Quais elementos marcaram o desenvolvimento da arte no Antigo Egito?

Ouça este artigo:

Escrita

A principal escrita egípcia eram os hieróglifos, que foram decifrados em 1822 pelo francês Jean-François Champollion. Os egípcios também tinham outros dois tipos de escrita, a hierática que era hieroglífica simplificada e a demótica que era mais simples e rápida.

As artes

Quais elementos marcaram o desenvolvimento da arte no Antigo Egito?

Templo de Abu Simbel. Foto: Sphinx Wang / Shutterstock.com

A parte artística e cultural dos povos egípcios estava relacionada a tradições religiosas e funerárias. Pouca parte das obras egípcias foi criada como a arte pela arte, praticamente quase todas estavam interligadas num contexto religioso e político, como a representação do faraó.

O que mais marcou a arquitetura foram as grandes pirâmides construídas no Antigo Egito, com suas proporções gigantescas e com larga utilização da pedra como matéria-prima. Até hoje nos dias atuais, ainda não se sabe direito como foram construídas essas pirâmides, os historiadores dizem que os egípcios utilizavam rampas de terra para colocar os milhares de blocos de pedra uns sobre os outros, e quanto ao transporte, teria sido usado, provavelmente, trenós. As pirâmides representavam à força política e perpétua do governante divinizado e tinham relação com a imortalidade da alma.

Foram construídos também outros túmulos, além das pirâmides, os hipogeus, que eram subterrâneos, e as mastabas, que eram trapezoidais.

Nas esculturas era observada a lei do frontalidade, ou seja, o corpo humano era representado de frente e dividido em duas partes iguais, e o hieratismo, ou seja, a rigidez.

Quais elementos marcaram o desenvolvimento da arte no Antigo Egito?

Pintura característica em parede de templo egípcio. Foto: Luisa Fumi / Shutterstock.com

Nas pinturas era utilizada a pintura afresco, e as pinturas eram representadas com o rosto, pés e pernas de perfil, enquanto que os olhos e o tórax eram vistos de frente. Eram representadas cenas do cotidiano nas pinturas, e tinham também a função decorativa. A pintura era realizada principalmente na folha de papiro.

Os egípcios sabiam lidar bem com cálculos e faziam previsões das cheias do Nilo.

A literatura era basicamente em cima da ideologia religiosa e moral. Um dos livros mais importantes da literatura egípcia é o Livro dos Mortos ou Livro Sagrado, que seria para eles como uma bíblia.

Para eles haviam 360 dias divido em 12 meses, mais 5 dias de festas religiosas. O calendário baseava-se no movimento do Sol. As estações eram ditas conforme a agropecuária: verão, estação das cheias e inverno.

A religião

Os egípcios acreditavam na imortalidade da alma, no juízo final e no retorno da alma ao mesmo corpo, por esse motivo, quando mortos, os faraós eram embalsamados para que o seu corpo se conservasse até a sua volta.

A religião era de caráter politeísta. A religião desempenhou um papel de predomínio no cotidiano e no padrão cultural.

A representação divina podia ser de três formas: zoomórfica, antropomórfica e antropozoomórfica.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/civilizacao-egipcia/cultura-da-antiga-civilizacao-egipcia/

Arte Egípcia

A arte no Egito Antiga esteve ligada diretamente ligada a vida religiosa e política, exaltando os deuses e faraós.


Quais elementos marcaram o desenvolvimento da arte no Antigo Egito?

Máscara em ouro maciço do faraó Tutankamon

Introdução: a principal característica

A arte no Egito Antigo estava muito relacionada com a vida religiosa e política. A maioria das estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas estavam ligados, direta ou indiretamente, aos temas religiosos. Ela servia, principalmente, para divulgar as crenças e preceitos religiosos.

Pintura Egípcia

Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram mostradas de perfil. Os egípcios não trabalhavam com a técnica da perspectiva (imagens tridimensionais). As pinturas eram muito padronizadas e a criatividade não era valorizada, pois a pintura tinha como objetivo divulgar aspectos religiosos e não proporcionar admiração estética ou sensorial.

Os desenhos, geralmente, eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos). Havia uma busca pela harmonia e pelo equilíbrio. Havia também a presença de muitos símbolos nessas pinturas.

As tintas eram obtidas na natureza (pó de minérios, substâncias orgânicas, etc.).

Quais elementos marcaram o desenvolvimento da arte no Antigo Egito?

Seti I perante Hórus, Templo de Seti I: exemplo de pintura do Egito Antigo

Escultura Egípcia

Nas tumbas de diversos faraós foram encontradas diversas esculturas do ouro. Os artistas egípcios conheciam muito bem as técnicas de trabalho artístico em ouro. Faziam estatuetas representando deuses e deusas da religião politeísta egípcia. O ouro também era utilizado para fazer máscaras mortuárias que serviam de proteção para o rosto da múmia.

Quais elementos marcaram o desenvolvimento da arte no Antigo Egito?

Escultura representando um escriba egípcio

Arquitetura Egípcia

Os egípcios desenvolveram vários conhecimentos matemáticos. Com isso, conseguiram erguer obras que sobrevivem até os dias de hoje. Templos, palácios e pirâmides foram construídos em homenagem aos deuses e aos faraós. Eram grandiosos e imponentes, pois deviam mostrar todo poder do faraó. Eram construídos com blocos de pedra, utilizando-se mão de obra escrava para o trabalho pesado. 

Curiosidades históricas

- Os nomes dos artistas egípcios não eram divulgados ou colocados nas pinturas ou esculturas. São artista anônimos.

- Os artistas egípcios tinham que seguir regras e padrões ao elaborarem suas pinturas ou relevos.

Quais elementos marcaram o desenvolvimento da arte no Antigo Egito?

Hipopótamo em louça de barro decorado: exemplo da arte egípcia.



atualizado em 06/12/2021


Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Arte Egípcia Temas Relacionados
  • • Egito Antigo
  • • Escrita Demótica
  • • Escultura egípcia antiga
  • • Hieróglifos Egípcios
  • • Pirâmides de Gizé e suas características
  • • Vida no Egito Antigo
Bibliografia Indicada

Como reconhecer a arte egípcia (coleção Como reconhecer a arte)

Autor: Lise, Giorgio

Editora: Edições 70 - Brasil

Fontes de referência da pesquisa:

- GOMBRICH, E. H. A História da Arte. São Paulo: Editora LTC, 2013.


- MARSON, Antony. História da Arte Ocidental. Da Pré-História ao Século XXI. São Paulo: Rideel, 2010.


Quais elementos marcaram o desenvolvimento da arte no antigo Egito Fale um pouco sobre as esculturas e a arquitetura?

A arte no Egito Antigo estava muito relacionada com a vida religiosa e política. A maioria das estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas estavam ligados, direta ou indiretamente, aos temas religiosos. Ela servia, principalmente, para divulgar as crenças e preceitos religiosos.

Quais os principais objetos de arte do Egito Antigo?

A maior parte das esculturas do Egito Antigo são representações dos faraós e dos deuses, apresentados em formas frontais, estáticas e sem qualquer expressão facial.

Quais as principais características da arte do Egito Antigo?

A artes egípcia tinha como principal característica o cotidiano religioso. Tal foco está diretamente relacionada a estátuas, pinturas, monumentos que retratam temas ligados a religião. As pinturas egípcias eram encontradas principalmente em pirâmides, retratando a vida dos faraós, dos deuses, da vida após a morte.

Quais são os elementos que fazem parte da cultura egípcia?

Resposta verificada por especialistas. Os elementos que fazem parte da cultura egípcia são: mastabas e pirâmides.