Os principais problemas causados entre o trânsito e o meio ambiente

Publicado em: 21 de setembro de 2020

Os principais problemas causados entre o trânsito e o meio ambiente
O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais

Data internacional traz reflexão sobre a mobilidade urbana nas cidades.

Falar sobre o Dia Mundial Sem Carro (22/9) é refletir sobre a importância da mobilidade urbana para a qualidade de vida da população e os deslocamentos nas cidades. Isso porque, quanto mais veículos circulam nas ruas, maior é a emissão de poluentes na atmosfera e mais impactos para a saúde.

Em um planejamento de mobilidade urbana a classificação de prioridade é estruturada por: pedestres, ciclistas, transporte público (ônibus, metrô, trem), transporte de carga e, por último, carros e motos. Este é o modelo que ajuda a dar fluidez e equilíbrio ao ritmo das grandes cidades.

Neste contexto, o transporte coletivo é primordial para uma mobilidade urbana mais sustentável, gerando menos poluentes, congestionamentos e ganho de tempo para as pessoas. Essa é uma solução que favorece para a melhora dos fluxos nas cidades, pois ocupa menos espaço e transporta mais gente.

Mobilidade urbana com sustentabilidade é uma das preocupações do projeto BRT Sorocaba e pensando na redução do impacto ambiental, a frota de veículos que está disponível para a população possui tecnologia para emitir menos ruídos e poluentes. Para se ter uma ideia dos benefícios do transporte coletivo, um ônibus BRT com capacidade para transportar 170 pessoas ajuda a reduzir significativamente a presença de mais carros no trânsito. Além disso, o fato de ter uma pista exclusiva e uma operação inteligente e dinâmica, permite deslocamentos mais rápidos e agilidade para o passageiro.

Para Manoel Ferreira, Diretor de Operações do BRT, as cidades que não investem em transporte coletivo estão sofrendo com ruas abarrotadas de carros e índices maiores de poluição do ar. Por isso, é fundamental o investimento estrutural para melhorar as condições operacionais, dessa maneira, os ônibus terão mais condições de desenvolver maior velocidade e, por consequência, oferecer mais qualidade ao serviço prestado. O eixo norte-sul do sistema BRT segue em operação parcial e de testes, e aos poucos, está dando um novo ritmo aos deslocamentos na cidade.

“Neste 22 de setembro, convidamos as pessoas a terem um dia diferente e optarem por fazer seus deslocamentos a pé, de bicicleta ou de transporte público. Que se permitam ter novas experiências e quem sabe a mudança de hábito se torne uma nova rotina. Assim, estaremos ajudando o meio ambiente e também contribuindo para a nossa saúde” , explica Ferreira.

“Bora bicicletar”

No quesito ciclovia Sorocaba é referência no interior de São Paulo e oferece uma rede cicloviária de 127 quilômetros. Sua extensão possibilita o deslocamento seguro e sinalizado em pista exclusiva, no qual o ciclista pode percorrer a cidade por diferentes pontos e chegar até os extremos.

Segundo números mais recentes da ONG Transporte Ativo, 78,9% dos sorocabanos pedalam cinco dias ou mais por semana. Esse é um índice positivo e revela que a ciclovia é bem aproveitada pela população. Quando questionados sobre o tempo que utilizam a bike como meio de transporte, 42,1% afirmaram usar há mais de 5 anos.

Muitos estudos apontam que a bicicleta complementa o transporte de ônibus no primeiro quilômetro do trajeto ou no último trecho. Essa é uma prática já adotada pelos sorocabanos e faz parte do dia-dia de muitas pessoas que integram o uso da bicicleta com o transporte coletivo.

Impactos da poluição do ar na saúde

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), nove em cada 10 pessoas respiram ar poluído que prejudicam a saúde. Essa má qualidade do ar provoca 7 milhões de mortes prematuras todos os anos. Devido ao aumento de carros, as grandes cidades estão sofrendo com a emissão e propagação de mais hidrocarbonetos, óxido de nitrogênio, óxido de enxofre, fuligem, poeira e gás carbônico (CO2) na atmosfera.

Todos esses poluentes agravam a qualidade do ar e a consequência é o aparecimento de problemas como crise de asma brônquica, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), infecções respiratórias agudas (principalmente em crianças) e quase 10% dos óbitos por câncer de pulmão, indica a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Sobre o Dia Mundial Sem Carro

“World Car Free Day” teve origem na França em 1997 e é celebrado em diversos países com o objetivo chamar atenção das pessoas sobre a utilização excessiva de carros. A ideia é mostrar a dependência criada por este meio de transporte ao longo dos anos e que existem outras formas de se locomover com menos danos ao meio ambiente, como o uso de bicicletas e transporte público.

Projeto BRT Sorocaba

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais.  Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais4 estações de integração3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Sobre .::. Concessionária BRT Sorocaba

De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras.


Os principais problemas causados entre o trânsito e o meio ambiente
Os principais problemas causados entre o trânsito e o meio ambiente
Os principais problemas causados entre o trânsito e o meio ambiente
Os principais problemas causados entre o trânsito e o meio ambiente
Os principais problemas causados entre o trânsito e o meio ambiente
Os principais problemas causados entre o trânsito e o meio ambiente

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

O que o meio ambiente tem a ver com o trânsito?

Pode até não parecer, mas seu comportamento no trânsito e a preservação do meio ambiente têm ligação, já que o uso de veículos automotores está diretamente relacionado a dois tipos de poluição: a atmosférica e a sonora. O mundo vive período de preocupação com as condições do ar.

Quais os impactos de cada meio de transporte para o meio ambiente?

Consumos de recursos naturais: por exemplo; petróleo, álcool, borracha e metais para fabricação do veículo, entre outros. Impactos negativos sobre a vida das pessoas: poluição (ar, sonora, visual), acidentes de trânsito e qualidade nos deslocamentos (congestionamento), entre outros.

Quais são os principais tipos de poluição causada pelos veículos?

São muitas as substâncias tóxicas emitidas pelos automóveis; alguns dos gases nocivos mais conhecidos são:.
Monóxido de carbono (CO).
Dióxido de carbono (CO2).
Ozônio (O3).
Óxido de nitrogênio (NOx).
Dióxido de nitrogênio (NO2).
Hidrocarbonetos (HC).
Óxidos de enxofre (SOx).
Material particulado (MP).

Quais são as consequências dos congestionamentos para o meio ambiente para a saúde das pessoas?

Algumas das consequências desses problemas são aumento da ocorrência de doenças respiratórias ou causadas pela poluição das águas e do lixo, deterioração da qualidade de vida nas cidades, intensificação de enchentes, contaminação de mananciais e ampliação do efeito estufa.