Quais ações individuais podem ser realizadas para minimizar os impactos ambientais dos resíduos plásticos?

O plástico é uma ameaça para a saúde do planeta, sobretudo dos oceanos. Saiba como reduzir o uso de plástico no dia-a-dia.

O plástico é uma das maiores ameaças para o nosso meio ambiente, principalmente para a sustentabilidade dos oceanos. Em apenas cinco anos, a presença do plástico no oceano tornou-se uma preocupação global que conduziu a várias ações com vista a reduzir o uso de plástico a nível mundial.

Porém, estima-se que a produção global de plástico aumente 40% até 2030 e há centenas de milhares de milhões de dólares a ser investidos em novas fábricas de produção de plástico. O seu uso per capitatambém está a aumentar, sobretudo nos países em de senvolvimento.

Como é afirmado num artigo da National Geographic, O Plástico: fabricámo-lo, dependemos dele e afogámo-nos nele. Comece já hoje a reduzir o uso de plástico, seguindo as dicas que lhe vamos deixar.

Leia também: As dez ameaças à sustentabilidade ambiental

 

O plástico em Portugal e no mundo: os últimos números e o seu impacte

A um ritmo quase diário saem notícias alarmantes sobre os perigos e consequências do uso (excessivo) de plástico. Vamos a números.

Nas últimas cinco décadas, o consumo de plástico tem registado um crescimento. Em todo o mundo produz-se, anualmente, 400 milhões de toneladas de plástico.

Os supermercados são responsáveis por parte considerável deste número, embora todos contribuamos para ele, ao recorrer diariamente ao plástico, seja nos produtos embalados que compramos, seja nos objetos e utensílios que usamos.

Em julho de 2020, o navio do Instituto Ocean Voyages partiu numa expedição de 48 dias até àquela que já é conhecida como a Grande Ilha de Lixo do Pacífico (entre o Hawai e a Califórnia) e recolheu 103 toneladas de redes de pesca e materiais de plástico. Além disso, foram encontrados esqueletos e animais mortos, vítimas daquele amontoado de lixo.

Estima-se que o plástico oceânico provoque, anualmente, a morte de milhões de animais marinhos, conforme aquele artigo do National Geographic.

Leia também: Guia de Boas Práticas Ambientais

 

Qual é o Panorama nacional?

Portugal não é dos melhores exemplos no que respeita ao uso de plásticos. Em 2018, só o nosso país produziu 600 mil toneladas de plástico, das quais só 72 seguiram para os ecopontos.

A nível europeu, somos ainda o país que mais usa sacos de plástico, embora os números venham a cair desde 2015, altura em que começaram a ser pagos. Anualmente, cada português utiliza, em média, mais de 460 sacos de plástico. Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, a cada minuto é usado, aproximadamente, um milhão de sacos de plástico.

Um saco de plástico pode demorar até 500 anos a decompor-se, fragmentando-se em pequenos pedaços, frequentemente consumidos pelos animais.

 
Leia também: Devolver garrafas de plástico vai valer descontos e prémios

 

E as previsões?

As previsões a respeito desta matéria também não são animadoras. As estimativas indicam que, em 2015, o plástico acumulado nos oceanos rondaria os 150 milhões de toneladas. Se os números triplicarem, daqui a 20 anos, em 2040, poderemos estar a falar de cerca de 600 milhões de toneladas de plástico a poluir os oceanos e mares do planeta.

Para evitar este prognóstico catastrófico, a Pew Charitable Trusts e a SYSTEMIQ, Ltd., um grupo de reflexão ambiental sediado em Londres, desenvolvem um projeto que visa reformular a indústria global de plásticos, propondo uma economia circular de reutilização e de reciclagem.

Caso seja posto em prática, o projeto pode ser capaz de reduzir em 80 % o fluxo anual destes resíduos nos oceanos mas não fazer nada, nos próximos cinco anos, pode conduzir à entrada de 80 milhões de toneladas de lixo adicional nas regiões costeiras Consulte este artigo do National Geographic.

Leia também: Gestão dos resíduos e processo de reciclagem: o que precisa de saber

 

Reduzir o uso de plástico: uma responsabilidade de todos

Ajudar a diminuir o consumo de plástico é responsabilidade de todos nós e começa por gestos simples e individuais, postos em prática no nosso quotidiano.

A associação ambientalista Quercus estima que cerca de 96% da população portuguesa esteja consciente do problema de poluição ambiental causado pelo plástico, embora sejam poucos os cidadãos que, diariamente, se esforçam para reduzir o uso de plástico nas suas vidas.

A Quercus defende, por isso, uma economia mais circular, assente na valorização dos recursos; na redução do seu consumo; e na sua reutilização e correta reciclagem.

Importa lembrar como pequenas ações podem mesmo fazer a diferença. O recurso ao plástico pode ser diminuído em aproximadamente 47%, se aderirmos a soluções alternativas. Rejeitar o uso desnecessário de plásticos e optar pela reutilização de recipientes pode contribuir em 30% para a diminuição da poluição causada pelo plástico. A compostagem e a substituição do plástico por outros materiais, como a troca de sacos de plástico por sacos de papel, permite que o planeta consuma até 17% menos plástico.

 

Leia também: Economia Circular: Entenda o conceito e saiba que apoios existem para empresas

 

Dicas para reduzir o uso de plástico no seu dia-a-dia 

 

Produtos de higiene e limpeza

Comece a pensar em todas as embalagens de plástico que tem no WC e na lavandaria e que podia, simplesmente, não comprar.

Troque o gel de banho por sabão ou sabonete; prefira cotonetes de bambu; compre papel higiénico acomodado em embalagens recicladas; privilegie detergente líquido armazenado em garrafas plásticas recicladas e, quando acabar, use uma recarga e encha-as novamente.

 

Escovas dos dentes

Anualmente, só nos Estados Unidos da América, são descartados mil milhões de escovas de dentes de plástico. Prefira, por isso, escovas de dentes em bambu, cujo período de biodegradação ronda os 6 meses.

 

Sacos das compras

Na hora de ir às compras, prefira levar consigo sacos reutilizáveis de pano. Além de mais ecológicos, são laváveis e fáceis de transportar.

 

Comprar a granel

Nas compras, tente adquirir produtos a granel, como o arroz, as massas ou as sementes, entre outros. Pode conservá-los em frascos de vidro, dispensando a habitual embalagem de plástico, onde habitualmente são comercializados.

Leia também:Conduzir para poupar o ambiente

 

Brinquedos

Uma fonte importante de plástico em casa são os brinquedos das crianças. Por isso, à medida que elas forem crescendo, é essencial dar uma “nova vida” a esses brinquedos, oferecendo-os a outras crianças, apostando numa política de reutilização.

 

Café

Procure beber os seus cafés diários em copos reutilizáveis ou numa termos que, além de ser uma solução ecológica, conserva o seu café bem quente.

 

Talheres

Na marmita de levar para o trabalho ou no piquenique ou festa de aniversário, evite sempre os talheres de plástico e opte por uma solução reutilizável como são os tradicionais talheres de metal.

 

Leia também: Compostagem doméstica: Saiba como funciona e como começar a reciclar

 

Película aderente

Substitua sempre que possível a película aderente por folhas de alumínio ou por embalagens reutilizáveis.

 

Máquina de barbear

Se faz a barba todos os dias, desista das lâminas descartáveis de plástico e use uma máquina de barbear elétrica.

 

Seja um cidadão interventivo

A sensibilização para este tema é, também, responsabilidade de todos. Uma forma de intervir é dirigir-se às empresas às quais adquire produtos e pedir-lhes que considerem o uso embalagens recicláveis, por exemplo, caso elas ainda não o façam.

Quais ações podem contribuir para minimizar os impactos causados pelos resíduos plásticos?

Reduzir, Reutilizar e Reciclar Lembre-se que reduzir o consumo, principalmente de descartáveis, vem em primeiro lugar. Antes de destinar para reciclagem, repense se o seu objeto de plástico não pode ser reutilizado.

O que fazer para diminuir o impacto ambiental do plástico?

O plástico e o papel de cada um Então, a nossa primeira dica é: reduza seu lixo. Quanto menos gerarmos materiais que serão descartados, melhor para o meio ambiente. Abandone itens descartáveis, como sacolas plásticas, e reaproveite o que você já tem. Separe seu lixo em casa em dois tipos: recicláveis e comum.

Que ações poderíamos adotar para reduzir o consumo de plástico?

5 maneiras para diminuir o consumo de plástico.
1- Recuse descartáveis em pedidos delivery. ... .
2- Prefira utilizar sacolas retornáveis. ... .
3- Leve uma garrafa reutilizável na bolsa. ... .
4- Diga não aos canudos de plástico. ... .
5- Use um saco de pano ou coloque as frutas, legumes e vegetais direto na cestinha..

O que pode ser feito para minimizar os impactos ambientais?

É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:.
Economizar água..
Evite o consumo exagerado de energia..
Separar os lixos orgânicos e recicláveis..
Diminuir o uso de automóveis..
Consumir apenas o necessário e evitar compras compulsivas..
Utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis..