Quais as atividades econômicas realizadas no período da colonização do Nordeste?

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

A produção de açúcar foi a principal atividade econômica da colônia portuguesa na América até o século XVIII. O sistema de plantation concentrou-se no litoral. Mas, durante o período colonial, outras atividades se destacaram. Vamos tratar de duas delas: a pecuária e a mineração do ouro.

Questão 1

Erivaldo Fagundes Neves é um historiador baiano que estuda o sertão. A seguir, você vai ler trechos de uma pesquisa dele sobre a pecuária.

”Na América Portuguesa, o gado vacum foi introduzido durante o governo de Tomé de Souza (1549-1552), através das capitanias da Bahia, de Pernambuco e de São Vicente” (NEVES, 2009, p. 91).

“Na transição para o século XVIII, haveria nos sertões da Bahia mais de 500 criatórios. Somente na borda direita do São Francisco encontravam-se 106 fazendas de gado… Na margem esquerda haveria muito mais…” (NEVES, 2009, p. 93-94).

“A interiorização da pecuária resultou de uma série de fatores. Na primeira metade do século XVII, as invasões holandesas precipitaram o afastamento dos rebanhos do litoral; na segunda, a expansão canavieira impôs a separação das atividades pecuaristas e monocultoras, e compeliu o deslocamento do gado para o sertão” (NEVES, 2009, p. 96).

“Os rebanhos bovinos ocuparam inicialmente o Recôncavo da baía de Todos os Santos e o litoral norte, de onde avançaram para a margem direita do São Francisco… e pela esquerda, a partir de Pernambuco. Desses dois pontos de irradiação subiu o curso do grande rio do semi-árido e através dos seus afluentes disseminou-se pelos sertões, onde se expandiu livremente” (NEVES, 2009, p. 98).

“Nos trânsitos de boiadas e tropas estabeleceram-se núcleos populacionais pelo sertão, onde era possível o abastecimento permanente de água. Formou-se, desse modo, no sertão semi-árido, uma sociedade pecuarista, com a predominância do latifúndio… a pecuária motivou o início do povoamento dos sertões, continuado em ritmo impactante pela mineração. O gado foi, portanto, o principal fator interveniente, tanto da conquista do território, quanto da sua ocupação econômica, organização das atividades produtivas e formação social sertaneja. As fazendas de gado constituíram-se nos primeiros núcleos de assentamento de grupos humanos, embriões de futuras cidades, que promoveram o povoamento colonizador do interior para o litoral…” (NEVES, 2009, p. 100).

A partir da leitura, responda:

a) Indique os lugares a partir dos quais o gado foi introduzido e se disseminou pelo Brasil.

b) Quais os fatores apontados para a interiorização da pecuária?

c) De que forma a pecuária tornou-se importante não só como atividade econômica mas também como fator de formação social?

Questão 2

Na década de 1690 os sertanistas paulistas descobriram ouro na região das Minas Gerais. Desenvolveram-se cidades imponentes que viveram o seu auge no século XVIII. Faça uma pesquisa e anote o nome das cidades mineiras dessa época.

Questão 3

De que forma a história de Goiás se relaciona com a história da descoberta do ouro?

Questão 4

“Os dados de importação de sal sugerem que a pecuária era, no final do século XVIII, uma atividade forte na economia goiana… não é exagero afirmar, que a pecuária substitui o ouro como motor para a manutenção, ainda que em volume menor, do comércio de importação na capitania” (SALGADO, 2022).

A história de Goiás também se relaciona intimamente com a história da pecuária no Brasil. Escreva um parágrafo sobre isso.

Saiba mais

Nordeste

Canal Anísio Filho. Nordeste. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2X-cifcJlXc> acesso em 18, mar. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-7a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (EAJAHI0637) Identificar as atividades econômicas desenvolvidas nas diferentes regiões do Brasil, inclusive no território goiano, relacionando-as às práticas mercantilistas.
Referencial teórico NEVES, Erivaldo Fagundes. Curraleiro, crioulo, peduro: a pecuária como fator da formação socioeconômica do semi-árido. In: Rev. Inst. Geogr. Hist. Bahia, Salvador, v. 104, p. 91-125, 2009.
SALGADO, Tathiana R. Atividades comerciais durante o período colonial em Goiás. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/mercator/a/phZB7QPnwcXKsx5QPj4kdwD/> acesso em 14, mar. 2022.
SCHWARCZ, Lilia. STARLING, Heloísa. Brasil: uma biografia. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Quais eram as atividades econômicas no Nordeste no início da colonização?

A região interior do Nordeste foi ocupada com a atividade de criação de gado. Esta atividade econômica era complementar à produção açucareira. Além da produção de carne e leite, o gado era usado como transporte de cargas e também para movimentar os engenhos (máquinas) de moer a cana-de-açúcar.

Quais foram as atividades econômicas da região Nordeste?

As principais atividades que marcam a economia do Nordeste são agricultura, pecuária, produção de mercadorias industrializadas e o turismo.

Foi a principal atividade econômica que ocorreu no sertão nordestino durante o período colonial?

No sertão, a atividade pecuária (criação de animais) ocupa um lugar de destaque, uma vez que é a principal atividade econômica.

Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas no período colonial?

A produção de açúcar foi a principal atividade econômica da colônia portuguesa na América até o século XVIII. O sistema de plantation concentrou-se no litoral. Mas, durante o período colonial, outras atividades se destacaram. Vamos tratar de duas delas: a pecuária e a mineração do ouro.