Por que a unificação italiana somente se concretizou por meio de uma guerra

Por que a unificação italiana somente se concretizou por meio de uma guerra

Thayla38 @Thayla38

January 2020 2 144 Report

Por que a unificação italiana somente se concretizou por meio de uma guerra?

Please enter comments

Please enter your name.

Please enter the correct email address.

Agree to terms and service

You must agree before submitting.

Lista de comentários


Por que a unificação italiana somente se concretizou por meio de uma guerra

EduardoGomes21 Por diversas divergência internas no país

10 votes Thanks 32

Por que a unificação italiana somente se concretizou por meio de uma guerra

fabriciomengão Por várias divergências internas no país e com isso houve a unificação italiana no meio da guerra !

22 votes Thanks 39

(Unesp-SP) As unificações políticas da Alemanha e da Itália, ocorridas na segunda metade do século XIX, alteraram o equilíbrio político e social europeu. Entre os acontecimentos históricos desencadeados pelos processos de unificação, encontram-se:

  1. a ascensão do bonapartismo na França e o levante operário de Berlim.
  2. a aliança da Alemanha com a Inglaterra e a independência da Grécia.
  3. o nacionalismo revanchista francês e a oposição do papa ao Estado Italiano
  4. a derrota da Internacional operária e o início da União Europeia.
  5. o fortalecimento do Império austríaco e a derrota dos fascistas na Itália.

A Unificação Italiana foi conseguida após várias batalhas ocorridas na segunda metade do século XIX, com vários líderes conduzindo-as de acordo com seus ideais. A partir das informações sobre a Unificação Italiana, indique a afirmativa que associa corretamente as duas colunas abaixo.

1) Filippo Buonarotti

a) Dentre outras ações, lutou pela libertação da Sicília contra o domínio Bourbon, em 1860, liderando ainda a tomada de Nápoles.

2) Giuseppe Garibaldi

b) Foi primeiro-ministro do Piemonte-Sardenha, defensor de uma monarquia constitucional e contrário aos ideais republicanos e socialistas.

3) Giuseppe Mazzini

c) Formou a sociedade secreta republicana dos carbonaris que lutou contra o domínio austríaco e pretendia constituir uma sociedade comunista.

4) Camilo Benso di Cavour

d) Fundou a Jovem Itália, defendia uma república italiana unitária, mas foi derrotado pelos monarquistas.

  1. 1-d; 2-c; 3-d; 4-a.
  2. 1-c; 2-d; 3-a; 4-b.
  3. 1-d; 2-c; 3-b; 4-a.
  4. 1-b; 2-c; 3-d; 4-a.
  5. 1-c; 2-a; 3-d; 4-b.

(FGV-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito da unificação italiana.

  1. Os franco-piemonteses venceram os Austríacos em Magenta e Soferino em 1859, com o auxílio de Napoleão III.
  2. O Reino das Duas Sicílias, governado pelos Bourbons, foi conquistado por Giuseppe Garibaldi e seus “camisas vermelhas” em apenas alguns meses, em 1860.
  3. Veneza foi entregue aos italianos em 1866 como recompensa por terem participado da Guerra das Sete Semanas ao lado da Prússia contra a Áustria.
  4. Vítor Emanuel II tentou, em 1861, ser proclamado rei da Itália, mas foi impedido pelo primeiro-ministro Camilo Benso, o conde de Cavour.
  5. A unificação italiana se completou em 1870 quando, ao eclodir a Guerra Franco-Prussiana, as tropas francesas deixaram a Itália, possibilitando a anexação de Roma, que se tornou a capital do reino.

Apesar das forças monarquistas se saírem vitoriosas no processo de unificação italiana e transformarem Roma na capital do reino, em 1870, o papa recusava-se a reconhecer o novo Estado italiano, no episódio conhecido como Questão Romana. A partir destas informações, responda:

  1. Quando a Questão Romana foi resolvida?
  2. Qual foi o acordo feito para que o papa reconhecesse o Estado italiano?

No processo de unificação italiana, as pretensões do Reino do Piemonte-Sardenha em anexar territórios no norte italiano foram apoiadas por:

  1. Francisco II, Imperador da Áustria.
  2. Alexandre II, czar da Rússia.
  3. Napoleão III, Imperador da França.
  4. Matternich, chanceler da Áustria.

Letra C. A unificação alemã após a guerra Franco-Prussiana afetou os brios da classe dominante francesa que passou a nutrir uma oposição à Alemanha que resultaria, dentre outras coisas, na I Guerra Mundial. Já a oposição do papa ao Estado italiano ocorreu pelo fato da reunificação ter anexado também os Estados Pontifícios, subordinando estes territórios ao Estado italiano unificado.

Letra D. Ao contrário do que afirma a sentença, Vítor Emanuel II foi declarado rei da Itália em 1861.

Resposta A: Ela foi resolvida em 1929, quando o ditador Benito Mussolini assinou com o papa Pio XI o tratado de Latrão.

Resposta B: O acordo feito garantiu a criação de um território independente dentro da cidade de Roma, o Estado do Vaticano, que passava a pertencer à Igreja Católica.

Letra C. Napoleão III apoiou as anexações, mas retirou o apoio às anexações dos Estados Pontifícios, por medo da reação interna na França. Porém, com a saída das tropas francesas de Roma para enfrentar a Prússia na Guerra Franco-Prussiana, os italianos conseguiram tomar a cidade, tornando-a capital do Reino da Itália.

Qual foi a conclusão do processo de unificação da Itália?

A unificação da Itália foi um processo de união entre os vários reinos que compunham a Península Itálica, após a expulsão dos austríacos. Ocorreu na segunda metade do século XIX e terminou em 1871. Com isto, os reinos passaram a formar um só país, o Reino da Itália, sob o reinado de Victor Manuel II.

Quem concretizou a unificação italiana?

Apesar de não ter vencido essa primeira batalha contra os austríacos, em 1848, a ação de Carlos Alberto inflamou o projeto de unificação da Itália. O responsável por dar continuidade a esse movimento foi o ministro piemontês Cavour, que buscou o apoio de Napoleão III em uma nova guerra contra o Império Austríaco.

Quais foram as razões que levaram ao processo de unificação da Itália?

Os ideais de unificação italiana vão começar a surgir por volta de 1830, entre a camada popular proletária da população e a burguesia, em resposta às condições ruins de repressão e de pobreza. Por conta da forte repressão política estabelecida na Itália, esses assuntos eram discutidos em segredo.

Por que o processo de unificação da Itália não foi?

O processo de unificação italiana não foi pacífico. O Império Austro-Húngaro não queria ceder os reinos controlados pelas famílias reais austríacas. Em 1859, com apoio de movimentos populares, liderados por Giuseppe Garibaldi, e de tropas francesas, os piemonteses entraram em guerra contra o Império Áustro-Húngaro.