Quais os fatores determinam a maior evapotranspiração nas regiões equatoriais do globo?

Grátis

3 pág.

Quais os fatores determinam a maior evapotranspiração nas regiões equatoriais do globo?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

2ª Prova de elementos de poluição do ar
Marque verdadeiro (V) ou Falso (F) para as frases mencionadas abaixo:
( F ) O principio físico da formação do vento ocorre por diferentes balanços de radiação, associados com a heterogeneidade da superfície terrestre, geram diferenças de temperatura que mantem a atmosfera em continuo movimento. (just: geram diferenças de pressão)
( V ) Tanto no balanço positivo quanto no balanço negativo de radiação uma parte de calor disponível é sempre direcionada para realizar a evaporação (obs: Balanço positivo (dia): aquecimento solo e are balanço negativo (noite) é o resfriamento solo e ar, parte do calor disponível vai para evaporação)
( F ) A variação de temperatura que ocorre no deslocamento de massas do ar na vertical, sem ocorrência de troca de calor com o ambiente é chamado adiabático. ( just: Movimento atmosférico vertical – massa de ar; impulsionado pelo contato entre o ar e a superfície aquecida pela
radiação solar; transferência de energia na interação ar-superfície promove o aquecimento com redução de densidade; ocorrendo convecção da parcela de ar; da superfície para a camada mais elevada)
( V ) A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na pratica esportiva. Pode-se afirmar que o aumento da altitude causa diminuição da pressão atmosférica. 
( ) As chuvas convectivas são de grandes intensidades, curtas durações, pequena abrangências espacial e grande impactos em drenagem urbana.
( ) A radiação solar, importantíssima para a compreensão dos fenômenos meteorológicos e climáticos, é também denominada de radiação de ondas longas.
( ) As chuvas orográficas são de intensidades variáveis, influenciadas pela topografia, impacto em pequenas bacias em serra
( F ) O processo de condução de calor é o principal responsável pelo aquecimento do ar próximo ao solo (just: Os processos responsáveis pelas trocas de calor são a condução e convecção, sendo que a convecção de calor é o principal responsável pelo aquecimento do ar próximo ao solo)
( ) Cerca de 30% da quantidade de agua precipitada sobre a superfície terrestre retorna a atmosfera pelos efeitos de evaporação e transpiração
( F ) Na baixa atmosfera, o ar se desloca tanto no sentido vertical gerando os ventos, quando no horizontal, alterando a pressão (just: o ar se desloca tanto no sentido horizontal gerando os ventos, quando no vertical, alterando a pressão)
( F ) O estômato é o órgão responsável por 50% da transpiração das plantas. ( just: a luz é o fator limitante, responsável pela abertura dos estômatos, que é o órgão responsável por mais de 80% de transpiração das plantas)
( V ) Os nevoeiros são formados por inúmeras partículas de agua suspensas no ar próximo à superfície do solo, não molham as coisas ao seu redor, apenas contornam os objetos. Enquanto que a neblina possui partículas maiores de agua e causa molhamento de tudo que estiver no local da sua ocorrência. (obs: nevoeiros: restringem a visibilidade a poucos metros; radiação solar é o principal mecanismo de dissipação dos nevoeiros, que após a evaporação das gotículas de água, formam as nuvens de baixa altitude)
( ) A chuva do tipo frontal é provocada pela intensa evapotranspiração principal em regiões tropicais
( F ) O crescimento das gotículas de agua das nuvens se dá exclusivamente pelo processo de colisão e coalescência das gotículas (just: Não se dá exclusivamente somente por esse processo que é o segundo o qual processo decorre por diferentes velocidades de queda causadas por gravidade, por movimentos turbulentos de ar e por forças elétricas, sendo lento mas que se intensifica exponencialmente com o tamanho das gotas. O primeiro processo a gotícula cresce por difusão do vapor d’agua em direção a superfície, sobre a qual se condensa, é menos intenso quanto maior for o tamanho das gotas.)
( V ) O clima subtropical úmido, no sul do pais, é caracterizado por inverno relativamente rigorosos, com a ocorrência esporádica de precipitação de neve em determinadas áreas. Os fatores climáticos que influenciam a precipitação de neve em determinadas áreas do sul do pais são a latitude, altitude e massas de ar.
( V ) Os centros de baixa pressão são regiões com maior disponibilidade de energia radiante, apresentando ascensão de massas de ar ( obs: centros de alta pressão são regiões com menor disponibilidade energética, mais frias, apresentam estagnação das massas de ar próximo a superfície)
2) Explique por que o oceano (grandes superfícies de água) se aquece e resfria mais lentamente que a superfície do solo.
O calor específico da água (1cal/g°C) é maior a areia (0,2 cal/g°C), por isso pela manha, em regiões litorâneas a areia esta mais quente que a agua, pois a agua, no caso o oceano, necessita de maior quantidade de calor para sofrer a mesma variação de temperatura.
3)A evapotranspiração constitui a fonte de umidade atmosférica a partir da movimentação de água através do ciclo hidrológico. A evapotranspiração é controlada pela disponibilidade de energia, pela demanda atmosférica e pela disponibilidade de água no solo as plantas.
a) Quais fatores determinam a maior evapotranspiração nas regiões equatoriais do globo, como por exemplo na Região Amazônica?
O principal fator que determina a grande quantidade de evapotranspiração é a radiação solar, a qual ocorre com mais intensidade nas regiões equatoriais. Outros fatores que também determinam a evapotranspiração são a temperatura, a umidade relativa do ar, o vento e as características da cobertura vegetal. Nas áreas continentais, os máximos de evaporação ocorrem nas regiões equatoriais em consequência da alta radiação solar (áreas mais quentes), da importante cobertura de floresta e da grande disponibilidade de água.
b) Quais os processos que compõem a evapotranspiração?
Os processos associados à evapotranspiração são a perda de água do solo e de corpos hídricos por evaporação, e a perda de água das plantas por transpiração.
4)Determine a altura pluviométrica e a intensidade da chuva em um pluviômetro de abertura igual a 400cm². Sabendo que o volume medido na proveta no período de 24 horas é de 0,2 litros.
	
5) Em determinado momento observa-se, num psicrômetro sem aspiração forçada, temperaturas do bulbo seco (Tb) igual a 30ºC e do bulbo úmido de 25ºC. A pressão atmosférica é igual a 0,95 x103 Pa. Calcule a pressão de vapor (ea), a umidade relativa do ar (UR) e o déficit de vapor (∆e). Justifique os valores encontrados de UR e ∆e, quanto a capacidade que o ar tem em reter umidade. A=8,1 x 10-4 ºC-1 para psicrômetros não aspirados.
6)Calcule a ETo (ETP) pelo método de Makkink em um dia com as seguintes condições:
Considere calor latente de evaporação (ʎ) = 2,45 MJ/kg; W= 0,483+ 0,01.Tu para 16,1<Tu<32°C
ETP= 0,61W.Rg-0,12
	T
	22,2°C
	UR
	67%
	Rg
	24,33 MJ/m²dia
7) Calcular a ETo, pelo método recomendado pela FAO, para Lavras-MG, (21°14’) no dia 20/03/2009, quando ocorreram as seguintes condições meteorológicas:
	Variável
	9h
	15h
	21h
	Tmax
	Tmin
	Media
	Total
	Ts
	21,2
	28,6
	21
	31,4
	16,7
	23,6
	-
	Tu
	18,2
	19,2
	17,4
	-
	-
	18,27
	-
	U10m
	3
	2,5
	3,6
	-
	-
	3,03
	-
	UR %
	74
	40
	69
	-
	-
	61
	-
	Patm(kPa)
	91,46
	91,2
	91,24
	-
	-
	91,30
	-
	Chuva(mm)
	-
	-
	-
	-
	-
	-
	0
	Insolação (h)
	-
	-
	-
	-
	-
	-

Quais fatores determinam a maior evapotranspiração nas regiões equatoriais?

Resposta: a) Nas áreas continentais, os máximos de evaporação ocorrem nas regiões equatoriais em conseqüência da alta radiação solar (áreas mais quentes), da importante cobertura de floresta e da grande disponibilidade de água.

Quais são os fatores que influenciam na evapotranspiração?

Diferentes ambientes apresentarão diferentes taxas de evapotranspiração, uma vez que ela é afetada por vários fatores, como: estágio de crescimento da planta crescimento ou nível de maturidade, tipo de folha, a porcentagem de cobertura vegetal do solo, radiação solar, umidade, temperatura e o vento.

Por que a evapotranspiração é mais intensa nas regiões do globo próximas à linha do Equador?

Resposta verificada por especialistas Há maior evapotranspiração nas regiões do globo próximo a linha do equador, pois há maior massa de vegetação, e a temperatura é mais quente.

Quais são os elementos que compõem a evapotranspiração?

A evapotranspiração é um processo que pode ser definido como o conjunto formado pela evaporação da água presente no solo e transpiração dos vegetais. A evapotranspiração é um processo que pode ser definido como a evaporação da água do solo mais a transpiração das plantas.