Por que a administração deve ter todas as suas partes interligadas?

Você sabe o que é visão sistêmica da organização?

Este é um conceito que pode ser muito útil para você que busca constantemente transpor os diversos desafios inerentes à gestão empresarial.

Ficou curioso? Então continue a leitura para entender melhor o que é visão sistema da empresa, sua importância para os negócios, principais benefícios e 4 dicas de como você pode colocá-la em prática.

Leia também: O que é Sistema de Gestão Integrada SGI e suas vantagens para o negócio

O que é visão sistêmica da empresa?

Visão sistêmica é uma forma de entender as relações de forças que regem processos, organizações, fenômenos e outras interações complexas. Segundo essa visão, o todo deve ser levado em consideração ao se analisar as consequência de ações individuais das partes que o compõem. Assim, não há um foco no local ou no específico, mas uma visão geral e ampla. Dessa forma, cada ação deve ser analisada de maneira a se levar em conta todas a reações que desencadeiam no sistema de interrelações como um todo.

Levando isso em consideração, podemos estender esse conceito para a visão sistema da empresa na administração.

Visão sistêmica da empresa:

Visão sistêmica da empresa em administração leva em conta as partes em função do todo, isto é: a visão é panorâmica, em que se entende como cada detalhe se relaciona entre si e influencia toda a organização.

Para que você possa entender o que é visão sistêmica da empresa, imagine que a sua empresa é um corpo humano.

Cada departamento é um órgão importante deste organismo que é a sua empresa. Os funcionários são as células que compõem os órgãos. Apesar de cada um ter funções específicas, eles precisam atuar juntos para manter o corpo humano saudável e de pé.

Analogias à parte, o que você precisa entender é que ter uma visão sistêmica da empresa significa compreendê-la como um todo. É analisar todas as partes e perceber aqui, assim como no corpo humano, elas se encontram interligadas.

Um visão sistêmica permite identificar como cada processo funciona e como cada setor interage entre si. Ela possibilita também entender a relação entre os ambientes interno e externo da organização e como eles interferem nas engrenagens da empresa.

Em resumo, ter uma visão sistêmica significa ser capaz de enxergar o todo a partir de suas partes.

Veja também: Você sabe qual a importância do diagnóstico empresarial? Confira 9 razões para adotar essa prática

Você conhece a mandala do pensamento sistêmico?

Apesar do nome remeter a práticas místicas, a mandala do pensamento sistêmico é uma forma de entender essa abordagem e toda a sua complexidade.

Trata-se de uma resumo visual esquemático de seus principais postulados e sua correlação com a maneira tradicional de analisar os fenômenos.

Na verdade, se você está se perguntando como é possível treinar a visão sistêmica, começar por estudar seu conteúdo e manter a mandala sempre a mão na hora de tomar decisões pode ser de grande valia.

Veja a mandala do pensamento sistêmico:

Como dissemos, a mandala é um mero resumo visual do pensamento sistêmico. A seguir, entenda melhor cada uma das diretrizes do pensamento sistêmico.

Os 8 pilares do pensamento sistêmico

1. Pensamento circular X Pensamento linear

Com a adoção da visão sistêmica na empresa, é preciso que os gestores e colaboradores lembrem-se que as ações geram consequências que, em última instância, se voltam novamente até elas.

Assim, por exemplo, ao criar uma promoção de vendas que gera excelente resultados, inicialmente os vendedores podem ficar muito satisfeitos, mas, conforme as vendas aumentarem, os vendedores podem se ver sobrecarregados.

Por isso, é preciso se antecipar e tomar as providências necessárias.

2. Complexidade dinâmica X Complexidade de detalhes

A falta de visão sistêmica pode levar as pessoas a se prenderem a detalhes que, na verdade, são irrelevantes em relação ao todo, porque se modificam a cada instante, ao serem influenciados pelas outras ações da empresa.

3. Percepção de que a estrutura influencia o pensamento x Reação aos eventos

Reagir rapidamente a um oportunidade ou ameaça ao negócio pode ser um erro. Análise como essas questões se relacionam com outra áreas, converse com os outros departamentos e chegue a uma solução conjunta.

4. Se perceber como agente causador dos próprios problemas X procurar por culpados

O vitimismo de si próprio é uma característica muito comum de pessoas que não adotam a visão sistêmica.

Apontar o dedo para outros departamentos, para a crise financeira, para a situação econômica e outras “muletas” não vai ajudar em nada.

Entenda que os desafios estão aí e que se você não reagir adequadamente, as coisa não vão melhorar. E sua inação será determinante para o fracasso em se alterar essa nova realidade desfavorável.

5. Percepção da dinâmica resistente do sistema X Foco no resultado

Iniciar uma ação para se atingir um determinado objetivo e simplesmente aguardar para verificar os resultados não leva em conta todas as reações ou entraves que essas ações podem gerar em outros departamento ou mesmo colaboradores da empresa.

Esquecer de administrar esse “meio de campo” pode ser um erro fatal.

6. Atuação nas causas e nos pontos de alavancagem X Atuação nos efeitos

É aquela velha metáfora de dar remédio para baixar a febre (efeito da doença) e se esquecer de dar o remédio para conter suas causas, um vírus, por exemplo.

Assim, a adoção da visão sistêmica deve levar à busca das causas e não ao mero ataque aos efeitos.

7. Interligação dos eventos X Eventos isolados

Uma ação em seu departamento terá consequência em outros setores da empresa. Digamos que você trabalhe na área de vendas e decida aumentar a comissão dos vendedores.

Isso impactará a área financeira, de estoques, de marketing, logística de entregas e até de TI, devido às vendas online, entre outras.

Por isso, nunca tome uma decisão sem alterar seus colegas sobre as reações que poderão surgir em seus departamentos.

8. Visão holística X Visão fragmentada

Por fim, a visão holística é aquele que enxerga o todo e sua partes de forma interligada e dinâmica. Já, a visão fragmentada não combina com a metodologia sistêmica, em que as partes compõem o todo e, assim, se ineterrelacionam continuamente.

Este post também pode interessar a você: Tudo que você precisa saber sobre inteligência emocional para líderes: o que é, qual a importância e 5 dicas

Você acaba de ser um resumos das principais características da visão sistêmica. Assim, se você deseja a adoção dessa visão em sua empresa e procura saber como é possível treinar a visão sistêmica, o primeiro passo pode ser o compartilhamento da mandala, como uma forma de disseminar seus pilares de forma prática e objetiva.

Habilidades fundamentais de um líder com visão sistêmica

Com base nos pilares da mandala, podemos dizer que as principais habilidades que um líder precisa ter para aplicar a visão sistêmica são:

  • Inteligência emocional para não reagir sem medir as consequências;
  • Capacidade analítica para avaliar dados e informações;
  • Fazer ilações complexas entre fatos aparentemente não relacionados;
  • Empatia para se colocar no lugar dos colegas;
  • Enxergar adiante sem deixar de observar os arredores;
  • Aceitar as opiniões de colegas e subordinados;
  • Trabalhar de forma colaborativa;
  • Estar sempre atualizado sobre novas tendências.

Leia também: Dica: Tendências de Mercado no Planejamento do Negócio

A importância de ter uma visão sistêmica da empresa

Como você viu, a falta de visão sistêmica pode levar o administrador a não perceber planamente as consequências de ações isoladas, em setores e departamentos, em relação ao resultado final para o negócio.

Assim, por meio de uma visão sistêmica da empresa, os gestores conseguem coordenar melhor os projetos, pois eles passam a olhar como tudo funciona de maneira interligada.

A visão sistêmica ajuda a ter mais dinamismo e organização na condução de tarefas. Ela possibilita visualizar com clareza e objetividade as responsabilidades de cada departamento.

Para os colaboradores, ter uma visão sistêmica é importante para que eles possam compreender o papel que cada um deles desempenha nos resultados da empresa. Assim, o trabalho em equipe se fortalece; os funcionários passam a se sentirem mais motivados para dar o melhor de si, pois eles vão perceber que o trabalho deles realmente importa.

Com a visão sistêmica, os líderes conseguem traçar o caminho para, juntos com seus liderados, perseguir e alcançar suas metas e objetivos previamente estabelecidos.

Dessa forma, os trabalhos focados na coletividade contribuem para o sucesso da empresa.

Confira este vídeo da CFAPlay que traz mais informações sobre o que é visão sistêmica, nas palavras do professor Idalberto Chiavenato:

Leia mais: Visão estratégica de uma empresa: Equilíbrio entre Curto e Longo prazo

Principais benefícios de uma visão sistêmica da organização

  • Tomadas de decisão mais estratégicas e assertivas;
  • Melhoria contínua;
  • Redução de falhas;
  • Maior capacidade de análise crítica;
  • Autoconhecimento;
  • Aumento da produtividade.

Este post também pode interessar a você Liderança Situacional: definição, como funciona e por que implementar na sua gestão

4 dicas de como aplicar uma visão sistêmica da organização

Você já entendeu o que é visão sistêmica, mas como colocar essa forma de entender e administra empresa em prática?

Veja 4 dicas que podem ajudar você a usar essa metodologia em seu negócio.

1 – Conheça bem a sua empresa

Não tem como você ter uma visão sistêmica daquilo que você não conhece direito. Nesse sentido, procure entender cada departamento da empresa, bem como suas funções e responsabilidades.

É preciso também conhecer seus colaboradores e suas respectivas habilidades e competências. Assim, você será capaz de entender melhor como cada engrenagem funciona.

2 – Estude as metas e objetivos da empresa

Uma visão sistêmica implica também saber quais os anseios da organização. Ao fazer isso, você estará mais consciente sobre os rumos que a empresa está tomando e sobre aonde ela pretende chegar.

Isso irá te ajudar a compreender para onde a empresa vai e aonde ela quer chegar. Saber a missão, a visão e os valores da sua empresa o fará perceber como cada peça da engrenagem funciona em busca dessa tríade.

Saiba mais: Planejamento estratégico: metas e objetivos. Como definir e atingir?

3 – Invista em treinamentos

Para implementar a visão sistêmica na sua empresa, é interessante investir em treinamento dos colaboradores. Junto com o setor de Recursos Humanos, crie um programa de capacitação para que, aos poucos, os funcionários consigam desenvolver essa habilidade de enxergar os processos e a organização como um todo.

4 – Identifique obstáculos e sua origem

Faz parte da visão sistêmica ser capaz de identificar obstáculos e sua origem. Em vez de ficar preso à superficialidade do problema, vá além e busque a causa-raiz para que ele não se repita no futuro.

O que você achou deste artigo? Ficou claro o que é ter uma visão sistêmica da empresa? Então, é hora de implementá-la na sua empresa e tirar proveito de todos os seus benefícios.

Leia mais: O que é DMAIC: o método ideal para solucionar problemas e promover a melhoria contínua

A Setting é uma empresa de consultoria quer usa a visão sistêmica como base de seus trabalhos. Além disso, tem foco na entrega de resultados e na geração de valor, com ética e transparência, valorizando as pessoas, a excelência e o sucesso do cliente.

Por que é importante que esse setor administrativo se relacione com as outras áreas de uma empresa?

Setor administrativo: o coração da empresa! Considerado o coração da empresa, o setor administrativo é responsável, conforme seu nome já indica, pela administração empresarial. Ele atua de modo a estabelecer o planejamento estratégico e a gestão das tarefas de uma empresa.

Por que os setores do mercado de trabalho se Inter

Cada engrenagem é um setor da empresa. Se uma estraga, todas as demais têm suas funções comprometidas. É por isso que a integração de setores é tão importante. No mundo atual, a competitividade não está apenas do lado de fora da empresa.

Quais são as principais funções de uma organização?

São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal. Estas funções devem ser integradas na organização, tanto para seu funcionamento como para o planejamento.

Quais são as atribuições de uma área administrativa de uma empresa?

As 4 funções administrativas são: Planejamento, Organização, Direção e Controle.