Por que os vulcões tem contribuído para o aumento da fertilidade do solo?

Índice

Introdução

O vulcanismo refere-se à formação e dinâmica de vulcões na Terra, estejam eles em atividade ou inativos. A área de estudo que busca compreender estes processos é chamada de vulcanologia

O que são vulcões? 

Um vulcão é uma abertura na superfície terrestre pela qual saem lava e cinzas vulcânicas, entre outros materiais. A saída desses materiais nessas condições é chamada de erupção vulcânica.

Uma erupção é causada pela saída abrupta de calor do interior da Terra. A ocorrência de processos endógenos, ou seja, que ocorrem no interior da Terra, são o que resultam as erupções.

O principal material expelido em uma erupção vulcânica é a lava, que é um material derramado pela erupção e é responsável pela destruição e alteração da crosta pela qual ela flui.

Os vulcões ocorrem em áreas de contato de placas tectônicas. A movimentação dessas placas é um fator determinante para a dinâmica dos vulcões. 

Atividade vulcânica em White Island, Nova Zelândia. 

Vulcões geralmente tem uma forma cônica, pela qual os materiais saem devido à pressão interna. O “buraco” pelo qual saem é chamado de cratera.

magma ascende do interior da Terra até um ponto em que a pressão não é tão forte para o material continuar “subindo”. Então, o magma começa a se acumular neste ponto, formando uma câmara magmática. 

Nesta câmara, os diferentes materiais que compõem o magma sofrem diversas reações entre si, o que causa um aumento de pressão na câmara. Então, quando ocorre uma erupção vulcânica, a pressão na câmara diminui e o magma transforma-se em lava, que é expelida pela pressão.

Além da lava, o vulcão pode expelir também fluxo piroclástico. São compostos por gases e restos de fragmentos e cinzas vulcânicas, que se espalham em forma de nuvem nas regiões circundantes ao vulcão que a expeliu.

Com temperaturas que ultrapassam 1000 graus Celsius e com a liberação de gases tóxicos, os fluxos piroclásticos são perigosos e letais. As áreas atingidas pelo fluxo precisam ser evacuadas pelas autoridades. No entanto, não é em toda erupção vulcânica que uma nuvem piroclástica é expelida.

Nuvem piroclástica em movimento após uma erupção vulcânica do Vulcão Mayon, Filipinas, em 1984. É possível observar que a nuvem está bem rente ao chão. Isso é comum e depende dos materiais que a compõem. 

Legenda: nuvem piroclástica em movimento após uma erupção vulcânica do Vulcão Mayon, Filipinas, em 1984. É possível observar que a nuvem está bem rente ao chão. Isso é comum e depende dos materiais que a compõem.

  • Vulcões ativos: como o nome já implica, são aqueles cujas atividades vulcânicas ainda ocorrem com frequência e instabilidade. 
  • Vulcões inativos ou dormentes: não demonstram atividade recente, mas que podem vir a apresentar novas erupções. 
  • Vulcões extintos: são os vulcões que possuem uma chance muito pequena de se tornarem ativos novamente. 

Estrutura interna e externa de um típico vulcão. Fonte: Teixeira et al (2009).   

A importância dos vulcões

As erupções vulcânicas são responsáveis por diversos processos do planeta Terra, por mais que seus poderes de destruição sejam grandes, por exemplo a liberação de alguns gases responsáveis pela mudança da temperatura da atmosfera. 

A vantagem principal desses fenômenos é que o material expelido aumenta a fertilidade do solo depois de um tempo. Os materiais expelidos na lava, quando endurecidos, servem como adubo para o solo em que foram derramados. 

Vulcões no Brasil

Pelo fato de não estar localizado em uma zona de contato de placas tectônicas, o Brasil atualmente não possui nenhum vulcão em atividade em seu território. 

Porém, em eras geológicas passadas, havia intensa atividade vulcânica, que resultou em diversas formações que podemos observar hoje, como a formação das ilhas em nossa costa, como Fernando de Noronha.

O derrame basáltico que ocorreu na Era Mesozóica foi o que deu origem à fértil terra roxa, que permitiu a ascensão do café no Brasil no final do século XIX. 

O resquício de maior destaque de atividade vulcânica no Brasil está na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. A cidade se formou - e permanece até hoje - em uma cratera de um extinto vulcão.

Vista panorâmica da cidade de Poços de Caldas  

Exercício de fixação

UFRN/2011

A Europa, em abril de 2010, foi surpreendida por uma nuvem de cinzas vulcânicas liberada pela erupção do Eyjafjallajokull na Islândia. A erupção desse vulcão, assim como a de outros dispersos na superfície da Terra, pode provocar alterações na vida das pessoas, bem como na dinâmica da natureza. Nesse sentido, a erupção vulcânica constitui-se um fenômeno natural que pode causar:

A a redução da temperatura global e a formação de cadeias montanhosas;

B a elevação da temperatura global e o empobrecimento da fertilidade dos solos;

C a formação de rochas magmáticas e o enriquecimento da fertilidade dos solos;

D a formação de rochas metamórficas e os tremores de terra

Por que os vulcões ativos podem contribuir na fertilidade do solo?

Os vulcões fornecem um suprimento constante de minerais para a topografia circundante e fertilizam a terra que os rodeia. Embora uma grande erupção primeiro devaste a terra imediatamente ao redor, a erupção vulcânica fornece cinzas carregadas de minerais para enriquecer o solo.

Qual a importância dos vulcões para a formação do planeta Terra?

A importância dos vulcões A vantagem principal desses fenômenos é que o material expelido aumenta a fertilidade do solo depois de um tempo. Os materiais expelidos na lava, quando endurecidos, servem como adubo para o solo em que foram derramados.

O que acontece com o solo depois de uma erupção vulcânica?

Com o passar do tempo, a rocha [de formação vulcânica], que é muito porosa, sofre intemperismo, 'apodrece' e vira solo. O tempo que isso ocorre depende da temperatura ambiente e da pluviosidade local." "A área coberta pela lava fica inutilizável para a agricultura ou pecuária, pois não há solo.

Que benefício a cinza de um vulcão pode trazer para o solo?

As cinzas das queimadas são compostas por grande quantidade de nutrientes (cálcio, fósforo, magnésio, nitrogênio, entre outros) que fertilizam o solo, e, por isso, favorecem o crescimento de plantas.