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Os artistas modernistas seguiam os rumos do movimento liberal, preconizado por intelectuais como Guilherme de Ockham, Martinho Lutero, Jean-Jacques Rousseau e muitos outros. Segundo eles, os homens deveriam ser livres para seguir seus sentimentos, suas paixões, por isso passam a não mais usar a estética tradicional. A arte clássica buscava delimitar as formas e apresentar os detalhes das diversas belezas existentes. Os modernistas buscavam focar nos sentimentos e paixões. Por isso as suas obras não possuíam formas bem delimitadas. A intenção era que a obra se parecesse com um movimento interior, um sentimento que passa pelo apetite. As obras literárias seguiam a mesma ideia. Exaltavam os desejos carnais, indo contra os valores da sociedade da época. Uma dessas obras é o poema Vou-me embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira, que diz: "Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou amigo do rei Lá tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei [...] É outra civilização Tem um processo seguro De impedir a concepção [...] Tem prostitutas bonitas Para a gente namorar [...] E quando eu estiver mais triste Mas triste de não ter jeito Quando de noite me der Vontade de me matar — Lá sou amigo do rei — Terei a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasárgada.” Manuel Bandeira foi membro titular da Academia Brasileira de Letras. Até hoje suas obras influenciam os membros da ABL e de instituições acadêmicas e artísticas. O movimento modernista promoveu seus ideais em cada uma das 7 artes. Os artistas do movimento falavam abertamente sobre política, moral e outros temas não artísticos. Grande parte dos principais modernistas filiaram-se ao partido comunista brasileiro. Alguns deles são Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e muitos outros.
Buscando expandir seu pensamento para todo o Brasil, os modernistas do início do século XX se organizaram e promoveram a famosa Semana da Arte Moderna, em São Paulo, no ano de 1922. Semana da Arte Moderna, a Semana de 22Alguns artistas presentes na Semana da Arte Moderna.Considerada o principal marco da arte moderna no Brasil, a Semana de 22 foi a primeira a exibir em conjunto e sem pudor as obras da primeira fase do modernismo brasileiro. Os principais organizadores do evento foram:
O pintor Di Cavalcanti, que também expôs suas obras no teatro, assim a descreveu: “Seria uma semana de escândalos literários e artísticos, de meter os estribos na barriga da burguesiazinha paulista”. As principais apresentações do evento foram:
O evento teve grande repercussão no Brasil, muitos criticaram os modernistas e seu estilo de arte. A principal crítica será exposta no último tópico. A semana de arte moderna foi um importante combustível para a primeira fase modernista. Seus membros se tornaram mais ativos, criando revistas, novas obras e novas exposições. Os artistas modernistas passaram a militar mais ativamente pelos seus valores e ideais políticos. Passaram a ocupar espaços importantes como cargos de professores acadêmicos e jornalistas de grandes empresas. A adesão ao comunismo e a valores anti-tradicionais se tornava cada vez maior.
Características da primeira fase do modernismoAs principais características da primeira fase do modernismo são:
Principais autores e obrasFoto do filme Macunaíma, de 1969.Os principais autores e obras da primeira fase do modernismo brasileiro são: Oswald de Andrade — A Trilogia do Exílio: Os Condenados (1922), Manifesto Pau-Brasil (1924), Manifesto Antropófago (1928), Poesias Reunidas (1945); Manuel Bandeira — A Cinza das Horas (1917), Libertinagem (1930); Tarsila do Amaral — Abaporu (1928), Operários (1933), A Cuca (1924), A Negra (1923); Anita Malfatti — A Boba (1916), O Homem Amarelo (1917), A Estudante (1916); Mário de Andrade — Macunaíma (1928), Há Uma Gota de Sangue em Cada Poema (1917), O Movimento Modernista (1942). Principais críticas a primeira fase do modernismoA principal crítica à primeira fase do modernismo foi feita por Monteiro Lobato. O autor da obra O Sítio do Pica-Pau Amarelo possuía grande reconhecimento artístico em vida, difundindo sua crítica por todo o país. Em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo, em 1917, ele criticou especialmente as obras de Anita Malfatti. Sua fala teve tanta repercussão que Anita perdeu grande parte de seus compradores e deixou de pintar por 1 ano. O argumento central da crítica feita por Monteiro Lobato condenava o aspecto disforme das obras modernistas, que transformavam a beleza da vida em tristeza e melancolia. Ele afirmou que Anita Malfatti tem talento, mas obras daquele estilo não possuíam “nenhuma lógica, sendo mistificação pura”.
Os principais trechos da crítica são: “Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura, guardando os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. Quem trilha por esta senda, se tem gênio, é Praxíteles na Grécia, é Rafael na Itália. [...] A outra espécie é formada pelos que veem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos de cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência: são frutos de fins de estação, bichados ao nascedouro. [...] Embora eles se dêem como novos precursores duma arte a ir, nada é mais velho de que a arte anormal ou teratológica: nasceu com a paranóia e com a mistificação. De há muitos já que a estudam os psiquiatras em seus tratados, documentando-se nos inúmeros desenhos que ornam as paredes internas dos manicômios. A única diferença reside em que nos manicômios esta arte é sincera, produto ilógico de cérebros transtornados pelas mais estranhas psicoses; Todas as artes são regidas por princípios imutáveis, leis fundamentais que não dependem do tempo nem da latitude. As medidas de proporção e equilíbrio, na forma ou na cor. [...] A fisionomia de que sai de uma destas exposições é das mais sugestivas. Nenhuma impressão de prazer, ou de beleza denuncia as caras; em todas, porém, se lê o desapontamento de quem está incerto, duvidoso de si próprio e dos outros, incapaz de raciocinar, e muito desconfiado de que o mistificam habilmente. [...] Não fosse a profunda simpatia que nos inspira o formoso talento da Sr.ª Malfatti, não viríamos aqui com esta série de considerações desagradáveis [...]”. Para ler a crítica completa de Monteiro Lobato, acesse o link. Em defesa de Malfatti, os principais artistas da primeira fase se manifestaram na mídia da época. Para consolidar o movimento, os artistas fundaram revistas e adaptaram suas obras para o novo momento histórico que estava surgindo, dando início a segunda fase do modernismo . Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre a primeira fase do modernismo? A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. #ContraACensuraDoPTEscolha sua BPUma Brasil Paralelo para cada momento da sua vidaBásicoOriginais e filmes selecionados a dedo em HD Assine agora *Assinatura anual com renovação automática. Garantia incondicional de 7 dias 1 Tela Acessos simultâneos Originais e Séries BP Catálogo de filmes selecionados Catálogo infantil seguro + de 300 entrevistas completas Cursos do Núcleo de Formação Todo o conteúdo da BP Acesso Total 4KOriginais e filmes selecionados a dedo, cursos e formações na melhor qualidade Assine agora *Assinatura anual com renovação automática. Garantia incondicional de 7 dias 4 Telas Acessos simultâneos Originais 4K Qualidade de vídeo 10 Títulos Downloads offline Originais e Séries BP Catálogo de filmes selecionados Catálogo infantil seguro + de 300 entrevistas completas Cursos do Núcleo de Formação Todo o conteúdo da BP IntermediárioOriginais e filmes selecionados a dedo em Full HD, downloads e multitelas Assine agora *Assinatura anual com renovação automática. Garantia incondicional de 7 dias 2 Telas Acessos simultâneos Full HD Qualidade de vídeo 2 Títulos Downloads offline Originais e Séries BP Catálogo de filmes selecionados Catálogo infantil seguro + de 300 entrevistas completas Cursos do Núcleo de Formação Todo o conteúdo da BP Torne-se Membro da Brasil ParaleloAssine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP Quais são as características da 1 fase do Modernismo?Primeira geração modernista (1922-1930)
Tem início com a Semana de Arte Moderna, em 1922, e possui as seguintes características: Releitura crítica dos símbolos da nacionalidade. Liberdade de criação. Antiacademicismo.
Quais as características e principais autores da primeira fase do Modernismo no Brasil?Os artistas modernistas que ganharam destaque no primeiro momento do movimento foram os integrantes do chamado Grupo dos Cinco. O grupo era formado por Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Anita Malfatti (1889-1964).
Quais os principais autores da primeira fase?A primeira fase do Modernismo no Brasil é destacada pelos autores: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Alcântara Machado. Lembre-se que o modernismo no Brasil teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922. Chamada de "fase heroica" ele vai até 1930 quando começa a segunda geração modernista.
Quais são os 3 principais autores da 1º fase do Modernismo?Resumo sobre a primeira fase do modernismo brasileiro
Contou com autores como Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira.
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