Porque um ao outro ajudou e disse Esforça

Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te! E o artífice animou o ourives, e o que alisa com o martelo, ao que bate na safra, dizendo da coisa soldada: Boa é. Então, com pregos o firma, para que não venha a mover-se. Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi, semente de Abraão, meu amigo, tu, a quem tomei desde os confins da terra e te chamei dentre os seus mais excelentes e te disse: tu és o meu servo, a ti te escolhi e não te rejeitei; não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

ARC: Almeida Revista e Corrigida

 

Versão

Cancelar

Idioma da BíbliaPortuguês (Brasil)

Mudar o Idioma

    {{#items}}
  • {{local_title}}

  • {{/items}}

Idioma

Cancelar

    {{#items}}
  • {{local_name}}
  • {{/items}}

Compartilhar

Compartilhar

https://www.bible.com/pt/bible/212/ISA.41.6-10.ARC

Ler o capítulo inteiro


Aplicativo da Bíblia


Aplicativo da Bíblia para Crianças

Isaías 41:6-10

Compartilhar

Compartilhar

https://www.bible.com/pt/bible/212/ISA.41.6-10.ARC

Ler o capítulo inteiro

Comparar Todas as Versões: Isaías 41:6-10

Planos de Leitura e Devocionais Gratuitos relacionados com Isaías 41:6-10

Dicas Para Uma Boa Convivência

Você é daqueles que faz planos para ler a Bíblia inteira todos os anos, mas todos os anos você fracassa?Você não acha que está na hora de mudar um pouco essa estratégia que não está dando certo? Eu acredito que sim e por isso escrevi esse texto para você...Eu sou especialista em ajudar pessoas a transformar a forma como leem e entendem a Bíblia Sagrada. Já ensinei mais de 5 mil alunos!A solução é mais simples do que você imagina e está a praticamente 1 único clique de você!SIM! Eu vou te ajudar e saiba que, ainda hoje, essa dificuldade de entender a Bíblia vai sumir da sua vida! Vamos começar?Então, é hora de acessar a solução que preparei para te ajudar... clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui mais informações sem compromisso)…

Você Pergunta: Existe um texto de Isaías 41:6 que já ouvi muitos usando para falar sobre união e ajuda ao próximo. Inclusive já usei várias vezes ele também. Essa semana, porém, postei ele na internet e um amigo me questionou dizendo que esse texto não está falando sobre amizade e nem ajuda ao próximo. Pode me ajudar a entender melhor isso fazendo um estudo detalhado?

Caro leitor, de fato, muitos textos exigem um olhar mais detalhado para o contexto para que entendamos o que ele realmente quer dizer dentro do contexto em que foi usado.

Alguns textos da Bíblia conseguimos usar de forma clara mesmo isolados, mas textos como esse que você citou nem sempre querem dizer o que parecem querer dizer. Vejamos como isso é possível:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Isaías 41:6 não está ensinando sobre ajudar o próximo?

(1) No começo do capítulo 41 de Isaías, Deus está falando de Seu grande poder de realizar grandes feitos, de levantar e abater as nações (Isaías 41:1-4).

Ele é o grande Deus soberano e as nações tremem diante daqueles a quem o Senhor levanta para executar Seus juízos: “As ilhas viram isso e temem; os confins da terra tremem. Eles se aproximam e vêm à frente” (Isaías 41:5 – NVI).

A terra e seus habitantes recebem o juízo de Deus, porém, qual a atitude deles diante disso?

Veremos que a seguir Isaías demonstra que eles se ajudam para piorar ainda mais sua situação, fazendo ídolos que deem algum consolo aos seus corações.

(2) Diz a sequência do texto: “Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte” (Isaías 41:6).

- Estude a Bíblia começando de Gênesis pelo celular em vídeo-aulas (clique aqui)

- Apocalipse explicado - Versículo por Versículo - pelo Professor André Sanchez (acesse aqui)

Aqui muitas pessoas erram achando que o texto está falando de uma boa ajuda, de um estender as mãos positivo para aquele que está em dificuldades e sofrimentos.

Mas veja o motivo dessa ajuda e desse fortalecimento: “Assim, o artífice anima ao ourives, e o que alisa com o martelo, ao que bate na bigorna, dizendo da soldadura: Está bem feita. Então, com pregos fixa o ídolo para que não oscile” (Isaías 41:7).

Observe que é revelado o motivo de um animar o outro: ambos estão fabricando ídolos de metal que tragam algum consolo aos seus corações diante das calamidades!

(3) Dessa forma, apesar de Isaías 41:6 parecer trazer uma mensagem de encorajamento mútuo e positivo entre pessoas, de fortalecimento em meio a momentos difíceis, podemos observar que o texto tem uma aplicação de ajuda e fortalecimento para fazer o mal, de animar-se para fazer o que é incorreto diante de Deus.

Observe como na sequência Deus faz um contraste sobre a atitude que deveria haver entre Seu povo: “Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo…” (Isaías 41:8).

Observe o contraste (Mas tu, ó Israel…); Israel deveria agir diferente! Não deveriam cair no mesmo erro de “animarem-se” para buscar a solução dos seus temores em ídolos!

Não deveriam se ajudar para realizar o que era mal perante o Senhor!

(4) Na sequência Deus mostra que mesmo diante de dias difíceis, quando Ele estaria trazendo juízos sobre a terra, Seu povo deveria ter uma atitude de confiança Nele:

“Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti. Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo” (Isaías 41:12-13).

O ânimo ao povo de Deus viria do próprio Deus! Estava com o próprio Deus!

(5) Concluímos, então, que essa análise deixa claro que Isaías 41:6 mostra o que Deus não quer que façamos, ou seja, que nos ajudemos a fazer o mal, que nos animemos para realizar coisas que desagradam ao Senhor, que nos levantemos com força para construir ídolos colocando confiança neles e não no Senhor!

O que significa um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse Esforça

Assim, enquanto os idólatras se concentravam na fabricação de seus deuses, “um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te“. Esse versículo mostra pessoas aterrorizadas nutrindo uma coragem recíproca, num tipo de falsa cordialidade.

O que significa a palavra Esforça

A expressão "esforça-te" segundo a Bíblia, significa ser forte, aguentar, persistir, ser firme. Josué vivia um novo e grande desafio na liderança do povo de Israel. Era esperado que ele fosse um homem exemplar, resiliente, firme, forte e paciente à frente de Israel.

Onde está escrito um ao outro ajudou e disse Esforça

Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te. E o artífice animou ao ourives, e o que alisa com o martelo ao que bate na bigorna, dizendo da coisa soldada: Boa é. Então com pregos a firma, para que não venha a mover-se.

Qual o significado de Isaías 41 6?

Isaías descreve essa loucura dizendo: “Seja ousado, aja com coragem;” pois ele quer dizer que os homens entraram em uma conspiração básica, pela qual naturalmente se incentivam e inflamam um ao outro à adoração de ídolos, e afastam o temor de Deus que seu poder poderia levá-los a entreter.