Porque o aparelho de ressonância faz tanto barulho?


Ressonância Magnética (RM) é um exame de diagnóstico por imagem  de alta definição. Seu método não utiliza nenhum tipo de radiação como o raio-x ou a tomografia computadorizada, tanto que pode ser realizada até em gestantes após o primeiro trimestre para avaliar formação dos fetos ou para avaliação de placenta. Ele produz imagens de qualquer parte do corpo humano e é indicado para diagnosticar diversas patologias, como:

  • Doenças neurológicas;
  • Hérnias de disco;
  • Tecidos moles;
  • Lesões musculares de esportistas
  • Lesões tendíneas
  • Órgãos Internos (ex.:fígado);
  • Tumores cerebrais;
  • Vasos sanguíneos;
  • Medula espinhal;
  • Esclerose Múltipla dentre outras.

É realizada através da combinação de um campo eletromagnético e ondas de radiofrequência.

Vamos entender como é feita uma ressonância magnética?

Médicos de qualquer especialidade podem solicitar exames de Ressonância Magnética  visto que seu nível de precisão é alto, com imagens em alta resolução. Para amenizar possíveis preocupações, a Mega apresenta 13 pontos importantes que você precisa saber para realizar seu exame de forma segura:

01. Nunca usar joias ou portar objetos metálicos ao fazer um exame de ressonância magnética!

Nenhum tipo de metal é autorizado, por isso deixe em casa brincos, pulseiras, grampo de cabelo e relógios. Roupas com zíper, gancho ou botão também são proibidas. Esses cuidados são imprescindíveis a serem tomados porque o aparelho cria um campo magnético que pode atrair, desalojar  e mover o metal. Pacientes que se enquadre em alguns dos casos abaixo precisam certificar-se em comunicar o médico solicitante, a equipe do agendamento do exame e a equipe operacional que irá prestar o atendimento

  • Marca passo
  • Clip de aneurisma
  • Implante ouvido
  • Fixadores ortopédicos externos metálicos, não removíveis

02. Contraste: quando precisa? 

A maioria dos exames de ressonância magnética  são realizados sem uso do contraste (medicação segura que  é injetada  na veia  para melhorar a visibilidadade de lesões) e o diagnóstico em algumas doenças. A solicitação do uso do contraste depende exclusivamente do médico solicitante. Após avaliação médica do problema. No entanto, só será usado mediante autorização do paciente e se aprovado no questionário de segurança do uso do contraste. A Mega Imagem é referência em qualidade e tecnologia e em protocolos de segurança, mantendo-se sempre atualizada quanto às normas indicadas pelos órgãos competentes. Para a realização dos exames de Ressonância Magnética, o paciente deve tomar as suas medicações habituais normalmente (anti-hipertensivos, medicamentos para diabetes e medicamentos de uso contínuo), com pouca água.

03. Claustrofobia

A imensa maioria das pessoas não tem nenhuma dificuldade ou desconforto em realizar a ressonância magnética. Em geral,  o paciente é posicionado deitando, permanecendo imóvel em média de 10 a 20 minutos por exame, sendo que a parte a ser examinada fica posicionada dentro do túnel. Este túnel é aberto nas suas duas extremidades e em geral possui 60 cm de diâmetro e seu comprimento varia de 1,60 metros a 2,00 metros. Algumas pessoas são claustrofóbicas e sentem desconforto ou medo de intensidade variável de lugares fechados (elevadores e lugares pequenos sem janelas). Neste sentido, sentem-se desconfortável ao realizar  exame de ressonância magnética. Importante lembrar que durante todo exame, o paciente é monitorado em tempo integral pela equipe operacional através de uma campainha que fica em seu poder, e a qualquer incômodo basta acioná-la para que esta emita um sinal sonoro de alerta. Com a tecnologia, atual alguns aparelhos de ressonância magnética apresentam comprimento mais curto do túnel (o menor é 1,25 metros, como o que existe na Mega Imagem - Unidade Santos. Estes novos equipamentos possuem a  circunferência interna mais ampla, em torno de 70 cm. Pacientes fóbicos em geral se sentem mais confortáveis quando alocados neste tipo de equipamento.

Porém, se você não tem claustrofobia, desde que o aparelho seja de boa marca e de boa qualidade, seu diâmetro interno não irá afetar a qualidade das imagens. Além disso outras medidas estão disponíveis para tranquilidade e conforto ao realizar exame:

  • ouvir música através de fones de ouvidos especiais;
  • salas são totalmente climatizadas;
  • paciente pode contar com paisagens estrategicamente posicionadas e luzes no teto que simulam um céu estrelado.

Tudo isso contribui para acalmar principalmente os pacientes mais ansiosos.

04. Posicionamento nas máquinas de ressonância magnética

A maioria dos exames é feita com paciente confortavelmente deitado de barriga pra cima. No entanto, existem exceções como a ressonância das mamas, que é realizada com a paciente posicionada deitada de barriga para baixo. Entender que tipo de posicionamento o exame irá exigir é importante para garantir que se consiga realizá-lo por completo. Por esse motivo, equipes estão à disposição dias antes do exame para apresentar e explicar como este será realizado. Neste sentido, é  importante o paciente saber que o posicionamento influencia na qualidade de exame. Em situações extremas quando não é possível ficar numa posição devido a dor ou a uma lesão é necessário que o paciente converse com a equipe operacional e assim definir uma possível posição alternativa. O foco é sempre o de proporcionar conforto e segurança ao paciente, minimizando sofrimento e se necessário, ministrando o uso de medicação para aliviar a dor. Por outro lado, garantir a qualidade no exame e resoluções adequadas das imagens para que se tenha um diagnóstico preciso da área examinada.

05. Ressonância Magnética aberta

Já existe no mercado equipamentos de Ressonância Magnética “Aberto”. Esta máquina não tem túnel e seu formato é em U ao invés de um tubo fechado, mas pode ser igualmente estreito. Porém é preciso esclarecer que este tipo de tecnologia não garante a mesma qualidade de imagem que uma Ressonância Magnética de “Campo Fechado”. As imagens produzidas por ela são de qualidade muito inferior aos equipamentos de campo fechado, e isso pode interferir muito no grau de capacidade de imagem para que o profissional obtenha a informação clínica necessária.

06. Sedação

Em casos extremos de claustrofobia é possível a utilização de sedação. Porém esta deve ser uma escolha tomada por orientação do médico solicitante. Isso porque sua utilização envolve riscos. Na Mega Imagem, existe essa opção, porém a Clínica é reconhecida por aplicar procedimentos específicos destinados a pessoas fóbicas, que inclui um roteiro onde busca-se a conscientização do paciente, sem que este precise correr riscos.

07. Simulação para pacientes fóbico

Com a finalidade de proporcionar maior conforto, segurança e tranquilidade para aqueles pacientes claustrofóbicos e evitar o uso da sedação, que como já mencionado apresenta riscos, algumas ações podem ser tomadas, visando minimizar possíveis dificuldades na realização do exame. Na Mega Imagem, o cuidado com o bem estar do paciente pode ser sentido durante todas as etapas de sua jornada, inclusive durante a realização do procedimento. Neste caso, o paciente tem a possibilidade de agendar uma simulação do exame dias antes da data agendada, onde a equipe operacional apresenta a sala e o equipamento que serão utilizados em seu procedimento. Durante a visita, o paciente é posicionado na máquina de ressonância magnética e é simulado como será seu posicionamento para o exame, chegando assim muito próximo a realidade. Como o paciente tem a opção de realizar o exame com um acompanhante, no dia da simulação este também pode estar a lado do paciente e vivenciar a experiência.

08. O barulho

Estar dentro de um aparelho de ressonância magnética pode sim dar a sensação de estar preso. Mas todos os ruídos e batidas são normais. O paciente utiliza protetores auriculares e também pode se comunicar com a equipe operacional durante a realização do exame, uma vez que uma campainha de emergência sempre fica em sua mão.

09. A importância de se permanecer acordado

Isso pode parecer engraçado, já que o paciente estará imóvel imerso em muito ruído. Mas é muito comum o paciente fechar os olhos durante o exame e acabar cochilando. Se isso acontecer, o corpo pode movimentar-se, o que pode tornar as imagens borradas e ser necessário um novo exame.

10. Há pausas

Uma ressonância magnética geralmente dura de 15 minutos a uma hora, mas as imagens são tiradas em uma série de conjuntos. Cada sequência contida num exame dura de 2 a 3 minutos, o exame pode variar dependendo da quantidade de sequências . Durante esse tempo o paciente precisa sim ficar totalmente imóvel.

11. Preparação

Geralmente, o tempo de jejum indicado é de 2 horas pois, apesar de não ser frequente, pode ser necessário o uso de contraste.

12. Tatuagens extensas ou maquiagem definitiva

As tatuagens extensas ou maquiagem definitiva recentes podem eventualmente sofrer aquecimento durante o exame. Neste caso,  basta o paciente sinalizar a equipe operacional, caso sinta algum desconforto que o exame é suspenso no mesmo momento.

13. Quem pode fazer o exame de  ressonância magnética?

Pacientes portadores de:

  • DIU
  • Fixadores externos de dente (aparelhos dentários);
  • Gesso;
  • Implante auditivo externo;
  • Pinos e placas de titânio;
  • Port-o-cath;
  • Stents.

Ficou interessado em saber como é este exame. Veja o vídeo que a Mega preparou:

Porque o aparelho de ressonância faz tanto barulho?

Sobre a Mega

Fundada em 1996, a Mega Imagem surgiu com a finalidade de oferecer um serviço de radiologia de alta tecnologia, precisão e segurança. Conta com unidades em Santos e no Guarujá e atua com equipes treinadas e capacitadas para promover soluções inovadoras cada vez mais eficientes na experiência do atendimento ao paciente, de maneira humanizada. É referência na prevenção de doenças, por meio de diagnósticos com a mais perfeita definição de imagem em exames de Densitometria Óssea, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia 5D, Ressonância Magnética 3Tesla e Mamografia Digital Direta. A clínica se destaca por investir constantemente em equipamentos de ponta e na tecnologia, mas sobretudo destaca-se por focar investimentos em seu capital humano. Os colaboradores recebem treinamentos de capacitação de forma constante e são estimulados a sempre focar no paciente e em sua jornada, proporcionando a ele um acolhimento ímpar e humanizado.

Sobre o Exame

Pensando em sempre oferecer conforto e comodidade aos seus pacientes, quando urgente a Mega pode entregar seu exame antes de 24 horas. Além disso, você pode levar os filmes do exame imediatamente após a realização da Ressonância e pegar o resultado pela internet.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: Facebook, Youtube Instagram, Linkedin.


  fala doutora     marcar exames     varíola dos macacos     jejum intermitente     trabalhe conosco     sindrome de meniere     COVID     fibromialgia     pneumonia covid     5 doenças cardiovasculares     como saber o sexo do bebê     ressonância magnética     ultrassom     tipos de leucemia     sedentarismo     ressonância magnética      


Por Kelma Yaly em 07/03/2019

Porque a ressonância faz muito barulho?

Porque ressonância magnética faz barulho O barulho é gerado quando aumenta a corrente elétrica nos fios dos magnetos gradientes. Dessa forma, dependendo da área e da sequência de imagens a serem geradas, pode gerar um barulho diferente.

Qual o barulho que a ressonância faz?

O Barulho da Ressonância Durante o exame a máquina faz barulho. São sons de batidas contínuas e rápidas. Para minimizar esse desconforto você receberá protetores auriculares ou fones de ouvido para abafar o barulho, ou até, realizar o exame ouvindo sua música preferida.

Por que ressonância magnética pode fazer mal?

Exposições a partir de 7 teslas podem causar algumas alterações no metabolismo do paciente, como tontura, dores de cabeça e ânsia de vômito. É importante destacar, que uma clínica de qualidade com equipamentos e um corpo clínico sério, não expõe o paciente a perigos nocivos à saúde.

Porque ressonância faz a noite?

Mas também há pessoas que fazem exames de sangue fora do "horário comercial". "Para o laboratório é interessante fazer exames durante a noite ou madrugada porque é uma forma de não deixar os equipamentos médicos ociosos e, assim, diluir os custos fixos.