Quais foram as consequências da Arte Moderna para arte brasileira?

Em 1922, São Paulo foi o palco brasileiro de uma grande transformação cultural. Naquele ano, a Semana de Arte Moderna, que aconteceu de 11 a 18 de fevereiro, no Teatro Municipal, marcava a renovação do contexto artístico cultural urbano e buscava renovar a arte brasileira nos campos da literatura, das artes plásticas, da música e da arquitetura.

Durante aquela semana, a nova linguagem marcou a construção de uma liberdade criadora, mas o cenário não era propício à transformação. Em meio à República Velha, o conservadorismo estava habituado aos modelos estéticos europeus mais arcaicos, e o movimento era marcado por ideias inovadoras, que aboliam a perfeição estética apreciada no século XIX.

Entre os artistas modernistas destacam-se Oswald de Andrade, na literatura, Víctor Brecheret, na escultura, e Anita Malfatti, na pintura, esta última responsável pela primeira exposição modernista brasileira, em 1917. Suas obras, influenciadas pelo cubismo, expressionismo e futurismo, escandalizaram a sociedade da época.

Alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só ganhou sua importância com o passar dos anos, e o seu principal legado foi desprender a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional.

Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna

Exposição em cartaz na Museu de Arte Moderna (MAM) marca o centenário da primeira exposição modernista brasileira e pode ser visitada de 8 de fevereiro a 30 de abril. Saiba mais.

Importante polo de difusão da arte contemporânea em São Paulo, o MAM reúne uma coleção com mais de 5 mil obras dentre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações de diversos nome da arte moderna. Situado dentro do tradicional Parque do Ibirapuera, o museu funciona de terça a sábado, das 10 às 18h. 

A Semana da Arte Moderna de 1922 é um dos grandes eventos culturais da história do Brasil. Isto porque sua existência repercutiu — e continua repercutindo até hoje — no que entendemos como arte e cultura brasileira desde então.

Para entender o impacto deste evento, é preciso compreender o cenário em que o Brasil se encontrava na época. As formas culturais — como a literatura e as artes plásticas — eram fortemente influenciadas por movimentos externos ao país. Na literatura, por exemplo, a estética predominante era a do parnasianismo, escola literária nascida na França e que se baseava na perfeição das formas poéticas.

Quais foram as consequências da Arte Moderna para arte brasileira?
(Fonte: Mega Curioso)

Para os modernistas, tudo isso era muito "quadrado" — não à toa, eles chamavam o parnasianismo de “passadismo”. Era preciso, portanto, romper com as formas artísticas existentes para fazer nascer uma nova arte, que fosse essencialmente brasileira. A ideia não era rejeitar o antigo, mas sim “comer” os referenciais externos (por isso, a ideia da “antropofagia”, importantíssima ao Modernismo) para fazer surgir uma estética nova.

Novas possibilidades dentro da arte

O auge de toda essa discussão foi a famosa Semana de 22, ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo. Vale lembrar que os artistas não escolheram o ano por acaso: em 1922, celebrava-se o centenário da independência do Brasil; por isso, o evento cultural também simbolizaria um novo começo.

Durante a semana, várias iniciativas artísticas foram realizadas, e ajudaram a quebrar certos paradigmas. A ideia era proporcionar novas possibilidades de linguagens dentro da arte, com mais liberdade e menos regras. Por exemplo: a poesia, que antes só era lida, passou a ser declamada; a música clássica passou a ter acompanhamento de cantores; as artes plásticas ganharam novas telas, mais arrojadas e provocativas.

Choque de costumes

Quais foram as consequências da Arte Moderna para arte brasileira?
(Fonte: Mega Curioso)

A importância da Semana de 22 deve ser avaliada levando em consideração o contexto político e social de sua época. Como falamos, na arte vigorava o parnasianismo francês, com seu culto às formas perfeitas — ou seja, sem abertura às invencionices ou à quebra das regras. Já no âmbito político, o Brasil vivia momentos de tensão na chamada República Velha, que era organizada naquilo que se chamava de “política do Café com Leite”, com o revezamento no poder de presidentes paulistas e mineiros.

Os modernistas — apoiados pelo então governador de São Paulo, Washington Luiz — propuseram um evento que visava causar choque em vários sentidos. Há vários pequenos acontecimentos ocorridos durante a Semana de 22 que se tornaram símbolos da subversão que os artistas procuravam causar. O músico Heitor Villa-Lobos, por exemplo, causou furor ao fazer uma apresentação de música clássica usando sapato em um pé e chinelo no outro. Já Manuel Bandeira teve seu poema Os Sapos, que era uma crítica aberta ao parnasianismo — vaiado pelo público.

A arte brasileira depois da Semana de 22

Quais foram as consequências da Arte Moderna para arte brasileira?
(Fonte: Mega Curioso)

Mesmo quem não conhece em detalhes o que significou a Semana da Arte Moderna de 1922 pode enxergar os impactos do evento nos rumos percorridos pela cultura brasileira nas décadas seguintes. Quer dois exemplos? A Tropicália (movimento artístico protagonizado por artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes e Torquato Neto) e a Bossa Nova (que causou choque ao misturar elementos do samba e do jazz) provavelmente não existiriam caso a Semana de 22 não tivesse acontecido.

Vale lembrar, no entanto, que esta influência se desdobrou a médio e a longo prazo. O historiador Frederico Oliveira Coelho, em entrevista à revista do Instituto Humanitas Unisinos, explica que, na época, a Semana de 22 não foi exatamente um sucesso de público. "Anos depois, ficou lentamente famosa entre os literatos do país, pelo trabalho bem-sucedido dos participantes do evento. Ao longo das décadas, passou momentos em que foi declarada sua morte até atingir grandes comemorações nacionais e governamentais no seu cinquentenário (1972). Assim, seu sucesso de hoje em dia foi sendo paulatinamente construído por memórias, debates e comemorações", comenta.

Segundo Coelho, com o tempo, a Semana de 22 e o próprio Modernismo influenciaram “movimentos culturais posteriores pelo seu caráter de fundadores de uma nova lógica cultural brasileira, aberta ao fluxo dos progressos estéticos de cada época, organizando-se como frentes coletivas de ação artística e, principalmente, garantindo uma memória da transformação cultural brasileira a partir do embate entre o ‘velho’ e o ‘novo’ na cultura e na sociedade”, explica.

Acima de tudo, a Semana de 22 teve uma importância muito forte na redefinição sobre qual era a essência do Brasil: um país miscigenado, cujas origens (africanas, indígenas, europeias) deveriam ser vistas como sua grande riqueza.

Quais foram as consequência da Arte Moderna?

Houve uma revolução na linguagem artística, já que se obteve uma ruptura com o passado. Certas novidades artísticas surgiram na Semana e se incorporaram à cultura nacional. Um exemplo é a poesia, que antes era apenas escrita, mas passou a ser declamada.

Qual o impacto da semana de arte moderna para a arte no Brasil?

Alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só ganhou sua importância com o passar dos anos, e o seu principal legado foi desprender a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional.

Qual a consequência mais importante da Semana de Arte Moderna?

Desdobramentos da Semana de Arte Moderna de 1922 A principal consequência da Semana de Arte Moderna de 1922 foi a introdução do modernismo no Brasil. A partir de então, uma nova estética tomou forma em território brasileiro, baseada na inovação e no compromisso de se fazer uma arte com a cara do país.

Quais as consequências para a arte nacional e internacional da Semana da Arte Moderna?

Além de propor uma nova forma de arte valorizando a identidade brasileira, esse movimento também buscava modernizar e inserir o vanguardismo no Brasil. Considerado um evento que transformou profundamente o cenário artístico brasileiro, a Semana de Arte Moderna de 1922 chocou a sociedade conservadora da época.