas e inimigos. Imagem: Defende Visual Information Distribution Service / U.S. Army

“Agora, os soldados não terão que se pendurar para fora de veículos em situações perigosas, tentando obter informações sobre o que está acontecendo”, disse o sargento. Philip Bartel da Equipe de Combate da Brigada Stryker 1-2 do Exército dos EUA. Ele continuou:

“A liderança será capaz de manobrar seus elementos e obter uma visão do alvo sem ter que sair da segurança de seus veículos blindados. Manobrar elementos com esse tipo de informação minimizará as vítimas, mudará drasticamente como operamos e aumentará nossa eficácia no campo de batalha”.

O exército norte-americano está tão confiante na eficácia do IAVS que quer gastar US$ 1,1 bilhão para adquirir 40 mil unidades, uma para cada soldado norte-americano em uma linha de frente. O congresso dos EUA, entretanto, não compartilha este entusiasmo, e reduziu o orçamento em 20%.

Fonte: MSN e Olhar Digital

É possível ver através da parede?

Ondas de rádio ajudam o computador a formar imagem através da parede. Um grupo de pesquisadores e estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu uma tecnologia inteligente, semelhante a um radar, que permite ver os movimentos das pessoas através das paredes.

O que o óculos Militar faz?

Um novo equipamento sendo testado pelo exército dos EUA pode dar aos soldados no campo de batalha “superpoderes” como a capacidade de enxergar na escuridão absoluta, ver através de paredes ou mesmo ter uma visão aérea de um local sem ter que deixar o solo.