Quais as contribuições dos movimentos sociais para a reconceituação do Serviço Social?

  • Rozane Aparecida Azolin Da Silva
  • Flávio Gonçalves Da Silva
  • Marilaine Fenner Storch
  • Mariléia Goin

Rótulo Serviço Social, Movimento de Reconceituação, ruptura

Resumo

INTRODUÇÃO: O significado do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social representa uma grande mudança, dada sua busca de desvinculação do Conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social Norte-Americano. Este resumo aborda a importância da reflexão sobre este Movimento que surge com a necessidade de adequar as práticas profissionais a realidade do País e a ruptura com o Conservadorismo (denominado Serviço Social ?tradicional?), construindo novos métodos e técnicas a partir das necessidades populares, para um agir profissional com identidade própria, condizente com a realidade social. METODOLOGIA: O artigo foi elaborado através de uma pesquisa bibliográfica, a fim de ter subsídios e base teórica para desenvolvimento do referido tema, que é um recorte feito na disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa de ruptura com o Conservadorismo para um método crítico e investigativo, uma renovação teórico-prático social, com propostas de intervenção e compreensão da realidade social, questionador da ordem dominante. Esta intenção se daria com a aproximação ao Marxismo, no entanto, deu-se em sua versão vulgar, por conta da censura no transcorrer do Movimento, devido ao contexto da Ditadura Militar. ?Um notável movimento de renovação do Serviço Social surge nas sociedades latino-americanas, a partir da década de 1960, como manifestação de denúncia e contestação do ?Serviço Social Tradicional?? (SILVA, 2002). Não era um movimento homogêneo, havia uma fragmentação da categoria entre Revolucionários e Conservadores, um visava uma Modernização Conservadora e o outro uma renovação transformadora para construção de uma nova ordem societária. Documentos como de Araxá (1967), Teresópolis (1970) e de Sumaré (1980), foram elaborados na busca de propostas de teorização para o Serviço Social, contendo as primeiras expressões de Renovação da profissão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A importância do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social brasileiro é a transformação, a renovação dos conceitos e do agir profissional, que buscava uma formação qualificada, com técnicas precisas, fundamentação teórica e cientificidade para a profissão. Disso tudo resulta na Reforma Curricular e na condução dos destinos das organizações profissionais e intervenção profissional expressas no Código de Ética Profissional que faz uma opção clara pela defesa dos direitos da classe trabalhadora e seus interesses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Quais as contribuições dos movimentos sociais para a reconceituação do Serviço Social?

Como Citar

APARECIDA AZOLIN DA SILVA, R.; GONÇALVES DA SILVA, F.; FENNER STORCH, M.; GOIN, M. Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro: Bases Conceituais. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 3, n. 1, 3 fev. 2013.

Seção

Ciências Sociais Aplicadas

  • Flavia Vieira Da Silva
  • Claudia Lisiane Dornelles Almada
  • Tiago Goia Da Rocha.
  • Mariléia Góin

Rótulo Movimento de Reconceituação, Serviço Social, formação teórico-metodológica

Resumo

Introdução: Para contestar a forma do Serviço Social Tradicional, a partir da década de 1960, manifestou-se na América Latina um movimento pela Renovação do Serviço Social. O movimento denominou-se a ?Reconceituação do Serviço Social?, se apresentou de diferentes formas, seguindo as peculiaridades de cada país da América Latina. Metodologia: O resumo parte de revisão bibliográfica e discussões realizadas na Disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III e vai resultar em artigo a ser apresentado no segundo semestre de dois mil e onze. Resultados e discussões: O Movimento de Reconceituação do Serviço Social deu-se como um esforço para que a ação dos profissionais se tornasse condizente com a realidade de cada sociedade, da mesma forma em que trouxe uma revisão mais crítica sobre a configuração desta profissão. A partir da realidade da América Latina o Movimento trouxe aos assistentes sociais a necessidade de romper os laços conservadores que já eram decorrentes da profissão e constituir uma nova proposta de ação profissional, voltado aos interesses populares. Essa nova fase do Serviço Social traz uma discussão e uma revisão em nível teórico-metodológico, para que se possam desenvolver as lutas dos segmentos populares, visando a transformação social. Para alguns autores, o Movimento de Reconceituação trouxe ao Serviço Social uma visão política de interação e intervenção, no qual o vínculo político foi deslocado da classe dominante para uma prática voltada aos interesses de uma classe dominada, o que significa uma transformação nas relações de exploração e poder. Pode-se dizer que a Reconceituação foi um marco decisivo na construção profissional, como um processo de avanço e desenvolvimento. Neste contexto, Netto (2005) diz que a principal conquista do Movimento de Reconceituação foi a recusa dos assistentes sociais em caracterizar-se exclusivamente em agentes técnicos, executores das políticas sociais. Através do processo de requalificar e introduzir esses profissionais no âmbito da pesquisa acadêmica foi possível romper com a ?divisão consagrada de trabalho entre cientistas sociais (teoria) e os assistentes sociais (prática).? (NETTO, 2005, p.12). A renovação do Serviço Social tornou-se compatível com as exigências do período ditatorial e permitiu que a profissão se abrisse a um perfil bastante renovado e diferenciado dos moldes tradicionais anteriores. Considerações Finais: É difícil pensar no Serviço social critico sem trazer à tona a herança da Reconceituação, mesmo tendo em vista a diversidade teórica e ideológica do processo, pois as conquistas no âmbito da profissão foram processuais e resultaram no atual projeto ético-político profissional, que faz a crítica/denúncia ao tradicionalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Quais as contribuições dos movimentos sociais para a reconceituação do Serviço Social?

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, F.; LISIANE DORNELLES ALMADA, C.; GOIA DA ROCHA., T.; GÓIN, M. Uma análise sobre o Movimento de Reconceituação e sua contribuição para o Serviço Social na América Latina. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 3, n. 1, 3 fev. 2013.

Seção

Ciências Sociais Aplicadas

Qual a relação dos movimentos sociais com o Serviço Social?

Uma das principais contribuições do Serviço Social para os movimentos sociais é a possibilidade que os/as assistentes sociais têm de “contribuir para a formação política dos sujeitos sociais integrantes dos movimentos sociais urbanos e para o processo de formação da consciência, a partir da apreensão das contradições ...

Quais as principais vertentes do Movimento de reconceituação do Serviço Social?

Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.

Qual vertente do Movimento de reconceituação do Serviço Social brasileiro?

Uma das vertentes que emergiu no movimento de reconceituação foi a vertente modernizadora, esta possui características funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas, as quais podem ser definidas como o estudo dos subsistemas da sociedade.

Quais as principais conquistas provenientes do Movimento de reconceituação?

Neste contexto, Netto (2005) diz que a principal conquista do Movimento de Reconceituação foi a recusa dos assistentes sociais em caracterizar-se exclusivamente em agentes técnicos, executores das políticas sociais.