Pode comer chocolate no resguardo de cesárea

Tomar cuidados com a alimentação durante e após a gravidez é importante tanto para a saúde da mãe quanto do bebê. O puerpério, para quem não sabe, é um período de adaptação que se estende de 42 a 60 dias após o parto e requer uma maior atenção para que a mulher (principalmente quem passou por uma cesariana) se recupere de forma saudável. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Natália Vignoli, especializada em Nutrição Materna e Infantil, que falou sobre os alimentos que devem ser evitados nessa etapa de resguardo de cesárea.

Como deve ser a alimentação durante o resguardo de cesárea?

Para que a recuperação após o parto cesárea ocorra bem, é muito importante montar uma dieta balanceada com um nutricionista. Além de ter uma alimentação mais natural, com legumes, verduras, frutas e carnes magras, por exemplo, é muito importante evitar certas comidas que causam desconforto ou dificultam o processo de cicatrização. A nutricionista Natália Vignoli deu ótimas dicas para não cometer erros nesse período:

Evite alimentos remosos que atrapalham a cicatrização

A primeira dica para amenizar o período de puerpério é evitar alimentos remosos (como carnes muito gordurosas e frutos do mar), industrializados e frituras em excesso. Esse tipo de comida, além de prejudicar o processo de cicatrização do corte da cesárea, pode causar desconfortos no bebê - levando em conta que os nutrientes ingeridos passam para o leite produzido durante a amamentação.

Não coma alimentos que possam fermentar no organismo

De acordo com a nutricionista Natália Vignoli, uma dica importante é evitar alimentos que possam causar gases e, consequentemente, desconfortos maiores na região abdominal. "Com relação ao parto cesárea, acho que o melhor é evitar alimentos que acabem fermentando no organismo, principalmente por uma questão de desconforto. Depois da cesárea, a mulher recebe pontos e ocorre uma certa dor na região. Por isso, o ideal é evitar alimentos como brócolis, feijão, couve, batata-doce e nabo. Enfim, os que geram mais gases devem ser evitados para não ocorrer uma distensão abdominal. Mas, caso a mulher não tenha esse tipo de sensibilidade e digere bem os alimentos, talvez não haja essa necessidade", explica.

Evite bebidas alcoólicas e café em excesso

Durante o puerpério e todo o período de amamentação, é muito importante levar em conta que os alimentos consumidos refletem diretamente na produção do leite materno. A nutricionista destaca algumas bebidas e alimentos que devem ser cortados ou evitados ao máximo nessa fase. "Levando em conta que a mulher estará amamentando, também é importante evitar bebidas alcoólicas, café em excesso e outros alimentos que podem passar para o leite e causar cólicas no bebê", recomenda a especialista.

Coma alimentos ricos em proteínas e beba bastante água

Além de evitar certos tipos de comida, repousar e seguir todas as recomendações médicas, é necessário montar uma dieta saudável, natural e 100% voltada para o processo de recuperação da mulher. De acordo com Natália Vignoli, apostar em variedades de vegetais e no consumo de líquidos é o principal segredo para superar tudo de forma mais fácil.

"Durante o puerpério, é importante que a mulher tome bastante água, faça refeições fracionadas e frequentes, e tenha uma atenção maior com as proteínas, que são importantes para esse período de cicatrização. Carnes, frango, peixes, leguminosas (como feijão, grão-de-bico e ervilha, que devem ser deixados de molho antes do preparo), leite, iogurtes e queijos também são fontes de proteínas e de outros nutrientes importantes para esse período. O cálcio, por exemplo, é um elemento importante para a mulher que está produzindo leite e deve ser bem ajustado na dieta. Não deixe também de comer frutas, legumes e ter uma alimentação equilibrada", finaliza a nutricionista.

Todo o conteúdo pertence ao © BabyCenter, L.L.C. 1997-2022. Todos os direitos reservados.

Este site disponibiliza informações de natureza genérica, e foi criado com propósitos apenas educativos. Se você tem qualquer preocupação com a sua saúde ou a de ser filho, é sempre necessário consultar um médico ou outro profissional de saúde. Por favor veja os Termos de Uso antes de usar o site. A utilização do site indica que você concorda com os Termos de Uso.

Este site é uma publicação do BabyCenter, L.L.C., que é responsável por todo o conteúdo, conforme descrito e qualificado em detalhes nos Termos de Uso.

O parto cesárea (por cirurgia) vem sendo muito utilizado no Brasil, principalmente nas maternidades privadas onde chegam a optar por essa modalidade em 83% dos casos, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Apesar de ser necessário quando há risco de complicações, esta é uma modalidade que traz algumas consequências, um tempo maior de recuperação e exige mais cuidados com a saúde da mulher. Uma dúvida comum entre as gestantes é em relação à alimentação que devem ter antes e depois do parto cesárea. Leia, nos próximos itens, sobre o jejum pré-parto e sobre a alimentação no pós-parto.

O Que Comer Antes do Parto Cesárea

No dia marcado para o parto, a grávida deve ficar sem comer de 6 a 8 horas antes de ir ao hospital. É uma exigência médica por causa da anestesia utilizada, que pode provocar refluxo e engasgamento caso haja comida do estômago, correndo até mesmo risco de asfixia. Antes do jejum, a única recomendação sobre a alimentação é focar em alimentos ricos em ferro ou suplementos com o mineral, por conta da perda de sangue na cirurgia.

O Que Não Pode Comer Quando Faz Cesárea

Praticamente, não há restrição alimentar para as grávidas que vão fazer cesárea. As recomendações são as mesmas para toda gravidez: tentar deixar o corpo bem hidratado e com sais minerais e vitaminas suficientes para o desenvolvimento do bebê. Porém, no dia do parto, deve-se estar em jejum.

A ideia de que vários alimentos são proibidos para quem vai fazer cesárea é mito e não tem base científica. Depois da cirurgia, a mulher ficará no soro e aos poucos voltará com a alimentação normal, com poucas restrições.

O Que Pode Comer Depois da Cesárea

A dieta do pós-parto da cesárea deve ser rica em cálcio, ferro e colágeno para uma boa cicatrização. Pode-se comer de tudo, mas especialmente minerais, carnes vermelhas e laticínios, que são fontes ricas desses nutrientes. Também deve-se comer mais que o habitual, em média 400 calorias a mais por dia. A hidratação também é importante, até para desinchar e perder peso. Além disso, por causa da amamentação, o ideal é beber de dois a três litros de água por dia, pelo menos. Sucos e alguns chás também estão liberados no pós-parto.

Para prevenir a prisão de ventre e a constipação na mulher, algo comum de acontecer por causa da anestesia e do útero aumentado, deve-se apostar em frutas como mamão, ameixa, pera e maçã com casca, também verduras e cereais integrais.

O Que Não Pode Comer Depois da Cesárea

Depois da cesárea, só não se deve comer alimentos dos quais a mulher é alérgica, processados e carne de porco. Fora isso, restrições alimentares no pós-parto são apenas mito.

Vale destacar, que para diminuir as possíveis primeiras cólicas do bebê, alguns alimentos podem ser retirados da dieta da mãe para testar e ver se a situação melhora. São eles:

  • Feijão
  • Outras sementes oleaginosas
  • Cebola
  • Repolho
  • Chocolate
  • Café
  • Leite de vaca
  • Refrigerante

E você só vai precisar manter alguma alteração dessas até os 4 meses de idade do bebê, quando o intestino dele amadurece.

O Que Não Pode Comer no Resguardo de Cesárea

Logo após a cirurgia da cesariana, deve-se permanecer um tempo em jejum. No primeiro dia, a mãe só se alimenta no soro e, após 24 horas, começa a ingerir alimentos mais leves, como sopa. Depois, durante os dias de resguardo, não há restrições alimentares além de processados e carne de porco. Às vezes, não são recomendados frutos do mar pois há um maior risco de alergia.

Quem Fez Cesárea Pode Comer Ovo?

Ovo está liberado para quem fez cesárea, a não ser que a mamãe tenha alergia a ovo. Se não for esse o caso, não tem o porquê de não comer.

Posso Comer Peixe Após Cesárea?

Peixe pode ser consumido sem problemas após a cesárea. Alguns médicos apenas não recomendam comer frutos do mar, como camarão e caranguejo, por conta do alto índice de alergia a esses alimentos, já que algumas mulheres podem não saber que são alérgicas e passar mal.

Quem Fez Cesárea Pode Comer Chocolate?

Chocolate também está liberado após o parto, mas sem exagerosaumento nos movimentos peristálticos do intestino e irritabilidade no bebê.

Pode Comer Carne de Porco Após Cesárea?

Uma das poucas restrições de alimentação após a cirurgia do parto, além dos alimentos que causam alergia, é a carne de porco. Isso porque, mesmo quando cozida ainda há riscos de ter toxinas, bactérias ou vermes.

Dica Importante: Na fase de amamentação, é fundamental que todos os nutrientes e vitaminas estejam presentes no organismo da mulher, para que o leite seja de extrema qualidade. Por isso, a Famivita desenvolveu um polivitamínico que pode ser usado enquanto a mamãe estiver nessa fase. Conheça mais sobre a FamiGesta aqui.

Foto: Gadini

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

Pode comer chocolate no resguardo de cesárea

Nutricionista

CRN-3 55966

Graduada em Nutrição, pós-graduada em Nutrição Materno Infantil e com formação em Nutrição e Fertilidade. Possui, também, formação em Natural Chef (gastronomia funcional) e hoje é atuante na área clínica de atendimento nutricional às tentantes, casais, gestantes, lactantes, crianças e saúde da mulher.

Pode comer chocolate no resguardo de cesárea

Expert em Fertilidade

Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita. Já participou de diversos programas na TV, como o Hoje em Dia, Papo de Mãe, Jornal da Cultura, e já deu diversas entrevistas à rádio.

Quem fez cesária pode comer chocolate?

Quem Fez Cesárea Pode Comer Chocolate? Chocolate também está liberado após o parto, mas sem exagerosaumento nos movimentos peristálticos do intestino e irritabilidade no bebê.

Porque não pode comer chocolate no resguardo?

Não. Embora a mulher tenha que ter cuidado ao ingerir chocolate enquanto estiver amamentando, ela não precisa cortar esse alimento da dieta. O problema de comer chocolates na lactação é que algumas substâncias passam para o leite materno, provocando reações alérgicas no bebê.

Quem faz Cesária pode comer doce?

Não coma alimentos que possam fermentar no organismo Por isso, o ideal é evitar alimentos como brócolis, feijão, couve, batata-doce e nabo. Enfim, os que geram mais gases devem ser evitados para não ocorrer uma distensão abdominal.

O que faz quebrar o resguardo?

O tempo que pode ter que esperar pode dever-se a vários fatores como:.
A necessidade de cicatrização do corte da cesariana ou da episiotomia (se realizada);.
Pode ainda estar dorida e precisar de mais tempo para recuperar;.
Os níveis de estrogénio estão mais baixos o que faz com que os tecidos vaginais continuem finos;.