Quais as regiões que os gregos ocuparam?

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

Quais são os povos que ocuparam a Grécia antiga e fundaram as cidades-estado?

Junto com os Jônios, Eólios e Dórios, povos indo-europeus que chegaram à região em períodos posteriores, formaram a base do povo Grego. Os Dórios estabeleceram-se na região do Peloponeso onde fundaram a cidadeEstado de Esparta.

Quais foram os primeiros habitantes da Grécia?

Os primeiros habitantes são conhecidos como Pelasgos e se estabeleceram ali no período do Neolítico. Foram quatro os povos que formaram a civilização grega, e que por isso são considerados povos gregos. Eram povos com culturas bastantes semelhantes, que chegaram à Grécia um depois dos outros.

Qual foi o primeiro povo a ocupar a Grécia Antiga?

aqueus
Os aqueus foram os primeiros povos indo-europeus a entrarem na Grécia. A estabelecimento deste povo ocorreu entre 2.000 a.C. e 1.700 a.C. Os aqueus se estabeleceram, principalmente, na ilha de Creta. Os genos foram as primeiras organizações sociais, econômicas e políticas da Grécia Antiga.

Quais foram os primeiros povos a chegar na Grécia?

Os primórdios da civilização grega estão relacionados ao processo de ocupação dos povos arianos que chegaram à Hélade, por volta de 2000 a.C.. Os aqueus foram os primeiros a alcançarem essa região após se deslocarem sucessivamente atrás de pastagens que suprissem seus rebanhos.

Quais foram os primeiros povos a chegarem na Grécia?

Vindos do Norte, das planícies eurasianas, os indo-europeus encontraram a Grécia com um clima sempre ameno, o céu e o mar azuis, e nela permaneceram. No século XX a.C. os povos indo-europeus enfrentaram os Pelágios que habitavam a região, e os dominaram.

Qual foi a civilização que construiu a cidade de Atenas?

Civilização Micênica
Atenas surgiu ainda no período da Civilização Micênica, segundo milênio a.C., e a sua evolução fez dela um lugar importante na Grécia. Dominava a região da Ática, assumiu papel de protagonismo durante a luta contra os persas, e entrou em declínio com a derrota na guerra contra os espartanos.

Quais povos Indo-europeus invadiram a Grécia?

Além dos aqueus, diversos povos indoeuropeus invadiram as regiões gregas como os eólios, os jônios e os dórios que resultaram na mescla de etnias e culturas.

Como se iniciou a civilização grega?

A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos (aqueus, jônios, eólios, dórios). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.

Quem criou Atenas?

Segundo a mitologia, Cécrope, ou Cécrops, de origem egípcia, foi o primeiro rei da região Ática e a quem se atribui a fundação de Atenas.

Quem fundou Atenas e Esparta?

A cidade de Atenas foi estabelecida pelos Jônios por volta de 1600 a.C, na região da península Ática. Outros povos creto-micênicos, como aqueus, jônios e eólios também compuseram o seu povo.

Como surgiu a Grécia Antiga resumo?

A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos (aqueus, jônios, eólios, dórios). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.

Como era a Grécia Antiga resumo?

A Grécia Antiga era politeísta, ou seja, a sociedade grega idealizava seus próprios deuses que possuíam atributos físicos e comportamentais humanos ou animais. Cada pólis (cidade) tinha o seu deus protetor e o Monte Olimpo era considerado pelo gregos como a casa de todos os seus deuses.

Como Atenas foi criada?

Atenas na Antiguidade era uma sociedade não militarista, em oposição a Esparta e se destacava das outras cidades gregas por ter adotado a democracia. Foi fundada no século VIII a.C. na região da Ática. Durante as Guerras Médicas Atenas comandou o exército Grego através da chamada Confederação de Delos.

O povoamento da Grécia Antiga contou com a participação de vários povos originários do norte da Europa.


Quais as regiões que os gregos ocuparam?

Povoamento da Grécia: presença de povos indo-europeus

Início do povoamento da Grécia

O povoamento da Grécia teve início por volta de 2.000 a.C. Os pelágios foram os primeiros povos que colonizaram o território grego. A região litorânea e algumas planícies continentais foram as primeiras regiões ocupadas por este povo. 

A chegada dos indo-europeus

Entre os anos 2.000 a.C. e 1.200 a.C. vários povos indo-europeus chegaram à Península Balcânica. Estes povos vinham das planícies indo-europeias e, aos poucos, foram dominando os pelágios. 

Os aqueus foram os primeiros povos indo-europeus a entrarem na Grécia. A estabelecimento deste povo ocorreu entre 2.000 a.C. e 1.700 a.C. Os aqueus se estabeleceram, principalmente, na ilha de Creta.

Entre 1.700 a.C. e 1.400 a.C. foi a vez dos eólios ocuparem a região da Tessália (nordeste da Península Balcânica). Neste período os jônios também se fixaram no território grego, ocupando a região da Ática.

Os dórios e a primeira diáspora grega

Os dórios, povo mais guerreiro entre todos indo-europeus, invadiram a Grécia por volta de 1.200 a.C. Foram eles os responsáveis pela primeira diáspora grega. Os povos que já estavam estabelecidos tiveram que migrar para a costa da Ásia Menor e ilhas do mar Egeu. As ações bélicas deste povo significaram também a crise da civilização creto-micênica.

Os genos

Os genos foram as primeiras organizações sociais, econômicas e políticas da Grécia Antiga. Estas unidades de organização ganharam força logo após a invasão dos dórios e tiveram um papel importante no processo de colonização do território grego.

Principais cidades e colônias gregas na Antiguidade:

Na Península do Peloponeso (as cidades da Grécia Antiga):

- Cnossos (na Ilha de Creta)

Quais as regiões que os gregos ocuparam?
Mapa mostrando as regiões colonizadas pelos gregos na Antiguidade.

 TERRITÓRIOS COLONIZADOS:

Na Península Itálica (sul da Itália)

- Crotona

Na Ilha da Sicília

- Naxos

Na Costa do Mar Egeu

- Rodes

Na Costa do Mar Negro

- Amiso

No Norte da África:

- Náucratis

No Sul da Europa (Costa do Mediterrâneo):

- Málaga (sul da Espanha)

- Ampúrias (sul da França)

- Massília (atual Marselha no sul da França)

- Nice (sul da França)


Última atualização: 10/12/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Povoamento da Grécia Temas Relacionados
  • • Aqueus
  • • Grécia Antiga
Bibliografia Indicada

Economia e Sociedade na Grécia Antiga
Autor: Finley, M. I.
Editora: WMF Martins Fontes

Fonte de referência do texto:

- GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013.


Que região o povo grego ocuparam?

Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.

Quais regiões foram colonizadas pelos gregos?

No século VII, muitas colônias foram fundadas em Jônia, sul da Itália, Trácia e no Mar Negro. Outras colônias gregas foram fundadas na costa da Gália, na península Cirenaica na África e também no Egito. Nesta explosão de expansão colonial cidades como Corinto, Mileto, Mégara e Foceia assumiram a liderança.

Como eram chamadas as regiões na Grécia Antiga?

Desde o século VIII a.C., a Grécia Antiga era formada por diversas cidades independentes, chamadas poleis. A sua organização política se dava mediante condições geográficas e econômicas, pois a divisão em cidades-Estados possibilitava a divisão da sociedade em pequenas unidades econômicas.