Perda de líquido no início da gravidez

O líquido amniótico está presente na placenta e protege o bebê contra infecções, além de ser importante para a formação de seus órgãos. Por isso, o líquido amniótico baixo na gravidez pode causar sérios problemas ao desenvolvimento da criança.

Leia também:

Entenda os riscos do líquido amniótico aumentado

Sangramento nasal na gravidez: entenda o que pode ser

Cálcio na gravidez: descubra qual é a importância

Ao tomar o líquido –composto de nutrientes, hormônios e citocinas–, o feto vai completando o desenvolvimento dos pulmões e do sistema digestório. É ele também que permite a movimentação no ventre materno, o que faz com que o bebê desenvolva ossos e músculos.

Baixo líquido amniótico: oligoidrâmnio

O nome do quadro em que a mãe apresenta nível reduzido de líquido amniótico é oligoidrâmnio.

O quadro costuma ocorrer a partir de 13, 14 semanas de gestação, podendo acontecer até o final dela, mas é mais frequente no último trimestre. A perda de líquido amniótico não apresenta sintomas específicos, por isso a melhor forma de diagnosticar é por meio dos ultrassons realizados nas consultas de pré-natal.

Causas

Como o líquido é composto 99% da urina do feto, quando seu nível está reduzido, pode ser um indício de alguma má-formação renal do bebê.

Outra possibilidade é que a mãe sofra de hipertensão arterial. Quando a mulher tem pressão alta, é menor o volume de sangue que chega à placenta, e consequentemente de oxigênio. Nessa situação, o bebê prioriza o envio de oxigênio para áreas como o cérebro e o cordão umbilical. Ao mandar menos oxigênio para os rins, a produção de urina cai e, por consequência, a de líquido amniótico.

Com a pressão arterial regularizada, a tendência é que a produção de líquido amniótico se regularize. Vale dizer ainda que, à medida que a gravidez se encaminha para o fim, é natural que o volume de líquido vá diminuindo gradualmente.

“Uma indicação para tentar contornar o problema –dependendo da sua causa– é aumentar a hidratação da mãe”, explica o ginecologista e obstetra Ricardo Tedesco, membro da Comissão Nacional Especializada de Assistência ao Parto, Puerpério e Aborto da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

*O especialista consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.

O que fazer se estiver a perder líquido amniótico?

O líquido amniótico tem um papel muito importante no desenvolvimento fetal. Protege o bebé contra choques e movimentos bruscos, mantém a temperatura constante dentro do útero, protegendo-o da perda de calor, contribui para a formação do sistema digestivo e respiratório, entre outras funções.

A perda de líquido amniótico, de forma ligeira ou abundante, pode dever-se a rutura da bolsa de águas ou das membranas que envolvem o feto. Por vezes, a perda de urina pode ser confundida com a perda de líquido amniótico sendo recomendada a observação pelo obstetra para garantir que não há complicações.

O que fazer se estiver a perder líquido amniótico?

A perda de líquido amniótico antes do terceiro trimestre da gestação levanta duas grandes preocupações: o adequado desenvolvimento dos pulmões do bebé e o parto prematuro. Nestes casos, será observada mais vezes pelo obstetra sendo aconselhável beber muita água, para se manter bem hidratada e repousar.

Quando a perda se dá ao longo do terceiro trimestre, será observada regularmente para avaliação do bem-estar fetal.  A partir das 34-36 semanas, o bebé ganha peso, ocupa mais espaço no útero e a quantidade de líquido amniótico começa a diminuir gradualmente, até ao nascimento. Se lhe parecer que o seu bebé se mexe menos, consulte de imediato o obstetra.

O que pode causar a perda de líquido amniótico?

As causas da redução do volume de líquido amniótico nem sempre são conhecidas, mas existem alguns fatores que podem estar na sua origem:

  • Desidratação materna;
  • Ruptura da bolsa de águas;
  • Menor produção de urina pelo bebé provocada por complicações da placenta que deixa de fornecer os nutrientes e sangue em quantidades adequadas;
  • Malformações fetais que interfiram na regular produção de urina;
  • Síndrome da transfusão fetal em gravidez de gémeos, quando um bebé recebe menos sangue e nutrientes que o outro, ficando, também, com menos líquido amniótico;
  • Medicamentos que interfiram na produção normal de líquido amniótico.

Como saber se está a perder líquido amniótico?

Como é perda de líquido no início da gravidez?

Os principais sintomas e sinais de perda de líquido amniótico incluem: A calcinha fica molhada, mas o líquido não tem cheiro, nem cor; A calcinha fica molhada mais de 1 vez ao dia; Diminuição dos movimentos do bebê no útero, quando já houve uma perda maior de líquido.

Como saber se é perda de líquido ou corrimento?

O líquido tem um cheiro peculiar, mas a urina ou o corrimento vaginal podem ter odor mais forte. O fluxo de vazamento não pára tão rapidamente quanto a urina. Você pode usar um absorvente para verificar esses aspectos.

O que causa a perda de líquido na gravidez?

A causa mais comum é a rotura da bolsa amniótica. Quando a bolsa rompe é como um balão furado, mesmo que mais líquido seja produzido ele escoa pelo buraco na bolsa. Dessa forma a quantidade de líquido dentro da bolsa dica diminuída.

Quando se preocupar com perda de líquido na gravidez?

É através de exames de ultrassonografia que é possível verificar a quantidade de líquido amniótico na bolsa e monitorar os riscos para o bebê. Em alguns casos, ao observar a baixa de líquido no terceiro trimestre, o médico pode optar pelo parto e deixar que o bebê termine de se desenvolver do lado de fora.