Por que os fios elétricos bem como os cabos das ferramentas usadas pelos eletricistas são revestidos de plástico?

Uma boa instalação elétrica é fundamental para garantir o correto funcionamento da energia de uma casa ou estabelecimento comercial. É ela que possibilita o acender e o apagar de lâmpadas, por exemplo. Para que a luz circule pelo ambiente, cabos e fios elétricos são fundamentais. Eles têm a função de serem importantes condutores de eletricidade e pode aparecer em instalações fixas, aparentes ou embutidas.

A principal diferença entre cabos e fios elétricos está na composição e na resistência mecânica de cada um. Geralmente, eles são fabricados a partir de aço ou cobre e podem apresentar diferentes espessuras e finalidades. A espessura está relacionada à quantidade de corrente elétrica que o produto é capaz de aguentar.

De uma maneira geral, fios sólidos são utilizados em quadros elétricos e tomadas, e em instalações mais simples. Já cabos flexíveis e rígidos são versáteis e podem ser instalados em residências, indústrias e comércios.

Cabos PP, por sua vez, são seguros e apresentam alta durabilidade e proteção mecânica. Eles são formados por dois ou mais cabos e são utilizados para ligações de eletrodomésticos e aparelhos como máquinas de solda e furadeiras.

Ainda existe o cabo paralelo que é indicado para a instalação de aparelhos pequenos, como abajures. Vale lembrar que eles são separados por cores: azul (neutro, não possui tensão), verde ou amarelo (fio terra) e as outras cores representam aqueles que possuem algum tipo de carga.

Além dos cabos e fios elétricos, outro material elétrico muito importante são tomadas e interruptores que estão presentes em todos os ambientes do lar. As tomadas recebem diferentes tipos de classificações e elas se diferenciam pela quantidade de pinos e forma. Geralmente, contam com dois tipos de plugues. Já os interruptores, que têm a função de ligar e desligar o circuito elétrico fazendo as ligações dos pontos de luz, podem variar de acordo com as características do ambiente e design.

O interruptor simples conta com apenas uma tecla. O interruptor paralelo tem como função acionar a iluminação em pontos distintos. O interruptor intermediário pode ser utilizado em circuitos com três ou mais pontos diferentes. O interruptor duplo ou triplo permite que diferentes lâmpadas sejam acionadas separadamente.

O mercado ainda conta com o interruptor do tipo dimmer, o mais moderno de todos. Ele é capaz de controlar a intensidade de iluminação do ambiente e é muito utilizado em lâmpadas de LED, halógenas e dicroicas.

Falando em lâmpadas, você sabia que o funcionamento delas depende da ação de alguns acessórios como os reatores e soquetes? Os reatores possibilitam maior fluxo de luminosidade e menor consumo de energia. Já os soquetes prendem a lâmpada e transmitem energia e ela. Para facilitar a conexão entre os vários equipamentos, não deixe de ter em mãos extensões e filtros de linha.

As extensões são úteis para deslocar e multiplicar a quantidade de tomadas prologando a distância entre ela e os aparelhos a serem ligados. Os filtros de linha garantem proteção aos mais diversos aparelhos através de uma chave disjuntora que é acionada automaticamente quando ocorre sobrecarga no circuito.

Durante o processo de transmissão de energia, alguns eletrônicos podem não ser compatíveis com a carga elétrica e é justamente para isso que servem os adaptadores. Quando se fala em adaptadores, é quase impossível não falar em plugs. Esse tipo de material elétrico é essencial em qualquer instalação elétrica. Existe o plug macho, usado como extensão para ligar um aparelho que esteja longe da tomada, e existe o plug fêmea, que é instalado na tomada e tem a função de transmitir energia.

Outro dispositivo muito importante para regular a distribuição elétrica de uma residência ou estabelecimento comercial é o transformador de energia. Eles são usados para aumentar ou diminuir tensões e correntes elétricas nos circuitos e consistem em dois enrolamentos de fios envolvidos em um núcleo metálico.

Visando garantir proteção extra e mais segurança ao sistema elétrico da sua casa, disjuntores e fusíveis são fundamentais porque evitam a sobrecarga da corrente. O primeiro é projetado para atender as necessidades da indústria e o segundo geralmente é aplicado em circuitos domésticos.

Também existem tubos e eletrodutos, que protegem a fiação contra fatores externos, como agentes químicos e curtos-circuitos. Os eletrodutos, também conhecidos como conduítes, podem ser isolantes ou metálicos, além de magnéticos ou não. Existem modelos flexíveis e rígidos. O conduíte flexível é mais recomendado para áreas internas e o rígido é ideal para áreas externas.

Para deixar todo o circuito organizado, não deixe de garantir uma caixa de distribuição de energia. É neste painel que ficam os cabos do relógio de medição. O mercado também conta com outros tipos de caixas, como a caixa de entrada, responsável por monitorar o consumo de energia, e a caixa de luz, que serve como suporte para interruptores e tomadas.

A Carajás ainda oferece outros tipos de materiais elétricos, como ferramentas para eletricistasvideoporteiro e resistências elétricas.

Como Organizar fios e cabos elétricos?

Essa tarefa pode ser mais simples do que você imagina. Fios e cabos bem organizados deixam qualquer ambiente mais funcional e evitar acidentes domésticos e curto-circuitos. O primeiro passo é identificar cada cabo e verificar se todos eles são realmente necessários. Se sim, etiquete cada um a fim de saber qual é qual.

Para organizá-los, você pode utilizar encurtadores, abraçadeiras de nylon, faixas de velcro e canaletas. Também é possível esconder cabos e fios elétricos por trás de estantes ou mesas. Neste caso, para que as extensões não fiquem soltas, use grampos ou fitas adesivas. Outra opção é escondê-los nos rodapés ou em painéis de TV.

Ferramentas essenciais para eletricistas

Para atividades que lidam com energia elétrica, todo cuidado é pouco na hora de realizar reparos e manutenções não é mesmo? Por isso, para garantir um excelente serviço, é necessário estar munido das melhores ferramentas elétricas. Elas precisam atender todos os padrões de qualidade e segurança.

Mas você realmente sabe quais são as ferramentas essenciais para eletricistas? Uma delas é o alicate universal, que possui lâmina que facilita o corte de arames e também serve para prensar outros materiais. O alicate meia-cana é parecido com o universal, mas tem o bico comprido e fino, permitindo alcançar locais de difícil acesso.

A lista também inclui chave-inglesa, chave de fenda, detector de tensão, fita isolante, trena, multímetro e lanterna.

O que você precisa saber antes de comprar fios e cabos elétricos?

Uma das melhores sensações que podemos ter em nossa vida é observar a nossa casa dos sonhos saindo do papel. Ver as paredes sendo erguidas, o piso sendo colocado e a pintura sendo milimetricamente ajustada dão uma sensação de dever cumprido. Mas você percebeu que só falamos sobre detalhes visíveis da sua casa? 

Uma parte pouco observada em uma casa é a instalação do circuito elétrico. Com o passar do tempo, o conjunto de fios e cabos elétricos tornou-se um dos pontos mais importantes de ser observado na construção de sua casa. Afinal, a grande maioria dos utensílios domésticos são movidos a energia elétrica. 

Então, assim como devemos ter um olhar crítico sobre a estética da nossa residência, precisamos ser igualmente exigentes na qualidade da fiação elétrica do nosso futuro lar. Por isso, separamos duas dicas para você ter em mente na hora de construir sua casa. 

Vamos nessa, então? Terminando de ler este texto, você estará apto para acompanhar a instalação da fiação elétrica de sua casa. Tenha uma boa leitura e confie na Carajás como uma companheira na hora da construção do seu sonho da casa própria! 

Saiba a diferença entre cabo e fio elétrico

Afinal, não teria como ser outro tópico em primeiro lugar, não é mesmo? Antes de colocar a mão na massa, é preciso entender as especificações de cada um desses produtos. Ou seja, precisamos desvendar qual a diferença entre cabos e fios elétricos!

Então, vamos lá: o fio elétrico é, basicamente, um fio de cobre revestido por um isolante. Esse é o produto base da fiação elétrica de sua casa, já que é usado, principalmente, em lugares que não demandam tanta potência. Você pode usá-lo, por exemplo, na sua tomada e na iluminação de toda a sua residência.

Você sabia que os fios elétricos também são conhecidos como “fios rígidos”? Isso acontece porque eles não podem ser dobrados! Por isso, precisamos ter muito cuidado na hora de instalá-los.

Os cabos elétricos, por sua vez, são um conjunto de fios. Essas extensões metálicas são entrelaçadas umas às outras e, por fim, revestidas por um material isolante. Como os cabos são vários fios elétricos, presume-se que eles aguentem mais potência, certo?

Por isso, você pode encontrar cabos elétricos em instalações da sua casa que precisam de mais energia, como uma bomba de piscina, por exemplo. Mas, eles são comumente usados em fábricas que possuem equipamentos pesados e que consomem muita energia.

Esses cabos podem ser divididos em dois grupos: os rígidos e os cabos flexíveis. O nome explica a diferença, já que o segundo pode ser facilmente manuseável. Os cabos rígidos são mais usados em locais que não precisam de contorcimento.

Conhecer a tabela de cores de fios elétricos

Agora que entendemos a diferença entre cabos e fios elétricos, vamos desbravar o mundo das cores de cabos eletrônicos. Ora, com certeza você já deve ter percebido que, em uma mesma tomada, temos fios de cores diferentes, certo?

Isso acontece porque a Associação Brasileira de Normas Técnicas, mais conhecida como ABNT, criou uma padronização para as cores dos cabos e fios. Isso ajuda, claro, na compra e identificação de cada acessório para a sua finalidade. 

Vamos analisar algumas cores? Para começar, sempre que você observar um fio com a cor verde, saiba que ele é um condutor de proteção (PE). Isso quer dizer que os cabos identificados com essa cor ou com uma mistura entre verde e amarelo são usados, exclusivamente, como o conhecido fio terra. 

Segundo as normas da ABNT, os cabos azuis são os condutores neutros (N). Sendo extremamente importantes para a fiação, estes cabos precisam estar sempre sinalizados com os tons mais claros desta cor. Por sua vez, os cabos condutores PEN, que unem tanto os neutros quanto o fio terra, devem apresentar a cor azul e detalhes em verde e amarelo. 

Por último, mas não menos importante, os condutores de fase, ou seja, que carregam a tensão elétrica, podem conter qualquer cor que não foi denominada anteriormente pela ABNT. Por isso, você pode encontrar esses cabos nas cores branco, marrom, vermelho, preto, cinza, entre outros. 

Carajás: tudo sobre fios e cabos elétricos

Agora que você está mais imerso no mundo dos cabos elétricos, está na hora de saber onde você pode adquirir esses utensílios indispensáveis para a sua residência! E é claro que estamos falando da Carajás, o shopping center da sua casa! 

Na Carajás, você encontra um e-commerce completo, com centenas de produtos para todas as etapas da sua construção. Além da nossa loja virtual, você também encontra fios e cabos nas nossas nove lojas físicas, sendo duas em Alagoas (Maceió e Arapiraca), três na Paraíba (João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande), uma no Rio Grande do Norte (Natal) e três no Ceará (Juazeiro, Fortaleza e Eusébio).

Para que sua casa tenha eletricidade de qualidade, você realmente precisará de um cabo que a conduza de maneira correta, sem colocar risco a sua obra ou mesmo, a sua casa, trazendo segurança na hora de você montar o seu cantinho.

Por isso, o nosso cabo flexível 2,5mm é o material que você precisa. Não deixe de aproveitar essa oportunidade.      

Por que o plástico e utilizado para encapar os fios elétricos?

O principal motivo para que esses materiais sejam usados como isolantes é a alta resistência ao fluxo de cargas. Essas propriedades elétricas dos polímeros os tornam perfeitos para encapar fios elétricos de cobre, seja em um cabo de secadora ou em uma torre de alta tensão.

Por que os fios de cobre como os da figura precisam ser envolvidos por um plástico ou borracha?

Resposta: Primeiramente porque o plástico é um material isolante, evitando assim que uma pessoa ao segurar esse fios tome choque, e até mesmo evitar um curto circuito caso esses fios cheguem a encostar um no outro.

Por que motivo se utilizam nas instalações elétricas fios condutores de cobre e alumínio e não de vidro ou borracha?

Bons condutores são materiais que permitem que os elétrons se desloquem facilmente. Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade. Neles, os elétrons fluem com facilidade. Por isso, o cobre, o alumínio e o estanho costumam ser empregados na fabricação de fios elétricos.

Por que os fios elétricos são feitos de cobre?

Excelente condutor elétrico, o cobre ainda conta como principais características a grande resistência à corrosão e à deformação, além de ser muito maleável. “O cobre só perde para a prata em termos de condutividade elétrica.