Quais foram as primeiras cidades a surgir no território brasileiro?

Qual foi a primeira cidade a ser fundada no Brasil?

Saiba qual foi a primeira cidade brasileira, ano de fundação e quem fundou.

Quais foram as primeiras cidades a surgir no território brasileiro?

Pergunta e resposta sobre a primeira cidade do Brasil

Pergunta:

Qual foi a primeira cidade a ser fundada no Brasil?

Respota:

A primeira cidade fundada no Brasil foi São Vicente (localizada no litoral do estado de São Paulo). Ela foi fundada por Martim Afonso de Souza em 22 de janeiro de 1532. Vale dizer que ela foi fundada como vila e só posteriormente foi elevada a condição de cidade.

A fundação de vilas na fase inicial da História do Brasil tinha como principal objetivo viabilizar a colonização do território brasileiro por Portugal.

Quais foram as primeiras cidades a surgir no território brasileiro?

Fundação de São Vicente - obra de Benedito Calixto

__________________

Pergunta respondida por:


Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

* a pergunta foi enviada pelo estudante Alexandre C. de Lima em agosto de 2019.

Fontes de Pesquisa e Bibliografia Indicada

Bibliografia indicada sobre o tema:

História da Capitania de São Vicente

Autor: Leme, Pedro Taques de Almeida Paes

Editora: Senado Federal

Ano: 2004

Temas do livro: História do Brasil, Colonização

Os mais antigos registros arqueológicos encontrados de ruínas de cidades remontam à Revolução Neolítca, por volta de 4.000 a 3.000 a.C.. A constituição das cidades na Antiguidade tinha por objetivo ser centro de comércio eou também como fortificações de guerra contra inimigos.

Percebe-se nas cidades do período o início da divisão do trabalho e a utilização de meios de troca, como conchas e pedras semipreciososas, no comércio. As cidades surgiram inicialmente como pequenas aldeias às margens de rios, e com o crescimento populacional e das atividades passaram a constituir cidades mais complexas. Os principais locais de surgimento das cidades foram ao longo dos vales dos rios Tigres e Eufrates, na Mesopotâmia; do Nilo, no Egito; do rio Indo, na Índia; do Yang-Tsé- Kiang e Hoang-HO na China; e do San Juan, na Meso-América.

De maior complexidade de atividades, foi necessário criar Estados para a defesa militar e a construção de grandes obras (de irrigação, templos, canais etc.), em um processo de formação das civilizações - termo relacionado aos povos que vivem em cidades.

No território europeu, a primeira civilização de destaque foi a grega, cujos registros das cidades-Estado remontam aos séculos VIII a VI a.C.. As cidades gregas eram centros comerciais, religiosos, políticos e artísticos, com autonomia organizacional em relação às demais. As cidades gregas mais conhecidas foram Atenas e Esparta, que durante séculos dominaram o comércio no Mar Egeu e em parte do Mediterrâneo, deixando também como importante legado aspectos filosóficos, políticos (democracia), jurídicos, militares e artísticos que até hoje são perceptíveis.

Quais foram as primeiras cidades a surgir no território brasileiro?
Centro do Império, Roma é um exemplo da centralidade dos espaços urbanos para a formação das civilizações.

Entretanto, o caso de maior notoriedade de uma cidade da Antiguidade é Roma. Do mito do surgimento da cidade, a partir dos irmãos gêmeos alimentados por uma loba, formou-se o maior império do período, cuja capital era Roma. A partir da República, os romanos expandiram-se por toda a Europa e grande parte da Ásia, dominando econômica, militar e culturalmente por séculos essas regiões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curiosamente, é a partir do declínio do Império Romano que se vê a perda de importância das cidades no ocidente europeu. Com as invasões dos povos bárbaros e a destruição que inicialmente acarretaram, os habitantes destes locais se viram forçados a irem para o campo atrás de refúgio e segurança em terras de latifundiários. Da criação de comunidades nestes latifúndios verificou-se a formação dos feudos, que deram o caráter rural ao período medieval.

A ruralização da região teve como consequência a descentralização política e a diminuição drástica do comércio existente. Porém, em outras regiões, algumas cidades mantiveram um papel de relevo. Constantinopla (Bizâncio) era a capital do Império Romano do Oriente e substituiu Roma em importância e desenvolvimento, tornando-se centro comercial e urbano da Europa, convergindo para ela caravanas de diversas regiões. Na América pré-colombiana, podemos destacar as cidades de Cuzco e Machu Picchu, no Peru e a antiga cidade de Tenochititlan, onde hoje se localiza a cidade do México.

No final da Idade Média, com o renascimento comercial e urbano no interior do continente europeu, as cidades voltaram a se desenvolver – agora a partir dos burgos –, como centros comerciais e culturais, além de verem desenvolver o capitalismo industrial.

O caso mais clássico é o inglês, cujas cidades cresceram principalmente após os cercamentos que expulsaram os camponeses de suas terras, obrigando-os a se proletarizar nas nascentes indústrias urbanas. O advento da Revolução Industrial, somado à centralização da administração do Estado, deu impulso à urbanização de vastos espaços territoriais, levando à necessidade de criar políticas de planejamento e urbanização, visando sanar problemas habitacionais, sanitários e de deslocamento, e também como forma do Estado evitar e combater distúrbios sociais decorrentes da vida urbana contemporânea.

Quais foram as primeiras cidades a surgir no território brasileiro?
Hoje a população urbana superou a população rural no mundo, surgindo imensas cidades como Nova Iorque.

O desenvolvimento verificado durante o capitalismo criou metrópoles e megalópoles, sendo as primeiras grandes cidades de importância nacional e regional, e as segundas, espaços de união de metrópoles. No ano 2000 metade da população mundial vivia em cidades, e a ONU projeta para o ano de 2050 a existência de dois terços de população urbana.


Por Tales Pinto
Graduado em História

Quais foram as primeiras cidades a surgirem no Brasil?

Alguns historiadores apontam que Cananéia foi o primeiro povoado do Brasil; no entanto, para fins oficiais, São Vicente, também no estado de São Paulo, fundada em 1532, é considerada a primeira cidade brasileira.

Quais foram as primeiras cidades criadas?

As primeiras cidades como Ur e Babilônia, surgiram na Mesopotâmia, nos vales dos rios Tigres e Eufrates, no atual Iraque. Por volta de 2500 a.C, acredita-se que Ur chegou a ter 50 mil habitantes, enquanto Babilônia, 80 mil.

Qual foi a primeira cidade a surgir no Brasil?

Em 22 de janeiro de 1532, foi fundada a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: A famosa São Vicente! Localizada no litoral sul, apenas a 60 quilômetros da cidade de São Paulo, é só descer a serra para conhecer a cidade mais antiga do País.