Quais as características das colônias do Norte e do Sul?

A incursão dos ingleses no processo de colonização do continente americano conta com determinadas particularidades que o difere sensivelmente da experiência colonial promovida por portugueses e espanhóis. Entre outras razões, podemos apontar o processo tardio de colonização, a natureza espontânea da ocupação dos territórios e as características do litoral norte-americano como pontos fundamentais na compreensão da colonização inglesa.

No governo da rainhaElizabeth I (1558 – 1603), a Inglaterra ingressou na economia mercantilista ao investir na construção de novas embarcações e no comércio marítimo. Nesse contexto, a pirataria se tornou uma importante fonte de lucros sustentada no assalto de navios espanhóis que saíam do Caribe com destino à Europa. Nesse mesmo período tentaram empreender a colonização de região norte-americana com a organização de três expedições comandadas por Walter Raleigh.

O insucesso dessas primeiras expedições só foi revertido com a criação da colônia de Virgínia, em 1607. Depois disso, o processo de colonização britânico ganhou força com a política de cerceamentos, que expulsou os pequenos agricultores de suas propriedades, forçando-os a buscar outras possibilidades no Novo Mundo. Concomitantemente, os conflitos religiosos que tomaram conta da Inglaterra após a reforma anglicana também motivaram a imigração dos puritanos ingleses para a América.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa Mental: Colonização Inglesa

Mapa Mental: Colonização Inglesa

Quais as características das colônias do Norte e do Sul?

Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

No ano de 1620, o navio Mayflower saiu da Inglaterra com um grupo de artesãos, pequenos burgueses, comerciantes, camponeses e pequenos proprietários interessados em habitar uma terra onde poderiam prosperar e praticar o protestantismo livremente. Chegando à América do Norte naquele mesmo ano, os colonos fundaram a colônia de Plymouth – atual estado de Massachusetts – que logo se transformou em ponto original da chamada Nova Inglaterra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o passar do tempo, esse processo de colonização estabelecida por meio da ação autônoma de determinados indivíduos passou a ganhar características mais diversas. Na região norte, a colonização de povoamento teve que suplantar grandes dificuldades que com a posterior consolidação de pequenas propriedades e o uso de mão de obra livre permitiram a formação de um comércio diversificado sustentado pela introdução da manufatura e o surgimento de um mercado consumidor.

Na região sul, as especificidades geográficas e climáticas propiciaram um modelo de colonização distinto. O clima subtropical, o solo fértil e as planícies cortadas por rios navegáveis consolidaram um modelo de colonização semelhante aos padrões ibéricos. Dessa forma, o sistema de plantations estabeleceu o surgimento de grandes fazendas monocultoras produtoras de tabaco, arroz, índigo e algodão. Com isso, a grande demanda por força de trabalho favoreceu a adoção da mão de obra escrava vinda da África.

Compondo um processo de ocupação tardio, a região central ficou marcada por uma economia que mesclava a produção agropecuarista com o desenvolvimento de centros comerciais manufatureiros. As primeiras colônias centrais apareceram por volta de 1681, com a fundação das colônias do Delaware e da Pensilvânia. Durante a independência das colônias, esta região teve grande importância na organização das ações que deram fim à dominação britânica.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

*Mapa Mental por Daniel Neves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As Colônias do Sul da América Britânica, consistiam na colônia da Virgínia, e nas províncias da Carolina (em 1712 divididas nas Carolina do Norte e do Sul), da Geórgia e de Maryland.[1] Em 1763, as recém-criadas colônias do oriental e ocidental da Flórida seriam adicionadas às colônias do sul pela Grã-Bretanha até 1783, quando o Império Espanhol retomaria a Flórida. Essas colônias se tornariam o núcleo histórico do que se tornaria o Sul dos Estados Unidos, ou "Dixie".

Esse grupo de colônias desenvolveram economias prósperas baseadas no cultivo de culturas comerciais, como tabaco,[2] índigo (matéria-prima para o anil),[3] e arroz.[4] Um efeito colateral do cultivo dessas culturas foi a presença de escravidão em proporções significativamente mais altas do que em outras partes da América Britânica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Médio Atlântico
  • Colônias Centrais
  • Colônias do Tabaco
  • Colônias de Chesapeake
  • Colônias da Nova Inglaterra
  • Período colonial dos Estados Unidos

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Treaty of Paris (1763)» (em inglês). United States History. Consultado em 16 de outubro de 2019
  2. Boyer (2004), p. 64.
  3. Jean M. West (14 de junho de 2012). «The Devil's Blue Dye: Indigo and Slavery» (em inglês). Slavery in America. Consultado em 16 de outubro de 2019. Arquivado do original em 21 de dezembro de 2015
  4. Boyer (2004), p. 77.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Boyer, Paul S.; et al. (2003). The enduring vision: a history of the American people (em inglês). Boston: Houghton Mifflin. ISBN 978-06-183-3334-9. Consultado em 16 de outubro de 2019

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Southern Colonies
  • The Southern Colonies (let.rug.nl)
  • The Southern Colonies (ushistory.org)
  • The Southern Colonies no YouTube Vídeo (em inglês)

Quais são as características das colônias do norte?

As colônias do Norte eram caracterizadas pela formação de pequenas propriedades e o número de escravos era pequeno, pois os colonos dedicavam-se a terra através da agricultura familiar e eram esporadicamente auxiliados pelos servos de contrato.

Quais as características das colônias do Sul e das colônias do norte?

A diferença entre nortistas e sulistas tinha origem no processo de desenvolvimento de cada uma destas regiões. Enquanto o sul prosperava à custa do trabalho escravo e da exportação de matéria-prima para a Europa, o norte privilegiou o trabalho assalariado e a articulação de um poderoso comércio.

Quais são as características das colônias do Sul?

Região formada pelas colônias da Virgínia, Maryland, Carolina do Norte e Geórgia, o Sul das Treze Colônias era marcado pela produção agrícola em sistema de plantation: monocultura trabalhada por mão de obra escrava, em grandes propriedades e destinadas à venda no mercado europeu.

Quais as principais características das colônias do norte e do sul no contexto da América inglesa?

As colônias do sul foram marcadas pela tolerância religiosa. Maryland, por exemplo, era uma colônia católica, liderada por Lord Baltimore. Os empreendimentos coloniais do norte também foram marcados pelo domínio de religiosos. Os primeiros grupos de colonos chamados de peregrinos chegaram à região de Plymouth em 1620.