Para que serve DRE e balanço patrimonial?

Se você tem um negócio ou atua na área financeira, provavelmente você já ouviu a sigla DRE. Nesse artigo, vamos explicar o que é DRE, sua estrutura e pra que serve. Confira!

Índice

  • 1 O que é DRE? 
  • 2 A estrutura
  • 3 Por que é tão importante?
  • 4 Como posso ter acesso à DRE da minha empresa?
  • 5 DRE com sistema de gestão 

O que é DRE? 

A Demonstração de Resultados do Exercício, também conhecida como DRE, é uma peça contábil auxiliar do balanço patrimonial. Enquanto no balanço temos apenas os saldos das contas contábeis dos bens e direitos da empresa, na DRE temos os gastos e os ganhos que a empresa obteve em um determinado período. 

Por meio desse documento, podemos analisar se a empresa tem uma administração que controla os gastos de forma eficiente e se o lucro gerado pela atividade da empresa é compatível com o capital investido no negócio. Em linhas gerais, essa demonstração é um resumo das operações da empresa, que, aliada ao conhecimento técnico, pode mostrar como anda a saúde financeira do seu empreendimento.

Por conta de sua riqueza de informações relevantes, a DRE é uma das demonstrações favoritas dos analistas financeiros e investidores. Por isso, é muito importante que os empresários e contadores certifiquem-se de que todos os saldos contidos na demonstração estejam corretos.

A estrutura

  • (+) Receita Operacional Bruta………………………………………………10.000,00
  • (-) Impostos sobre vendas………………………………………………………..950,00
  • (=) Receita líquida…………………………………………………………….9.050,00
  • (-) Custo dos produtos/mercadorias vendidas………………………….2.000,00
  • (=) Lucro Bruto…………………………………………………………………7.050,00
  • (-) Despesas operacionais………………………………………………………1.500,00
  • (+) Outras Receitas Operacionais………………………………………………700,00
  • (=) Lucro antes dos juros e Imposto de Renda……………………….6.250,00
  • (-) Despesas Financeiras…………………………………………………………..250,00
  • (=) Lucro Antes do Impostos de Renda…………………………………6.000,00
  • (-) Imposto de Renda e Contribuição Social……………………………..2.000,00
  • (=) Lucro Líquido do Período………………………………………………4.000,00 

Como podemos ver, a quantidade de informações relevantes sobre o negócio é enorme. Com uma rápida olhada, podemos observar que a lucratividade dos valores demonstrados acima está em 40%. Ou seja, para cada R$1,00 de venda, temos R$0,40 de lucro.

Esse é apenas um dado rápido que podemos extrair, mas existem diversas análises possíveis de serem feitas por meio da DRE.

Por que é tão importante?

Instituída pela Lei 6.404/1978 no artigo 187, a DRE é umas das demonstrações contábeis de encerramento de exercício que todas as empresas, seja ela grande ou microempresa, estão obrigadas a elaborar por força do Art. 176 da Lei 6.404/1978.

Além dos benefícios gerenciais que a análise desse relatório pode trazer, a DRE é uma das demonstrações em que os fiscais do governo analisam se todos os impostos devidos pela empresa foram calculados corretamente e se não há sonegação.

Envolta de tamanha importância para os usuários externos, sejam analista financeiros, investidores ou agentes do governo, a DRE é um documento que só tem validade jurídica e financeira quando está assinada por um profissional de contabilidade, legalmente habilitado pelo conselho regional de seu estado. Sem a assinatura de um contador, essa demonstração é um simples demonstrativo gerencial.

Como posso ter acesso à DRE da minha empresa?

Se sua empresa tem um contador ou escritório de contabilidade que lhe presta serviço, entre em contato com eles e faça a solicitação desse documento, ou verifique se o seu software de gestão disponibiliza este recurso! Para que você possa ver a evolução de seu negócio, analise a possibilidade de ter acesso também às demonstrações desse ano e de anos anteriores.

DRE com sistema de gestão 

O Advanced Business ERP é um sistema de gestão empresarial que registra toda a movimentação financeira da empresa, tanto as despesas como as receitas. Essas informações são atualizadas em tempo real e podem ser analisadas a qualquer momento. Por isso, a solução se torna fundamental para a elaboração da estrutura do DRE. Além disso, o software também disponibiliza outras funções para facilitar a gestão, tais como: automação para força de vendas, cubo analítico, chão de fábrica, dashboard para celular, antecipação de recebíveis e mais. 

Para que serve o balanço patrimonial e DRE?

Enquanto o balanço patrimonial permite o levantamento preciso de ativos e passivos, o DRE apresenta o resultado financeiro do exercício, a partir da relação completa de receitas e despesas do negócio sob o regime de competência.

O que é um DRE para que serve?

DRE é a sigla para Demonstração do Resultado do Exercício. Ele é um relatório contábil dos mais importantes de uma empresa. Através dele, por exemplo, é possível saber se uma empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período de tempo, e os motivos desse resultado.

Qual a diferença entre o DRE e balanço patrimonial?

O DRE atua como um complemento ao Balanço Patrimonial – e é aí que começam as diferenças. Para avaliar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo, o DRE apresenta uma relação das receitas e despesas da empresa em determinado período. Ao ser elaborado, o DRE precisa obedecer ao princípio do Regime de Competência.

Qual é o objetivo do balanço patrimonial?

O Balanço Patrimonial é um relatório que visa apresentar a situação financeira de uma empresa de um determinado período. De modo geral, costuma ser elaborado a cada 12 meses.