Por que duas espécies não podem ter o mesmo nicho ecológico por muito tempo?

Sabemos que cada ser vivo está bem adaptado ao local em que vive. Vamos pensar em uma hiena. Ela vive na savana africana e lá se alimenta de gazelas e gnus, mas também se alimenta de carniça. São animais extremamente violentos e perigosos em bandos e são as grandes rivais dos leões na savana, sofrendo inclusive ataques desses animais.

A breve descrição acima fala sobre o habitat e o nicho ecológico da hiena. Mas, afinal, o que é habitat e o que é nicho ecológico?

Chamamos de habitat o local em que um organismo vive, o ambiente onde ele se encontra. No caso da hiena, seu habitat é a savana africana, um local que possui uma estação seca bem definida.

Quando falamos em nicho ecológico, estamos descrevendo o modo de vida de um ser vivo, suas relações com o ambiente, sua alimentação, seu tipo de reprodução, seus hábitos, seus predadores naturais, suas estratégias para sobrevivência, sua forma de predar etc. Resumindo, o nicho pode ser definido como o papel ecológico de uma espécie em determinada comunidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao falarmos da hiena, sobre sua alimentação e sua rivalidade com leões, estamos falando do seu nicho.

Vamos pensar em outro exemplo: a tartaruga-verde. Esse animal vive normalmente em águas costeiras e com grande quantidade de vegetação. Ela apresenta uma característica peculiar quando o assunto é alimentação. A tartaruga-verde é onívora quando filhote, entretanto, quando atinge mais de 25 cm de casco, ela torna-se basicamente herbívora. Elas procuram botar seus ovos principalmente em ilhas oceânicas.

A partir da descrição acima é possível perceber que o habitat da tartaruga-verde é as águas costeiras com vegetação. Já o nicho ecológico é o seu modo de vida, que inclui sua alimentação peculiar e sua desova, por exemplo.

Muitos autores gostam de resumir esses conceitos da seguinte forma: o habitat é o endereço de um ser vivo, enquanto o nicho é a sua profissão.

O que significa a palavra nicho ecológico?

Entende-se por nicho ecológico todo conjunto de características e condições que permite a sobrevivência de uma determinada espécie no ambiente.

O que é nicho realizado?

Nicho realizado ou efetivo: é o nicho verdadeiro do organismo, na situação real em que se encontra, limitado ou expandido pelas interações com outros organismos, da mesma ou de outra espécie.

Quais são as principais diferenças entre nicho fundamental é nicho realizado?

Denominamos de nicho fundamental aquele que engloba todas as condições e recursos que permitem uma determinada espécie existir e reproduzir-se. ... O nicho efetivo, também denominado de realizado, por sua vez, descreve um intervalo mais limitado, levando também em consideração a presença de competidores e predadores.

O que significa quando um nicho ecológico é descrito como um Hipervolume n dimensional?

Um modelo teórico para representar o nicho ecológico de uma espécie, proposto por Hutchinson em 1957, é um hipervolume n-dimensional, do qual cada uma das n dimensões é um dos fatores ecológicos atuantes.

O que poderia acontecer com duas espécies que compartilhassem?

Resposta. Se duas espécies distintas compartilhassem por um mesmo nicho, com certeza ocorreria uma competição, ao qual o mais forte sobreviveria.

O que diz o princípio da exclusão competitiva de Gause?

Segundo essa premissa, que ficou conhecida como princípio de Gause, ou princípio da exclusão competitiva, os nichos ecológicos são mutuamente exclusivos e a coexistência de duas ou mais espécies em um mesmo hábitat requer que seus nichos sejam suficientemente diferentes (Amabis; Martho, 2004, p.

O que estabelece o princípio de Gauss?

Segundo essa premissa, que ficou conhecida como princípio de Gause, ou princípio da exclusão competitiva, os nichos ecológicos são mutuamente exclusivos e a coexistência de duas ou mais espécies em um mesmo hábitat requer que seus nichos sejam suficientemente diferentes.

Por que a sobreposição de nichos pode gerar extinção de espécies?

Como veremos, dois organismos com o mesmo nicho não podem sobreviver no mesmo habitat (pois eles competem exatamente pelos mesmos recursos, assim, um levará o outro à extinção). Por outro lado, espécies que possuem nichos que se sobrepõem apenas parcialmente, podem coexistir.

Por que duas espécies não podem ter o mesmo nicho por muito tempo?

As espécies não podem ficar em mesmo hábitat porque elas iram competir pelo mesmo nicho ( relações alimentares, obtenção de abrigos, locais de reprodução entre outros). Competindo pelo mesmo nicho, a especie mais fraca irá entrar em extinção naquela área.

O que aconteceria se duas espécies diferentes ocuparem um mesmo habitat e o mesmo nicho ecológico?

(Cesgranrio- RJ) Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que: ... Como as espécies estão ocupando o mesmo nicho, elas terão que competir pelos mesmos recursos. Sendo assim, haverá uma competição interespecífica, ou seja, entre espécies diferentes.

Como um predador pode mediar coexistência de espécies competidoras?

Por outro lado, se os predadores consumirem preferencialmente os competidores superiores, a densidade populacional dessa espécie particular de presa seria regulada permitindo a coexistência com as demais espécies de presas, levando, consequentemente, a uma maior riqueza de espécies na comunidade (Maguire, 1971).

Por que a predação é importante?

Na predação ou predatismo, um indivíduo (predador) se alimenta de outro (presa), que é de uma espécie diferente da sua. ... É uma relação de grande importância, pois isso garante a transferência da energia captada pelos vegetais (seres produtores) aos demais níveis tróficos das cadeias alimentares.

O que é predação em ecologia?

Predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica, ou seja, uma relação ecológica em que apenas uma espécie é beneficiada. Nesse tipo de interação, indivíduos de uma espécie (predadores) matam e se alimentam de indivíduos de outra espécie (presa).

O que é parasitismo é um exemplo?

Indivíduos de uma espécie vivem no corpo de outro, do qual retiram alimento. Ex.: Gado e carrapato, lombrigas e vermes parasitas do ser humano. A lombriga é um exemplo de parasita.

Por que duas espécies no mesmo habitat não podem ter o mesmo nicho por muito tempo?

O princípio da exclusão competitiva afirma que duas espécies não podem ter exatamente o mesmo nicho em um habitat e coexistir estavelmente. Isso ocorre porque espécies com nichos idênticos também têm necessidades idênticas, ou seja, elas competiriam exatamente pelos mesmos recursos.

O que acontece quando duas espécies têm o mesmo nicho ecológico?

Algumas espécies apresentam o mesmo nicho ecológico e, portanto, competem entre si. Essa competição pode levar uma espécie a migrar para outra área ou até mesmo pode levar uma espécie à extinção. Existem ainda algumas espécies que, apesar de possuírem mesmo nicho, conseguem coexistir na mesma área.

O que poderia acontecer com duas espécies que compartilhassem?

Resposta. Se duas espécies distintas compartilhassem por um mesmo nicho, com certeza ocorreria uma competição, ao qual o mais forte sobreviveria.

Porque o habitat de uma espécie pode ser compartilhado com outras espécies porém o nicho ecológico é exclusivo de cada uma?

Isso acontece porque não existem duas espécies exatamente iguais, cada uma possui diferentes formas e exigências de interagir com o ambiente. O nicho ecológico descreve como um organismo vive em um ecossistema.