Ora pro-nóbis faz mal para o figado

Apesar de ser pouco convencional na dieta do brasileiro, a ora-pro-nóbis é uma planta com benefícios incríveis

Ora-pro-nóbis, do latim “ora por nós”, é uma planta cactácea originária de vários países das Américas, de nome científico Pereskia aculeata. Fácil de cultivar em casa, além de ser usada como cerca viva e item de decoração (podendo atingir até dez metros de altura), a ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não-convencional (Panc) como diversos benefícios para a saúde.

De acordo com artigo da Embrapa, a origem do nome popular se deve ao fato de que as pessoas colhiam a planta no quintal de um padre. Já seu nome científico é uma homenagem ao cientista botânico Nicolas Claude Fabril de Pereisc.

A ora-pro-nóbis pode ser encontrada desde a Argentina até a Florida, mas, no Brasil, ela ocorre principalmente em São Paulo, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ora pro-nóbis faz mal para o figado
Ora-pro-nóbis. Imagem editada e redimensionada de Sther Burmann, está disponível no Wikimédia e licenciada sob CC BY-SA 4.0

Previne doenças crônicas, como obesidade e diabetes

As folhas da ora-pro-nóbis, que podem ser consumidas cruas ou cozidas, possuem alto teor de fibras. As fibras são compostos alimentares que promovem a saciedade alimentar, contribuem para a formação do bolo fecal e atuam como prebiótico, melhorando o funcionamento do intestino.

Ingerir fibras é importante para a prevenção de obesidade, diabetes, colesterol alto e prisão de ventre. Apesar de não haver estudos relacionando esses fatores especificamente para o caso da ingestão dessa planta (não é um alimento convencional), há muitas análises sobre a importância de consumir fibras.

Além disso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda ingerir cerca de 20 a 30 gramas diários de fibras. Desse forma, por similaridade, adicionar folhas de ora-pro-nóbis à dieta pode ser uma ótima alternativa para aumentar a ingestão de fibras e prevenir doenças crônicas.

Ajuda a combater anemia

Existem diversos tipos de anemia, um deles é a anemia ferropriva, que ocorre quando há deficiência de ferro no organismo.

Um forma de prevenir a anemia ferropriva é ingerir, regularmente, alimentos ricos em ferro. A ora-pro-nóbis é um deles. Se você estiver em tratamento para anemia ferropriva, ingerir alimentos ricos em ferro pode ser uma forma adjuvante de curar a doença.

Mas não substitua seu tratamento convencional e procure aconselhamento nutricional de um profissional. Para conhecer outros alimentos ricos em ferro, dê uma olhada no vídeo:

Aumenta massa e força muscular

A ora-pro-nóbis é uma fonte de proteínas, que são aminoácidos que desempenham papéis importantes no organismo, como melhorar o humor, o sono, o desempenho físico e diminuir a perda muscular. Elas são categorizados como aminoácidos essenciais, condicionalmente essenciais ou não essenciais, dependendo de vários fatores. Esses compostos orgânicos são formados, basicamente, por nitrogênio, carbono, hidrogênio e oxigênio.

As proteínas ajudam a perder peso, eliminar a gordura da barriga e aumentar a massa e a força muscular. Os alimentos ricos em proteínas ainda ajudam a reduzir a pressão arterial e combater a diabetes. Por ser rica em proteína e baixa em calorias, a ora-pro-nóbis pode ser uma aliada do treino e de qualquer dieta normal.

Faz bem para os ossos

O cálcio é muito importante para a saúde. Ele é, de todos os minerais, o que está presente no organismo em maior quantidade, pois compõe grande parte dos ossos e dentes e desempenha um papel na saúde do coração, na função muscular e nervosa.

A ingestão diária recomendada de cálcio é de 1.000 mg por dia para a maioria dos adultos, embora mulheres com mais de 50 anos e todos com mais de 70 anos devam receber 1.200 mg por dia, enquanto crianças e jovens de quatro a 18 anos devem consumir 1.300 mg.

No entanto, uma grande porcentagem da população não consegue suprir as necessidades de cálcio por meio da dieta, de acordo com estudo. Além disso, boa parte das pessoas acredita que o cálcio só pode ser obtido do leite de origem animal e seus derivados.

A ora-pro-nóbis é rica em cálcio e, assim como outros alimentos ricos desse mineral, pode fazer bem para os ossos. Você pode usá-la como um dos alimentos ricos em cálcio para compor sua dieta, outros exemplos são as algas, o gergelim e o tofu. Saiba mais sobre esse tema na matéria Nove alimentos ricos em cálcio que não são lácteos.

É rica em magnésio

Ora pro-nóbis faz mal para o figado
Ora-pro-nóbis. Imagem editada e redimensionada de Nadiatalent, está disponível no Wikimedia e licenciada sob CC BY-SA 4.0

O magnésio participa de mais de 350 reações bioquímicas fundamentais, incluindo a síntese de proteínas, função muscular e nervosa, controle de glicose no sangue e regulação da pressão arterial. O magnésio é necessário para a produção de energia e para o desenvolvimento estrutural do osso.

Além disso, o magnésio está relacionado ao transporte de íons de cálcio e potássio através de membranas celulares. Esse processo é essencial para a condução de impulsos nervosos, controle do ritmo cardíaco e contração muscular.

Por ser rica também em magnésio, a ora-pro-nóbis é uma ótima alternativa para o enriquecimento e incremento da alimentação.

Normalmente, as folhas de ora-pro-nóbis são consumidas refogadas, e podem fazer parte de ensopados, molhos, substituir outras hortaliças folhosas e compor pratos proteicos, massas e farofas.

De maneira geral, as Pancs, como a ora-pro-nóbis, são alimentos alternativos que têm alto valor nutricional e são acessíveis que têm grande potencial no combate à desnutrição da população de baixa renda, se inseridas na alimentação do dia a dia.

Entretanto, vale lembrar que não há um único alimento, sozinho, por maior que seja sua riqueza nutricional, que seja capaz de combater a fome e a desnutrição. Para isso, é necessário viabilizar o acesso a uma dieta variada, com poucos alimentos processados.

É boa para imunidade e para gestantes

Assim como costuma ser o caso de outras plantas de folhas escuras, as folhas da ora-pro-nóbis são ricas em ácido fólico (vitamina B9), o que a torna um alimento interessante para gestantes, ajudando a evitar a má-formação do feto. Suas folhas também possuem vitamina c, de forma que seu consumo pode auxiliar na manutenção da imunidade assim como para manter a pele saudável.

Receitas com ora-pro-nóbis

As folhas de ora-pro-nóbis podem ser usadas em diversos preparos. Veja, a seguir, duas receitas com ora-pro-nóbis para se inspirar e incluir esse alimento na sua dieta.

Patê vegano de ora-pro-nóbis

Chips de ora-pro-nóbis

Quem não pode consumir ora

Não foram encontrados efeitos colaterais com o uso dessa planta, não havendo, portanto, contraindicações. Contudo, é recomendado consumir a planta com moderação.

Quais os benefícios da ora

Benefícios da ora-pro-nóbis Ela tem alto teor de fibras, proteínas, vitaminas, ferro, e outras substâncias bioativas. Assim sendo, ela é altamente calórica, fonte para formação das quatro macromoléculas do organismo (proteínas, lipídios, carbohidratos e ácidos nucléicos).

O que acontece se eu comer ora

Consumir Ora-Pro-Nobis ajuda na digestão O processo digestivo como um todo é beneficiado pelo consumo das folhas de Ora-Pro-Nobis. Essa sensação se deve ao alto teor de fibras desse alimento. A erva quando consumida em saladas e sopas, gera saciedade.

Que tipo de doença a ora

Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras comprovaram que esta planta diminui o nível de #colesterol ruim, trata furúnculos e sífilis, contribui para a prevenção de doenças como câncer de cólon, hemorroidas, #tumores intestinais e diabetes.