Por que estudar a distancia faz a diferença

O acesso ao ensino superior no Brasil pode ser considerado um fenômeno recente.

E o Ensino a Distância veio como oportunidade de ampliar ainda mais as chances de as pessoas terem um diploma universitário.

Entre 2009 e 2019, o EAD teve um crescimento de 378%, saltando de 330 mil estudantes para 1 milhão e meio de pessoas fazendo a graduação de forma remota.

Entre os motivos que levam o estudante a escolher o EAD está o fato de o diploma ser o mesmo de quem faz um curso presencial.

Este fator desfaz o mito de que o profissional formado num curso a distância não teria as mesmas oportunidades de quem faz graduação no formato presencial.

Por que estudar a distancia faz a diferença

EAD é bom, mas requer atenção na escolha da instituição de ensino

Com o crescimento da modalidade e popularização do EAD, é natural que muitas instituições de ensino adotem esse formato, porém essa escolha requer uma série de cuidados, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

E por que isso é tão importante?

Porque um diploma de instituição não reconhecida pelo MEC terá pouca ou nenhuma validade e não será aceito na hora de o estudante ingressar no mercado de trabalho ou fazer uma pós-graduação.

Por isso, antes de fazer um curso EAD, vale a pena pesquisar bem sobre a procedência que essa instituição tem, qual a avaliação e se um diploma terá validade em todo o território nacional.

Quais são as vantagens do EAD?

Quem escolhe uma graduação a distância, tem uma série de vantagens, como:
  • Flexibilidade: a possibilidade de assistir às aulas on-line a qualquer hora permite que a pessoa estude nos horários disponíveis. Desta forma, dá para conciliar trabalho e vida pessoal.
  • Mensalidades mais baratas: as mensalidades dos cursos EAD costumam ser mais baratas do que as do presencial. Além disso, o fato de não precisar gastar em transporte e alimentação permite ao estudante economizar ainda mais.
  • Mesmo diploma do presencial: quem se forma num curso EAD tem o mesmo diploma de quem faz a graduação no presencial. Por isso é tão importante escolher uma instituição reconhecida pela qualidade de ensino. Lembre-se: o diploma de uma universidade com tradição faz a diferença no currículo, podendo ser um diferencial na hora de buscar emprego.

Por que escolher o EAD URI?

Com 28 anos de experiência no ensino universitário, a URI oferece uma excelente experiência para o aluno do EAD.

A metodologia traz um aprendizado dinâmico e diferenciado, preparando os estudantes para o mercado de trabalho.

Mesmo estudando a distância, é possível contar com o apoio da estrutura física do campus, complementando a sua experiência com laboratórios, projetos de pesquisa e extensão, além de poder participar de eventos.

E tem mais vantagem: Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, a sua nota pode valer bolsas de estudo!

Isso mesmo! No EAD URI, você ganha 80% de desconto na primeira mensalidade e bolsa de até 100%, conforme a sua pontuação.

Quer conferir os nossos cursos e transformar o seu futuro com a URI? Acesse o nosso site e inscreva-se já!

Por que estudar a distancia faz a diferença

O método de ensino híbrido é a abordagem do futuro. Não há como negar. A pandemia agilizou a adaptação de cursos para o ambiente virtual e, mesmo que a maioria já tenha voltado para as aulas presenciais, o método híbrido veio para ficar. O que significa que cada vez mais as universidades oferecerão a possibilidade de fazer parte das aulas presencialmente e parte online, em casa ou onde você quiser. Mas para entender o ensino híbrido, é importante também compreender diferentes termos dessa abordagem, como "ensino online" e "educação a distância".

Você sabe a diferença entre eles? Aprenda aqui neste artigo sobre esses e alguns outros modelos de aprendizado online.

Por que estudar a distancia faz a diferença

O que é educação a distância?

A educação a distância, também conhecida apenas pela sigla EAD, é uma alternativa para estudar sem precisar frequentar uma escola ou universidade presencialmente. Em vez de ir ao campus, você assiste às aulas em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar. Todo o ensino, materiais e suporte são remotos, inclusive as avaliações e envio de tarefas.

O ensino a distância é muito mais flexível que o tradicional. Você pode fazer graduações ou pós-graduações completas a distância. Os cursos são divididos em módulos pequenos, cada um valendo um certo número de créditos e horas de estudo. Você recebe créditos ao concluir cada módulo, até atingir o total necessário para a conclusão bem-sucedida do curso.

Os principais elementos da EAD incluem a separação física de professores e alunos durante as aulas e o uso de várias tecnologias para facilitar a comunicação entre professor e alunos e entre os próprios  estudantes. O ensino acontece por meio de aulas online, gravações de vídeo, videoconferência ou qualquer outro meio de tecnologia audiovisual. Cada aluno segue o seu ritmo com os módulos e conteúdo do curso.

O método tradicionalmente se concentra em estudantes considerados não tradicionais, como trabalhadores em tempo integral, adultos e estrangeiros ou indivíduos em regiões remotas que não podem assistir às aulas em salas presenciais.

Embora você não experimente a mesma “cultura universitária” de quem estuda no campus, a educação a distância oferece um caminho legítimo e prático para obter uma qualificação reconhecida, além de exigir um grande compromisso do estudante.

O que é ensino online?

O ensino online é um tipo de educação a distância, que é o termo genérico para qualquer aprendizagem que ocorra à distância e não em um ambiente educacional tradicional de sala de aula. 

Em uma sala de aula tradicional, você geralmente aprende ouvindo, lendo, escrevendo e fazendo outras atividades propostas pelo instrutor presencialmente. Os cursos online são diferentes porque você não está no mesmo local que o professor e os outros alunos. Na verdade, você provavelmente nunca conhecerá seu instrutor ou colegas pessoalmente, só por meio de chamadas de vídeo ou outro método para que tenham aulas virtuais em tempo real.

Nos cursos online, os alunos assistem às aulas nas páginas virtuais da escola e da sua turma específica. Eles completam as tarefas de acordo com o cronograma das aulas. Os estudantes se comunicam com o professor e colegas de classe usando, normalmente, email, chats e fóruns de discussão online.

Este formato de aula é muito flexível.

Quais são as diferenças entre ensino online e educação a distância?

Até agora, as duas abordagens são muito parecidas, certo? De fato, é difícil compreender se os dois métodos de ensino têm alguma diferença porque todas as definições são muito similares.

Alguns sites sugerem que o ensino online tem módulos bem definidos, classes virtuais e costuma ser mais interativo, seja em aulas ao vivo ou atividades em grupo. Já na EAD, às vezes a interação acontece presencialmente, em alguns módulos específicos que exigem que o estudante esteja na escola para um teste, por exemplo.

A educação a distância, na verdade, surgiu há muitos anos como cursos por correspondência. Você recebia todos os materiais das aulas por correio. Ou seja, eles não eram necessariamente 100% online; já o ensino online, como o nome diz, é totalmente virtual.

Todos os cursos de EAD têm algum componente de estudo online, com acesso a materiais de aprendizado virtuais. O que a maioria das definições destaca como a principal diferença é que eles também podem incluir workshops, escolas de verão, residências ou algum outro tipo de módulo presencial como parte da grade curricular da graduação.

O site iQualifyUK, no entanto, sugere o que consideramos a melhor definição. Basta pensar nos termos em um espectro de métodos de ensino. Em uma extremidade, o espectro começa com o ensino presencial tradicional em uma sala de aula e, na outra ponta, está o ensino online.

O ensino online é onde todo o conteúdo do curso é oferecido online através da internet. 

A educação a distância é um termo mais amplo que, explicado de maneira mais simplificada, refere-se a estudar remotamente.

O ensino online é, portanto, uma forma de educação à distância, mas o termo é mais comumente usado para se referir a cursos em que os professores ou tutores são separados fisicamente dos alunos, sem contato presencial.


Leia também:7 métodos de ensino híbrido.

Qual é a vantagem de estudar à distância?

Sem dúvidas, a grande vantagem do ensino a distância é a flexibilidade de horário. Afinal, nessa modalidade de ensino, o aluno pode escolher quando e onde assistir às aulas em EaD. Essa vantagem é muito relevante, pois permite que o estudante encaixe, com maior facilidade, os estudos em sua rotina.

Qual a importância do ensino a distância para o futuro da educação?

O surgimento do EAD foi um marco que tornou a educação mais acessível: agora as pessoas podem estudar em qualquer hora e local, usando até mesmo dispositivos móveis, beneficiando quem tem pouco tempo para estudar; os gastos com as operações são reduzidos, algo positivo para as instituições de ensino, empresas e ...

Como a educação a distância pode contribuir?

Com o apoio das políticas públicas, o EAD se apresenta como um grande avanço para o desenvolvimento da educação do país, pois permite uma maior oferta de cursos a baixo custo, facilidade de acesso, flexibilidade de horário aos alunos e professores, mas que encontra o grande desafio de manter a qualidade e o nível de ...

Qual a importância do ensino a distância no contexto atual?

O EAD vem conquistando espaço e credibilidade, permitindo que muitas pessoas invistam em uma educação continuada. Essa é mais uma chance de aumentar o networking, já que conhecemos pessoas de todos os lugares e temos contato com bons professores. Com isso, aumentam as possibilidades de recolocação no mercado.