Pequeno texto que represente a importância da valorização das diferentes culturas no Brasil

A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população.

O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.
Esse é um tema de extrema importância e deve ser abordado em sala de aula, pois os alunos devem ter conhecimento da diversidade cultural do país e saberem a origem de festas folclóricas, culinária, crenças e todos os tipos de manifestações culturais, fortalecendo ainda mais o processo de valorização dos costumes locais, contrapondo a tentativa de unificação de uma cultura de massa imposta pelos meios de comunicação.

Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.

Deve-se esclarecer o conceito de cultura e citar os principais elementos que configuram a cultura de um determinado local. Questione os alunos sobre os aspectos culturais do Brasil e os principais povos responsáveis pela disseminação cultural.

Feito isso, divida a turma em cinco grupos, sendo cada um responsável por uma Região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul), onde aspectos culturais de cada Região deverão ser pesquisados. Os alunos deverão realizar estudos sobre a culinária típica, danças, festas populares, manifestações religiosas, de forma que o potencial de cada grupo seja explorado ao máximo.

Posteriormente, promova apresentações dos grupos, abordando as principais manifestações culturais e os povos responsáveis pela propagação cultural de cada região pesquisada. Se possível apresente vídeos das atividades realizadas.
Após as apresentações reúna os trabalhos de cada grupo e monte uma revista, de forma que os alunos tenham material sobre a cultura brasileira, e o que é mais importante, produzido por eles mesmos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

A diversidade cultural no Brasil é representada pelas inúmeras tradições, manifestações religiosas e artísticas, culinária, crenças e costumes, dos diferentes grupos de indivíduos nas diferentes regiões brasileiras.

Devido à extensão territorial e ao processo de povoamento com povos de diferentes origens, o Brasil é um país com imensa diversidade cultural.

Pequeno texto que represente a importância da valorização das diferentes culturas no Brasil
Frevo, dança tradicional do estado de Pernambuco.

A origem da formação cultural brasileira está ligada, sobretudo, aos indígenas, aos negros escravizados e aos imigrantes europeus.

O primeiro imigrante foi o colonizador português e ao longo dos séculos seguintes, outras nacionalidades também tiveram destaque na migração brasileira, como os italianos, alemães, japoneses e poloneses.

De norte a sul, as tradições, as festas, os rituais e a alimentação variam de maneira significativa. As manifestações culturais são influenciados também pelas características locais, como o clima e a vegetação e os aspectos sociais e econômicos.

Entre as regiões do país existem diferenças bastante significativas da formação cultural, mas mesmo dentro de uma região ou estado é possível encontrar grande diversidade de tradições e manifestações culturais.

A cultura dos mais variados grupos no Brasil é elemento de identificação, é o que forma os indivíduos que pensam, sentem e agem em seus círculos sociais.

São as manifestações culturais que fornecem identidade e contam a história de um país, por isso, sua preservação é muito importante.

Para que a cultura de um país seja preservada é preciso que se criem políticas públicas de valorização e reconhecimento das tradições e também que esses temas sejam incluídos nos currículos escolares.

Saiba mais sobre diversidade cultural e cultura afro-brasileira.

Diversidade cultural nas regiões do Brasil

Veja a seguir, um pouco da cultura, das tradições e da culinária em cada região do Brasil:

Norte

Na região norte acontecem dois importantes eventos culturais: o Festival de Parintins no Amazonas e o Círio de Nazaré em Belém do Pará.

O Festival de Parintins conta com apresentações semelhantes ao carnaval, com fantasias, alegorias e enredo e acontece uma competição entre o boi caprichoso e o boi garantido.

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa cristã de devoção à Nossa Senhora de Nazaré e reúne cerca de 2 milhões de pessoas.

Nessa região, a culinária apresenta forte influência indígena, sobretudo na utilização do peixe e da mandioca. Também são pratos típicos dessa região a carne de sol, o jambu e o tucupi (caldo de mandioca cozido).

Pequeno texto que represente a importância da valorização das diferentes culturas no Brasil
Festival de Parintins.

Saiba mais sobre a cultura indígena.

Nordeste

No nordeste, uma das manifestações artísticas mais tradicionais é a literatura de cordel, que é um gênero literário produzido em versos. Os textos são escritos em folhetos e pendurados em cordas nas apresentações, por isso o nome "cordel".

Saiba mais sobre literatura de cordel.

Outras tradições famosas dessa região são o maracatu, o bumba meu boi, o carnaval, a capoeira, o frevo, o coco, a ciranda, a festa de Iemanjá, a marujada e a lavagem das escadarias do Bonfim.

Os pratos típicos da região são: acarajé, vatapá, caruru, sarapatel, carne de sol, bolo de fubá, arroz doce, canjica, buchada de bode, tapioca, pamonha, feijão verde e cocada.

Pequeno texto que represente a importância da valorização das diferentes culturas no Brasil
Literatura de cordel.

Saiba mais sobre o frevo.

Centro oeste

O centro-oeste é uma região de grande diversidade devido às influências de outros estados, de povos indígenas e até mesmo de outros países como a Bolívia e o Paraguai.

Nessa região, algumas das manifestações culturais famosas são a cavalhada, o fogaréu e o cururu. E dentre os pratos típicos estão o arroz com pequi, o angu, o arroz boliviano o cural e os peixes do pantanal.

Pequeno texto que represente a importância da valorização das diferentes culturas no Brasil
Procissão do Fogaréu.

Sudeste

No sudeste, algumas das tradições são as festas do divino, o carnaval, o bumba meu boi, o peão boiadeiro, o samba de lenço, o caiapó, a dança de velhos, a folia de reis e o jongo.

Os pratos típicos dessa região são o cuscuz paulista, aipim frito, moqueca capixaba, pão de queijo, feijoada, tutu de feijão, feijão tropeiro, queijo minas, farofa e bolinho de bacalhau.

Pequeno texto que represente a importância da valorização das diferentes culturas no Brasil
Folia de reis.

Saiba mais sobre o carnaval.

Sul

O sul tem diversas manifestações culturais relacionadas aos imigrantes europeus, principalmente alemães, italianos e japoneses.

Os grupos descendentes desses imigrantes preservam práticas culturais de dança, culinária e também na arquitetura. É comum encontrar cidades inteiras construídas em estilo alemão, por exemplo.

No que se refere a culinária, destacam-se o chimarrão, especialmente no Rio Grande do Sul, o pirão de peixe, o barreado (carne cozida em panela de barro) e a produção de vinho.

Pequeno texto que represente a importância da valorização das diferentes culturas no Brasil

Veja também o significado de cultura popular, folclore brasileiro, cultura e do Dia da Bandeira do Brasil.

Qual é a importância da valorização das diferentes culturas do Brasil?

A diversidade de culturas é vital para um saudável dinamismo cultural. Diversidade demanda respeito, pois a diversidade cultural é uma realidade presente em nosso país. Portanto, temos de ter uma atitude de respeito e de aceitação em relação às representações culturais.

Qual a importância de valorizar as diferentes culturas?

Ajuda a dissipar estereótipos negativos e preconceitos pessoais sobre diferentes grupos. Além disso, a diversidade cultural ajuda-nos a reconhecer e a respeitar “formas de ser” que não são necessariamente nossas.

Qual a importância da cultura para o Brasil?

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

O que é valorização da cultura brasileira?

O respeito às raízes, a compreensão do nosso passado e a valorização da nossa história nos forma como povo capaz de refletir e construir a própria trajetória.