Quais são as características da Terra que propiciam condições para a existência da vida?

..................█▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀█................

                    OLA SAPIENTES! :+1:

              ◢█▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄█◣

                                       ¤

                                       ¤

   O assunto em pauta hoje é a vida, mais especificamente as condições que propiciam a existências de vida em nosso planeta e que também podem propiciar a vida em outros planetas . Já que nosso universo de proporções infinitas possui bilhões de galáxias.

▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄

                    Í N D I C E

Introdução

1- Distância ideal da Terra ao Sol

2- A existência da camada de ozôno

3- A existência de substâncias químicas

4- A existência de água no estado líquido.

Referências

▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄

                         INTRODUÇÃO

        A existência e manutenção da grande diversidade de seres vivos é consequência das condições excepcionais existentes na Terra. Entre essas condições destacam-se as seguintes:

         █▒▒▒▒▒▒▒█        1       █▒▒▒▒▒▒▒█

-Distância ideal da Terra ao Sol.

O Sol dista da Terra cerca de 144 milhões de km. Um raio de Sol leva 8 minutos a chegar à Terra.

A Terra está a uma distância ideal do Sol. Nem demasiado perto, como Mercúrio, permitindo assim, a Terra ter atmosfera, nem demasiado longe, permitindo à Terra ter temperaturas (média 22ºC) ideais para a existência de vida

            █▒▒▒▒▒▒▒█        2      █▒▒▒▒▒▒▒█

A existência da camada de ozôno

     A camada de Ozônio que filtra os raios e de uma Atmosfera com oxigénio e dióxido de Carbono.

     A temperatura média da Terra anda na ordem dos 22ºC. Esta temperatura, deve-se em parte, à distância ideal entre Terra e Sol, mas também à existência de uma atmosfera filtradora, rica em oxigénio e dióxido de carbono e de uma camada protetora dos raios ultravioletas do Sol, conhecida como camada de Ozônio .

      Vénus é um planeta com atmosfera que absorve os raios do Sol e não permite que estes saiam do planeta, o que causa o efeito de estufa (Vénus está cada vez mais quente). Na verdade, Vénus é o segundo planeta mais perto do Sol, no entanto, como se sabe, é o planeta mais quente do Sistema Solar. Este fato está relacionado com a existência de determinados gases tóxicos, como dióxido de carbono e vapores de enxofre. Pensa-se que a atmosfera primitiva da Terra era muito semelhante à atmosfera atual de Vénus. Pensa-se também que a continuar com o aumento do nível de poluição, a atmosfera da Terra voltará a ser como a de antes, o mesmo é dizer que se o homem continuar com as mesmas atitudes perante o ambiente, a vida na Terra será insustentável.

     A existência de uma atmosfera rica em dióxido de carbono e de oxigénio, está relacionada com a fotossíntese. Este fenómeno é realizado pelas plantas verdes. As plantas absorvem dióxido de carbono e libertam oxigénio que vai ser utilizado, para a própria respiração das tais plantas e dos restantes seres (nem todos os seres respiram oxigénio).

     █▒▒▒▒▒▒▒█        3      █▒▒▒▒▒▒▒█

A existência de substâncias químicas

       Substâncias estas que permitem a reprodução e adaptação dos seres vivos a vários ambientes.

     Com toda a certeza já deves ter pensado qual será a diferença entre seres vivos e inanimados. A diferença está exatamente nestas substâncias orgânicas e na sua organização e são exclusivas dos seres vivos.

     Estamos falando aqui de substâncias que você já deve ter ouvido falar, como as proteínas, os glicídios, os lipídeos. E também já deve ter ouvido falar no Código Genético, aquele código complexo em dupla hélice que permite que sejas semelhante aos teus pais.

     █▒▒▒▒▒▒▒█        4       █▒▒▒▒▒▒▒█

A existência de água no estado líquido.

         A água é fundamental para a existência de vida, aliás a vida começou na Água.

         A água faz parte da composição de todos os seres vivos numa grande percentagem (no caso humano ronda os 65 a 75%). As nossas células só trabalham em presença de água. A água tem realmente um papel crucial para a existência de vida. Sem água não existiria vida.

▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄

                        REFERÊNCIAS

Site: Ciências naturais

Revista SUPER INTERESSANTE

//www.cfaematosinhos.eu/04_Marte.pdf

▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄

               Até a próxima SAPIENTES! :blush:

  O conhecimento transforma o mundo e é a única coisa que as pessoas não podem tirar de você.

#DESTAQUE

Quais as características que permitem a existência de vida na Terra?

Essas características são: água no estado líquido, uma atmosfera constituída pelos vários gases essenciais à vida e alimento – animais e plantas.

Quais são os elementos que garantem a existência da vida na Terra?

"Todas as formas de vida que conhecemos se compõem, principalmente, de seis elementos: carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo", afirmou Felisa Wolfe-Simon. Teoricamente, não há razão pela qual outros elementos não poderiam ser usados em vez dos "eleitos" pela natureza para constituir a vida.

Quais são as principais características da Terra?

Dados sobre o planeta Terra.
Denominações: Terra, mundo, planeta água ou planeta azul..
Diâmetro: aproximadamente 12.756,2 km..
Área da superfície: aproximadamente 510.072.000 km2.
Massa: 5,9736 x 1024 kg..
Distância do Sol: cerca de 149.600.000 km..
Satélite natural: Lua..
Período de rotação: 23 horas 56 minutos e 4 segundos..

Por que e possível a vida na Terra?

Resultado de cerca de 4.600 milhões de construção cósmica, a vida no nosso planeta fervilha graças a um conjunto fortuito de condições, desde a composição química ideal do nosso núcleo planetário à distância segura face ao buraco negro que se esconde no coração da nossa galáxia.

Toplist

Última postagem

Tag