Por que os brasileiros estão comprando mais alimentos industrializados nos dias de hoje?

Você sabe quais são os alimentos consumidos pelos brasileiros com maior frequência? Se pensarmos em nossos hábitos, já podemos ter uma ideia. Mas esse é um tema tão importante que o próprio IBGE foi atrás da resposta ainda em 2008. O estudo Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil não tem um resultado tão animador. 

Naquele ano, apenas 10% dos brasileiros consumiram frutas, legumes e verduras habitualmente. E a maior parte era exatamente a população rural. Pessoas que vivem em meios urbanos consomem alimentos mais industrializados e calóricos – e adolescentes adoram alimentos ricos em gordura e açúcar. Outro dado é o de que existe uma demanda regional por alguns poucos itens, como açaí e mandioca.

Em 2017, o IBGE fez uma nova pesquisa. A “Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018 – Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil” foi realizada em parceria com o Ministério da Saúde. Foram ouvidos mais de 45 mil moradores de cerca de 20 mil domicílios. E o resultado não surpreende: o consumo de verduras e legumes se mantém aquém do esperado.

Então, o que estamos comendo? Veja a seguir os alimentos consumidos pelos brasileiros com maior frequência, de acordo com o estudo!

6 alimentos consumidos pelos brasileiros habitualmente

Os alimentos consumidos pelos brasileiros diariamente são: arroz, feijão, café, pão de sal e carne bovina. Na 6ª posição, aparecem os sucos, refrescos e refrigerantes.

Mesmo considerando faixa etária e o gênero, a pesquisa não aponta muitas diferenças. Há somente uma curiosidade: adolescentes raramente citam hortaliças, e incluem doces, biscoitos e bebida láctea entre os itens mais consumidos.

Há também um aspecto regional interessante. O Norte e o Nordeste citam a farinha de mandioca, enquanto a região Sul cita bastante os chás. Além disso, há diferenças de classe social. Pessoas com melhor condição financeira se referiram a sanduíches, alface e tomate. Quanto às camadas financeiramente mais vulneráveis da população, citaram peixes, preparações à base de peixe e farinha de mandioca.

Veja a seguir um pouco mais sobre os alimentos consumidos pelos brasileiros habitualmente. 

1) Café

O café é, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do mundo. No Brasil, o consumo de café entre os idosos chega a 87,1% da população. No total, em 2018, são 78,1%. Isso significa que o “ouro líquido”, na visão dos amantes de café, é um dos alimentos consumidos pelos brasileiros, e com gosto!

O café é também responsável pela maior média de consumo diário por indivíduo: 163,2 gramas/dia. 

2) Arroz

A pesquisa do IBGE de 2008 apontou que 84% dos entrevistados consomem arroz. Após 10 anos, o consumo caiu para 76,1%. Houve queda do consumo principalmente no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. A parte da população com maior renda (25%) foi a principal responsável pela redução: de 79,9% para 67,1%.

Essa fonte de carboidrato fornece energia ao organismo e é um alimento-base da dieta brasileira. O cereal não contém colesterol e é uma boa fonte de sais minerais, de fácil digestão. Não à toa, faz a dobradinha mais famosa do Brasil com o feijão. A título de curiosidade, a China é o maior produtor e consumidor de arroz do mundo.

3) Feijão

O IBGE descobriu que 72,8% das pessoas comiam feijão em 2008. Mas o consumo em 2018 atingiu 60%. O Sudeste lidera o consumo. Na Região Norte, 44,1% das pessoas relatou o consumo de feijão. Essa porcentagem é bem abaixo do Centro-Oeste (72,8%) e do Sudeste (65,9%).

Fonte de nutrientes essenciais, o feijão é referência para uma vida saudável. Possui proteínas ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. Sua alta concentração de lisina (aminoácido) é de grande valor para complementar proteínas dos cereais, como o arroz. 

É um dos alimentos consumidos pelos brasileiros em diversas formas, como o caldo de feijão. Por isso, o consumidor tem suas marcas de feijão preferidas.

4) Pão de sal

O pão de sal, pão francês, pãozinho ou cacetinho foi consumido por 63% dos entrevistados em 2008 e por 50,9% em 2018.  Reunindo apenas farinha, sal, fermento e água, o alimento é muito popular em diversos países – especialmente no Brasil, no Chile e na região dos Andes (Bolívia e Peru). Argentina e Uruguai também gostam, mas não tanto quanto aqui. 

Ele está presente nas mesas de café da manhã e da tarde em todo o país. Pode acompanhar diversos caldos e atender a gostos inusitados. Conhece alguém que já comeu pão de sal com feijão? Pode ter certeza de que existe!

5) Carne bovina e aves

O consumo de carne bovina no Brasil caiu de 2008 para 2018. Em 2008, 48,7% dos entrevistados da pesquisa, mas recentemente apenas 38,2%. É um dos mais populares alimentos consumidos pelos brasileiros diariamente. As aves não ficam tão atrás e são consumidas por 30,8% da população. Mesmo com os movimentos mais recentes de vegetarianismo e veganismo, carnes e aves estão na mesa de milhões. 

Não por acaso, o Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina no mundo. Em 2015, tinha o maior rebanho (209 milhões de cabeças) e o segundo maior índice de exportação (1,9 milhões de toneladas). Era também o segundo maior consumidor (38,6 kg/habitante/ano).

6) Sucos e refrigerantes

Por fim, completando a lista dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, estão sucos e refrigerantes. Em 2018, sucos são consumidos por 33,1%, enquanto os refrigerantes fazem parte da rotina de 15,4%. É um notícia boa, em termos nutricionais, porque houve queda em relação a 2008.

Com exceção dos sucos integrais, não são alimentos tão saudáveis. Mas, pelos resultados da pesquisa, o brasileiro não se importa tanto com esse fato.

Consumo na região Norte

Na Região Norte, podemos destacar alguns dados interessantes. Foi o local que mais se referiu à farinha de mandioca (40,6% da população na Região Norte), açaí (12,4%) e peixe fresco (16,8%). Nas demais regiões, a referência a esses alimentos não é tão forte. 

Agora você conhece os alimentos consumidos pelos brasileiros habitualmente. E, assim, já sabe o que não pode faltar no seu estabelecimento. Contar com um parceiro para suprir a demanda é fundamental para manter o estoque em dia. Conheça a Fennix Distribuidora!

Porque hoje as pessoas estão consumindo mais alimentos industrializados?

O estado emocional e o clima inseguro em que a população está vivendo pode levar ao maior consumo das comidas ultraprocessadas, como os salgadinhos e biscoitos. A comida pode ser uma válvula de escape para situações estressantes, como as mudanças de rotina causadas pela pandemia do novo coronavírus.

Por que motivos as pessoas preferem ou acabam consumindo mais alimentos industrializados e ultra processados se estes costumam ser prejudiciais à saúde?

Por conta dos aumentos reais no nível de renda das famílias nas últimas décadas, sobretudo as de baixa renda, a participação de produtos prontos para consumo aumentou inclusive entre as camadas mais pobres da população brasileira, mesmo se esses produtos ainda são relativamente mais caros do que alimentos in natura ou ...

Por que os alimentos foram industrializados?

Alimento processado, ou alimento industrializado, é o alimento que é comercialmente preparado, muitas vezes através de processamento, para otimizar a facilidade de consumo e "torná-los mais atraentes para o consumidor."

Por que na atualidade os mesmos produtos industrializados podem ser encontrados em países tão distantes uns dos outros?

O transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta.