Por que o verão do hemisfério sul é mais quente?

O verão é caracterizado por ser a estação mais quente e chuvosa entre as quatro estações do ano. O significado da sua nomenclatura tem origem latina e remete à passagem da primavera para o verão. O início do verão nos hemisférios Norte e Sul é marcado pela ocorrência do solstício. Esse fenômeno ocorre em razão da inclinação do eixo terrestre e marca a maior incidência dos raios solares em um determinado ponto do planeta. Desse modo, o verão ocorre em datas diferentes nos hemisférios Norte e Sul.

A chegada do verão representa a adoção do horário de verão em vários países do globo. O objetivo do horário de verão é economizar energia artificial por meio do maior aproveitamento da luz solar. No Brasil, ele foi adotado em 1931, sendo utilizado em vários anos ao longo do último século. No entanto, um decreto presidencial do presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) colocou fim no horário de verão no Brasil, no ano de 2019. O início do verão representa, ainda, para muitos, um período de férias e de realização de atividades ao ar livre.

Leia também: Quais são os movimentos da Terra?

Significado de verão

A palavra verão tem origem na língua latina: veranum tempus, o que pode ser traduzido como “tempo primaveril”. O verão sucede justamente a primavera, sendo marcado pelo aumento da temperatura e do volume de chuvas.

Características do verão

O verão é caracterizado pela ocorrência de altas temperaturas assim como pelo alto volume de chuvas. Além disso, nessa estação do ano, os dias têm duração maior do que as noites. A evaporação é muito comum no verão, do mesmo modo que o aumento da umidade. Nesse período é muito comum a ocorrência das chamadas chuvas de verão, fortes tempestades de origem convectiva, conhecidas por alto volume de precipitação, trovadas e rajadas de vento.

Por que o verão do hemisfério sul é mais quente?
O verão é caracterizado pela ocorrência de altas temperaturas.

Solstício de verão

O solstício é um fenômeno que ocorre em razão da inclinação do eixo do planeta com o seu movimento de translação. A Terra possui uma inclinação de 23º27’ no seu eixo, sendo que essa inclinação, com a translação, promove a diferença de insolação nos hemisférios Norte e Sul. Desse modo, o início do verão marca a maior inclinação de um determinado hemisfério em relação ao Sol, ou seja, tal hemisfério passa a receber radiação solar de forma mais direta.

Sendo assim, o solstício indica a chegada do verão em determinado hemisfério, em razão da maior incidência dos raios solares em uma determinada região do planeta. Do mesmo modo, a redução da insolação no outro hemisfério indica a chegada do inverno. No verão boreal, ou seja, no Hemisfério Norte, os raios solares incidem de maneira direta no Trópico de Câncer. Já no verão austral, que indica a estação no Hemisfério Sul, os raios solares iluminam diretamente o Trópico de Capricórnio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Verão nos hemisférios Norte e Sul

A diferença de insolação promovida pela inclinação do eixo terrestre e pela movimentação do planeta Terra promove diferenças na distribuição da radiação solar na superfície do planeta. Desse modo, o verão ocorre em datas diferentes em cada hemisfério, porém ele sempre tem a duração de três meses. As datas do verão nos hemisférios Norte e Sul são:

HEMISFÉRIO

INÍCIO DO VERÃO

TÉRMINO DO VERÃO

Hemisfério Norte

Entre 20 e 21 de junho

Entre 22 e 23 de setembro

Hemisfério Sul

Entre 20 e 21 de dezembro

Entre 20 e 21 de março


Veja também: Como se forma a neblina?

Horário de verão

O horário de verão surgiu no século XVIII, nos Estados Unidos, em uma época em que ainda não existia energia elétrica. Contudo, naquele período, já havia a preocupação em aproveitar-seao máximo da luz solar, disponível naturalmente. A ideia ganhou força durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando países como Alemanha, França e Reino Unido adotaram o horário de verão em razão das dificuldades financeiras que passavam devido ao conflito. Desde então, a sua adoção tornou-se mais popular em diversos países do globo.

O horário de verão é uma prática adotada por mais de 30 países que tem como objetivo o maior aproveitamento da luz solar e, como consequência, a economia de energia artificial. Nesse esquema, os relógios são adiantados em uma hora, geralmente ainda na primavera, e permanecem adiantados até o final do verão. Esse processo permite que as pessoas aproveitem mais a luz solar para realizar suas atividades, cenário que contribui para uma menor utilização do sistema de iluminação artificial.

  • Horário de verão no Brasil

No Brasil, o horário de verão foi instituído no século passado, mais precisamente, em 1931. A princípio ele foi aplicado em todos os estados brasileiros, sendo que, posteriormente, apenas alguns estados passaram a adotar o esquema em razão da sua posição em relação à Linha do Equador e sua viabilidade de aproveitamento da luz natural ao final do dia. Entretanto, no ano de 2019, um decreto presidencial assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) pôs fim na adoção do horário de verão em todos os estados do país.

Curiosidades sobre o verão

  • As estações do ano, como o verão, foram instituídas em razão da diferença da radiação solar que atinge a superfície do planeta Terra devido à inclinação do eixo terrestre e ao movimento de translação.

  • O verão é conhecido internacionalmente como uma estação propícia para a realização de atividades de lazer ao ar livre, em razão das altas temperaturas e da ocorrência das férias escolares.

  • A ocorrência de elevadas temperaturas faz com que sejam necessários alguns cuidados com a saúde, em especial com crianças e idosos, para minimizar-se o efeito do calor nos seres humanos.

Por que o verão do hemisfério sul é mais quente?
A ocorrência do verão favorece a realização de atividades de lazer, como o turismo em áreas ao ar livre.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (UFMG) Todas as alternativas apresentam mecanismos responsáveis pelas mudanças das estações ao longo do ano, EXCETO:

A) A inclinação do eixo de rotação da Terra determina que, a cada seis meses, um hemisfério esteja mais exposto ao Sol que o outro.

B) As estações são determinadas pela maior ou menor proximidade da Terra ao Sol, distância que, ao variar ao longo do ano, altera a quantidade de energia solar incidida sobre o planeta.

C) O Sol, ao atingir seu ponto de maior deslocamento ao Norte — a máxima declinação boreal —, determina, no Hemisfério Sul, dias mais curtos e noites mais longas.

D)Os equinócios ocorrem, respectivamente, quando os hemisférios Norte e Sul são igualmente iluminados, marcando o início astronômico da primavera e do outono.

E)Os solstícios ocorrem, respectivamente, quando a iluminação é máxima em um hemisfério e mínima no outro, marcando o início astronômico do verão e do inverno.

Resolução

Alternativa B. As estações do ano não são determinadas pela distância do planeta Terra ao Sol. A divisão do ano em estações ocorre em razão da inclinação do eixo terrestre. Essa inclinação, com o movimento de translação, gera a ocorrência e a mudança das estações ao longo do ano.

Questão 2– (Unespar 2015) O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, mas não foi usado continuamente. No Brasil a reintrodução do horário de verão foi consequência da:

A) Crise energética que afeta especialmente as regiões Norte e Nordeste.

B) Necessidade de racionalização de energia elétrica nos horários de picos nos diferentes setores industriais do país.

C) Prolongada estiagem que assolou, nos últimos anos, a região Norte.

D) Ampliação da demanda de hidroeletricidade no setor de serviços, acompanhada pelo declínio do consumo no setor industrial.

E) Melhoria geral das condições de vida no país, que permite maior disponibilidade de tempo para o lazer.

Resolução

Alternativa B. O horário de verão foi adotado no Brasil de maneira esporádica desde a década de 1930. No entanto, entre as décadas de 1960 e 1980, o país passou muitos anos sem o adotar. Esse cenário foi alterado em 1985, quando houve uma reintrodução do horário de verão em razão do baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e da consequente necessidade de racionamento de energia.

Porque o Hemisfério Sul e mais quente?

Isso ocorre porque o hemisfério sul tem muito mais oceano e muito menos terra; a água aquece e esfria mais lentamente do que a terra. As diferenças também são atribuídas à transferência de calor oceânica e diferentes extensões de armadilhas de efeito estufa.

Por que no verão no Hemisfério Sul as temperaturas ficam mais altas?

Os dias durante o verão são mais longos que as noites, e isso deve-se à maior incidência de radiação solar no hemisfério em que está vigente. Portanto, a inclinação da Terra para o Sol nesse período favorece não só o aumento das temperaturas mas também dos índices pluviométricos e da umidade relativa do ar.

Qual e o hemisfério mais quente?

As temperaturas do verão no hemisfério norte do planeta foram as mais quentes já registradas, de acordo com o último resumo mensal dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA. O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo.

Porque o Hemisfério Norte e mais frio que o Hemisfério Sul?

A resposta está na localização dos dois polos. Em termos geográficos, o polo Sul fica situado a 2800 metros acima do mar e o polo Norte está ao nível do mar. Apesar de o polo norte se localizar em cima de uma calota de gelo do mar do Oceano Ártico, ele é considerado mais quente.