Quais estruturas são importantes na manutenção do equilíbrio corporal?

Aparelhos Auditivos

Para que os seres humanos possam permanecer em equilíbrio, diversos órgãos e sistemas estão mobilizados para garantir a estabilidade. Afinal, como audição e equilíbrio corporal estão relacionados?

Na verdade, a estrutura vestibular localizada bem ao lado da cóclea é uma das mais importantes na manutenção do equilíbrio, e qualquer problema na orelha interna pode prejudicá-la.

É fascinante entender como ocorre a estabilidade corporal no espaço e você pode se surpreender com essa descoberta. Continue conosco!

Entenda o que é o labirinto

Quais estruturas são importantes na manutenção do equilíbrio corporal?

Antes de tudo, é necessário fazer um breve esclarecimento sobre anatomia. O sistema auditivo é dividido em algumas partes importantes, como:

  • orelha externa;
  • orelha média;
  • orelha interna;
  • vias auditivas.

A orelha externa é composta pelo pavilhão auricular — onde são colocados brincos e piercings — e o conduto auditivo, que se estende até a membrana timpânica. A partir daí já é a orelha média, onde se localizam os ossículos que conduziram as vibrações sonoras para a orelha interna.

Chegamos, então, no lugar de interesse para entender o equilíbrio. Nessa região, estão localizadas duas estruturas muito importantes: a cóclea e o vestíbulo. A cóclea está diretamente relacionada com a audição. É nela onde as vibrações sonoras chegam e são convertidas em impulsos auditivos, que serão conduzidos até o cérebro pelas vias.

Por outro lado, o vestíbulo está diretamente relacionado com a manutenção do equilíbrio. Indo um pouco mais fundo na anatomia da estrutura, ela composta por dois labirintos:

  • labirinto ósseo: localizado no osso temporal;
  • labirinto membranáceo: são canais semicirculares.

Entre os dois labirintos, existe um líquido denominado perilinfa. Dentro do labirinto membranáceo, existe a endolinfa. Tudo certinho até aqui? Agora que você já sabe a anatomia da estrutura, podemos entender como ela garante seu equilíbrio!

Saiba como é seu funcionamento 

Quais estruturas são importantes na manutenção do equilíbrio corporal?

Compreender a fisiologia do equilíbrio não é tarefa fácil, mas vamos simplificar para tornar mais tangível. Lembra dos canais semicirculares que compõem o vestíbulo? Na verdade, existem 3 canais, cada um direcionado para um plano.

Sendo assim, um deles está mais anterior, o outro mais posterior e, por fim, um mais lateralizado. Quando você se movimenta, aquele líquido no interior dos canais também se movimenta. Portanto, o deslocamento da endolinfa faz que as chamadas células ciliadas sejam estimuladas.

A combinação do movimento da endolinfa juntamente da perilinfa ocasiona uma complexa troca de íons e resulta nos estímulos que serão enviados para o cérebro por meio do nervo vestibular.

Vale ressaltar que tal nervo caminha junto do nervo coclear, que inerva a cóclea. Assim, mais uma vez vemos a relação anatômica estabelecida entre equilíbrio e audição.

Confira respostas para dúvidas frequentes

Até aqui vimos como o equilíbrio está diretamente relacionado ao sistema auditivo. Células sensoriais e canais dentro do nosso ouvido são responsáveis pela comunicação com o cérebro quando nos movimentamos. Várias perguntas podem surgir desse processo. Abaixo, explicamos algumas dúvidas frequentes que chegam até nós sobre este assunto.

Então, o equilíbrio só depende da audição?

Não. O equilíbrio depende de de uma estrutura complexa e interligada de, pelo menos, quatro regiões do corpo: audição, visão, pele e músculos.

No sistema auditivo, o labirinto fica responsável por comunicar o cérebro sobre a movimentação do corpo. A visão situa a posição do corpo no espaço ao redor. A pele indica a região do corpo que entrou em contato com outra superfície. Os músculos e as articulações são responsáveis pelo funcionamento motor dos movimentos do corpo.

O que provoca a sensação de tontura?

A sensação de tontura ou desequilíbrio ocorre quando visão, labirinto e músculos trocam informações opostas. A sensação de que tudo gira ao redor pode provocar vômitos, enjoos e até desmaios.

Por exemplo, se uma pessoa começa a girar, o líquido dos canais semicirculares também começa a girar para manter a confluência das informações entre as estruturas que compõem o equilíbrio.

Quando ela para de girar, o líquido continua girando, indicando para o cérebro que a pessoa ainda está em movimento. Por outro lado, a visão indica outro estímulo, que a pessoa está parada. Por conta dessa confusão de informações entre audição e visão, ela sente tontura.

Vale ressaltar que, se a sensação de tontura for acompanhada de outros sintomas, como zumbidos, dificuldade na audição, dificuldade de concentração e cansaço, a situação de saúde deve ser investigada por um médico especialista, pois isso surge uma doença no labirinto.

Quando buscar um médico especialista?

Ao sentir sintomas relacionados a problemas de audição (zumbidos, dor no ouvido, dificuldade de audição etc.), é importante procurar um otorrinolaringologista. É esse o profissional que pode diagnosticar e indicar tratamentos para doenças no nariz, ouvido e garganta.

Descubra quais são os problemas associados 

Quais estruturas são importantes na manutenção do equilíbrio corporal?

Considerando os problemas de saúde que mais acometem o sistema vestibular, sem dúvidas as labirintopatias merecem destaque. Popularmente, são as chamadas labirintites, quando o paciente chega queixando-se de “tonturas”.

Terminologia nas labirintopatias

Antes de continuarmos, vamos esclarecer alguns equívocos nos termos utilizados. Na área da saúde, o sufixo “ite” retrata uma inflamação. Porém, nem sempre o problema é de fato um processo inflamatório. Por isso, o termo labirintopatia é mais adequado para a situação.

Já as tonturas englobam uma série de patologias e nem sempre são originadas no sistema vestibular. A tontura referida pelo paciente pode ser síncope, uma doença que retrata a queda da pressão ao colocar-se de pé, bem como fraqueza e escurecimento da visão. Nesse caso, nada tem a ver com o equilíbrio, mas sim com a pressão arterial.

A “tontura” originada no sistema vestibular deve ser chamada de vertigem. Nesse caso, a pessoa pode ter a ilusão de que o ambiente está girando ao seu redor ou mesmo acreditar que está girando em torno do ambiente. Isso pode ser de pé ou deitado, não retratando um problema na queda da pressão.

Uma vez constatado que se trata de uma vertigem, é preciso encontrar a doença base do sintoma, podendo ser de origem periférica ou mesmo central.

Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB)

A VPPB representa a causa mais frequente de vertigem. É uma condição desencadeada pela mudança de posição da cabeça, durando apenas alguns segundos. Nesse caso, sua origem é periférica, devido a uma alteração no interior do labirinto membranáceo. Não está associada a zumbidos ou à perda auditiva.

A VPPB é autolimitada, ou seja, em meses ou semanas tudo estará normal novamente. Por esse motivo, é ideal não iniciar medicamentos de imediato, a fim de não prejudicar a compensação que o próprio cérebro busca fazer para se adaptar ao quadro.

Contudo, dependendo do impacto no dia a dia, é ideal procurar um médico, que vai avaliar a necessidade de prescrever bloqueadores de canais de cálcio ou fármacos vasoativos.

Doença de Menière

A Doença de Menière é um pouco mais grave que a VPPB e demanda um diagnóstico diferenciado. Nessa condição, observamos um conjunto clássico de sintomas:

  • baixa audição flutuante;
  • vertigem recorrente;
  • zumbido.

Geralmente, os pacientes se queixam de sentir uma pressão no ouvido antes de desencadear o quadro. A causa também é periférica e retrata o aumento do volume circulante de endolinfa, gerando então um desequilíbrio.

Nesse caso, é fundamental buscar por auxílio médico, a fim de realizar uma audiometria e avaliar o grau de surdez, bem como regular o sódio por meio de dietas e medicamentos.

Labirintite bacteriana

Como o próprio nome sugere, estamos falando de um processo inflamatório decorrente de infecção por bactéria, doenças neurológicas, doenças hereditárias, cânceres, entre outras causas. A infecção pode ter tido início na orelha externa ou média, de modo que se estendeu para a interna e assim resultou na labirintite.

É essencial consultar um otorrino, considerando que os danos podem ser permanentes. A labirintite geralmente acomete pessoas acima dos 40 anos, devido às alterações metabólicas. No entanto, colesterol alto, diabetes e nível alto de ácido úrico são alguns dos fatores de risco que aumentam a chance de labirintite.

Vertigens centrais

Por fim, vamos exemplificar algumas vertigens de origem central. Na suspeita de alguma delas, é necessário realizar exames de imagem, preferencialmente ressonância magnética, a fim de identificar as possíveis causas:

  • isquemia em artérias cerebrais;
  • acidente vascular encefálico;
  • neoplasias;
  • crises epilépticas.

Veja como um aparelho auditivo pode ajudar

Quais estruturas são importantes na manutenção do equilíbrio corporal?

O agravamento das doenças associadas ao sistema auditivo pode levar à perda de audição leve ou grave. Em ambos os casos, o aparelho auditivo é uma maneira de investir na saúde e manter a qualidade de vida.

Quem tem uma perda de auditiva leve normalmente sente dificuldade de compreender um tom de voz mais baixo, embora consiga escutar os ruídos do ambiente. Com o sintoma é discreto, muitas pessoas deixam de procurar um médico, o que é um erro grave.

Tudo vai depender da avaliação médica, mas para quem for indicado o uso de aparelho auditivo, vários benefícios são associados a isso. A integração a grupos em festas, reuniões e conversas, por exemplo, passa a ser algo mais natural e prazeroso.

Além disso, aparelhos auditivos modernos se adaptam a tecnologias do dia a dia. Com o Bluetooth, é possível conectar o aparelho a celulares e facilitar a comunicação.

Neste post, vimos que o organismo é composto por associações anatômicas, fisiológicas e metabólicas que garantem o seu bom funcionamento. A relação entre audição e equilíbrio corporal é prova disso. Diante da importante influência que um pode ter sobre o outro, qualquer sintoma ou doença deve ser acompanhado pelo médico, evitando a progressão ou maiores danos.

Agora que você sabe que uma labirintopatia pode afetar o sistema auditivo, será que o aparelho auditivo pode solucionar o desequilíbrio em idosos? Aproveite que está por aqui e confira!

Quais são as estruturas importantes na manutenção do equilíbrio corporal?

O órgão responsável pelo equilíbrio do nosso corpo é a nossa orelha, também chamada de ouvido. No interior de nossa orelha, mais precisamente em nossa orelha interna, há o aparelho vestibular, também conhecido como labirinto, que é formado pelo utrículo, pelo sáculo e pelos canais semicirculares.

O que é importante para a manutenção do equilíbrio?

Para o equilíbrio corporal ser mantido é necessário um conjunto de estruturas funcionalmente entrosadas: sistema vestibular, sistema visual, sistema proprioceptivo e o meio ambiente.

Qual o nome da estrutura responsável pelo equilíbrio do corpo?

O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro. O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários.

Quais são os sistemas envolvidos no controle do equilíbrio?

Os sistemas sensoriais (visual, somato-sensitivo e vestibular) são responsáveis pelo início do processo de construção do equilíbrio corporal humano.