Porque houve uma mudança com relação à época que a Copa será realizada este ano?

Com o Mundial de 2018 chegando ao final, muita gente começa a buscar informações sobre a edição seguinte. Aí se depara com um calendário incomum e vê que ela será disputada no fim do ano. Mas, afinal de contas, por que a próxima Copa do Mundo será em novembro e dezembro? O Torcedores explica os motivos que mudarão o calendário do futebol em 2022.

Allan SimonJornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalha com esportes desde 2011 e já passou por veículos como R7 (Rede Record), Abril.com, UOL Esporte e Torcedores nas funções de redator, repórter, editor e apresentador de vídeos. Experiências de coberturas em duas Copas, duas Olimpíadas, dois Pans. Atualmente, produz o Blog do Allan Simon, é colunista de Mídia Esportiva do Torcedores e colaborador do UOL.Links Twitter

Categoria: Futebol

Porque houve uma mudança com relação à época que a Copa será realizada este ano?

Crédito: Lars Baron/Getty Images

Em dezembro de 2010, a Fifa decidiu em apenas um congresso as sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022. Rússia e Qatar levaram a melhor, surpreendendo quem apostava em candidaturas favoritas, como Espanha/Portugal, Inglaterra, EUA, Austrália, entre outros. Resolvidas as anfitriãs, o passar do tempo acabou confrontando a entidade com um problema para a próxima Copa: o forte calor no meio do ano. Até prometeram que os estádios seriam todos climatizados, mas ficava difícil lidar com as temperaturas do verão por lá. Os jogos no meio do ano poderiam enfrentar até 50ºC.

Em setembro de 2015, a Fifa anunciou oficialmente que a Copa do Mundo de 2022 será disputada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. O tempo será menor que o habitual, marcando apenas 28 dias. A edição de 2018, por exemplo, está sendo realizada em 31 dias, três a mais que a próxima Copa.

Não foi uma resolução fácil. Colocar a Copa do Mundo, que tradicionalmente acontece durante o verão do hemisfério norte – época de férias do futebol de clubes da Europa, maior potência da modalidade hoje -, em uma época inusitada do ano vai provocar fortes mudanças no calendário em 2021 e 2022. Para começar, a Copa das Confederações, cujo destino ainda é incerto na Fifa, teria que ser disputada em outro país, e não mais serviria como evento-teste no país-sede da Copa. Ela ainda estaria marcada para julho de 2021 e iria para outra nação asiática. A expectativa é de que outro torneio vá para o Qatar cumprir a função de teste.

Pela lógica, deveria ser o Mundial de Clubes, que normalmente acontece justamente em dezembro todos os anos e ocupa poucas datas no calendário. Mas a Fifa está planejando uma expansão da competição, que passaria a ser disputada de quatro em quatro anos e teria 24 clubes. Não se sabem ainda detalhes do projeto – nem se ele sairá do papel.

O fato é: você já pode preparar os enfeites de Natal em verde e amarelo. A Copa do Mundo de 2022 vai ser em clima de fim de ano.

Porque houve uma mudança com relação à época que a Copa será realizada este ano?

LEIA MAIS
POR QUE O URUGUAI TEM 4 ESTRELAS NA CAMISA DA SELEÇÃO DE FUTEBOL? 
CONFIRA OUTROS PORQUÊS DO ESPORTE NO TORCEDORES

Este texto é parte do especial “Os porquês do esporte” do Torcedores, que busca tirar as dúvidas mais recorrentes dos internautas brasileiros acerca do tema”.

A cobertura completa dos jogos da Copa 2018 você acompanha no Torcedores. No fim de cada dia, Marcelo Tas e equipe apresentam uma live com os principais destaques que marcaram a jornada. Você pode acessar pelo Facebook do Torcedores em https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Diariamente, você também assistir ao Copa Games, um programa diferente no qual a emoção dos gramados do Mundial se transporta para o mundo do Fifa 18, sempre com a apresentação de Allan Simon e Willian Almeida. E ainda tem o Bate Bola especial, com Lucas Tieppo e Renan Prates. Para acompanhar este programa, basta se cadastrar gratuitamente no Torcedores Play em .

Por que houve uma mudança com relação à época em que a Copa será realizada este ano?

E a explicação para essa mudança é o próprio Catar – ou Qatar, em inglês: o país-sede está no Oriente Médio e, por lá, a temperatura pode superar os 50°C na metade do ano (quando a sensação térmica também passa dos 60°C).

Porque a FIFA mudou a data da realização da Copa do Mundo 2022?

A Fifa confirmou nesta quinta-feira (11) o adiantamento em um dia do início da Copa do Mundo 2022. A medida aconteceu por decisão unânime do Conselho da entidade em uma reunião realizada hoje. Assim, a cerimônia de abertura e o primeiro jogo acontecerão no dia 20 de novembro. O anfitrião, Catar, enfrenta o Equador.

Por que a Copa do Mundo de 2022 será a primeira edição a ser realizada no outono?

Esta será a primeira edição de Copa do Mundo a ser realizada no outono do hemisfério norte, em função das altíssimas temperaturas que atingem o Oriente Médio no meio do ano. A bola rola entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro.

Por que a Copa do Mundo de 2022 vai ser em novembro?

O Mundial, que tradicionalmente é disputado no meio do ano, dessa vez acontecerá entre os meses de novembro e dezembro. Segundo a FIFA, organizadora do evento, a medida foi adotada para evitar as altas temperaturas do Catar nos meses de junho e julho.