Pode colocar a forma de silicone direto no forno?

Índice:

  1. Como usar forma de silicone no forno do fogão?
  2. Quanto tempo demora para assar um bolo na forma de silicone?
  3. Como desenformar um bolo em forma de silicone?
  4. Como usar formas de silicone no forno elétrico?
  5. Como fazer para não queimar o bolo na forma de silicone?
  6. Pode desenformar o bolo quente da forma de silicone?
  7. O que passar na forma de silicone para o bolo não grudar?
  8. Porque o silicone não queima?
  9. Como untar forma de silicone para cupcake?

Por conta disso, o ideal é colocar a forma de silicone em cima de uma assadeira de aço, alumínio ou inox, antes de levar ao forno, pois isso é a garantia de mais firmeza e evita que a forma dobre e derrame a massa do bolo dentro do forno.

Quanto tempo demora para assar um bolo na forma de silicone?

Unte a forma de silicone com manteiga e coloque para assar por aproximadamente 40 minutos em forno médio.

Como desenformar um bolo em forma de silicone?

A dica é deixar a forma esfriar completamente para desenformar a massa. Esse processo pode levar algum tempo, portanto é preciso ter paciência. Nunca utilize facas para soltar o bolo da forma. Se for realmente necessário, recorra às espátulas de silicone.

Como usar formas de silicone no forno elétrico?

Quando for utilizar a forma no forno convencional ou elétrico, levar ao forno sempre sobre uma forma de metal embaixo. preferencialmente na maior distância do queimador); Controle o tempo/temperatura de preparo deve ser inferior aos das formas tradicionais; Para desenformar, espere o alimento ficar frio.

Como fazer para não queimar o bolo na forma de silicone?

Sabendo quantos graus a sua forma resiste, é só manter a temperatura do forno abaixo dela quando for assar. Como a maioria dos bolos, pães e pudins não é assada a muito mais de 200 graus, é bem seguro usar a forma de silicone no forno do seu fogão convencional.

Pode desenformar o bolo quente da forma de silicone?

A dica é deixar a forma esfriar completamente para desenformar a massa. Esse processo pode levar algum tempo, portanto é preciso ter paciência. Nunca utilize facas para soltar o bolo da forma.

O que passar na forma de silicone para o bolo não grudar?

Em geral, a forma de silicone não precisa untar, pois ela é um material macio. Apenas nos primeiros usos, a maioria dos fabricantes recomendam untar com um pouco de óleo para facilitar na hora de desenformar. Outra maneira de usar sua forma de silicone é colocar papel manteiga para forrar a forma.

Porque o silicone não queima?

São totalmente antiaderentes, com superfície mais confiável do que outros revestimentos. Têm microporos que distribuem melhor o calor, evitando que os cozinhados queimem de um lado só.

Como untar forma de silicone para cupcake?

Untar ou não untar a forma de silicone? Os fabricantes em geral recomendam untar nas primeiras utilizações com óleo, para o caso de colocar a massa direto na forma. Em seguida, não é preciso untar mais. Para cupcake, o ideal é usar as forminhas de papel sempre.

Leia também

  • Como chama aquele negócio que coloca em cima do bolo?
  • Onde fica esquimó?
  • Qual melhor fruto do mar?
  • Qual é o Moranguinho?
  • O que quer dizer Rá-tim-bum No parabéns?
  • Qual a melhor faca artesanal para churrasco?
  • Onde se come bem na Madeira?
  • O que significado palavra pirua?
  • Onde encontrar geladeira barato?
  • O que escurece as partes íntimas?

Tópicos populares

  • Tem corvina de água doce?
  • Quantas fatias rende bolo quadrado?
  • Como se descasca maxixe?
  • O quê Mixto?
  • Como fazer sabonete 100% natural?
  • Como calcular quantidade de comida para coffee break?
  • Que parte do boi E a carne de sol?
  • Porque o sabonete artesanal ficou mole?
  • Qual melhor cobertura de sorvete?
  • Como fazer tag personalizado grátis?

Formas de silicone são antiaderentes, têm cores vivas, formatos inusitados (além dos básicos) e são baratas. Veja neste artigo como usar forma de silicone na confeitaria.

Formas de silicone para bolos, pudins, muffins, cupcakes ou outros doces conquistaram o gosto e as cozinhas de muita gente por serem fáceis de usar, de lavar e de guardar. São leves, flexíveis e não ocupam muito espaço nos armários.

Mas muita gente tem dúvida sobre como usar, sendo a principal delas: forma de silicone precisa untar?

Neste artigo reunimos todas as respostas e nossas melhores dicas para você aproveitar ao máximo suas formas de silicone.

Pode colocar a forma de silicone direto no forno?

O que você vai ver neste artigo:

Como usar forma de silicone para fazer bolos e outros alimentos

A forma de silicone é usada da mesma maneira que uma forma de metal.

Você unta (veja abaixo), coloca a massa sem encher muito, e leva ao forno.

Um problema que muita gente tem quando usa forma de silicone pela primeira vez é que ela é muito flexível. Assim, ao colocar a massa do bolo na forma, pode ser difícil transportar da bancada para o forno, sem derramar a massa.

Para não ter qualquer problema ou desastre na cozinha, coloque a forma de silicone em uma assadeira de metal (ou de vidro caso o forno seja o de micro-ondas). Com este apoio fica muito mais fácil lidar com a forma de silicone, principalmente ao levar e tirar do forno.

Outro ponto importante é que você deve deixar o bolo esfriar completamente antes de desenformar. Dessa forma, fica bem fácil tirar o bolo da forma sem quebrar.

Leia também: dicas para iniciantes na cozinha

Pode colocar a forma de silicone direto no forno?
Formas diversas de silicone

O que pode ser assado na forma de silicone?

Você pode assar bolos, pudins, pães, muffins, cupcakes, ou outros doces na forma de silicone.

Eu particularmente gosto das formas pequenas, para muffins ou cupcakes, e tenho algumas que sempre uso.

Outra razão para usar uma forma de silicone é que existem modelos que você não acharia em outro material. Rosa, coração, dinossauro, flores, estrela, … Procurando você encontra qualquer coisa!

Assim, mesmo quem não tem intenção de trocar as formas de metal pelas de silicone, pode querer usar uma de vez de em quando.

Veja aqui alguns modelos de formas de silicone

Forma de silicone precisa untar?

É certo que o bolo sairá da forma de silicone com muito mais facilidade do que de uma forma de alumínio, ou mesmo de teflon. Mas se você aplicar uma camada fina de gordura (qualquer tipo) na forma, vai tornar o processo ainda mais rápido.

Em geral, não é preciso untar formas de silicone. Alguns fabricantes, no entanto, recomendam que se unte a forma com um pouco de óleo ou manteiga nos primeiros usos. Já a partir da terceira fornada, não é preciso mais untar.

Outro ponto a considerar é que se a forma tiver um desenho muito intrincado, é mais provável que o alimento vai grudar em algum cantinho, por isso uma untada geral será recomendada. Nos casos das formas muito detalhadas, opte por um spray antiaderente.

De qualquer forma, na minha experiência, passar uma camada fininha de gordura na forma de silicone ajuda na hora de lavar. Isso porque ficam menos resíduos na forma quando você desenforma, facilitando o processo de limpeza.

Leia também: como fazer pão de ló

Forma de silicone pode ir ao forno convencional?

Sim, as formas de silicone são resistentes ao calor de até 220 ou 240 graus.

Você precisa consultar a embalagem da sua forma para saber qual é a faixa de temperatura a que ela é resistente. Por exemplo, na forma abaixo, a temperatura mínima é de – 40° e a máxima de 240°.

Pode colocar a forma de silicone direto no forno?
Temperatura mínima e máxima de uma forma de silicone

Sabendo quantos graus a sua forma resiste, é só manter a temperatura do forno abaixo dela quando for assar.

Como a maioria dos bolos, pães e pudins não é assada a muito mais de 200 graus, é bem seguro usar a forma de silicone no forno do seu fogão convencional.

Não se esqueça da dica de colocar a forma de silicone em uma forma de metal para facilitar o manuseio.

Forma de silicone pode ir no forno de micro-ondas?

Da mesma forma que o forno convencional, a forma de silicone pode ser usada no forno de micro-ondas sem problemas. Todos os fabricantes afirmam isso.

Neste caso, no lugar da assadeira de metal para dar apoio à forma de silicone, use o próprio prato de vidro do forno de micro-ondas.

Leia também: eletro portáteis que não podem faltar na cozinha

Pode usar forma de silicone na air fryer?

A fritadeira elétrica airfryer normalmente atinge uma temperatura máxima de 200 graus. As formas de silicone geralmente aguentam temperaturas de até 220 ou mesmo 240 graus (confira na embalagem a temperatura máxima).

Assim, formas de silicones podem ser usadas na air fryer da mesma forma que formas de outros materiais.

Vantagens da forma de silicone

São várias as vantagens das formas de silicone.

  • Fácil de desenformar: uma das grandes vantagens das formas de silicone é que elas são mais antiaderentes que outras formas (tipo revestidas de teflon) e assim é muito fácil retirar o alimento da forma sem grudar ou despedaçar.
  • Fácil de lavar: como o material é flexível, dá para dobrar e virar a forma para limpar até o cantinho mais difícil. Além disso, o silicone não enferruja nem estraga com o contato de água ou detergente. É aconselhável lavar a forma de silicone com esponja macia, para evitar furar ou rasgar. A forma de silicone pode também ser lavada na máquina.
  • Durável: elas não ficam riscadas, ou não perdem a camada antiaderente com o tempo, como acontece com outros materiais. Também não quebram, nem se deformam. O que pode acontecer com a forma de silicone é rasgar, mas para isso: (1) o silicone é de má qualidade ou (2) você usou uma faca ou material cortante que não deveria ter usado.
  • Não ocupa muito espaço: em comparação com as formas de metal, as formas de silicone ocupam menos espaço nas gavetas ou armários. Como o silicone é um material flexível, a forma pode ser dobrada ou “amassada” para guardar. Não se aconselha, no entanto, a dobrar demais o material para não perder a forma.
  • Múltiplos usos: as formas de silicone vão do forno ao freezer sem se deformar.

Pode colocar a forma de silicone direto no forno?
Formas de silicone para cupcakes

Desvantagens da forma de silicone

  • Não pode ser usada sobre chama direta: o silicone derrete se colocado sobre a chama do fogão, ou em uma churrasqueira, por exemplo. Como afirmado anteriormente, a forma de silicone suporta calor até uma certa temperatura (220 ou 240 graus), acima disso pode se desintegrar.
  • Cuidado com o uso: para garantir a durabilidade da forma de silicone, não se deve usar utensílios de metal, especialmente facas, na hora de lidar com o material. Nada de passar aquela faquinha em volta do bolo para desenformar! Você pode furar sua linda forma sem querer.
  • Flexibilidade: como a forma é bem molenga, ela não é muito fácil de carregar ou manejar quando está cheia de massa. Por isso, é recomendado colocar uma assadeira de metal por baixo, para dar estabilidade. Isso é recomendado especialmente para formas de bolo e pudins grandes.

Precisando se organizar na cozinha? Conheça e baixe grátis nosso kit de planejamento de cardápio semanal, com listas de compras, planilhas, alimentos da estação e muito mais. Clique aqui para baixar o seu. É grátis

Para limpar completamente a forma de silicone, não tem segredo:

  1. Retire todos os restos de alimento que possam ter ficado na forma. Se necessário, deixe de molho por alguns minutos.
  2. Lave com água e detergente, usando uma esponja macia. Jamais use produtos abrasivos, palha de aço, etc.
  3. Seque bem antes de guardar.

Como guardar formas de silicone

As formas de silicone ocupam menos espaço nas gavetas ou armários por serem flexíveis.

É bom notar, no entanto, que o ideal não é deixá-las muito amassadas ou com objetos pesados por cima, para não deformar.

O ideal, para quem tem espaço, é guardar as formas de silicone em uma caixa de plástico, dessas usadas para organizar ambientes. Assim, você garante que durarão por muitos anos.

Forma de silicone faz mal para a saúde?

Com tanta preocupação em torno do teflon, material antiaderente usado em panelas e formas, muita gente se pergunta se o silicone é seguro, ou se faz mal para a saúde.

A boa notícia é que, pelo menos em alguns países, as autoridades sanitárias consideram que formas e utensílios de silicone são seguros, uma vez que o silicone é considerado um elemento neutro.

Por não liberar substâncias tóxicas no alimento, é considerado seguro e não representaria risco para a saúde.

Segundo a autoridade de saúde do Canadá: “Não há riscos para a saúde conhecidos associados ao uso de panelas ou outros utensílios de silicone. A borracha de silicone não reage com alimentos ou bebidas, nem produz gases perigosos” (tradução livre do inglês).

Procurando estudos que dão suporte à esta tese, não encontrei muita informação pela internet afora.

É bom lembrar também que nem todas as formas de silicone são da mesma qualidade. Aí é que mora o perigo!

As formas de silicones são feitas 100% de silicone?

Pelo que pude pesquisar (não tenho formação em química ou segurança alimentar), a forma de baixa qualidade não é feita 100% de silicone, mas tem “enchimentos” que, ao contrário do silicone puro, liberam odores e outras substâncias tóxicas.

Esses “enchimentos” são produtos químicos que podem incluir os chamados ftalatos, BPA, BPS e outros elementos que fazem mal à saúde.

Para saber se sua forma é de boa qualidade, você pode testar de duas maneiras.

Uma delas é colocando a forma no forno, respeitando a temperatura máxima (geralmente 220 graus) declarada pelo fabricante. Se você sentir um cheiro qualquer, desconfie da forma, já que o silicone não deve liberar cheiro nenhum.

Pode colocar a forma de silicone direto no forno?
teste do silicone – este é dos bons!

Outro teste para ver se a forma de silicone é de boa qualidade que é muito divulgado na internet é torcer um pedaço dela. Se a cor permanecer a mesma, indica que o silicone não tem enchimento. Se o local ficar esbranquiçado, o silicone não é de tão boa qualidade.

De qualquer jeito, me parece que as vantagens do silicone são maiores que as desvantagens e, embora não haja 100% de consenso afirmando que formas de silicone não fazem mal à saúde, também não há estudos que afirmam que faça.

Assim, eu uso formas de silicones para assar, sempre buscando produtos de boa qualidade.

Leia também: livros de culinária que todo mundo deveria ter em casa

E você, gosta de forma de silicone ou prefere as tradicionais? Se tiver dicas para compartilhar de como usar forma de silicone, deixe nos comentários!

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Precisa colocar a forma de silicone direto no forno?

As formas de silicone podem ir ao forno sim, seja a gás, elétrico e até em micro-ondas. Elas são super resistentes e aguentam temperaturas desde -40 graus à 220 graus. Por isso também podem sair direto do forno e ir para geladeira, sem troca de recipiente.

Como usar forma de silicone no forno do fogão?

Por conta disso, o ideal é colocar a forma de silicone em cima de uma assadeira de aço, alumínio ou inox, antes de levar ao forno, pois isso é a garantia de mais firmeza e evita que a forma dobre e derrame a massa do bolo dentro do forno.

Quanto tempo forma de silicone pode ficar no forno?

Apesar de parecerem frágeis, as formas são muito resistentes, o silicone tem vida útil de pelo menos 10 anos e suporta altíssimas e baixíssimas temperaturas: de -45 a +145°C. Ou seja, não precisa ter medo, você pode colocar sua forma de silicone no forno convencional, micro-ondas, forno elétrico e até mesmo no freezer!

É preciso untar forma de silicone?

Afinal, para usar forma de silicone precisa untar? A maior dúvida dentre aqueles que têm interesse em adquirir uma forma de silicone é se o instrumento necessita ser untado como as clássicas assadeiras de alumínio. A resposta para essa questão é que, para os primeiros usos, você precisa untar a forma de silicone, sim.