Por que a África é conhecida como o berço da Humanidade?

Por que a África é conhecida como o berço da Humanidade?

A África é o berço da humanidade: 25 de Maio de 1963 o dia do primeiro e grande passo em direção a liberdade.

Nós, da Frente Nacional Antirracista, referenciamos essa semana do mês de maio aos nossos irmãos e irmãs de África. Saímos do dia 13 de maio de lutas e denúncias ao processo de abolição da escravatura inconclusa, e entramos no dia 25 de maio com o resgaste histórico o cultural.

O mês de maio é tradicionalmente considerado o mês de África, por causa do dia 25 de maio de 1963, em que 30 chefes de Estado e de governo africanos reuniram-se em Addis Abeba, Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do apartheid.

Deste ato histórico, surgiu a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana. Os 54 países da África são as nações cujos territórios encontram-se no continente africano e distribuem-se em grandes regiões: África Central; África Meridional; África Setentrional; África Ocidental; e África Oriental, são reconhecidos pela sua grande diversidade, desde as suas características naturais até as sociais e históricas.

Estudar o passado, para compreender o presente e mudar o futuro. A diáspora africana é o nome dado a um fenômeno histórico e social caracterizado pela imigração forçada de homens e mulheres do continente africano para outras regiões do mundo. Foram aproximadamente doze milhões de africanos trazidos às Américas, e destes, 40% desembarcaram no Brasil que foi a região americana com o maior número de escravizados e, por isso, até hoje traz as marcas das diversas culturas do continente africano.

A nomenclatura afro-brasileiros, já nos ensina muito, o afro vem antes de brasileiros, porque temos muito de África, principalmente a capacidade de resistência à secular opressão que vivenciamos por nossa especificidade étnica e cultural. A luta pela liberdade é constante e não aceitaremos o apagamento da história e luta dos nossos ancestrais.

Post Views: 1.234

Josu� Geraldo Botura do Carmo[1]

Agosto/2006

Segundo Elisa Larkin Nascimento em Introdu��o � hist�ria da �frica, a �frica � considerada o ber�o da humanidade e da civiliza��o porque podemos verificar que passando por ancestrais pertencentes a v�rias esp�cies do g�nero Australopithecus e �s esp�cies primitivas do g�nero Homo (desde

o Homo habilis at� o neandertal e seus pares) - que o caminho evolutivo

conduz o Homo sapiens ao homem moderno. Afirma a autora, e hoje � consenso entre cientistas que esse processo evolutivo teve seu come�o na �frica.

O Homo erectus, homin�deo autor de importantes avan�os na manufatura de implementos como o machado, teria sa�do da �frica h� quase dois milh�es de anos,  em ondas migrat�rias rumo � �sia e � Europa, iniciando o povoamento do mundo. E, segundo a autora, o consenso cient�fico sustenta ainda que o homem moderno (Homo sapiens sapiens) tamb�m evoluiu na �frica e de l� saiu, h� mais ou menos150 mil anos, em uma segunda fase de ondas migrat�rias atrav�s da Eur�sia. Isso � comprovado pelas ossadas f�sseis, pelos ind�cios da manufatura de implementos e da arte primitiva encontrada no continente africano.

E como se n�o bastassem as evid�ncias acima, as pesquisas na �rea gen�tica indicam com nitidez uma origem comum do homem moderno na �frica.

Assim a transforma��o de formas arcaicas do Homo Sapiens em formas modernas teria ocorrido primeiramente na �frica, o que nos levaria a concluir que todos os humanos de hoje s�o descendentes de africanos. Estes se espalharam pela Eur�sia dando in�cio a um processo de interc�mbios gen�ticos, que se processa at� hoje. Esses interc�mbios teriam provocado novas caracter�sticas �s popula��es locais.

 REFER�NCIA BIBLIOGR�FICA

NASCIMENTO, Elisa Larkin em Introdu��o � hist�ria da �frica. In: Educa��o africanidades Brasil. MEC � SECAD � UnB � CEAD � Faculdade de Educa��o. Bras�lia. 2006. p. 33-51.


 


[1] Pedagogo com habilita��o em Administra��o Escolar de 1� e 2� grau e Magist�rio das Mat�rias Pedag�gicas de 2� grau. Professor Facilitador em Inform�tica Aplicada � Educa��o pelo PROINFO - MEC - NTE - MG2

Porque é que a África é considerada o berço da humanidade?

Os grupos de Homo sapiens, a espécie da qual somos parte, surgiram na África e de lá se espalharam para os outros continentes. Por essa razão, a África tem sido lembrada como o berço da humanidade.

O que é considerado o berço da humanidade?

Os cientistas já estimavam que os primeiros seres humanos anatomicamente modernos surgiram na África cerca de 200 mil anos atrás.

Por que o continente africano é considerado o berço da humanidade Brainly?

Resposta: O continente Africano é considerado o berço da humanidade, porque ali estão as primeiras evidências arqueológicas do ser humano.

Por que a África é conhecida como a grande e velha senhora e como o berço da humanidade?

A África é conhecida como "a grande velha senhora" e o "berço da humanidade" por ter sido lá encontrados os mais antigos vestígios de hominídeos, de modo que, pelo que sabem os nossos cientistas hoje, é provável que toda a humanidade seja descendente de hominídeos que migraram a partir do continente africano.