Quais as principais características do sistema Segundo Bertalanffy?

Trabalho de TA-530 � Engenharia e meio ambiente

Professor

Enrique Ortega

Aluno:

Melissa Filipini da Silveira RA: 981813

TEMA: Teoria geral de sistemas

SITE: " general theory of systems"

http://www.cnt.ru/users/tishenko/monografy.html

Introdução:

A Teoria geral de sistemas tem como objetivo analisar a natureza dos sistemas e a interrelação entre suas partes, assim como a interrelação entre eles em diferentes espaços, e ainda, as suas leis fundamentais.

A engenharia ecológica analisa o inter-relacionamento entre a agro-indústria e o meio ambiente usando como base esta Teoria geral de sistemas, por tanto é relevante um conhecimento de seu significado e funcionamento.

Resumo e análise do texto:

A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. Ela ainda análisa as leis fundamentais dos sistemas.

Um sistema , ou seja, uma união de várias partes, é formado de componentes ou elementos. Quando existe apenas um componente individual ele é chamado de elemento único, quando estes elementos únicos se interrelacionam, eles são chamados de componentes, e quando estes componentes se interrelacionam com elementos únicos, eles são chamados de componentes gerais. Um sistema não vive isolado, ele é sempre parte de um todo. Ele é geral para as partes que o compõe e e�parte da composição de outro sistema mais geral de um todo.

Todas as partes de um sistema estão interrelacionadas dando suporte para a integridade deste.

As interrelações entre as partes dos sistemas e entre estes, podem ocorrer de maneira ordenada ou desordenada (incerta).

As interrelações ordenadas podem ocorrer de forma centralizadora, sempre dependendo de uma parte , ou de forma descentralizadora, independente.

Cada sistema tem seu espaço de existência e suas fronteiras, e se estas fronteiras estiverem muito distântes umas das outras eles tenderam a não se interrelacionar, a menos que haja necessidade.

Os sistemas possuem um potencial que expressa seus estados internos, demonstrando a sua estabilidade ( quanto maior o potencial, maior a estabilidade), e as forças e estabilidades das interrelações entre suas partes. O potencial total de um sistema é a soma dos potenciais de cada parte do sistema.

A movimentação de um sistema, ou seja, a interação entre as partes de um sistema, é responsável pela mudança do potencial deste. Essas interações podem ocorrer de três formas, nas partes não orgânicas, nas animais e na sociedade; sendo que elas dão suporte a existência do sistema, assim como as mudanças de potencial.

A parte potencial do sistema é chamado de potencial livre e a parte que não tem potencial, que não interage, é chamado de potencial próprio.

Um sistema muda qualitativamente quando o potencial próprio sofre mudança quantitativa. A concentração do potencial próprio indica a quantidade relativa de pootencial de um sistema.

Um aumento ou redução do potencial livre ocasiona num aumento ou redução do potencial total do sistema, pois com o aumento do potencial livre aumentam-se as interações e interrelações, e como a diminuição do potencial livre elas diminuem. O aumento do potencial livre de um sistemas ocorre às custas da redução deste potencial de outro sistema, ambos pertencentes a um sistema maior. Um maior potencial livre significa uma maior e mais longa interação entre as partes de um sistema.

O sistema pode ser estável, quando uma parte compensa a outra, e instável quando não ocorre a compensação. O sistema instável pode ser subdivido em duas partes uma de crescimento e outra de decrescimento.

A partir dos príncipios de interação entre os sistemas e suas partes, podemos entender c;omo ele é formado. Um sistema pode ser formado apartir da união de lementos únicos ou da desintegração de uma ordem maior de um sistem.

Partes do sistema tetam aumentar seu potencial, o que causa uma redução do potencial livre do sistema. E partes maiores do sistema tentam aumentar o seu potencial livre, reduzindo o potencial próprio de outras partes. Estas interações causam uma eqivalência e simultâneidade entre dois processos opostos, o de concentraçção e o de separação.

Os sistemas podem ser divididos em três tipos, o sistema cósmico ( o Universo), o sistema natural ( sendo que o sistema maior é a Terra) e o sistema social (Comunidade humana).

Conclusão:

Um conhecimento desta Teoria geral de sistemas pode nos ajudar a entender a interrelação existente entre o sistema humano, agroindustrial, e o sistema natural, meio ambiente, bem como as interrelações existentes dentro cada um destes sistemas e suas interações. Com isso pode-se ter uma idéia de como eles são formados, quais são suas tendências no futuro, como são organizados, quais são seus potenciais, entre outras coisas que nos a entender e a compreender como eles funcionam e como funcionaram no futuro.

Assim poderá-se prever como serão as relações entre estes sistemas, podendo desenvolver um método para que eles se tornem um sistema maior que vise um desenvolvimento sustentável.

Quais são as principais características da teoria dos sistemas?

Características • Estudar campos do conhecimento científico. Aproximação dos objetos em cada área da ciência. Tendência à integração das diversas ciências. Sistemas existem dentro de sistemas: junção e divisão de sistemas, respectivamente.

Quais as principais características da abordagem sistêmica das organizações?

A primeira e mais comum característica do pensamento sistêmico é a mudança de perspectiva das partes para o todo. Os sistemas são conjuntos integrados cujas propriedades não podem ser reduzidas para partes menores. Suas propriedades essenciais, ou “sistêmicas”, são propriedades do todo, e não de suas partes.

Quais os principais conceitos relacionados com o sistema?

Conceitos importantes da teoria geral dos sistemas Sistema: organismo composto por partes independentes e interligadas. Fronteiras: limites que definem um sistema e os separa de outros. Entropia: grandeza que mede o nível de irreversibilidade das alterações sofridas por um sistema físico.

Quais são os elementos fundamentais do sistema?

Um sistema possui três componentes ou funções básicos em interação: Entrada - envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema; • Processamento - processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto; • Saída - transferência de elementos produzidos na transformação até seu destino final.