Por que o horário de verão não vigora nas regiões Norte e Nordeste?

O horário de verão corresponde, no Brasil, ao adiantamento da hora em alguns estados do território nacional, mudando a rotina de milhões pessoas.

O horário de verão é um sistema de alteração temporária da hora oficial de um país, estado ou região. Em geral, o objetivo é diminuir o consumo de energia elétrica através do maior aproveitamento da luz solar durante um período do ano, a fim também de poupar as fontes produtoras de energia e reduzir os gastos na produção e distribuição de eletricidade.

No Brasil, o horário de verão é adotado no terceiro domingo do mês de outubro, com duração até o terceiro domingo do mês de fevereiro. Nos anos em que esse domingo de fevereiro coincide com o Carnaval, o término do horário de verão é adiado para o domingo seguinte, tal qual ocorreu no ano de 2015, quando o terceiro domingo caiu no dia 15/02 e o Carnaval caiu no dia 17/02. Por esse motivo, nesse ano, os relógios foram novamente acertados somente no dia 22/02. Quando inicia o horário de verão, o tempo oficial é adiantado em uma hora.

O horário de verão foi inventado por Benjamim Franklin no ano de 1784 quando a luz elétrica sequer existia, porém, inicialmente, ele não foi utilizado por nenhum governo. Durante a Primeira Guerra Mundial, a escassez de recursos naturais durante o conflito e a dificuldade de obtenção de carvão mineral para gerar eletricidade obrigaram a Alemanha a buscar formas de poupar energia. Por esse motivo, os alemães foram os primeiros a adotar o horário de verão.

O Brasil, por sua vez, também utilizou a mesma estratégia na década de 1930, quando o país e também o mundo sofriam com a grande crise econômica do sistema capitalista. Assim, o então Governo Vargas utilizou um sistema em que parte do país adiantava os seus relógios em cinco horas para economizar energia elétrica. Essa medida anual tinha uma duração aproximada de cinco meses. Em 2008, o Governo Lula adequou a medida, estabelecendo o padrão de datas atual. Cada estado ou, até mesmo, alguns municípios podem decidir se acatam ou não a mudança de horário. Segundo dados oficiais, a economia do horário de verão varia entre 3,5% e 5% do consumo total do país.

Como foi possível perceber, o horário de verão possui a finalidade de diminuir os gastos com energia através do aproveitamento maior da luminosidade solar. Acontece que, na segunda metade do ano, principalmente em outubro, os dias começam a ficar gradativamente maiores e as noites menores, fenômeno chamado de solstício de verão e que encontra o seu ápice em 23 de dezembro, quando temos o maior dia e a menor noite. A ideia é adiantar o relógio para aproveitar mais essa luminosidade extra para que as pessoas, as empresas e os órgãos públicos liguem as lâmpadas durante um menor tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro fator importante do horário de verão é a redução ou divisão dos picos de consumo. No final do dia, geralmente, as empresas e as residências consomem mais energia, elevando a demanda por eletricidade. Com a mudança no tempo, as lâmpadas não ligadas representam um consumo menor nesse horário, diminuindo os riscos de sobrecarga do sistema de produção e distribuição de energia elétrica.

Nem todos os estados brasileiros, porém, adotam o horário de verão. Observe o mapa:

Por que o horário de verão não vigora nas regiões Norte e Nordeste?

Mapa do horário brasileiro de verão

O principal motivo de os estados das regiões Norte e Nordeste não adotarem o horário de verão é porque a sua implantação é pouco eficaz em áreas equatoriais, ou seja, próximas à linha do Equador. Isso acontece porque, nessas áreas, a diferença entre os dias e as noites é muito pequena, pois os solstícios manifestam-se mais evidentemente nas áreas mais afastadas dessa linha imaginária. Assim sendo, na porção Norte e Nordeste do país, o horário de verão praticamente não apresenta efeitos, embora os estados do Tocantins e Bahia adotem a mudança eventualmente.

Existem muitas reclamações quanto ao horário de verão. Muitos possuem dificuldade em se adaptar a ter que dormir e acordar mais cedo, enquanto outras pessoas afirmam que a falta de infraestruturas sociais (como iluminação pública e segurança) afeta aqueles que passam a acordar de madrugada para trabalhar, quando ainda é escuro. Os defensores do horário de verão consideram que o esforço é necessário para preservar o nível das hidrelétricas e também para economizar dinheiro que, se em termos proporcionais não é muito, em números absolutos é bastante elevado, totalizando centenas de milhões de reais em economia.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

O horário de verão foi instituído no Brasil, pela primeira vez, por decreto do presidente da República, Getúlio Vargas, no verão de 1931/1932, com duração de 5 meses, e tendo como abrangência todo o território nacional.

Até 1967, a mudança no horário ocorreu nove vezes e sua implantação foi feita de forma esporádica, sem um critério científico mais apurado. Após 18 anos sem que o horário de verão fosse adotado, essa medida voltou a vigorar no verão de 1985/1986, como uma das ações tomadas pelo governo por causa do racionamento causado, na época, pelo baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas.

Desde então, o horário de verão era adotado anualmente, sem interrupções, com diferenças apenas nos estados atingidos e no período de duração.

Em abril de 2019, porém, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto extinguindo a medida. A decisão foi baseada em recomendação do Ministério de Minas e Energia, que apontou pouca efetividade na economia energética.

Escolha do período

Até 2019, o horário de verão era adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mais precisamente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Entre os anos de 2008, mediante o decreto presidencial nº 6.558, de 8 de setembro de 2008, e 2018, ficou instituída a hora de verão a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente.

No ano em que havia coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de Carnaval, o encerramento da hora de verão ocorria no domingo seguinte.

O horário de verão era adotado sempre nessa época sob o argumento de aumento na demanda, ocasionado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. O segundo motivo era que, nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol (solstício de verão) e a luminosidade pode ser mais bem aproveitada.

Objetivo e benefícios

A implantação do horário de verão tinha como principal objetivo reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, ou seja, entre as 18h e as 21h, quando a coincidência de consumo por toda a população provoca um pico denominado horário de ponta.

Portanto, adiantar os ponteiros do relógio em uma hora permitiria que se aproveite melhor a luz natural, obtendo-se uma redução no consumo de energia (apurada por medição pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico) de, em média, 4% a 5%. Além disso, pouparia o país de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, quando o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge seu ponto máximo.

Outros países adotam o horário de verão

A racionalização do uso de energia elétrica é uma questão mundial - e o horário de verão é uma medida que melhora essa racionalização, propiciando uma grande economia de energia, por meio de um melhor aproveitamento da luz solar, além de preservar o meio ambiente e oferecer outros benefícios associados.

Devido a esses fatores, vários países adotam a medida, buscando aproveitar esses benefícios da melhor maneira.

Abaixo, alguns desses países e os seus respectivos períodos de horário de verão:

  • Países Membros da União Européia

Adotam a medida no período anual que vai do último domingo de março ao último domingo de outubro.

  • Estados Unidos, Canadá e México

Adotam a medida anualmente, no período de abril a outubro.

  • Rússia, Turquia e Cuba

Adotam a medida anualmente, no período que pode variar de março a outubro.

  • Austrália, Nova Zelândia e Chile

Adotam a medida anualmente, no período de outubro a março.

Reação da população

Uma pesquisa - realizada no ano de 2001, em parceria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Universidade de São Paulo (USP) - revelou que a opinião pública dos estados das regiões Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Estados da Bahia e Tocantins (estes últimos, na época, participantes do horário brasileiro de verão) mostrou-se favorável à adoção da medida, apresentando os seguintes resultados:

  • 74% aprovaram o horário de verão;
  • 25% reprovaram o horário de verão;
  • 1% não soube responder;
  • adaptabilidade: a maioria dos entrevistados achou que a adaptação ao horário de verão pode ser considerada boa, com 70% das respostas entre muito fácil, fácil e razoavelmente fácil. Dos restantes, 30% acham a adaptação difícil ou muito difícil - ou não se adaptaram;
  • repetição para os próximos anos: 55% acham que o horário de verão deva ser repetido nos próximos anos;
  • pela pesquisa de opinião pública, constatou-se que a adaptação média ao horário de verão é de oito dias.

Porque a região Norte Nordeste não adota o horário de verão?

O principal motivo de os estados das regiões Norte e Nordeste não adotarem o horário de verão é porque a sua implantação é pouco eficaz em áreas equatoriais, ou seja, próximas à linha do Equador.

Por que o sistema do horário de verão não e adotado em regiões situadas próximas à linha do Equador?

Países próximos à Linha do Equador, localizados em zonas de baixa latitude, não adotam o horário de verão, pois já recebem uma grande quantidade de luz solar ao longo do ano (aproximadamente doze horas).

Por que o sol se põe mais cedo no Nordeste?

Porque o Nordeste brasileiro avança na longitude para Leste ,então o dia nasce primeiro lá; logicamente a noite cai mais cedo.

Quando teve horário de verão no Nordeste?

Desde 1990, no Nordeste, o horário de verão acontecia apenas na Bahia. A decisão de suspender a medida na totalidade da região, tomada este ano pelo Ministério das Minas e Energia, levou em consideração a opinião dos nove governadores nordestinos.