Quais as contribuições que os povos indígenas deixaram para a cultura brasileira?

19 de abril – Dia do Índio. Mais do que uma data, é fundamental termos a consciência da importância destes povos em nossas vidas e em nossa sociedade.

Quando pensamos nas origens do nosso país e nos primeiros povoadores que habitaram o Brasil, lembramos de Pedro Álvares Cabral e todos os outros colonizadores europeus que chegaram nesta terra lá no século XV. Contudo, as nossas verdadeiras raízes foram criadas muito antes, por uma cultura que já ocupava o solo brasileiro anteriormente à chegada dos portugueses: a cultura indígena, que deixou uma enorme influência nos costumes brasileiros, e que com o passar do tempo se tornou parte do dia a dia do que hoje consideramos o povo brasileiro.

Importância dos povos indígenas e sua contribuição para a cultura brasileira

Quais as contribuições que os povos indígenas deixaram para a cultura brasileira?

Atualmente os povos indígenas representam uma minoria em nosso país, sendo somente 0,47% da população brasileira. O “Dia do Índio” nasceu do Congresso Indigenista Interamericano em Abril de 1940, realizado em Patzcuaro no México. Os indígenas aceitaram se unir aos líderes políticos que estavam reunidos no México em busca da participação por representatividade na tomada de decisões. Com esta participação indígena a partir daquela data, acordos foram feitos e a maioria dos países presentes se comprometeu em acatar a luta por respeito e igualdade de direitos dos Povos.

Existem atualmente no Brasil 896.919 índios de 305 etnias, que falam 274 idiomas e vivem espalhados no país. Em 2012 foi realizada uma pesquisa em 32 aldeias em todas as regiões do país, onde foram entrevistaram 1.222 índios de vinte etnias. O resultado da pesquisa revela que os índios querem progredir socialmente por meio do trabalho e dos estudos, sem deixar de valorizar sua cultura.

Embora os europeus tenham se esforçado em impor os seus próprios hábitos perante os índios a cultura indígena sempre permaneceu forte, e em muitos aspectos, intacta em nosso cotidiano, seja na culinária, nos costumes, na arte, na língua, no folclore e na mistura étnica do povo brasileiro. Ainda temos as raízes indígenas fortes e muito presente em tudo que fazemos.

Podemos apontar alguns exemplos destas influências como o uso da rede de dormir, o artesanato de palha e cipó, a fabricação de utensílios de cerâmica, com algumas dessas marcas. Na culinária, temos as comidas feitas com milho, frutas e mandioca. Na medicina, destaca-se o uso de ervas medicinais. Igualmente, no folclore brasileiro, existem as figuras dos caboclinhos, os pajés, as lendas que contam a origem de plantas como a vitória-régia e pássaros como o Uirapuru. A seguir falamos mais um pouco desta imensa contribuição na formação da nossa sociedade.

Culinária

Quais as contribuições que os povos indígenas deixaram para a cultura brasileira?

A culinária brasileira traz a herança de muitos costumes de diversos povos indígenas, que se alimentavam principalmente de ingredientes como a mandioca (também conhecida como macaxeira ou aipim), castanhas, coco, milhos, frutas, raízes e algumas folhas.

Além destes ingredientes, os índios caçavam animais como anta, veados, capivaras e tatus para sua alimentação e também praticavam a pesca para se alimentar dos mais variados tipos de peixes (alguns são o pirarucu, tucunaré, traíra) tanto de água salgada como de água doce.

De todos, os que mais se destacam são o milho, usado para fazer pamonha, canjica e a popular pipoca. Também a mandioca, que é muito usada até hoje e aparece em pratos como o Tacacá, prato tradicional do Pará que usa a goma de tapioca e o tucupi, ambos derivados da macaxeira.

Na cultura indígena o preparo dessas comidas sempre foi uma atividade exercida pelas mulheres. Elas usavam do fogo para cozinhar os alimentos no “biaribi” (forno feito com um buraco no chão) ou no “demoquen” (grelha de madeira).

Com relação às bebidas, o suco do açaí e o famoso guaraná, eram cultivados no norte pelo povo Mawé, e hoje rompeu fronteiras e é consumido por todo o mundo.

Arte e Música

Quais as contribuições que os povos indígenas deixaram para a cultura brasileira?

Nas expressões artísticas, as influências da cultura indígena são enormes, pois muitos povos usavam a arte em diferentes rituais, sempre com muito simbolismo envolvido. Um grande exemplo disto é a pintura corporal, feita normalmente com tinta vinda de plantas e frutos (como o jenipapo e o urucu) e que tinha a finalidade de retratar sentimentos e momentos específicos nos rituais realizados.

Uma outra grande herança artística deixada pelos índios para a nossa cultura foi o artesanato, muito praticado pelos povos do Brasil, como colares, pulseiras, brincos e braçadeiras, normalmente ornamentados com penas e caudas de aves, dando origem a arte plumária, que servia para distinguir grupos sociais.

Também tinham costume de fazer grandes máscaras de palha ou de madeira com cascas de árvores, usadas em danças, festas e cerimônias para acalmar entidades e espíritos. Como exemplos, haviam máscaras tão grandes que cobriam todo o corpo dos índios Ticuna, sendo as de cerâmica exclusivas do povo Mati.

Quais as contribuições que os povos indígenas deixaram para a cultura brasileira?

Na música, os índios usavam muito instrumentos de sopro como várias flautas nativas e instrumentos de percussão como chocalhos, apitos e tambores que ditam até hoje os arranjos e os ritmos da nossa música popular brasileira. Os povos indígenas eram músicos muito antes da chegada dos europeus.

Eles também deixaram grande influência na dança e no canto, como é o exemplo do povo Pataxó, que entravam em harmonia com a natureza e o divino através do “Awê” ou “Heruê”, buscando a união e a paz do povo, onde celebravam seus antepassados cantando e dançando, buscando forças para continuar em frente.

Até hoje temos exemplos da forte influência indígena na nossa música, como os exemplos a seguir que receberam o toque das matrizes indígenas: Índios (Legião Urbana), Baila Comigo (Rita Lee), Um Índio (Caetano Veloso) e Kikiô (Almir Sater).

Línguas e Costumes

Quais as contribuições que os povos indígenas deixaram para a cultura brasileira?

Muitos dos nossos costumes básicos também tiveram origem na cultura indígena, como o de dormir em redes, que por sua vez ficavam dentro das ocas, ou ainda, de andar descalço quando chegamos cansados em casa.

Da mesma forma, a nossa língua também recebeu uma grande influência desta cultura indígena, principalmente em palavras ligadas a flora e a fauna, como: abacaxi, tatu, mandioca, caju e muitas outras palavras usadas no cotidiano de todo brasileiro.

O próprio parque Ibirapuera de São Paulo, que quer dizer “lugar que já foi mato”, ou o Rio Tietê, que significa “rio verdadeiro”, são derivados do Tupi-Guarani. Outros grandes exemplos de como essa cultura está entrelaçada ao nosso cotidiano através das palavras são: Maracanã, Ipanema, Itamaracá, Itu, pororoca, tucunaré, uirapuru, caju, pitanga, Jaci e Iara.