Porque as pessoas resistem à mudanças

Como lidar com aquele funcionário que é difícil de aceitar mudanças? Este artigo trata o porquê de pessoas se comportarem dessa maneira, resistindo a tudo. Você vai encontrar também algumas dicas de lidar com essa situação.

Resistência a mudança é qualquer atitude ou comportamento que reflete a falta de vontade da pessoa de fazer ou apoiar uma mudança desejada. Em toda organização é comum encontrarmos pessoas com essa característica e essa resistência precisa ser vencida para que a mudança tenha sucesso. Mas porque isso acontece? E o que fazer para inverter a mudança?

As pessoas podem resistir à mudança por muitas razões. Há o medo do desconhecido, a insegurança, os que não sentem necessidade de mudança, falta de boas informações, medo de perder o poder e falta de recursos. O fato é que sempre por trás de uma razão para não mudar, há uma opinião. A essência dessa abordagem construtiva a resistência é reconhecer que, quando as pessoas resistem à mudanças, está defendendo algo importante para elas, o que aparentemente é ameaçada pela tentativa de mudança.

As opiniões criam resistência até mesmo aos planos de mudança com a melhor das intenções. As pessoas podem refletir uma mudança porque acham que ela não tem o seu tempo, esforço ou atenção. Para reduzir a resistência ao mínimo, o gerente precisa certificar-se de que todos os afetados saibam especificamente como ela satisfaz os seguintes critérios:

1. Beneficio- A mudança deve ter uma clara vantagem relativa para os que estão sendo requisitados a mudar; deve ser percebida como uma melhor forma de fazer as coisas.

2. Compatibilidade- A mudança deverá ser o mais compatível possível com as dores e as experiências das pessoas sendo requisitadas a mudar.
3. Complexidade- A mudança não deverá ser mais complexa do que o necessário; ela deverá ser tão fácil quanto possível para que as pessoas possam compreender a usar.
4. Tentatividade- A mudança deverá ser algo que as pessoas aprendessem a tentar uma base passo a passo e fazer ajustes conforme necessário.

Outro fator para o surgimento da resistência pode estar ligado à variável COMANDO - a maneira de como a mudança será solicitada. Os gerentes podem criar resistência nas pessoas que se ressentem em serem tratados por autoritarismo e ameaças. A permissão racional pode perder credibilidade a gerar resistência se os dados de apoio forem fracos ou argumentos das pessoas que pregam a mudança não forem claros.

As formas de lidar com a resistência é por meio da instrução e comunicação, que é feita através de discursos face a face, apresentações de grupos, memorandos e relatórios. O objetivo é instruir as pessoas a respeito de mudança antes que seja implementado e ajudá-los a entender a lógica da mudança. Assim, as pessoas se sentirão mais valiosas, pois participarão de processo de decisão de mudança tornando mais fácil o alcance dos objetivos da organização. Outra forma de lidar com a resistência é pelo o uso de participação e envolvimento; o difícil é permitir que outros ajudem a estruturar e implementar as mudanças, pedindo as pessoas para contribuam com idéias e conselhos, ou que trabalhem em forças-tarefas e comitês reduzindo a mudança.

Enfim, sempre encontraremos pessoas resistentes à mudanças dentro das organizações. O papel do gerente é saber trabalhar com essa pessoa, pois muitas vezes podemos nos deparar com ótimos profissionais em termos operacionais, apenas precisa moldar o reconhecer de comportamentos.

Sucesso!

Como lidar com pessoas que são resistentes a mudanças?

Para ajudá-lo, preparamos cinco maneiras de como lidar com funcionários de comportamento difícil..
Enfrente o problema. ... .
Não acredite em rumores. ... .
Busque soluções. ... .
Seja paciente pelos resultados. ... .
Reconheça quando não há mais o que fazer. ... .
Chegando a uma conclusão..

Por que as pessoas resistem à mudança?

As pessoas podem resistir à mudança por muitas razões. Há o medo do desconhecido, a insegurança, os que não sentem necessidade de mudança, falta de boas informações, medo de perder o poder e falta de recursos. O fato é que sempre por trás de uma razão para não mudar, há uma opinião.

Como se chama a pessoa que não aceita mudanças?

Perfil do resistente. Os quatro perfis dos resistentes, acima de tudo, são pessoas que têm dificuldades para fazer ou aceitar mudanças: Os inflexíveis. Os ingênuos.

Por que pessoas não gostam de mudanças?

A resistência à mudança sempre vem pela insegurança e conforto, por isso pode ser tão perigosa, alerta Eloisa Feltrin, psicóloga pós-graduada em avaliação psicológica e teoria fenomenológica existencial.