Para que talento a pessoa precisa ter algum diferencial que a valorize Entre os aspectos referentes a talento indicados a seguir podemos afirmar que?

I. É necessária a tradução dos objetivos e das estratégias organizacionais em objetivos e estratégias da Gestão de Pessoas.

II. Tem como objetivo, dentre outros, prever as necessidades organizacionais de capital humano.

III. Corrigir e evitar a falta ou o excesso de pessoal são, dentre outras, algumas de suas ações.

IV. Desenvolve e implementa planos de adequação do capital humano.

Está correto o que consta:


Escolha uma:

a. Em I, II, III e IV. 

b. Apenas em II e IV

c. Apenas em I, III e IV

d. Apenas em I e III

e. Apenas em II e III


“A gestão estratégica de pessoas apresenta-se como solução aos desafios contemporâneos das organizações modernas e fundamenta-se nos princípios de controle e avaliação de desempenho, preditores de efetividade organizacional.” Essa afirmação é:

Escolha uma:

a. Verdadeira

b. Falsa 

De acordo com os autores Wood e Picarelli (2004), a utilização de instrumentos como descrições de cargos, organogramas e planos de cargos e salários permite a muitas empresas atingir um patamar mínimo de estruturação na gestão de seus recursos humanos. Entretanto, não se mostra suficiente quando se pensa em direcionamento estratégico da empresa.

Este texto permite distinguir novos modelos estratégicos de modelos tradicionais de gestão de pessoas, associando-os aos contextos e às características das organizações.

Assinale a alternativa que apresenta características que se revelam verdadeiras ao se considerar a gestão estratégica de pessoas:


Escolha uma:

a. III. O planejamento estratégico é realizado pela cúpula dirigente, com o apoio de um grupo de especialistas de alto nível lotados no departamento de planejamento da matriz, produzindo diretrizes e objetivos negociais para a organização.

b. II. O processo decisório baseia-se em uma descrição de papéis e de responsabilidades clara e rigorosamente observada no dia a dia da organização.

c. IV. O estilo e a cultura gerenciais privilegiam proximidade e compartilhamento de informações e de pontos de vista. Nesse contexto, as pessoas têm acesso franqueado aos seus dirigentes.

d. I. A estrutura organizacional apresenta muitos níveis hierárquicos, e deve existir um sistema de gestão de carreiras.

No planejamento de gestão de pessoas, pode-se identificar cinco etapas da administração estratégica. Essas etapas são:

1. Avaliar os resultados e fazer as correções necessárias.

2. Formular a estratégia para alcançar os objetivos.

3. Definir o negócio e desenvolver o sentido da missão.

4. Implementar a estratégia.

5. Definir uma visão e estabelecer os objetivos.

Marque a alternativa com a sequência correta das etapas:


Escolha uma:

a. 5, 3, 2, 4, 1.

b. 3, 5, 4, 2, 1.

c. 3, 5, 2, 4, 1. 

d. 1, 5, 3, 2, 4.

e. 5, 2, 3, 1, 4.



Na gestão estratégica, é importante estabelecer objetivos com vistas ao futuro (longo prazo), empreendendo ações (táticas) visando alcançar esses objetivos. Esta afirmação é:

Escolha uma:

a. Verdadeira 

b. Falsa


Mintzberg (2010) conceitua estratégia com 5Ps: Plano, padrão, posição, perspectiva e pretexto. Esta afirmação é:


Escolha uma:

a. Falsa

b. Verdadeira 

KLS GESTÃO DE PESSOAS - RESPOSTAS




1 UNIDADE - 2 SESSÃO

Quando constatamos resistências generalizadas a mudanças estruturais numa organização de tipo tradicional, um dos obstáculos encontrados é:


Escolha uma:

a. O egoísmo dos indivíduos.

b. A cultura organizacional conservadora. 

c. e) A lentidão das mudanças tecnológicas.

d. A incerteza do ambiente geral.

e. A fluidez da estrutura hierárquica.

Uma empresa precisa investir em suas competências organizacionais para garantir seu sucesso e permanência. Essa afirmação está:


Escolha uma opção:

Verdadeiro 

Falso


Globalização pode ser traduzida por desfronteirização. A afirmação é:


Escolha uma:

a. Falsa

b. Verdadeira 



O índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. As realidades são completamente distintas, e a relação dos índios com o mundo moderno difere da de outras pessoas que vivem em cidades como Rio de Janeiro. Isso ocorre porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são seus. (Texto adaptado.) Marque verdadeiro ou falso nas afirmações a seguir: ( ) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural. ( ) O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura. ( ) Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações. ( ) Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua história, têm uma visão mais aprimorada da realidade. ( ) A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.


Escolha uma:

a. V,F,V,F,V

b. F,F,F,V,V

c. V,V,V,F,V

d. F,F,V,F,F 

e. F,F,V,V,V

O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:


Escolha uma:

a. O avanço das telecomunicações, da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais 

b. As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas ocorrem da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

c. A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.

d. O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo assim as empresas estatais.

Um dos grandes desafios da moderna gestão de pessoas é atrair e manter uma força de trabalho com competências alinhadas às estratégias organizacionais. Para lidar com esse desafio, as organizações implantam modelos de gestão de pessoas articulados por competências. Para isso: A direção das empresas deve definir, com clareza, as competências organizacionais necessárias à realização de suas estratégias e à obtenção de vantagem competitiva. Essas competências organizacionais devem ser desdobradas em perfis de competências para os cargos das empresas.


Escolha uma:

a. Cargos devem apresentar as competências necessárias em sua descrição. 

b. Gestão por Competências é uma forma moderna de lidar com pessoas.

c. Há competências organizacionais, além das pessoais

d. Competências e estratégias são coisas completamente diferentes e não podem estar atreladas.

KLS GESTÃO DE PESSOAS - RESPOSTAS


1 UNIDADE - 3 SESSÃO

Assinale a alternativa que identifica uma empresa que valoriza e cuida de seus talentos:


Escolha uma:

a. Empresas com uma cultura mecanicista, em que se acredita que seus colaboradores exercem o papel de máquinas.

b. Empresas que acreditam que a valorização das pessoas vem depois dos lucros.

c. Empresas que têm controles rígidos sobre os funcionários, em termos de horários, produtividade e resultados.

d. Empresas que estão atentas às necessidades específicas de seus colaboradores e os engajam, desenvolvendo e potencializando o que cada um tem de melhor. 


No Brasil, dois atletas se destacaram muito e eram de esportes diferentes. Pelé tinha talento para enxergar a jogada, e Oscar, para fazer cestas. No entanto, nada teria acontecido se ambos não tivessem se desenvolvido em sucessivos treinos e jogadas. Essa afirmação é:


Escolha uma opção:

Verdadeiro 

Falso

O conhecimento tácito é fruto de aprendizado e experiência de vida, além de é um gerador de diferencial para o profissional. Esta afirmação é:


Escolha uma:

a. Falsa

b. Verdadeira 


O conhecimento é diferente de informação, pois se ancora em crença e compromissos.

Escolha uma:

a. Verdadeira 

b. Falsa

Na era da informação, é crescente a importância do capital intelectual da organização, no qual se insere o denominado capital humano, constituído com os talentos, as competências, a experiência das pessoas. Enquanto o capital físico se desgasta, se deteriora, o conhecimento se valoriza e sedimenta a cada dia. Esta afirmação é:

Escolha uma:

a. Verdadeira 

b. Falsa

O conhecimento, a habilidade e a capacidade dos indivíduos que têm valor econômico para a organização são denominados Capital:

Escolha uma:

a. Humano.

b. Social.

c. Intelectual. 

d. Operacional.

e. Técnico.


Na era da informação, das mudanças que ocorrem nas empresas, principalmente as culturais e comportamentais, é fundamental a gestão de talentos. Além disso, o foco da gestão de pessoas identifica a pessoa como capital humano e parceiro da organização.


NÃO atende ao conceito de gestão de pessoas a empresa que:

Escolha uma:

a. Demonstra preocupação com resultados.

b. Dá ênfase à ética e à responsabilidade.

c. Prioriza colaboradores agrupados em equipes.

d. Dá ênfase à especialização. 

e. Valoriza inteligência e talento.

KLS GESTÃO DE PESSOAS - RESPOSTAS

1 UNIDADE - 4 SESSÃO


A cultura organizacional pode ser tratada como uma variável. De acordo com Schein, a organização integra elementos formais e informais. Por elemento formal entende-se:


Escolha uma:

a. A cultura dos parceiros externos.

b. A subcultura não oficial da organização.

c. Subculturas dos membros da organização.

d. Visões de mundo dos membros da organização.

e. A cultura oficial da organização. 



O sistema de valores compartilhados pelos membros da organização e o conjunto de características-chave que a instituição valoriza e que a diferencia das demais é conhecido como cultura organizacional.

Escolha uma opção:

Verdadeiro 

Falso



Schermerhorn et al. (1999) afirmam que, para que a gestão ligada à diversidade seja realmente efetiva, a empresa deve: focar em obter o melhor talento possível; desenvolver plano de carreira para todos os funcionários; prover monitoramento de carreira por grupos de diversidade; promover minorias para posições de responsabilidade; atribuir aos gerentes a responsabilidade pelas metas da diversidade; introduzir diversidade na alta gerência.

Escolha uma opção:

Verdadeiro 

Falso



A mudança cultural nas organizações públicas é um processo contínuo e paulatino, pois há aspectos objetivos e subjetivos da cultura que sofrem transformações e demandam tempo para sedimentação nas mentes das pessoas e nas práticas sociais.

Escolha uma:

a. Verdadeiro 

b. Falso



O conhecimento prévio da cultura organizacional para ingresso em uma organização é fator importante para:

Escolha uma:

a. Preparar o movimento de formação de grupos internos para reformulação dos princípios vigentes.

b. Permitir reflexão sobre a decisão de trabalhar em setores e empresas compatíveis com suas aptidões e valores pessoais. 

c. Acumular experiência com vistas à busca de outra colocação no mercado de trabalho.

d. Compatibilizar seus interesses pessoais com a sua remuneração futura.

e. Possibilitar a realização imediata de suas expectativas sobre trabalho, colegas e superiores hierárquicos.



A cultura organizacional compreende a estrutura, os processos e as pessoas de uma organização, interferindo de forma determinante no seu desempenho.

Escolha uma:

a. Falso

b. Verdadeiro 


Dadas as afirmativas sobre a percepção do comportamento organizacional, analise:
I. A percepção é o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais visando dar significado a seu ambiente. 
II. Nas organizações, as percepções dos indivíduos se distorcem devido a estereótipos. 
III. É necessário um líder para que todos tenham a mesma percepção no ambiente de trabalho. 
IV. A percepção não influi na forma como se descrevem as situações da organização. 
V. As limitações fisiológicas e as restrições culturais e ambientais são fontes de variação perceptiva. Verifica-se que está incorreto o que se apresenta em:


Escolha uma:

a. III e IV, apenas. 

b. III e V, apenas.

c. II e III, apenas.

d. IV e V, apenas.

e. I e II, apenas.

Para ter talento, a pessoa precisa ter algum diferencial que a valorize. Entre os aspectos referentes a talento, indicados a seguir, podemos afirmar que:

 

I. Conhecimento: constitui o resultado de aprender a aprender, aprender continuamente e aumentar continuamente o conhecimento.
II. Remuneração: possibilita que as competências e habilidades sejam descobertas e valorizadas.
III. Habilidade: significa utilizar e aplicar o conhecimento para resolver problemas ou criar coisas novas.
IV. Competência: permite alcançar e superar metas e resultados, agregar valor e abastecer o espírito empreendedor.
V. Planejamento: proporciona que as pessoas sejam capacitadas e se tornem inteligentes.

Estão corretos apenas:



Escolha uma:

a. I, II e III.

b. III, IV e V.

c. II, III e V.

d. I, II e IV.

e. I, III e IV. 


O desempenho da gestão de pessoas pode ser melhorado tendo em vista o resultado alcançado. No que tange à gestão de pessoas, é possível mensurar aspectos como:


Escolha uma:

a. Compromisso com os clientes.

b. Qualidade dos fornecedores.

c. Desperdícios.

d. Índice de absenteísmo. 

e. Expectativas dos clientes.


A importância do planejamento nas organizações fundamenta-se no fato de atingir seus objetivos abrangendo a integração parcial dos gestores e colaboradores. Com a finalidade de alcançar projetos, metas e planos no presente, abrangendo e totalizando o progresso no futuro. O planejamento é peça-chave para o crescimento de uma empresa, pois o mesmo reflete aspectos positivos e lucrativos, objetivando grandes chances de crescimento. O planejamento é uma função administrativa que possibilita, exceto:


Escolha uma:

a. Aumentar o foco e a flexibilidade. 

b. Melhorar a coordenação.

c. Melhorar o controle administrativo.

d. Sistemas Operacionais Windows e Linux podem executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo.

e. Antecipar os problemas e antecipar as oportunidades.

Julgue as assertivas sobre competência individual e marque a opção falsa:

Escolha uma:

a. A competência individual é um conceito com duas dimensões: i) estoque de conhecimentos, habilidades e atitudes a montante; ii) entrega do estoque a jusante.

b. Trabalhos mais sofisticados requerem indivíduos de maior competência.

c. A maior complexidade da entrega e exercício de competências é diretamente proporcional ao valor que o profissional agrega ao negócio.

d. Atividades nas quais o conhecimento está mais formalizado necessitam de indivíduos atuando em maior grau de complexidade. 

e. Profissionais atuando em posições de maior complexidade necessitam exercitar competências em grau mais pleno