Quais as vantagens e desvantagens da sociedade anônima?

A maioria das pessoas que estão por dentro deste ramo sabe que a abertura de uma empresa tradicional exige uma série de procedimentos burocráticos, como a escolha da  natureza jurídica.

Continue conosco e entenda sobre o assunto.

É primordial escolher o tipo de sociedade da sua empresa, pois, isto vai regulamentar a captação de investimentos e também definir a administração da sociedade, entre outros. 

O que é natureza jurídica? 

A natureza jurídica de uma empresa está relacionada ao ramo que ela se constitui, juntamente com as suas características, são pontos que vão diferenciar uma empresa da outra. 

A empresa pode estar vinculada aos seguintes grupos:

  • administração pública;
  • entidades empresariais;
  • entidades sem fins lucrativos;
  • instituições extraterritoriais;
  • pessoas físicas.

Como já adiantamos acima, é primordial primeiramente definir a sua natureza jurídica e também se cadastrar nos órgãos da administração pública.

O que é uma empresa LTDA?

Este tipo de empresa constitui uma sociedade limitada, regida pelo Código Civil, em que o capital social se dá através de cotas integralizadas pelos sócios, podendo ser em dinheiro, ou em bens.

O que é uma Empresa S.A? 

A sigla S.A, quer dizer sociedade anônima, este tipo de sociedade é regulamentada pela Lei 6.404/76, o capital dessas empresas é dividido em ações.

No que está relacionado aos acionistas, eles têm a responsabilidade sobre a quantidade de títulos adquiridos. 

Veja as características das empresas LTDA e SA

Sociedade anônima

Essas empresas são relevantes para o desenvolvimento do comércio e grandes corporações.

Quais as vantagens e desvantagens da sociedade anônima?
Designed by @yanalya / Freepik

O principal objetivo é assegurar o acúmulo de capital através de investimentos em larga escala.  O foco sempre será o capital. 

Sociedade Limitada 

Esta sociedade é um modelo de negócios menos burocráticos, porém, por ser um modelo mais fácil, ele traz limitações para investimentos e gestões.

As pessoas que fazem parte desta sociedade têm maior relevância para sua formação e continuidade. 

Diferença entre sociedade limitada e uma sociedade anônima 

Vamos citar abaixo as principais diferenças entre essas empresas: LTDA e SA

  • Capital Social : Na sociedade anônima o capital é dividido em ações, já na sociedade LTDA se dá por quotas;
  • Responsabilidade :  Sobre a responsabilidade SA, ela fica limitada ao preço de emissão das ações adquiridas, já nas empresas LTDA é limitada as quotas integralizadas;
  • Rigidez: As regras para as empresas SA são mais rígidas, já para as empresas LTDA as regras são mais flexíveis;
  • Lucros : Os lucros na sociedade anônima os acionistas precisam receber o montante que está relacionado às suas ações; já para uma sociedade limitada os sócios definem, com isso eles podem optar pela não distribuição de lucros e investir na própria empresa.

Vantagens em passar para o modelo SA

A transição da sociedade limitada para a anônima é que geralmente essas empresas têm o hábito de ter uma administração mais segura. 

Lembrando que é de caráter obrigatório que tais atividades da diretoria sejam fiscalizadas por um Conselho Administrativo.

Para fazer parte de uma sociedade é necessário que seja formado por no mínimo 3 pessoas e deve ter formação e experiência na área de gestão.

Nas empresas LTDA os sócios têm responsabilidade sobre o negócio, o que significa que para tomar decisões isso pode ser um pouco burocrático. 

Na sociedade anônima podemos dizer que ela é mais organizada, pois, na LTDA, supondo que um sócio subscreveu 50 mil e outro subscreveu 100 mil, nesta situação ambos respondem pelo total de 150 mil reais, até a efetiva integralização deste valor. 

Uma outra vantagem para passar para o modelo SA é a flexibilidade para a captação de investimento, o mesmo é realizado por meio de ações, este tipo de sociedade pode vender seus títulos no mercado e ter um ganho de recursos para seu crescimento.  

Mas para que isso ocorra é necessário que a empresa integre uma sociedade anônima aberta, fazendo com as suas ações sejam destinadas à bolsa de valores.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Quais as vantagens e desvantagens de uma sociedade anônima?

Vantagens: Não existência de montante mínimo de capital social obrigatório; Partilha de saberes e experiências pelos sócios; Partilha da responsabilidade de gestão; ... .
Desvantagens: Risco associado à afetação de todo o património dos sócios às dívidas da empresa; Cada sócio não tem controlo absoluto da empresa;.

Quais as vantagens de uma sociedade anônima?

Confira quais são essas particularidades!.
Proteção do patrimônio pessoal do sócio. ... .
Celebração de um ato constitutivo. ... .
Reservas e Distribuição de lucros. ... .
Demonstrações Financeiras. ... .
Impossibilidade de retirada imotivada. ... .
Maior facilidade de captação de recursos..

Quais as desvantagens de ter um sócio?

– Desacordos diante de decisões importantes Por isso, é necessário ter em mente que isso pode ocorrer no negócio. É fundamental que os dois sócios tomem decisões em conjunto, se houver atrito em cada problema da empresa, a situação entre eles pode ficar insustentável e ocorrer até a dissolução da sociedade.

Quais são as principais características de uma sociedade anônima?

Extrai-se, desse dispositivo legal, o conceito de Sociedade Anônima, que na lição de DYLSON DÓRIA “é a que possui o capital dividido em partes iguais chamadas ações, e tem a responsabilidade de seus sócios ou acionistas limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas”.