Por que muitos donos de fábricas preferiam contratar mulheres e crianças?

1423 palavras 6 páginas

A Exploração do Trabalho Feminino e Infantil a partir da Revolução Industrial

O trabalho feminino e infantil foi uma das características mais marcantes da Revolução Industrial.
A concepção era de que as crianças pobres deveriam trabalhar, porque o trabalho protege do crime e da marginalidade, uma vez que o espaço fabril era concebido em oposição ao espaço de rua, considerado desorganizado e desregulado. Além disso, o trabalho das crianças permitia um aumento da renda familiar, ao mesmo tempo em que podia ser visto como uma escola, a escola do trabalho.
As crianças eram utilizadas nas fábricas e nas minas de carvão, sendo que muitas morriam devido ao excesso de trabalho, da insalubridade do ambiente e da desnutrição. Entre 1780 e 1840 intensificou-se a exploração de crianças. Eram ajudantes de cozinheiro, operadoras de portinholas de ventilação, ou nas fábricas.
As condições de vida dos pequenos trabalhadores era dantesca: trabalhavam até 18 horas por dia, sob o açoite de um capataz que ganhava por produção
A crueldade no uso do trabalho infantil na fábrica não ficava indiferente para os pais das crianças. Eles ingressaram nas lutas pela redução da jornada de trabalho, contribuindo para a formação de Comitês pela Redução da Jornada dos Trabalhadores, contra os quais houve a formação das Comissões das Fábricas que defendiam os interesses dos patrões.
Contra a crueldade, os Comitês para Redução da Jornada organizavam campanhas entre os operários. Muitas fábricas eram


Relacionados

  • Revolução Industrial-Peça

    1129 palavras | 5 páginas

    Segunda Revolução Industrial O processo conhecido como "Segunda Revolução Industrial" consistiu de uma série de avanços tecnológicos, sobretudo na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, que revolucionaram a maneira de viver, se organizar e se relacionar dessas sociedades, e que eventualmente se espalhou para outros lugares tornando-se assim um fenômeno global. Narrador 1: A chegada das máquinas na indústria mudou a sociedade e o mundo e ficou conhecida como revolução industrial. Narrador2: a revolução….

  • O homem estatístivo

    4165 palavras | 17 páginas

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL- UEMS TONY MARCELLO LIMA FERRAZ FICHAMENTO Fichamento apresentado à disciplina de Dinâmicas Populacionais como requisito de aprovação do mesmo pelo Profº Tiago. CAMPO GRANDE SETEMBRO / 2011 O HOMEM ESTATÍSTICO Ruy Moreira, 2008 Homem é aqui o homem-demografia, o quantitativo da população. A concepção de homem da geografia da população tem a mesma matriz com que a economia neoclássica produz sua idéia de natureza, tomando como ponto….

  • Revolução Industrial Norte-americana e Inglêsa

    1268 palavras | 6 páginas

    A Revolução Industrial na Inglaterra Antes de a Revolução Industrial acontecer na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, boa parte dos ingleses se dedicavam a lavoura ou a outras atividades rurais. A Manufatura de lã era comum, sendo fabricadas na casa dos próprios mestres tecelões. Os equipamentos eram manuais e os empregados trabalhavam e viviam na fazenda se seus mestres. Quase todos os produtos que consumiam, também eram produzidos por eles mesmos. Mas como nada dura para sempre,….

  • Da revolução urbana á revolução industrial

    1207 palavras | 5 páginas

    Da Revolução Urbana á Revolução Industrial A dominação é praticada desde a existência dos primeiros grupos humanos habitantes da terra. De acordo com Gordon Childe, há evidencias arqueológicas que na era primitiva já havia empreendimentos desde organização na hora da caça, divisão de trabalho, o planejamento e logística, os lideres já existiam. Muitas das idéias e práticas atuais têm raízes antigas procurando resolver problemas das organizações, os quais todas têm. O que ocorre hoje são as….

  • ciência e método:uma visão histórica

    948 palavras | 4 páginas

    TRABALHO DE HISTÓRIA CAPITULO 10 A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUTRIAL "Trabalho apresentado na disciplina história sob a orientação da professor januncio " DATA: 17/10/12 SERIE: 2 TURMA:”A” TURNO:MATUTINO PROFESSOR:JANUNCIO COMPONENTES: GEÂNGELA DE SOUZA N:10 GENILSON BATISTA N:11 LADIJANE BULCÃO N:17 LUCAS NOBREGA N:18 ZYELITON FERNANDES N:23 Introdução Este trabalho….

  • Revolução Industrial

    2595 palavras | 11 páginas

    Revolução Industrial 1- O que é a revolução industrial? R: A revolução industrial marcou a substituição da mão de obra humana pelas maquinas, ou seja, houve umas mudanças tecnológicas que impactaram no processo de produção da época. A revolução industrial marcou também o surgimento de novas funções de trabalho, como empresários e operários. 2- Quais foram às principais mudanças provocadas, inicialmente, pela Revolução Industrial? R: As modificações culturais e sociais que vinham trazidas que….

  • CRESCIMENTOPOPULACIONAL 2010

    1709 palavras | 7 páginas

    diferentes zonas climáticas  Revolução Agrícola: surgimento da agricultura antiga e moderna permitiu que mais pessoas fossem alimentadas por unidade de área de terra.  Revolução Industrial: melhoria no saneamento básico, desenvolvimento de antibióticos e vacinas que ajudam a controlar agentes causadores de doenças. Caça e Coleta Revolução agrícola Revolução Industrial 2.FATORES QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO POPULACIONAL  Taxa de Natalidade: número de crianças que nascem vivas anualmente….

  • Unidade IV - Direito

    2450 palavras | 10 páginas

    mais expressivos legados da Revolução Industrial foi abrir definitivamente as portas do mercado de trabalho às mulheres. Assim, desde os tempos em que elas deixaram de ser apenas donas de casa para encarar a labuta nas insalubres indústrias no final do século 18, os desafios foram sendo ampliados e as conquistas estabelecidas. Aliás, foi de uma manifestação ocorrida em uma fábrica de Nova Iorque, em 1857, onde operárias entraram em greve por melhores condições de trabalho e equiparação salarial aos….

  • Introdução a segurança do trabalho (ist) curso técnico em segurança do trabalho

    3135 palavras | 13 páginas

    SEGURANÇA DO TRABALHO PROFESSOR: Dr. Marlinson Dantas I – HISTÓRICO DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Na história da segurança do trabalho, são encontrados indicativos muito antigos da preocupação quanto à preservação da vida dos trabalhadores. Hipócrates (460-357 AC) e Plínio, o Velho (23-79 DC), indicaram nos seus trabalhos a ocorrência de doenças pulmonares em mineiros. SÉCULO XVI - Algumas observações esparsas surgiram, evidenciando a possibilidade de o trabalho ser causador de….

  • A historia da segurança do trabalho

    2333 palavras | 10 páginas

    saúde no trabalho no Brasil em o mundo, a partir do conceito de trabalho, sua contextualização desde a Antiguidade e a relação trabalho-saúdedoença, que sempre existiu. O surgimento da Revolução Industrial, na Inglaterra, trouxe muitas transformações para a sociedade, principalmente para a classe trabalhadora, transformações estas que repercutiram de forma negativa no que diz respeito ao bem-estar físico e psicológico do trabalhador, sendo o mesmo obrigado a executar longas jornadas de trabalho em ambientes….

Trabalhos Populares

Por que os donos das fábricas de preferência por contratar mulheres e crianças?

As crianças inicialmente com seis anos e as mulheres compunham a mão-de-obra preferida dos empregadores, pois os seus salários eram bem inferiores em relação ao de um homem adulto.

Porque os industriais preferiam empregar mulheres e crianças nas fábricas?

Os empresários preferiam as mulheres nas indústrias porque elas aceitavam salários inferiores aos dos homens, porém faziam os mesmos serviços que estes.

Por que os burgueses preferiam contratar mão de obra feminina e infantil para trabalharem nas suas fábricas?

Dessa forma, os capitalistas preferiam contratar mulheres e crianças, no intuito de evitar maiores problemas relacionados às manifestações e às revoltas operárias, que reivindicavam melhores condições de trabalho.

Por que as crianças começaram a trabalhar na fábrica?

Com a ascensão do capitalismo e uma alta demanda de trabalhadores, crianças começaram a trabalhar nas indústrias a fim de complementar a renda familiar. As crianças começavam a trabalhar aos 6 anos, eram submetidas a jornadas diárias de 14 horas e o salário correspondia à quinta parte do salário de uma pessoa adulta.