Por que a empresa é considerada um sistema Ela é um sistema aberto ou fechado?

Última Atualização 15 de fevereiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Como sistemas abertos, as organizações são compostas de diferentes partes que se inter-relacionam para a consecução de objetivos comuns.

SISTEMA FECHADO

O sistema fechado tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo. É também chamado sistema mecânico ou determinístico. O melhor exemplo de sistemas fechados são as máquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem. Há uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são fechadas. Na realidade, não existe um sistema totalmente fechado (que seria hermético), nem totalmente aberto (que seria evanescente). Todo sistema tem algum grau de relacionamento e de dependência como ambiente. O sistema fechado obedece às leis da física nesse relacionamento com o ambiente.

 SISTEMA ABERTO

O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas. Por essa razão, o sistema aberto é também chamado sistema orgânico. Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis. O sistema é aberto à medida que efetua transações ou intercâmbios (entradas e saídas) com o ambiente que o envolve. Em outros termos, o sistema aberto apresenta uma grande interdependência com o seu ambiente.

QUESTÃO CERTA: A organização, encarada como um sistema aberto, precisa conciliar dois processos opostos, ambos imprescindíveis para a sua sobrevivência, são eles: Adaptabilidade e Homeostasia.

QUESTÃO CERTA: O conceito de Eficácia Organizacional está relacionado a enxergar as organizações como sistemas abertos, em que sobrevivem as organizações que forem capazes de manter a: negentropia.

A sintropia, também designada negentropia – entropia negativa, é o contrário de entropia (que é a medida do grau de desorganização do sistema), ou seja, mede a organização das partículas do sistema.

QUESTÃO CERTA: Apesar de diferenciarem-se com relação ao foco de estudo, as principais semelhanças entre as teorias científica e clássica encontram-se na abordagem de sistema fechado e na busca da eficiência econômica das organizações.

Administrativa científica: 

Padronização, especialização/divisão do trabalho, pagamento por produtividade, sistema fechado, estudo de tempos e movimentos.

Teoria Clássica:

Foco na estrutura, homo economicus, verticalização e hierarquização, sistema fechado.

Teoria das Relações Humanas: 

Integração social, autoridade do gerente deve ser baseado em competências, organizações formadas por grupos informais e formais, sistema fechado.

Burocracia:

Formalidade, impessoalidade, profissionalização, meritocracia.

Teoria Estruturalista: 

Busca “complementar” ou sintetizar as teorias anteriores (clássicas e humanas), modelo racional (sistema fechado), modelo natural (sistema aberto).

Teoria dos Sistemas:

Organizações são sistemas abertos, interação do ambiente interno com externo, partes inter-relacionadas.

Teoria Contigencial: 

Relativismo, sistema aberto, organizações em rede, várias maneiras de atingir a meta.

QUESTÃO CERTA: As organizações podem ser consideradas sistemas abertos, já que estão em constante interação com o ambiente por meio da transformação de insumos em produtos e serviços.

QUESTÃO ERRADA: Nas organizações vistas como sistemas fechados, há constante relação de múltiplos impactos ou interferências entre os subsistemas que constituem as estruturas organizacionais.

Sistemas fechados- não considera o ambiente externo somente o interno, é um sistema engessado.

QUESTÃO CERTA: Relacione os tipos de organização decorrentes da abordagem neoclássica às suas características: 1- Abordagem Estruturalista 2- Abordagem de sistemas Abertos

(1) formal e informal.

(2) transformação de energia disponível.

(2) entropia negativa.

(1) recompensa material e social.

(2) caráter cíclico da troca de energia.

(1) fábricas, igrejas, prisões e escolas. A sequência correta é

Teoria de sistemas abertos:

– Sistemas abertos: trocam continuamente energia (ou matéria-prima, informações etc.) com o meio ambiente.

– Na entropia a empresa perde a energia, ou seja, morte, falência. Na Entropia negativa ela começa a restabelecer suas energias.

Uma organização que dependa de interação com o ambiente para se manter em funcionamento se caracteriza como um sistema fechado.

Porque uma empresa é considerado um sistema aberto?

Uma empresa é considerada um sistema aberto em razão de sua interação com a sociedade e o ambiente onde ela atua. Essa interação com a sociedade provoca influência nas pessoas, aumento nos padrões de vida e o desenvolvimento da sociedade.

Como saber se o sistema é aberto ou fechado?

Um sistema aberto pode trocar energia e matéria com as vizinhanças . Exemplos de um sistemas aberto são os motores de automóveis e o corpo humano . Um sistema fechado tem uma quantidade fixa de matéria, mas pode trocar energia com as vizinhanças .

Por que toda empresa pode ser entendida como um sistema social e aberto?

As organizações são vistas, portanto, como um sistema aberto que troca recursos e informações com o ambiente. O sistema busca recursos e informações no ambiente externo, processa-os de acordo com seus objetivos e devolve recursos e informações para o ambiente.

O que é um sistema aberto e fechado?

- sistema aberto, onde se verificam trocas de energia e de matéria com o meio envolvente; - sistema fechado, onde ocorrem apenas transferências de energia; - sistema isolado, em que não há permutas de energia nem de matéria.