Porque o cabelo do bebê cai

Quando o bebê nasce, os pais logo se apaixonam por suas características. As mãozinhas pequenas, os olhos curiosos, os primeiros fios de cabelo e muitos outros detalhes. Alguns até se espantam com a quantidade de cabelo que um bebê pode vir ao mundo. E é justamente por isso que tantos pais e mães ficam intrigados - e preocupados - quando notam que o cabelo do bebê está caindo. E agora?

Antes de mais nada, é muito importante manter a calma ao ver que o bebê está ficando carequinha novamente. Isso não é motivo de preocupação, acredite. O cabelo dos bebês, assim como o de adultos, respeita um ciclo de vida, que compreende nascimento, crescimento e queda. Todo esse processo começa enquanto o bebê ainda está no útero, mergulhado no líquido amniótico.

Por isso, saiba que todo aquele cabelinho com que o bebê veio ao mundo irá, eventualmente, cair. Após o parto, há uma queda na concentração de hormônios sexuais no bebê, provenientes da mãe. Este é o principal fator hormonal que explica a perda dos fios nos bebês - e, às vezes, até na mamãe. O tempo para todo o cabelinho cair e renascer costuma ficar em torno de 6 meses.

Outra situação comum é quando o bebê começa a apresentar falhas no couro cabeludo, que também não representam nada grave. Elas surgem, principalmente, devido ao fato de o bebê sempre dormir na mesma posição, ou por virar a cabeça para o mesmo lado todas as noites. Conforme ele aprende a se sentar e movimentar por conta própria, essas falhas vão desaparecendo.

E prepare-se também para notar uma mudança curiosa no cabelo do seu pequeno. É possível que, após a queda dos primeiros fios, nasçam outros bem diferentes. É normal que um bebê loirinho fique com os cabelos mais escuros, bem como apresente outras mudanças. Além da cor, a textura dos fios também pode mudar: de cacheado para liso e vice-versa. Novamente, não é motivo para se preocupar!

Só vale ficar de olho caso perceba uma queda persistente após os seis primeiros meses de vida do bebê. Embora alguns bebês tenham um crescimento capilar mais lento, a perda dos fios pode estar relacionada a alguma deficiência nutricional. Não deixe de conversar com o seu pediatra caso perceba alguma alteração importante, ok?

Não é porque o cabelo do bebê está caindo que vale dispensar cuidados com a limpeza dos fios. Na hora do banho, vale investir em produtinhos específicos para a pele e cabelos dos bebês, com ativos hidratantes e suaves. Usar um sabonete em barra comum na cabeça do pequeno não é uma boa ideia: o produto pode ser muito agressivo para essa região e prejudicar o couro cabeludo.

Uma sugestão é a nova dupla Shampoo & Condicionador Hidratação Glicerinada, de Baby Dove. Os produtos têm pH neutro e fórmula suave, sendo ideal até mesmo para o primeiro banho do recém-nascido. Você pode lavar a cabecinha do bebê uma vez ao dia, pela manhã, para dar tempo de o cabelo secar naturalmente ao longo do dia.

A glicerina, por sinal, é um excelente ingrediente para cuidar da pele e dos cabelos do bebê, de forma geral: para começar, ela ajuda a manter a pele mais hidratada e protegida, uma vez que têm o poder de reter partículas de água. Nos cabelos, a glicerina ainda cria uma película protetora nos fios, preservando a integridade da massa capilar.

Por isso, ao longo desse processo, não se preocupe: continue aproveitando a hora do banho para aumentar os laços entre você e seu bebê. Em breve, um novo cabelo irá nascer, com força e saúde.

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Porque o cabelo do bebê cai

Os cabelos das crianças podem cair totalmente, por volta dos 4 meses (Foto: Thinkstock)

Os cabelos dos bebês e das crianças pequenas costumam ser mais frágeis do que os dos adultos, o que, quase sempre,  gera insegurança e muitas dúvidas acerca dos cuidados. Pode usar secador de cabelos? Como lavar os fios? É normal o cabelo cair? Para responder a estas e a outras perguntas, CRESCER  conversou ao vivo, durante um Facebook Live, com o dermatologista, tricologista e nutrólogo Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC). Se você perdeu, confira agora as respostas para as dúvidas mais frequentes.

Por que o cabelo do bebê cai?
O cabelo tem três fases: nascimento, crescimento e queda. O bebê nasce em um período próximo à fase de queda.  Portanto, aquele cabelo formado ainda no útero da mãe vai cair totalmente, por volta dos 4 meses de vida, e nascer de novo. Não há motivos para preocupação. Contudo, ele pode nascer com um formato totalmente diferente. Uma criança que era loirinha, por exemplo, pode vir a ter um cabelo mais escuro; enquanto um bebê com cachos pode passar a ter fios mais lisos.

Pode usar sabonete para lavar os cabelos das crianças? E usar argila na hora da lavagem, pode fazer mal?
De verdade, o sabonete não é a forma ideal para lavar os cabelos dos bebês e das crianças pequenas. Assim como os xampus, ele é um detergente, mas com uma concentração muito maior. Se for um sabonete em barra é ainda pior, visto que ele possui soda cáustica para manter a rigidez. Por isso, o mais recomendado é usar xampu infantil desde os primeiros dias de vida.

No que diz respeito à argila, ela faz uma espécie de peeling no couro cabeludo, ao retirar uma quantidade de células mortas do local. Entretanto, ela não deve ser usada no dia dia e muito menos sem orientação médica, pois ela deixa o couro cabeludo mais sensível e sujeito a processos inflamatórios.

Tem problema lavar os cabelos das crianças mais de uma vez ao dia? E fazer a lavagem apenas uma vez por semana, é prejudicial?
Não é bom lavar os cabelos das crianças mais de uma vez ao dia. Inclusive, dar mais de um banho por dia no bebê, quando não há necessidade, é prejudicial, pois tira a proteção natural da pele. O melhor é dar um único banho, lavando os cabelos das crianças preferencialmente de dia, para deixar os fios secarem naturalmente. Em compensação, lavar os cabelos apenas uma vez por semana é muito pouco. O ideal é fazer a lavagem pelo menos 3 vezes neste período, a frequência ideal para não tirar a proteção natural e, ao mesmo tempo, limpar.

Criança pode usar secador de cabelo? Esse hábito pode ressecar os fios?
O ideal é não usar o secador, pelo menos até os 2 anos de idade. Isso porque o couro cabeludo das crianças é um pouco diferente do couro cabeludo dos adultos. Além de ser mais frágil, pode não reagir bem às altas temperaturas. E o aparelho pode, sim, ressecar os fios.

Em uma situação emergencial, em que, eventualmente, seja necessário usar o aparelho, ele deve estar em uma temperatura não muito quente com mais vento do que calor. Lembre-se também de manter o secador a uma distância de cerca de 30 cm do couro cabeludo.

O que usar em cabelos finos e cacheados? É verdade que os fios encaracolados crescem menos?
É só uma impressão. A média de crescimento dos cabelos é de 1,2 cm por mês , em toda a  população mundial, independente de raça, ou do tipo de fio. Se esticarmos os cabelo cacheados ou crespos será possível perceber que eles crescem tanto quanto os lisos. Sobre o que usar nos fios finos e encaracolados, os mais indicados são os  produtos desembaraçantes, como  cremes para pentear, além do xampu e do condicionador. Esses cremes formam uma película sobre os fios e diminuem o embaraço.

Até quando cai o cabelo do bebê?

A perda de fios é normal até os 6 meses de vida. E, neste período, podemos definir em três fases: o crescimento, o repouso e a queda. Essa queda brusca de cabelo tem a ver com fatores hormonais. Antes de nascer, o Bebê possuía muitos hormônios sexuais vindos da mãe.

O que fazer para o cabelo do bebê não cair?

Tração: Agarrar com muita força, puxar, prender com muita força ou usar chapéu também pode fazer com que os cabelos caiam. Evite penteados e tranças puxado demais, tire um momento do dia para deixar os cabelos soltos. Transição alimentar: a amamentação é super completa, rica e apropriada.

Quando o cabelo do bebê começa a mudar?

De acodo com o tricologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), o fenômeno se dá, em geral, até os seis meses. “Mas a troca total dos fios de nascimento pode ir até os 2 anos, quando os mesmos são substituídos por outros, mais grossos e longos”, afirma o especialista.

O que causa a queda do cabelo do bebê?

Este processo se dá devido ao hormônio materno que foi passado ao bebê antes de nascer, logo após o seu nascimento o nível hormonal tende a cair, por este motivo ocorre à queda de cabelo do bebê. Esta perda capilar acontece entre três a quatro meses de vida do bebê, chegando até os seis meses.