Psa livre / psa total superior a 25 faz suspeitar de hpb

Introdu��o

    O ant�geno prost�tico espec�fico (PSA) � uma glicoprote�na produzida pelas c�lulas epiteliais prost�ticas, secretada no plasma seminal, e encontra-se em pequenas concentra��es no soro de homens normais. Sua fun��o principal � a liquefa��o do fluido seminal, aumentando a mobilidade dos espermatozoides (1,2,3).

    A PSA faz parte da fam�lia das calicre�nas que constituem um grupo de proteases codificadas em uma fam�lia de genes, representada por quinze membros situados sequencialmente ao longo do cromossomo 19q13.4. O gene KLK-3 codifica a protease PSA, tamb�m chamada hK3 - calicre�na glandular humana 3 (2,4).

    O PSA se apresenta sobre tr�s formas: PSA n�o complexado (PSA livre), PSA complexado com o inibidor de protease de serina, a α-1-antiquimiotripsina, e PSA complexado com a α-2-macroglobulina. As altera��es prost�ticas tendem a alterar os valores de forma singular de cada uma das fra��es do PSA, com a predomin�ncia de PSA conjugado a α-1-antiquimiotripsina em pacientes com c�ncer do que em pacientes com hiperplasia benigna da pr�stata (1,5,6).

    O PSA circula na corrente sangu�nea em parte ligado a prote�na e em parte na sua forma livre. O PSA produzido pelas c�lulas malignas n�o � inativado antes de cair na corrente sangu�nea, ligando-se a prote�na plasm�tica. J� o PSA livre pode ou n�o sofrer inativa��o por n�o ter propriedades proteol�ticas, isso explica o fato de paciente com c�ncer de pr�stata apresentar fra��es menores de PSA livre (6,7).

    Embora tenha sido identificado em outros tecidos, como na mama, o PSA � um marcador �rg�o-espec�fico da pr�stata, sendo que seus n�veis elevados est�o associados � prostatites, hiperplasia prost�tica benigna e c�ncer de pr�stata. Outros fatores podem elevar os n�veis plasm�ticos do PSA, tais como, traumas prost�tico e uretral e infec��o da pr�stata (5,7,8). A incid�ncia da hiperplasia benigna da pr�stata esta associado com a idade, atingindo 50% dos homens com mais de 50 anos e 80% daqueles com mais de 80 anos (6, 9).

    Segundo a Organiza��o Mundial da Sa�de (OMS) o c�ncer de pr�stata � o segundo em incid�ncia no homem, sendo a sexta causa de morte entre a popula��o masculina mundial. A dosagem s�rica do PSA vem sendo utilizada desde 1986, tendo importante papel na redu��o de morbidade e mortalidade do c�ncer de pr�stata, permitindo o diagn�stico precoce deste (8,10).

    No ano de 2012 no Brasil houve uma estimativa de 60.180 novos casos de c�ncer de pr�stata. Esses valores correspondem a um risco estimado de 62 novos casos a cada 100 mil homens, com um percentual de 30,8% dos homens. Sendo 31.400 desses casos com ocorr�ncia estimada para a regi�o sudeste. (10)

    O exame do PSA total � utilizado para rastrear e detectar o maior n�mero poss�vel de casos de c�ncer de pr�stata, ele possui alta sensibilidade e baixa especificidade, sendo indicada a realiza��o do toque retal em paralelo. V�rios estudos t�m demonstrado um consider�vel aumento na especificidade diagn�stica sem decr�scimo da sensibilidade ao se fazer uso da raz�o PSA livre/total. (9,11,12)

    O PSA � usado tamb�m no monitoramento do tratamento ap�s cirurgia de remo��o do tumor, indicando se a remo��o foi completa e na detec��o de marcadores durante a quimioterapia, indicando a efic�cia da terapia orientando o uso dos medicamentos mais eficazes. O PSA detect�vel ap�s a remo��o radical de pr�stata � sugestivo de met�stase indicando uma doen�a recorrente (8).

    Pacientes com n�veis de PSA total maiores que 10 ng/mL apresentam um risco elevado de c�ncer de pr�stata, sendo candidatos � biopsia diagnostica, ao passo que pacientes que apresentam n�veis menores que 4 ng/mL correm um baixo risco. Valores de PSA total entre 4 e 10 ng/mL s�o pouco informativos em termos de valor diagn�stico, gerando maior d�vida entre c�ncer ou hiperplasia prost�tica benigna. Em virtude disso criou-se a rela��o PSA Livre/PSA Total e (PSAl/PSAt) a an�lise dessa rela��o tem sido empregada para submeter ou n�o o paciente a bi�psia prost�tica. Estudos estabeleceram o cutt-off para pacientes que apresenta valor de PSA total entre 4,00 e 10,00 ng/mL, a chamada zona cinzenta, no intuito de garantir a efic�cia do teste nesta faixa visando incrementar a sua especificidade, sendo sugeridos valores entre 15% e 25% (6,7). Como apenas um quarto dos homens com n�veis de PSA nessa faixa tendem a apresentar c�ncer de pr�stata, torna-se importante a avalia��o da rela��o PSA livre/PSA total, melhorando a especificidade do teste e reduzindo o n�mero de biopsia desnecess�rias em pacientes com hiperplasia prost�tica benigna (1,7,8).

    Hoje a determina��o quantitativa da PSA � realizada em equipamentos automatizados e totalmente computadorizados que fazem uso de m�todos imunol�gicos, tais como enzimaimunoensaios, quimioluminescentes e imunorradiom�tricos. Estas metodologias possuem uma sensibilidade de pelo menos 0,001 ng/mL, o que possibilita a detec��o da PSA em v�rios fluidos biol�gicos (2). Foram introduzidos novos par�metros utilizando-se isoformas do PSA com o intuito de melhor a sensibilidade e a especificidade da dosagem s�rica do PSA para diagn�stico de c�ncer prost�tico (6,7).

    Tendo em vista a import�ncia cl�nica do PSA, o presente trabalho tem como objetivo analisar os valores de PSA livre, PSA total e rela��o PSAlivre/PSAtotal dos pacientes atendidos no Laborat�rio Microrregional de Bras�lia de Minas � MG e estabelecer a rela��o entre estes valores e a faixa et�ria da popula��o estudada.

Objetivos

    Analisar os valores de PSA livre, PSA total e rela��o PSAlivre/PSAtotal dos pacientes atendidos no Laborat�rio Microrregional de Bras�lia de Minas � MG e estabelecer a rela��o entre estes valores e a faixa et�ria da popula��o estudada.

Metodologia

    Este trabalho consiste em estudo epidemiol�gico retrospectivo e descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada a partir do sistema informatizado do Laborat�rio Microrregional de An�lise Cl�nicas de Bras�lia de Minas, situado na Avenida Bias Forte, s/n, bairro Dona Joaquina, munic�pio de Bras�lia de Minas, Minas Gerais � CEP � 39300-000. O laborat�rio � coordenado pela CISNORTE (Cons�rcio Intermunicipal de Sa�de do Norte de Minas) sendo um Laborat�rio Microrregional, no qual realiza exames laboratoriais de 20 munic�pios.

    Foram analisados os valores de PSA livre, PSA total e Rela��o de PSAlivre/PSAtotal no per�odo de Julho de 2011 a Fevereiro de 2013. Os resultados foram expressos na forma de gr�ficos e tabelas.

Resultados e discuss�o

    No presente estudo foram avaliados 1008 pacientes, com faixa et�ria acima de 40 anos. A Figura 1 mostra a distribui��o percentual de valores de PSA-total (PSA-t) em rela��o a tr�s valores de refer�ncia pr�-definidos usados como padr�o em v�rios estudos. Observa-se que 81% dos pacientes apresentam valores de PSA-t menor que 4,00 ng/mL, valor associado a baixo risco de desenvolver c�ncer de pr�stata, enquanto que 5,7% dos pacientes apresentaram valor superior a 10 ng/mL, associado a elevado risco de desenvolver o c�ncer. Valores de PSA-t entre 4 e 10 ng/mL representaram 13,4% dos pacientes, o que em valor absoluto representa 135 pacientes. Estudos epidemiol�gicos t�m demonstrado que pacientes com valores de PSA entre 4,0 e 10,0 ng/mL apresentam chance de 11% a 39% de terem c�ncer � bi�psia trans-retal (13). Como esta faixa de valores de PSA-t representa a zona obscura em termos de valor diagn�stico, gerando d�vida entre c�ncer ou hiperplasia benigna da pr�stata, foi empregado neste estudo como teste diagn�stico a rela��o de PSA-livre/PSA-total visando melhorar a especificidade do teste e evitar bi�psias desnecess�rias, considerando os valores de cutt-off de 0,25 e 0,15.

Psa livre / psa total superior a 25 faz suspeitar de hpb

Figura 01. Distribui��o Percentual dos valores de PSA na popula��o estudada

    Analisando a Figura 02, observa-se que 79% dos pacientes que apresentaram valores de PSA-t entre 4-10 ng/mL apresentaram valores de cutt-off menor que 0,25, ao passo que na Figura 03 verifica-se que apenas 53% apresentaram valores de cutt-off menor que 0,15. Comparando estes dois pontos de corte � poss�vel dizer que quando se usa o valor de cutt-off de 0,15 deixa de fazer a bi�psia em 26% dos pacientes que apresentaram valores de PSA-t entre 4 � 10 ng/mL, o que representa 34 pacientes. Embora os pontos de corte sejam utilizados como orienta��o no tratamento ainda n�o se sabe o ponto ideal. A varia��o entre os valores se deve a diferentes expectativas quanto � sensibilidade e � especificidade do teste (14). A incid�ncia de c�ncer de pr�stata e altamente superior quando pacientes com exame digital retal normal s�o selecionados para bi�psia da pr�stata devido a n�veis da rela��o de PSA-livre/PSA-t menor que 15%, quando observado exclusivamente por n�veis de PSA s�rico (15). O uso da propor��o de PSA-l/PSA-t entre homens com n�veis de PSA entre 4 e 10ng/mL pode reduzir o numero de bi�psias desnecess�rias enquanto mant�m alta a taxa de detec��o do c�ncer (16).

Psa livre / psa total superior a 25 faz suspeitar de hpb

Figuras 02. Distribui��o percentual da rela��o de PSAlivre/PSAtotal em rela��o ao cutt-off 

de 0,25 (25%) para pacientes que apresentaram valor de PSA total entre 4,0 e 10,0 ng/mL

Psa livre / psa total superior a 25 faz suspeitar de hpb

Figuras 03. Distribui��o percentual da rela��o de PSAlivre/PSAtotal em rela��o ao �cutt-off� 

de 0,15 (15%) para pacientes que apresentaram valor de PSA total entre 4,0 e 10,0 ng/mL

    Sabe-se que o valor de PSA total s�rico aumenta com o aumento da idade. Entretanto, observa-se a partir da Tabela 1 que para todas as faixas et�rias definidas, houve um aumento aproximadamente de 100% quando comparado o cutt-off de 0,25 em rela��o ao de 0,15. Pode-se inferir desta forma que a idade n�o influencia na propor��o dos pacientes quando comparados os pontos de corte analisados.

Tabela 01. Rela��o dos valores cutt-off 0,25 e 0,15 e faixa et�ria dos pacientes para valores de PSA total entre 4 e 10 ng/mL

Psa livre / psa total superior a 25 faz suspeitar de hpb

    Analisando a Tabela 2 que correlaciona a faixa et�ria dos pacientes com os valores de PSA-t, encontrou-se uma preval�ncia ascendente de pacientes com valores de PSA-t entre 4 e 10,00 ng/mL, sendo 1,2% de paciente na faixa et�ria de 40-50 anos, 9,2% na faixa de 51-60 anos, chegando a 40% na popula��o de 91-100 anos, mostrando o aumento do n�mero de pacientes que devem ser submetidos a bi�psia, ratificando os dados de diversos artigos que mostram o aumento da preval�ncia de c�ncer de pr�stata com a idade. Esse achado se assemelha ao estudo realizado na cidade de S�o Paulo, onde a preval�ncia foi de 1,3% de casos na faixa et�ria de 50-59 anos, 4,5% na faixa de 60-69 anos e 5,2% em paciente de 70-77 anos (17). Al�m disso ocorre a crescente incid�ncia de Hiperplasia Prost�tica Benigna com a idade, o que demanda a an�lise da rela�ao PSA livre/PSA total indicando a necessidade ou n�o da realiza��o de bi�psia prost�tica.

Tabela 2. Rela��o entre a faixa et�ria dos pacientes e os valores de PSA-total

Psa livre / psa total superior a 25 faz suspeitar de hpb

Conclus�o

    A partir dos dados � poss�vel concluir que o cutt-off de 0,15 em rela��o ao de 0,25 � mais indicado para evitar bi�psias desnecess�rias. No entanto, faz se necess�rio a realiza��o de estudos longitudinais que avaliem o resultado definitivo das bi�psias de c�ncer transretal para pacientes com valores de cutt-off entre 0,15 e 0,25 para verificar qual ponto de corte seria o mais seguro.

Refer�ncias

  1. DANTAS, V. C. R. et al. N�veis de ant�genos prost�tico espec�fico (PSA) em indiv�duos com diferentes h�bitos alimentares*. RBAC 2010; 42(2): 111-4.

  2. SAWAYA, M. C. T.; ROLIM, M. R. S. Ant�geno espec�fico da pr�stata em fluidos biol�gicos: aplica��o forense. Vis�o Acad�mica 2004; 5(2): 109-16.

  3. AMORIM. L. S. M. V., Fatores associados � realiza��o de exames de rastreamento para o c�ncer de pr�stata: um estudo de base populacional, Cad. Sa�de P�blica 2011; 27(2): 347-56.

  4. YOUSEF, G. M.; DIAMANDIS, E.P. An overview of the kallikrein gene families in humans and other species: emerging candidate tumour markers. Clin Biochem 2003; 36(6): 443-52.

  5. NICKEL, J.C. Inflammation and benign prostatic hyperplasia. Urol Clin North Am. 2008; 35: 109-15.

  6. Projeto Diretrizes. C�ncer de Pr�stata: Marcadores Tumorais. Souto CAV, Fonseca FN, Carvalho GF, Barata HS, Souto JCS, Berger. 2006.

  7. REIS, R. B. dos; CASSINI, M. F. Urologia Fundamental. Cap. 21. S�o Paulo: Planmark, 2010.

  8. HENRY, J. B. Diagn�sticos Cl�nicos e Tratamento por M�todos Laboratoriais. 19. ed. S�o Paulo: Manole, 1999.

  9. LORO. N.; BORGES. R.; MASSO. P. Avalia��o comparativa dos valores de PSA total, PSA livre/PSA total e PSA complexado na detec��o do cancro da pr�stata, Acta Urol�gica 2007; 24: l: 39-44.

  10. Instituto Nacional do C�ncer. Estimativa da incid�ncia de c�ncer de pr�stata no Brasil � 2012. Dispon�vel em: http://www1.inca.gov.br/estimativa/2012. Acesso em 01 de maio de 2013.

  11. CASTRO, H. A. S. de. Contribui��o da densidade do PSA para predizer o c�ncer da pr�stata em pacientes com valores de PSA entre 2,6 e 10,0 ng/ml. Radiol Bras 2011; 44(4): 205-9.

  12. NASSIF. E. A. Perfil epidemiol�gico e fatores progn�sticos no tratamento cir�rgico do adenocarcinoma de pr�stata clinicamente localizado, Rev. Col. Bras. Cir. 2009; 36(4): 99-105.

  13. Schmid HP, Ravery V, Billebaud T, Toublanc M, Boccon-Gibod LA, Hermieu JF, et al. Early detection of prostate cancer in men with prostatism and intermediate prostate-specific antigen levels. Urology 1996; 47:699-703.

  14. Catalona WJ, Partin AW, Slawin KM, Brawer MK, Flanigan RC, Patel A, et al. Use of the percentage of free prostate specific antigen to enhance differentiation of prostate cancer from benign prostatic disease: a prospective multicenter clinical trial. JAMA 1998;279:1542-7.

  15. MIOTTO JR, A. et al. Value of various PSA parameters for diagnosing prostate cancer in men with normal digital rectal examination. Int. Braz. J. Urol.; 30(2): 109-113, 2004.

  16. RODDAM, A. W. et al. Use of prostate-specific antigen (PSA) isoforms for the detection of prostate cancer in men with a PSA level of 2-10ng/ml: systematic review and meta-analysis. European Urology; 48: 386-399, 2005.

  17. Antonopoulos IM, Pompeo ACL, EI Hayek OR, Sarkis AS, Alfer Junior W, Arap S. Results of prostate cancer screening in non-symptomatic men. Braz I Urol 2001; 27:227-34.

Outros artigos em Portugu�s

 
Psa livre / psa total superior a 25 faz suspeitar de hpb

Psa livre / psa total superior a 25 faz suspeitar de hpb

Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital � A�o 18 � N� 190 | Buenos Aires,Marzo de 2014
© 1997-2014 Derechos reservados