Porque as estações do ano são diferentes no hemisfério sul e no norte?

Especialista em Geografia do Brasil (Faculdades Integradas de Jacarepaguá, RJ)
Mestre em Educação (Estácio de Sá, 2016)
Graduado em Geografia (Simonsen, 2010)

Ouça este artigo:

Em algum momento, todos já adquiriram uma noção sobre as estações do ano. Porém, geralmente associamos as estações do ano com alguns estereótipos moldados pela mídia, através dos filmes, séries e da propaganda, porém uma coisa é a estação do ano e outra é como percebemos as estações do ano.

As quatro estações do ano são: Primavera,  Verão, Outono e Inverno. É importante notar que as estações não ocorrem de forma simultânea em todo o mundo:elas ocorrem em pares com o hemisfério norte estando em uma das estações daquele par e o hemisfério sul na outra: Outono/Primavera, Verão/Inverno. Quando é outono no hemisfério norte, o hemisfério sul está na primavera, por sua vez, enquanto o hemisfério sul está no outono, a primavera estará ocorrendo no hemisfério norte.

Porque as estações do ano são diferentes no hemisfério sul e no norte?

Estações do ano. Fotos: Katvic / Shutterstock.com

O que marca cada uma das estações é a posição daquele hemisfério em relação ao Sol, portanto o movimento de translação da Terra (movimento que a Terra realiza em torno do sol) é o responsável pela diferenciação das estações do ano. Dizer que um hemisfério está no verão é dizer que ele está na posição mais próxima do sol em relação ao outro hemisfério, que por estar no inverno estará mais distante do sol. Por isso é que dizemos que o verão é a estação quente (e consequentemente costuma ser chuvosa) enquanto o inverno é a estação fria (que consequentemente costuma ser seca).

O outono e a primavera são estações intermediárias, portanto o sol atinge de forma semelhante ambos os hemisférios, o que diferencia as duas estações é que na primavera aquele hemisfério está saindo do inverno e indo para o verão, portanto ele está se aquecendo gradualmente, enquanto que no outono ele está saindo do verão para o inverno e, portanto, se esfriando gradualmente.

As estações do ano se iniciam nas seguintes datas: 20 de março (outono no hemisfério sul e primavera no hemisfério norte), 21 de junho (inverno no hemisfério sul e verão no hemisfério norte), 22 de setembro (primavera no hemisfério sul e outono no hemisfério norte), 21 de dezembro (verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte). Sendo as datas em que se inicia o verão e o inverno chamadas de solstícios e as datas em que se iniciam a primavera e o outono chamadas de equinócios. O solstício de verão é a data em que o aquele hemisfério fica mais próximo do sol no ano todo, o solstício de inverno é o oposto e marca a data que aquele hemisfério fica mais distante do sol. Os equinócios marcam o período de maior equilíbrio na proximidade do sol entre os dois hemisférios.

Percepção das estações

Muitas vezes ouvimos falar que no clima tropical só existem duas estações: verão e inverno, ou estranhamos em pensar como seria um verão em uma região de frio tão extremo como nos polos da terra. Porém, isso é apenas por confundirmos as estações em si com como percebemos as mesmas.

O verão ser uma estação mais quente não impede que ele possua dias mais frios de acordo com outras variantes climáticas/temporais. Igualmente, nem todo o clima possui estações tão bem marcadas como o clima temperado no qual vemos um verão com muito sol, um inverno com neve, as folhas caindo das árvores no outono e as flores nascendo na primavera.

Referências:

https://www.calendarr.com/brasil/estacoes-do-ano/

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm

http://www.simepar.br/site/internas/conteudo/meteorologia/estacoes_ano.shtml

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/estacoes-do-ano/

Porque as estações do ano são diferentes no hemisfério sul e no norte?

Por que as estações do ano ocorrem de maneira invertida entre os hemisférios Norte e Sul da Terra?

Como o movimento de translação faz com que a incidência solar seja diferente nos dois hemisférios, as estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos Hemisférios Norte e Sul.

Quais os dias de início das estações do ano no Hemisfério Sul *?

Estações do ano no Hemisfério Sul

  • Inverno: 22 de dezembro a 20 de março;
  • Primavera: 20 de março a 21 de junho;
  • Verão: 21 de junho a 23 de setembro;
  • Outono: 22/23 de setembro a 22 de dezembro.

Quais são as estações do ano e quando começam e terminam?

Primavera: de 20 de março a 21 de junho. Verão: de 21 de junho a 23 de setembro. Outono: de 22 ou 23 de setembro a 22 de dezembro. Inverno: de 22 de dezembro a 20 de março.

Por que as estações são diferentes?

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.

Quais estações estão ocorrendo neste momento nos hemisférios norte e sul?

Nesse momento o Pólo Sul fica em ângulo na posição do Sol, sendo verão no hemisfério sul e fazendo frio no hemisfério Norte. Portanto, as estações ocorrem em pares com o hemisfério norte estando em uma das estações daquele par e o hemisfério sul na outra: outono/primavera, verão/inverno.

Qual a finalidade das estações do ano?

A inclinação do eixo da Terra produz as quatro estações Esse ângulo faz com que, quando é verão no Brasil, por exemplo, o Hemisfério Sul receba mais luz solar que o Hemisfério Norte. ... Já na chegada do outono e da primavera, a quantidade de luz e calor recebida pelos dois hemisférios é a mesma.

Quais são as estações do ano em ordem?

As estações do Ano. Todo mundo já sabe que durante o ano ocorrem quatro estações: Primavera, verão, outono e inverno. As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano.

Como adquirir um dicionário Grego-Português?

  • Compre um dicionário Grego-Português para ficar familiarizado com novas palavras. Quando finalizar um livro didático, comece a ler textos em Grego para praticar. Um bom exemplar para começar é o Novo Testamento, que utiliza palavras e frases bem simples (e é provável que você já esteja familiarizado com o conteúdo em Português).

Qual a letra do alfabeto grego?

  • As colunas da tabela "O Alfabeto Grego" abaixo são (da esquerda para a direita): (1) a letra grega em caixa alta e baixa - seu nome em grego, (2) seu nome equivalente em português, (3) pronúncia em português do nome, (4) letra equivalente no português. Aprenda o alfabeto Grego e a pronúncia em Português do nome de cada letra.

Qual era a origem da música?

  • Nesse período eram usados sons criados por movimentos corporais, vocais e alguns poucos instrumentos rústicos. E daí considera-se a início da música pela humanidade. A palavra “música”, em si, tem origem na expressão grega musiké téchne, que significa a arte das musas.

Qual o significado de um verbo no grego?

  • No Grego, um verbo pode estar nas vozes ativa, passiva ou média, e ele é conjugado de acordo com essa voz. Além disso, um verbo é conjugado de acordo com seu contexto, como, por exemplo, indicativo, imperativo, subjuntivo ou optativo.

Por que as estações são diferentes nos hemisférios sul e Norte?

Como o movimento de translação faz com que a incidência solar seja diferente nos dois hemisférios, as estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos Hemisférios Norte e Sul.

Por que as estações do ano são diferentes?

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.

Por que as estações do ano ocorrem de maneira invertida nos hemisférios norte e sul ou seja enquanto no Hemisfério Norte e inverno no Hemisfério Sul e verão?

As estações do ano ocorrem de maneira invertida nos hemisférios Norte e Sul por causa do grau de inclinação da terra, que muda com o movimento de translação. Por exemplo: quando é verão no hemisfério Sul, a terra está com a parte sul mais próxima do sol, com maior incidência solar e, por isso, mais quente (verão).

Quando ocorre cada uma das estações do ano compare o Hemisfério Sul e Norte?

As estações do ano se iniciam nas seguintes datas: 20 de março (outono no hemisfério sul e primavera no hemisfério norte), 21 de junho (inverno no hemisfério sul e verão no hemisfério norte), 22 de setembro (primavera no hemisfério sul e outono no hemisfério norte), 21 de dezembro (verão no hemisfério sul e inverno no ...