Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Show

Lista

Por favor, não use tintura de caixinha.

Muito bem, gente. É hora de eu falar com vocês sobre algo muito importante para mim.

Marvel

E não, não são dramas para adolescentes.

E é o CABELO. Como muitos de nós ainda não podemos sair e pintar o cabelo em um salão profissional, pensei em compartilhar meu conhecimento com vocês. Aqui está tudo o que eu gostaria de saber antes de começar a tingir meu cabelo:

Disney Channel

Tenho tingido meu próprio cabelo desde o início do ensino médio, e olha... eu aprendi muito ao longo dos anos.

Aviso: Eu não sou uma cabeleireira profissional, MAS minha colega de quarto, Jaya, (@hair_by_lovely_loo) é. Então pedi para ela aprovar esse post quando terminei.

Jaya já fez cabelo em sets de filmagens e já trabalhou com alguns nomes do mundo da música.

1. A cor não descolore a cor.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Innervisionpro / Getty Images

Esta é provavelmente a regra número um para colorir o cabelo. Basicamente significa que você não pode "descolorir" ou clarear uma cor, colocando mais cor em cima dela. A ÚNICA exceção é se você tiver cabelos completamente virgens, nunca coloridos. Nesse caso, você pode usar uma tintura de cor mais clara e ela clareará seu cabelo. Entretanto, a menos que a cor do cabelo mais claro esteja apenas a alguns tons do seu, é altamente improvável que saia tão claro quanto se supõe, e provavelmente será dourado (vou falar disso mais pra frente). Se você tiver escurecido seu cabelo e colocado uma tintura mais clara por cima, absolutamente nada vai acontecer. Isso só danificará seu cabelo de graça.

2. Clareadores e produtos como Sun In funcionam somente se você tiver cabelos naturais que não tenham sido coloridos.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Você pode conseguir descolorir a tintura com algumas soluções naturais (comprimidos de vitamina C triturada com detergente geralmente desbotavam meus cabelos recém pintados quando estavam muito escuros), mas isso não vai fazer uma grande diferença. Estes sprays devem ser usados somente em cabelos virgens, de acordo com a descrição do produto.

3. Então, como você clareia os cabelos que já foram tingidos antes? A única opção, na verdade, é a descoloração.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Goodlifestudio / Getty Images

Você também pode usar algo que irá tirar a tintura do cabelo e deixá-la com um tom muito feio que, então, você precisará tingir novamente. Mas se você já tingiu o cabelo várias vezes e tem seções desiguais, talvez seja melhor optar pela descoloração. Mesmo que você tenha cabelo virgem, se você estiver tentando um clareamento dramático, a descoloração é provavelmente a melhor opção.

4. Deixe suas raízes para o final.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Okskukuruza / Getty Images

Sempre coloque o descolorante (e tintura, se estiver clareando o cabelo) no resto do cabelo antes de colocá-lo próximo ou no couro cabeludo. Como seu couro cabeludo emite calor você pode acabar com algo chamado "raízes quentes", onde suas raízes são mais claras e mais douradas do que o resto de seus cabelos. Se isso acontecer, você terá que tingi-los novamente, e pode ser difícil torná-los uniformes. Algumas pessoas também têm sensibilidade no couro cabeludo quando se trata de descoloração. Eu colocaria o descolorante em suas raízes por menos da metade do tempo que você o colocaria no resto de sua cabeça. Você tem que ficar de olho no seu cabelo para ver a rapidez com que ele está processando a cor.

5. Você já deve ter ouvido falar que o descolorante é prejudicial. Portanto, se você vai descolorir seu cabelo, por favor, pelo amor de Deus, não faça isso mais de uma vez.

NBC

Se seu cabelo precisa ser descolorido ainda mais após a primeira descoloração, a solução NÃO é descolori-lo novamente. Vejo isso no YouTube e no TikTok, e isso sempre me perturba. Seu cabelo CAIRÁ. Por favor, espere pelo menos algumas semanas, se não mais, e você provavelmente deveria consultar um profissional nesse momento. Além disso, às vezes você não precisa realmente descolori-lo ainda mais. Muitas pessoas descolorem uma segunda vez porque os cabelos ficam laranjas ou amarelos. ISSO É O QUE É DEVERIA ACONTECER - o cabelo castanho torna-se vermelho, depois laranja, depois amarelo. É para isso que serve o tonalizante!

6. O que me leva ao meu próximo ponto: VOCÊ PRECISA DO TONALIZANTE.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Lorado / Getty Images

Depois de descolorir ou até mesmo apenas clarear os cabelos virgens, você precisará de toner.

Você precisará usar um toner azul para o cabelo laranja, e um toner roxo para o cabelo amarelo (é exatamente a cor oposta no círculo cromático). Recomendo fortemente um toner como o Wella T14 (tom mais azul) ou T18 (tom mais roxo) primeiro para se livrar dos piores tons de laranja/amarelo.

7. E é uma boa ideia continuar a tonalizar com produtos de coloração.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Anetlanda / Getty Images

Máscaras colorantes, xampus e condicionadores estão se tornando cada vez mais populares. Eles são especialmente úteis para garantir que seu cabelo não se torne muito "dourado" (ou seja, amarelo ou laranja). Também é importante trocar seus produtos em geral depois de tingir o cabelo. Você vai querer ficar longe de sulfatos e silicones e procurar por xampus e condicionadores de alta qualidade destinados a cabelos coloridos. Você também deve usar máscaras para o cabelo semanalmente para ajudar a manter seu cabelo saudável.

8. Os produtos que você compra (incluindo a tintura de cabelo) devem vir de uma loja de cosméticos, e NÃO de uma farmácia.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Aleutie / Getty Images

Qualquer loja de produtos de beleza deve ter bons produtos e funcionários bem informados. Eles não só possuem tinturas e produtos para o cabelo de melhor qualidade, mas também têm potes para mistura e folhas de alumínio e todos os outros utensílios necessários para tingir seu cabelo.

9. Não se esqueça de comprar o oxidante!

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Alikaj2582 / Getty Images

Você não pode simplesmente comprar uma tintura e colocá-la em seu cabelo; não vai funcionar. Você precisa misturá-la com o oxidante primeiro para ativá-la. Ele vem em 10, 20, 30, e 40 unidades de volume (vol), dependendo da intensidade que você deseja e dos danos que seu cabelo pode suportar. Se estiver tingindo seu cabelo para mais escuro, você pode usar o de 10 volumes. Se estiver tingindo para mais claro, você deve usar o de 20 volumes. Se você estiver fazendo um clareamento extremo, você pode usar o de 30 volumes, mas eu NÃO usaria o de 30 volumes a menos que você tenha muita experiência em tingir seu cabelo e conheça o efeito da tintura sobre ele.

10. Você deve SEMPRE fazer um teste de mecha.

Warner Bros. Pictures

Se estiver curiosa sobre o que a tintura ou a descoloração fará ao seu cabelo, você deve definitivamente fazer um teste de mecha. Não leva muito tempo — a maioria das tinturas fica no cabelo por cerca de 30 minutos, e então você pode simplesmente lavar aquela mecha de cabelo e secá-la. Você também pode cortar uma pequena mecha se quiser reduzir ainda mais a bagunça. Isso lhe dará o resultado exato da tintura em seu cabelo. Também é bom testar um pouco de tintura em seu antebraço para ter certeza de que não é alérgica.

11. A tintura de cabelo perde a validade e deve ser mantida em um local fresco e escuro.

Fox

A tintura de cabelo muitas vezes dura um ano ou até mais, mas somente se for armazenada adequadamente. Não pode ser exposta a qualquer ar, líquido ou calor. Um armário em uma sala com ar-condicionado é uma boa ideia. Em caso de dúvida, compre uma nova tintura! Uma tintura ruim pode deixar seu cabelo verde ou ter outros efeitos adversos.

12. Tenha cuidado ao tingir seu cabelo para um tom mais escuro, especialmente se você já o pintou mais claro antes. A textura e o nível de dano do seu cabelo pode fazer com que uma cor saia muito diferente de como deveria.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Alex_doubovitsky / Getty Images

Se seu cabelo estiver seco e/ou danificado e você estiver tingindo-o de uma cor mais escura, ele vai ficar muito mais escuro do que o previsto. Não sei dizer quantas vezes decidi voltar ao castanho, comprei uma tintura castanho médio, e acabei com cabelos pretos. Talvez seja uma boa usar um tom de tintura mais claro do que você quer e fazer um teste de mecha primeiro para ver os resultados. Também é uma boa ideia (especialmente se você vai do loiro de volta para o castanho) comprar um reconstrutor. Isto ajudará a reparar os fios danificados e fazer com que a cor continue mais uniforme. O uso de uma máscara colorante também pode ajudar a recuperar as cores como o vermelho no seu cabelo, o que é necessário para conseguir mais chocolate e menos castanho acinzentado.

13. Há tintura em creme e a líquida. Se você estiver tingindo cabelos claros para mais escuros (mesmo apenas as raízes), tenha muito cuidado com a tintura líquida, pois ela escorrerá facilmente.

Even_lys / Getty Images, Liountmila Korelidou / Getty Images

Quando seu cabelo está muito poroso, mesmo a lavagem da tintura pode afetar partes do seu cabelo que você não pretendia colorir. O uso da tintura em creme ajuda a evitar que ela escorra, mas também pode ser uma boa ideia colocar condicionador ou um tratamento capilar no resto de seus cabelos — ou usar uma máscara, para garantir a segurança — e depois tenha cuidado extra ao lavar a tintura.

14. Se estiver tingindo seu cabelo com uma cor fantasia, você tem que descolori-lo primeiro.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Saadetalkan / Getty Images

Isso remonta à primeira regra "A cor não descolore a cor". Nada acontecerá se você colocar tinta rosa nos cabelos castanhos, como aprendi na sétima série. Você terá que descolori-lo até o loiro antes que a tintura tenha efeito, a menos que seu cabelo já seja super loiro. Há mais produtos atualmente para tingir cabelos que não são extremamente loiros, mas apenas em tons mais escuros do que sua cor natural. Eles proporcionarão uma tonalização, mas não uma cor clara, e somente se forem mais escuros que o seu cabelo.

15. A menos que seu cabelo seja branco, tenha em mente que a tintura colorida se misturará com a cor do seu cabelo. Portanto, se seu cabelo tem uma coloração amarela ou dourada, esta tintura azul vai ficar verde/azul petróleo. (O que é totalmente aceitável se essa é a cor que você quer!)

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Laylabird / Getty Images

Você vai ter que tonalizá-lo para uma cor acinzentada ou neutra primeiro, ou adicionar um pouco da cor oposta. Por exemplo, você pode querer colocar um azul púrpura em seu cabelo para neutralizar os tons amarelos. Se a cor for mais escura que seu cabelo (um azul escuro ou roxo, por exemplo), pode anular esses tons um pouco melhor, e até mesmo dar um pouco de coloração em cabelos castanhos claros (por exemplo, se você usar Overtone para cabelos castanhos). Entretanto, estas cores ainda estão se misturando com o castanho do seu cabelo e não serão super brilhantes. Se você quiser um azul brilhante, terá que clarear mais.

16. Você não conseguirá obter uma cor pastel sem cabelos loiros muito claros.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Electravk / Getty Images

A tintura colorida não usa oxidante; ela apenas deposita cor (a boa notícia é que isso significa que é menos prejudicial). Ela vai ser mais escura que sua cor de fundo, o que significa que sua cor de fundo precisa ser super clara. Eu recomendaria fortemente ir a um profissional para cores pastéis para que se certifiquem de que você clareie o suficiente e obtenha o tom adequado.

17. Muitas vezes pode ser difícil tirar as cores de seus cabelos.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Ajr_images / Getty Images

É uma espécie de faca de dois gumes: o pastel e o cabelo colorido desbotam muito rapidamente, mas pode parecer quase impossível de serem erradicados. Você pode fazer algo tipo uma lavagem descolorante (onde você mistura o descolorante como de costume, depois adiciona uma quantidade igual de xampu e ensaboa, mantendo-a por 20 a 30 minutos) para desbotar a tintura restante, mas geralmente ela não desaparece completamente. Dito isso, normalmente você pode colocar outra cor sobre ela e ficar bem, dependendo do quão desbotada está e do quão escura é sua nova cor. Mas não se esqueça do que eu disse sobre o círculo cromático! Se você colocar tintura vermelha no cabelo azul, ficará roxo!

18. Você pode adicionar calor para obter resultados mais extremos...mas isso não significa que você deva.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

David-prado / Getty Images

Quando está clareando o cabelo, o calor pode ser útil. Entretanto, eu não recomendaria fazer isso até que você saiba com o que seu cabelo pode lidar e a menos que você esteja tingindo seu cabelo há muito tempo, uma vez que ele também pode danificar mais o seu cabelo.

19. As luzes são MUITO difíceis de se fazer sozinha, e há uma tonelada de métodos. Não compre uma caixinha de tintura que vem com uma daquelas toucas estranhas para o couro cabeludo.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Group4 Studio / Getty Images

Se você quiser fazer isso em casa, recomendo fortemente que veja primeiro os vídeos do YouTube e que se certifique de que tem todos os produtos corretos, incluindo a folha de alumínio. Um método que ajuda a evitar erros é ir para um visual de balaiagem, onde se decide exatamente onde se quer que cada luz esteja e se usa um plástico entre as camadas. Certifique-se de usar um creme descolorante super espesso para que possa ver exatamente onde está aplicando as luzes. Vai precisar de uma mão firme e de uma ideia muito boa de onde quer que cada luz esteja.

20. Se as suas luzes parecem muito claras, você pode usar uma cor demi-permanente que está mais ou menos entre a sua cor de fundo e a cor das luzes. Como é apenas demi-permanente e não contém descolorante, não afetará a cor do cabelo que é mais escuro do que ele; afetará apenas as luzes.

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Hirurg / Getty Images

Se você odeia especialmente as listras nas raízes, pode usar uma cor um pouco mais escura ali.

21. Lembre-se de que as coisas levam tempo!

Lucasfilm

Se estiver apenas ajustando alguns tons, é um processo rápido! Mas se está realmente mudando a cor do cabelo, esteja preparada para que demore algum tempo para conseguir a aparência exata que deseja. A parte mais importante é dar ao seu cabelo o carinho e a atenção necessários. Em caso de dúvida, consulte um profissional e veja vídeos do YouTube feitos por profissionais. É especialmente difícil usar tinturas na sua própria cabeça, por isso não tente nada de extremo na sua primeira vez.

22. E finalmente, não permita que ninguém lhe diga que não pode remover uma cor! Você pode remover qualquer coisa!

NBC

Obviamente, se está fazendo uma mudança drástica, precisa ter em mente a saúde do seu cabelo. Mas ouço tantas vezes que uma cor radiante é "chamativa" ou que não se pode ter cabelo mais claro do que o tom da pele, o que é absolutamente ridículo e baseado em ideias ocidentais antiquadas de feminilidade e beleza. Faça o que te faz se sentir feliz e confiante, e lembre-se que, no fim de contas, é apenas cabelo!

É isso! Divirta-se, e não destrua o seu cabelo!

ABC

Este post foi traduzido do inglês.

Leia mais

Veja também

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Posso descolorir o cabelo e pintar no mesmo dia

Quanto tempo depois da descoloração posso pintar o cabelo?

Se você quer clarear seu cabelo que está tingido e ficar loira, o único método que vai dar certo é fazer uma descoloração. Para diminuir os danos ao cabelo, espere de oito a 10 semanas após a tintura antes de tentar descolorir.

Pode passar tinta depois de descolorir o cabelo?

Caso você tenha decidido usar o pó descolorante em casa e não está com vontade de ficar loiríssima ou não gostou do resultado, pode ficar tranquila porque está liberado usar coloração ou tonalizante no mesmo dia.

O que acontece se descolorir o cabelo e depois pintar?

Descolorir o cabelo depois de pintar não é a melhor forma de clareá-lo — como os fios já estão coloridos, o ideal é optar pela decapagem. O procedimento que remove os pigmentos de tintas permanentes, tonalizantes e outros resíduos de químicas anteriores, preparando-os para receber uma nova coloração.

Como pintar o cabelo depois de descolorir?

Quando uma pessoa decide voltar para a cor natural do cabelo, a primeira opção que considera é aplicar uma coloração por cima dos fios descoloridos. Isso pode acelerar o processo, mas exige alguns cuidados. Primeiramente, para escurecer um cabelo loiro, geralmente é preciso fazer uma pré-pigmentação.